segunda-feira, 20 de novembro de 2023

O que fazer em Santiago: 62 dicas para sua viagem ao Chile

 

O que fazer em Santiago: 62 dicas para sua viagem ao Chile


Camille Panzera
22/12/2020 às 9:10

Santiago do Chile é uma cidade cheia de atrações! Moderna e charmosa, a cidade impressiona seus visitantes antes mesmo da aeronave pousar em terra firme. Da janelinha do avião, o espetáculo da Cordilheira dos Andes e sua imensidão de picos desperta olhares atentos e suspiros. Para facilitar sua próxima viagem, confira o nosso “o que fazer em Santiago” com todas as dicas para aproveitar sua viagem!

A capital chilena é um dos destinos mais desenvolvidos da América do Sul e já é tema de um dos nossos Guias de Destinos, que aborda assuntos como a melhor época para viajar e os principais pontos turísticos de Santiago.

Nesse post trazemos um compilado de dicas e sugestões de locais para conhecer em uma visita à cidade, ideal para quem tem pouco tempo para pesquisar sobre a viagem e quer aproveitar uma promoção de última hora. Trouxemos também a participação especial de Yenifer Contreras, editora do Mejores Destinos Chile e que vive no país e oferece suas dicas para quem quer fazer passeios que fujam do feijão com arroz.

Clique aqui e vá direto para o assunto que mais te interessa:
O que fazer em Santiago
Passeios em Santiago  
Hotéis em Santiago
Restaurantes em Santiago
Quando ir a Santiago
Dicas de Santiago

O que fazer em Santiago

Tudo que você precisa saber para planejar a sua viagem!

 

Santiago, ou Santiago de Chile, tem mais de 6,5 milhões de habitantes em sua região metropolitana. A cidade é grande, limpa, arborizada, tem um sistema de metrô eficiente e pontos turísticos variados, que cada vez atraem mais brasileiros.

Apesar de ser uma cidade de grande porte e ser cheia de movimento em algumas áreas, Santiago ainda reserva em alguns de seus bairros a boemia e tranquilidade de outros tempos. Uma viagem à cidade é interessante para conhecer edifícios históricos, visitar museus e parques com uma bela visão panorâmica, passear por vinícolas, experimentar vinhos e desfrutar de boas refeições. E, é claro, ver a neve de perto pela primeira vez, para quem vai no inverno!

1. Pontos Turísticos em Santiago (Chile)

Pontos turísticos de Santiago

Construções históricas, museus e parques ao ar livre

2. Plaza de Armas e Catedral Metropolitana – Centro de Santiago

Para começar um circuito histórico pela capital chilena, vá em primeiro lugar à Plaza de Armas, o coração da cidade. Ao redor da praça ficam alguns dos principais edifícios históricos da cidade, como o edifício dos Correios e a belíssima Catedral Metropolitana (não tenha dúvidas, vale a pena entrar na Catedral!). Também vale a pena conhecer as ruas da região, caminhar pelo Paseo Ahumada e observar os “cafés com pernas”, cafeterias com atendentes de saias incrivelmente curtas.

3. Palácio de La Moneda

O palácio onde fica a sede da presidência chilena é um dos pontos turísticos mais famosos do país. Inclua no roteiro uma parada no edifício, com direito a registro fotográfico da fachada do Palácio de La Moneda, marco do golpe de Estado de 1973 que deixou Pinochet à frente do governo do país, e presenciar a cerimônia da troca de guarda, que ocorre em dias alternados, sempre às 10 horas da manhã.

4. Mercado Central

Peixes, frutos do mar, legumes, frutas, verduras, artesanato e restaurantes — o Mercado Central de Santiago tem tudo isso! O local é muito visitado pelos turistas, principalmente porque comer a centolla, o famoso caranguejo gigante, é um programa bastante tradicional nesse lugar. O preço nos restaurantes não é dos melhores e o ambiente não agrada a todos, mas esse é um ponto turístico clássico de Santiago, principalmente se a ideia é comer peixes e frutos do mar.

5. Museu de Arte Pré-Colombiana

Esse museu é para quem gosta de conhecer o legado de antigas civilizações e um pouco da cultura de povos pré-colombianos. O local tem muitas peças esculpidas em madeira e pedra, objetos de uso diário de antigas civilizações, utensílios utilizados em cerimônias, etc. É considerado um dos melhores do país!

6. Cerro San Cristóbal e Parque Metropolitano

Para apreciar Santiago do alto, o Cerro San Cristóbal e o Parque Metropolitano são um passeio imperdível pois é um dos pontos mais altos da cidade. De cima do local – se a poluição permitir – é possível admirar os edifícios, a geografia de Santiago e os Andes.

