domingo, 30 de julho de 2023

"A história da Rua Fechada nos remete ao início do desenvolvimento de Curitiba

 "A história da Rua Fechada nos remete ao início do desenvolvimento de Curitiba

Raríssimo Cartão Postal de Curitiba, de 1904, apresenta a Rua José Bonifácio olhando-se na direção à Praça Tiradentes, tendo seus antigos casarões e, à esquerda, a Catedral. Seu primeiro nome era Fechada.
"A história da Rua Fechada nos remete ao início do desenvolvimento de Curitiba. Com a chegada dos desbravadores em busca do ouro e a instalação do Pelourinho, no ano de 1668, os moradores recém chegados à região passaram a procurar locais próximos para servir como residência.
O espaço escolhido se encontrava próximo onde atualmente está localizada a Catedral Basílica de Curitiba, tendo ao norte a futura Igreja da Ordem, considerada a primeira na história da cidade. Estava assim, formada a pequena viela que pode ser considerada a pioneira do atual desenho de Curitiba.
O nome de Rua Fechada deu-se em função da demolição da velha capela de pau a pique, que mais tarde acabou se transformando na Igreja Matriz e atualmente na Catedral de Curitiba. Como a nova construção se localizava na rua, o local acabou ficando impossibilitado de receber tráfego, recebendo assim o seu primeiro nome - Rua Fechada.
Com a construção da Catedral mais para o lado, o espaço da Rua Fechada aumentou e ela voltou a ter livre acesso, para se tornar um importante centro comercial da época.
O atual nome, José Bonifácio, veio em 1886 para homenagear José Bonifácio de Andrada e Silva, conhecido como ‘’Patriarca da Independência’’ pelo fato de ter atuado decisivamente no contexto da época. A Rua José Bonifácio se localiza no Centro de Curitiba e liga a Praça Tiradentes ao Largo da Ordem."
(Texto: Adaptado de curitibaspace.com.br / CP, Acervo de Paulo José Costa)
Paulo Grani


Nenhum comentário:

Postar um comentário