No parque onde está o cerro (monte) San Cristóbal, onde funcionam piscinas públicas e um zoológico, além de ter uma enorme área arborizada que oferecem uma linda vista. A subida até o alto do monte pode ser feita no funicular ou por teleférico, deixando, o que deixa o passeio ainda mais legal. Lá no alto há ainda uma capela e a imagem da Imaculada Conceição, padroeira da cidade e do Papa São João Paulo II, que visitou o lugar em sua passagem por Santiago – há até uma plaquinha indicando o carro que o transportou no funicular.

santiago parque metropolitano

Cerro San Cristóbal

7. Teleférico Cerro San Cristóbal

Localizado no coração do Parque Metropolitano, o teleférico sobe ao topo do Cerro San Cristóbal e é ideal para um passeio no meio da tarde. Atualmente estão disponíveis 47 cabines com capacidade para 6 pessoas cada, além de módulos adaptados para carrinhos de bebê, bicicletas e cadeiras de roda. É um belo percurso morro acima de 4 quilômetros, com duração de cerca de 15 minutos ida e volta.

Oasis, Tupahue e Cumbres são as três estações disponíveis, que permitem percorrer o monte de maneira cômoda, apreciando os bosques e, se o clima permite, desfrutar de espetaculares vistas da cidade. Se vai de metrô, siga pela Linha 1 até as estações Baquedano ou Pedro de Valdivia. Também está disponível pelo ônibus de turismo da Turistik.

8. Sky Costanera

Instalado um dos maiores edifícios da América Latina, o Sky Costanera é um ponto de observação panorâmica de Santiago, localizado no mesmo edifício onde está o shopping Costanera Mall, um dos melhores centros comerciais da cidade. O observatório oferece uma vista de 360º da capital chilena e é simplesmente espetacular, principalmente nos dias de céu aberto e paisagem limpa, quando a visibilidade fica melhor. Lá de cima é possível observar toda a cidade, seus parques, edifícios e, claro, admirar a Cordilheira dos Andes!

Uma dica importante é realmente visitar a atração em um dia de céu aberto, para garantir que terá boa visibilidade. O observatório conta com dois andares, um fechado e outro parcialmente aberto. Recomendamos muito a visita.

9. Cerro Santa Lucía

Perto do trânsito intenso do centro e do movimento de pessoas nas ruas, está o Cerro Santa Lucía, um verdadeiro refúgio verde de paz e tranquilidade no meio de Santiago. O parque, que tem monumentos e jardins, é ideal para caminhar e subir até o topo, aproveitando a fantástica vista da Cordilheira nos dias limpos. A subida, se feita rapidamente, pode ser cansativa; mas a parte superior do local é muito bonita, agradável para sentar e descansar, e interessante porque oferece uma vista panorâmica da capital.

10. Museu Nacional de Belas Artes

para os amantes das artes, conhecer esse museu é uma excelente opção. Ele tem mais de 5 mil peças em sua exposição permanente, que contam a história da arte chilena e estrangeira em períodos diferentes. Ele fica no centro do Parque Florestal, ótimo para caminhadas. Ali pertinho, não perca os sorvetes do Empório La Rosa, maravilhoso mesmo no inverno!

santiago museu

Museu Nacional de Belas Artes

11. La Chascona, casa de Pablo Neruda

A famosa casa de Pablo Neruda fica próxima ao Cerro San Cristóbal e passa desapercebida aos olhos de muitos turistas, mas se você se interessa por poesias, artes, ou mesmo arquitetura, a visita é aconselhada. A casa do ícone chileno transmite um pouco da essência de seu morador, ela é cheia de objetos usados pelo artista e tem uma decoração e arquitetura únicas. Faça reserva!

12. Providência, Las Condes e Bellavista

Além do centro, esses três bairros são locais interessantes para se conhecer em Santiago. Providência se destaca pelo comércio, presença de bons restaurantes e bares, enquanto Las Condes é caracterizado pela tranquilidade e pelo ambiente mais refinado de um bairro nobre. Bellavista, área boêmia, é ótima para curtir um barzinho, jantar em um ambiente charmoso e curtir a atmosfera alegre.

santiago bairro providencia

Providencia

13. Barrio París e Londres

Em plena Alameda, bem em frente à estação de metrô Universidad de Chile, se encontra Barrio Paris e Londres. Como seu nome diz, estas ruas, procuradas por nostálgicos e amantes da arquitectura, evocam os mais belos passeios europeus. Construido a partir de 1925, e com o convento e a Igreja de São Francisco como porta de entrada, este setor é ideal para dar um passeio à tarde e conseguir boas fotos. Como informação adicional, te contamos que por décadas esta é a locação preferida para a gravação de filmes e comerciais de grandes marcas chilenas. ¡Sin duda un imperdible!

14. Barrio Lastarria

Se está procurando uma referência da boemia santiaguina, que mescla teatro, pintura, moda e boa comida, esta é a área indicada! Localizado atrás do Centro Gabriela Mistral, na estação de metrô Universidad Católica,  Lastarria abrange um amplo espaço, do Cerro Santa Lucía até as proximidades de Bellas Artes. Em suas ruas se encontram restaurantes da moda, lojas de estilistas locais, teatros, museus, livrarias e galerias de arte. às quintas, sextas e sábados funciona uma feira de antiguidades que vale a pena visitar no calçadão do bairro, entre as ruas Rosal e Merced.

Para quem tem mais tempo em Santiago:

Algumas sugestões de atrações em Santiago que fogem do roteiro tradicional, mas são muito interessantes. Boa opção para quem está indo pela segunda vez à cidade ou prefere conhecer lugares menos explorados

15. Parque Forestal

Localizado no centro de Santiago, este parque de 3 quilômetros nos encanta e o recomendamos aos visitantes porque é ideal para caminhar, se perdendo na riqueza cultural e social da cidade. Rodeado de árvores e jardins, o Forestal é o coração verde que acompanha áreas turísticas como Lastarria, Bellas Artes e o Centro Histórico. O parque vai desde a ponte Pio Nono, ao leste, até a Estação Mapocho, no oeste da cidade, sempre acompanhado pelo rio Mapocho. Nós chilenos amamos caminhar por essa área e depois desfrutar de algum dos restaurantes próximos –  há uma ampla oferta entre o parque as ruas que conectam com a Alameda. Se tiver sorte, poderá encontrar ainda algum espetáculo artístico e cultural!

santiago chile parque florestal

16. Museo de la Memoria y Los Derechos Humanos

Se quiser fazer um roteiro pela história do Chile, este é o lugar indicado. Em seus três pisos, você encontrará emocionantes relatos com fotografias, arquivos de imprensa, documentos do governo, cartas e imagens que homenageiam as vítimas de violações dos direitos humanos ocorridas em nosso país entre 1973 e 1990, período da ditadura de Augusto Pinochet. O museu, que comove durante todo o percurso, foi inaugurado em 2010 pela ex-presidente Michelle Bachelet durante seu primeiro mandato, e está localizado na Avenida Matucana 501, no metrô Quinta Normal.

17. Parque Bicentenario

Uma das maiores atrações da comuna de Vitacura, a área cordillerana de Santiago – bairro nobre a mais de mil metros do nível do mar, aos pés da Cordilheira dos Andes. É um dos nossos parques favoritos! Oferece um percurso focado na natureza – das 4 mil árvores que possui, 1.300 são espécies nativas – em um esforço para manter o equilíbrio do meio ambiente. Além disso, é possível fotografar inúmeras aves pelo parque, como garças, carquejas (que por aqui chamamos taguas), sargentos (triles) e cismes de pescoço preto, que adotaram a Laguna Norte como espaço para viver. É o lugar favorito da comunidade para atividades esportivas, culturais e sociais.

18. Centro Cultural Gabriela Mistral

Também conhecido como GAM, este espaço de arte e cultura conta com 10 salas de exposição que têm sempre uma agenda cheia de atrações. É um lugar imperdível em nossa rota porque tem um centro de artes cênicas de 22 mil metros quadrados, considerado o mais moderno do Chile. Em seu calendário você poderá encontrar obras de arte, teatro, dança, música e exposições. Nós sempre adicionamos ao passeio uma visita à biblioteca, salas de estudo, café, enoteca, livraria e loja de antiguidades. A maneira mais fácil de chegar é pela linha 1 do metrô, descendo na estação Universidad Católica.

19. Parque Quinta Normal

Está localizado no famoso bairro Yungay de Santiago, onde se encontra uma variada oferta de atividades culturais. Tem 40 hectares e foi declarado “Santuario da Natureza” em 1976. Um programa que nós chilenos desfrutamos muito é alugar um pedalinho e passear pela lagoa. Recomendamos também fazer uma bela e relaxante caminhada pelo parque. Além disso, você poderá visitar a rede de museus que há no interior: Museo Ferroviario, Museo de Historia Natural e o Museo de Ciencia y Tecnología. Para completar o passeio, você encontrará nos arredores o Museo de la Memoria y los Derechos Humanos, a Biblioteca de Santiago, o Museo Artequin e o Centro Cultural Matucana 100.

20. Parque Araucano

Este parque está localizado no centro do bairro de Las Condes, ao lado do shopping Parque Arauco. E nós o recomendamos porque é um lugar ideal para descansar das compras e do barulho da cidade grande. Não há dúvida de que este pulmão verde de 30 hectares te oferecerá tranquilidade. Os chilenos o visitam para praticar esportes, fazer uma pausa e desfrutar de um delicioso almoço ou um jantar romântico. Tem um espaço para entretenimento no centro, que conta com restaurantes, academias de ginástica e brinquedos para crianças – há até um setor de toldos de palha para uma refeição tranquila. Faça como os chilenos e almoce ali com um delicioso piquenique! ¡La raja!

Voltar ao Menu

21. Mapa de Santiago

Abaixo você confere um mapa de Santiago, com as principais atrações da cidade, restaurantes e passeios


22. Passeios em Santiago

Confira abaixo os principais passeios para fazer em Santiago. Diversas agências na capital oferecem as atividades, mas algumas delas você pode fazer por conta própria, principalmente se tiver um carro alugado.

Passeios em Santiago

Explorando os arredores de Santiago

23. Valparaíso

A cidade portuária de Valparaíso é uma das maiores cidades do Chile e atualmente sedia o poder legislativo do país. A cidade tem um relevo acidentado e muitos morros, por isso muitas casas coloridas ficam em áreas inclinadas e oferecem uma bela vista para o mar – esse é o caso de uma casa de Pablo Neruda. Valparaíso se destaca pela história e pelo seu porto, e a vizinha Viña del Mar chama a atenção pela modernidade.

24. Viña del Mar

“Viña”, como as pessoas costumam falar, é a cidade de veraneio para onde correm muitos chilenos, e principalmente santiaguinos, quando as temperaturas estão quentes. Banhada pelo Oceano Pacífico,  Viña del Mar tem praias (infelizmente de águas geladas), bons restaurantes, bares e cassinos. Para quem fica vários dias em Santiago, pode valer a pena passar uma noite na cidade e curtir o clima alegre da orla. Há sempre algum brasileiro fazendo a típica foto de “coloquei o pé no Pacífico” por lá. Não deixe de ver também o moai na entrada do museu Fonck, um dos poucos originais fora da Ilha de Páscoa.

Saiba mais sobre Valparaíso e Viña del Mar ou confira uma opção para reservar seu tour às cidades do litoral chileno.

25. Passeios para as vinícolas

Que o Chile é um grande produtor de vinho, você já deve saber, né? E como o país tem essa qualidade de produzir a bebida, um dos passeios que não costuma faltar no roteiro dos brasileiros é para as vinícolas próximas de Santiago.

Concha y Toro é famosíssima entre os turistas e oferece uma visita guiada que mostra as etapas de produção do vinho, além de degustação de vinhos ao final do passeio. A Undurraga oferece o mesmo tipo de passeio, mas é menos conhecida do que a Concha y Toro e pode ser uma boa opção para quem prefere conhecer uma vinícola de menor porte e, talvez, fazer um passeio mais íntimo. A dica que deixamos para quem pretende conhecer vinícolas é fazer a reserva com alguns dias de antecedência. Para quem quer beber, pode ser indicado fazer o passeio com uma agência!

santiago vinicolas

Já fizemos também o passeio para a vinícolas Casas del Bosque, que foi muito interessante e ofereceu um excelente almoço. Outras opções próximas da cidade e que são menos conhecidas são as vinícolas Cousiño Macul e Haras de Pirque.

26. Conhecer a Cordilheira dos Andes

A Cordilheira dos Andes é uma das formações geográficas mais belas da América do Sul e uma visita ao Chile é perfeita para conhecer melhor essa região. Quando o tempo está limpo, é possível observar a cordilheira de vários pontos da cidade, como uma surpreendente e belíssima moldura! Quem deseja ver de perto os Andes pode fazer um passeio saindo de Santiago. É preciso levar em consideração que durante o inverno os Andes ficam com neve e, consequentemente, atraem mais os turistas. No verão, no entanto, você acabará encontrando basicamente morros com terra e sua vegetação característica.

27. Cajón del Maipo

Cajón del Maipo é uma bela região turística que cada vez mais atrai brasileiros que visitam Santiago do Chile. Localizado a 100 km da capital chilena, trata-se de um cânion em plena Cordilheira dos Andes cortado pelo bacia do Maipo, o rio mais importante da região, e tem chamado atenção por sua localização e pelas atrações diferenciadas que oferece.

Seguindo a rota do Rio Maipo, com direção sudeste saindo pela comuna de La Florida, a 60 quilômetros de Santiago, se encontra San José de Maipo, a capital da comuna instalada en un cânion dos Andes. Neste lugar rodeado de montanhas nevadas, o visitante encontra restaurantes, cabanas para hospedagem, spa, camping e lugares para se fazer esportes de aventura como trekking, rios para fazer esportes de aventura como trekking, alpinismo e pesca esportiva. Não perca o rafting pelo rio Maipo e suas belas paisagens.

A 50 quilômetros de San José, entrando pela Cordilheira dos Andes, você chega  ao Embalse El Yeso e ao Glaciar San Francisco. Além de atividades esportivas, poderá desfrutar da culinária local. A rota, que pode ser realizada em um dia ou com pernoite, convida a fazer paradas pelo caminho, por isso se recomenda alugar um veículo. Veja mais dicas sobre o Cajon del Maipo ou informações sobre o passeio.

Outras opções de passeio em Santiago

Nossa editora chilena Yenifer Contreras traz algumas opções fora do radar dos brasileiros, mas muito apreciadas pelos chilenos e visitantes de outros países. Perfeito para quem já visitou Santiago e quer conhecer um pouco mais da região da capital chilena. Confira:

28. Pomaire

Este pequeno e encantador povoado de artesãos fica na comuna de Melipilla, a 50 km de Santiago. Aqui você encontrará uma enorme variedade de produtos chilenos feitos à mão com base na greda. um tipo de argila. A rua Roberto Bravo é o lugar onde os oleiros (alfareros) locais se instalam com seus produtos. Vasilhas, acessórios, enfeites e artigos decorativos são o presente perfeito para lembrança da viagem. E se você quiser desfrutar de um delicioso almoço típico chileno, você vai encontrar a famosa empanada de medio kilo, que nós apreciamos com o assado de carne e prietas – espécie de chouriço -, entre outros pratos deliciosos e econômicos. A abundância é característica das refeições em Pomaire!

29. Parque Yerba Loca

O nome chama a atenção de quem passa na estrada para Farellones e estações de esqui. Se você quer viver a aventura das colinas dos Andes cercadas de neve, mas muito perto de Santiago, esta é uma ótima opção! Nós recomendamos este santuário para os amantes da natureza que aqui encontrarão passeios a cavalo, observação de aves, escalada, mountain bike e trekking. Há ainda visitas guiadas ao glaciar La Paloma localizado a 18 km do parque. Quer viver a experiência única de passar a noite e apreciar as estrelas? Então é aconselhável reservar um espaço no camping.passeios em santiago

30. Termas El Plomo

Em qualquer viagem a Santiago, sempre recomendamos um passeio pelas termas naturais próximas. Essas águas mornas são emanadas pelos cordões vulcânicos dos Andes. Eles são ricos em minerais e conhecidos por seus efeitos terapêuticos. As águas termais El Plomo são piscinas naturais provenientes do vulcão San José. Estão em um lugar paradisíaco, cercado pelas montanhas nevadas dos Andes. Você pode acessar a partir de San José de Maipo e vale a pena alugar um carro para fazer a rota.

31. Termas de Jahuel

A inigualável experiência de renovar energias! Trata-se de um complexo termal que em suas piscinas possui águas compostas por PH levemente alcalino que aliviam o estresse, problemas circulatórios, digestivos, reumáticos e até funciona como um limpador de toxinas. Nós nos sentimos de maravilla imersos nessas águas quentes! Quanto prazer para o corpo e a mente! O hotel dispõe de diferentes programas e tarifas, conta também com serviço de spa, área de massagens e toda a água consumida no interior é de origem termal.

32. Isla Negra

Se você ama poesia e paisagens românticas, este é o seu lugar. Isla Negra é a terra de Pablo Neruda. Aqui ele levantou o lugar que daria inspiração para uma grande parte de suas obras. É um balneário distante a uma hora e meia de Santiago e que guarda os maiores segredos do poeta. Hoje, aquela que foi sua casa foi convertida em um museu, aberto ao público todo o ano entre as 10h e as 18h. Além disso, a cidade tem uma feira de artesanato e belas paisagens costeiras para desfrutar.

Veja aqui outras dicas para seu roteiro em Santiago e sobre a noite em Santiago.


33. Onde comer em Santiago

Onde Comer em Santiago

Frutos do mar, peixes, frutas vinhos – dicas gastronômicas de Santiago

Peixes (salmão, principalmente), frutos do mar, a centolla (caranguejo gigante), o pastel de choclo, carnes e as empanadas são algumas das gostosuras a apreciar em uma viagem a Santiago. O Chile é um país muito fértil, por isso viajar ao país é uma oportunidade  para conhecer novas frutas, verduras e legumes. Aproveite a viagem para experimentar sucos de frutas não tão comuns no Brasil, como o delicioso suco framboesa, ou conheça versões diferentes do cachorro quente, por exemplo, que Chile acompanha abacate (palta), uma fruta que, aliás, está em diversos pratos.

O pisco sour e os vinhos são bons acompanhamentos para as refeições se você toma bebidas alcoólicas. No verão, não deixe de provar o mote con huesillos, tradicional bebida doce sem álcool com pêssegos e grãos de trigo.

Como dissemos acima, o Mercado Central, apesar dos preços salgados, é um bom lugar para comer peixes e frutos do mar em Santiago; o restaurante Donde Augusto, é um dos mais procurados no local. Quer fugir do roteiro turistão? Há bons restaurantes na região de Providência e opções mais simples e baratas nos entornos da Praça Central. Se quiser fazer compras e combinar o passeio com uma boa refeição, o shopping Parque Arauco é aconselhado, pois possui uma praça de alimentação ao ar livre que é cheia de bons restaurantes.

34. Mestizo

Está com um orçamento mais folgado para uma refeição especial? Então recomendamos investir em um jantar no Mestizo. Localizado entre Las Condes e Vitacura, este restaurante oferece um menu de custo médio-alto que vale a pena. Com ambiente refinado, incluindo um terraço com vista para uma lagoa, o lugar oferece uma grande variedade de peixes e frutos do mar, que incluem machas, reineta, polvo, variedade de ceviches, e até a centolla trazida da Patagonia. Também há opções de carne e massas. Se planeja uma refeição especial em sua viagem, esse é o lugar!

restaurantes em santiago

35. Peluquería Francesa. Boulevard Lavaud

Antiguidades e o melhor da cozinha chilena são misturados neste lugar, que às vezes nos faz sentir como no interior de um museu. Uma bicicleta pendurada no teto, cortinas de palco teatral, quadros, móveis antigos e cartazes publicitários vintage fazem parte da decoração que você pode desfrutar enquanto come um delicioso prato de peixe, frutos do mar, carnes, aves ou sopas. A oferta é ampla, com opções para todos os bolsos. Aqui, você deve apenas se sentar e deleitar seus sentidos!

restaurante santiago

36. Liguria Lastarria

Há quatro restaurantes Liguria em Santiago, mas este é o mais novo de todos, foi inaugurado em janeiro de 2018. Tem um cardápio variado de comida chilena, que nasce do mais profundo das nossas tradições. Desde a cazuela de carne, passando por pastel chilote, ossobuco à cerveja, lentilhas cozidas e congrio dourado a la plancha. Os preços são moderados e o lugar é um luxo aos nossos olhos; trata-se do edifício neo-barroco de Lastarria, que antigamente abrigava o Instituto de Cultura Chileno-Francês. Foi restaurado e hoje possui diferentes ambientes que caracterizam a cultura local.

37. Fuente Alemana

Se você está no centro de Santiago e quer comida abundante e econômica, este é o seu lugar! Sanduíches de carne de boi, porco ou frango, cru e tártaro são parte do cardápio desta sanduicheria que faz sucesso entre os chilenos pelo atendimento rápido e seus enormes pratos. Você pode adicionar palta (abacate), tomate, chucrute, pepinos e diferentes tipos de molhos à sua refeição.

38. Chipe Libre. República Independiente del Pisco

Pisco em todas as suas formas e pratos abundantes são a marca registrada de Chipe Libre. Ele está localizado no bairro Lastarria e tornou-se uma parada obrigatória para os visitantes de Santiago. Espaçoso, com bom atendimento, disponível para almoço e jantar. Os chilenos consideram o local ideal para compartilhar com a família ou amigos. O menu tem peixe, mariscos e carnes. Mistura sabores agridoces. Recomendamos o pulpo a la grilla con pincante de papas. A oferta de bebidas preparadas com pisco é uma das mais amplas que se pode encontrar.

restaurante santiago

39. Palacio del Vino

Nós nos sentimos como os convidados em um jantar no início do século XX. O Palacio del Vino transporta seus visitantes, e isso acontece! É um casarão antigo no Barrio Brasil. Sua imponente escadaria lhe dá as boas-vindas e você se sentirá parte de outra época. Embora o cardápio inclua carnes e massas, a especialidade é o peixe. Eles também oferecem degustações de vinhos, jantares com harmonização, almoços e sanduíches.

40. Restaurante Giratório

O nome já diz bastante sobre o lugar e quem quer fazer uma boa refeição acompanhada de uma vista panorâmica de Santiago, esse é “o lugar”.  O Restaurante Giratório funciona para almoço e jantar e até que tem preços aceitáveis, principalmente no menu do almoço. O lugar divide opiniões, ja que muitos o evitam por ser muito turístico, mas vale a pena conhecer e tirar suas conclusões. Não deixe de fazer a reserva para garantir um lugar na janela!

41. Como Água para Chocolate

Outro restaurante bem turístico e conhecido pelos brasileiros, charmoso, tem pratos saborosos, um cardápio variado e conta com música ao vivo, que deixa o jantar mais interessante ainda. É um lugar meio apertado, é verdade, mas o local vale pelo pela atmosfera animada, em que as pessoas acompanham as músicas cantando enquanto fazem suas refeições.

restaurante santiago como agua para chocolate

42. Tiramisú

Essa é uma dica para quem gosta de pizzas! A pizzaria Tiramisú é fica em Las Condes e faz sucesso devido ao custo-benefício que oferece. As pizzas são consideradas individuais, mas para quem não tem um apetite tão grande servem duas pessoas e, olha, são realmente saborosas!

43. Patio Bellavista

Para quem tem dúvidas de onde comer, vá ao Pátio Bellavista. O local concentra diversos estabelecimentos comerciais e é uma excelente opção para encontrar bares e restaurantes próximos uns aos outros. Em uma mesma viagem, é comum ir a esse lugar várias vezes. O Patio tem algumas lojinhas e pode render algumas compras de artesanato ou vestuário.

44. Schopdog

Quer tomar um bom chopp ao estilo dos locais? Procure uma das lanchonetes da rede Schopdog! Com ambientes muito bacanas, sempre com uma decoração vintage, você pode experimentar a famosa chourrillana e uma boa cerveja chilena ou mesmo um suco de framboesa caprichado, com ótimos preços!

Leia mais dicas de onde comer em Santiago.


45. Compras em Santiago

Compras em Santiago

Dos enormes shoppings aos outlets e lojas de rua

Compras em Santiago podem ser muito bem definidas com três palavras: Falabella, Ripley e Paris. As três megaredes de lojas de departamentos dominam shoppings e ruas principais, com lojas imensas onde se encontra de tudo: de roupas de grife a verdadeiras pechinchas! O sucesso das marcas é tanto que elas têm se espalhado para outros países latinos com rapidez.

Santiago oferece muitas opções: shoppings enormes, lojas a céu aberto, feiras, outlets, mercados de artesanato. São vários os locais na cidade para fazer compras e alguns desses locais já foram mencionados em outras partes desse mesmo post pois funcionam também para outros fins. O Patio Bellavista, por exemplo, além de restaurantes tem lojinhas onde pode-se comprar artesanato, lembranças de viagem ou acessórios. No Mercado Central, que tem restaurantes e vende-se peixes e verduras, há alguns quiosques com artesanato.

Vale lembrar que um “souvenir” muito comum para comprar no Chile são os vinhos; e para isso os supermercados são imbatíveis. Nos supermercados você encontra vinhos e outros comes e bebes que podem ser interessantes adquirir pelos preços atrativos ou por simplesmente não serem encontrados com facilidade no Brasil. Cuide para não trazer produtos de origem vegetal ou animal, que são proibidos e podem ser confiscados pela vigilância sanitária brasileira.

46. Parque Arauco

O Parque Arauco é um dos shoppings mais legais de Santiago. O lugar tem muitas lojas e é excelente para fazer compras, principalmente em épocas de promoção, como os meses de troca de coleção (janeiro e agosto.) No shopping você encontra uma área externa com bons restaurantes e as queridas lojas de departamento chilenas Falabella, Paris e Ripley, além de Adidas, Topshop, Nikon, Desigual, Diesel, Forever 21, Freddo, Guess, Havana etc.

compras santiago parque arauco

Parque Arauco

47. Costanera Mall

É fácil identificar o Shopping mais moderno de Santiago no horizonte da cidade: é o edifício mais alto da América Latina! O Costanera Mall oferece seis pavimentos de shopping e em cada um deles há lojas destinadas a um determinado público – no segundo andar o foco são lojas destinadas ao público feminino no terceiro andar há lojas para homens e crianças. As três grandes redes se destacam no local: as lojas da Falabella, Ripley e Paris estão em todos os andares, acompanhando cada tipo de produto. Há inclusive elevadores e escadas rolantes próprias em cada uma! Não deixe de subir ao Sky Costanera, mirante a 300 metros de altura com vista de 360 graus da cidade!

compras santiago costanera mall

Costanera Mall

48. Outlets em Santiago

Sim, Santiago tem sua área de outlets e quem quer economizar pode encontrá-los na Ruta 5 Norte, todos próximos uns aos outros. Assim como em outros locais onde há outlets, é preciso fazer uma garimpada para encontrar peças cujo preço realmente sejam vantajosos. Não deixe de fazer a simulação de pesos por reais para assegurar-se de que a compra vale a pena.

49. Pueblito Los Dominicos

Para comprar artesanato, cerâmica, peças antigas, artigos em madeira ou produtos típicos do Chile, Pueblito Los Dominicos é uma ótima opção. O local tem lojinhas de artesãos e vende desde artigos de couro à joias. Próximo do local há também uma feira de frutas e verduras ótima para comprar produtos de origem vegetal e experimentar coisas que não vemos normalmente no Brasil.

50. Drugstore Providencia

Se procura roupas e artigos alternativos, ou mesmo um presente inovador, a Drugstore é o lugar indicado. Se trata de uma galeria com mais de 80 lojas boutique, onde, em muitas delas, encontrará elementos desenhados ou produzidos pelos próprios donos. Existe desde os anos 80, mas foi a há menos de cinco anos que ganhou fama, convidando jovens empreendedores a fazer parte deste grande espaço e se convertendo em um lugar repleto de ideias originais. Está localizado na Avenida Providencia, 2124, próximo ao metrô Los Leones.

51. Paseo Ahumada

Não são apenas os shoppings que têm lojas boas para compras, as ruas de Santiago são ótimas para fazer encontrar artigos por bons preços. No Paseo Ahumada, uma das principais vias de comércio na área central de Santiago, é que encontra-se as principais lojas de departamento do Chile, grandes lojas de eletrônicos, lojas de esportes e outros.

52. Mall Sport

Se você é fã de esportes e compras, este shopping é o caminho certo para você. Aqui há lojas de grandes marcas esportivas como Nike, North Face, Reebok, Columbia, Merrel, Patagonia, entre muitas outras. É ideal para ir com crianças porque tem atividades de inverno e verão que convidam não só a comprar, mas a viver experiências esportivas. Simulador de ondas, parede de escalada, patinação no gelo e pista de corrida de carros são parte do que você pode desfrutar em família neste centro comercial de Las Condes.

53. San Diego

Este bairro se caracteriza como um lugar onde você pode encontrar roupas, itens tecnológicos, discos, chapéus, antiguidades e o que possa imaginar. Caminhe ao longo da rua do mesmo nome, desde a Alameda até a Avenida Matta, chegando à Plaza Carlos Pezoa Véliz. Ao longo do caminho, encontrará edifícios históricos, como a Universidade do Chile e a Igreja dos Sacramentos. Os chilenos conhecem o bairro por causa da grande variedade de livros, novos e usados. Tem pequenos armazéns, bem como instalações na rua, aproveite o passeio!

54. Subcentro Las Condes

Uma das estações de metrô mais utilizadas para quem viaja por Santiago é a Escuela Militar. Se você tiver que mudar a linha do metrô ou se estiver hospedado nas proximidades, este espaço comercial é ideal para compras de última hora ou procurar as lembrancinhas que ficaram pendentes. Tem uma série de pequenas lojas que oferecem roupas, tecnologia, jóias e acessórios. Há também cafés e restaurantes para o caso de você precisar fazer uma pausa, se conectar à internet ou almoçar.

55. Centro Artesanal Santa Lucía

Todos os souvenirs relacionados ao Chile estão aqui. É um espaço que a Prefeitura de Santiago entregou a um grupo de artesãos, em frente ao morro Santa Lucía, e nos arredores da estação de metrô de mesmo nome. Aqui encontramos todos os tipos de memórias feitas de madeira, cobre, prata e lápis-lazúli (a pedra azul usada em objetos de jóias de culturas pré-colombianas). Também é possível obter presentes de viagem como camisetas, imãs, bonés, itens de malha em lã e tear. Um imperdível na nossa lista!


56. Onde Ficar / Hotéis em Santiago (Chile)

Hotéis em Santiago

O que você precisa saber para escolher uma boa hospedagem

Santiago tem acomodações para todos os bolsos e oferece, inclusive, hotéis por bons preços quando comparamos as diárias na cidade às diárias em capitais brasileiras. Grandes redes hoteleiras estão presentes em Santiago, mas os apartamentos de temporada são cada vez mais populares. Se a ideia é passar um bom tempo esquiando, então considere hospedar-se na estação de esqui e assim evitar a subida/descida aos Andes todos os dias.

Quem procura acomodações mais econômicas deve começar procurando um lugar para se hospedar no Centro. A região tem um bom comércio, é servida por ônibus e metrô, está próxima de pontos turísticos históricos e museus; mas para quem quer um local sossegado, não é um lugar tão indicado porque há um fluxo muito grande de pessoas. No Centro de Santiago já nos hospedamos no Hotel Sommelier Express, que tem um bom custo-benefício.

Próximo ao Centro, mas mais charme, está a região de Lastarria, que também tem vários restaurantes legais. Nessa área já ficamos no no elegante Hotel Cumbres Lastarria e também no Luciano K, que mistura uma atmosfera retrô e aconchegante. Ambos são ótimas opções de hospedagem!

Providência é outro excelente bairro para ficar hospedado, que alia boa oferta de comércio e restaurantes, além do metrô próximo. No bairro, uma opção com boa localização e custo-benefício é o Ibis Providencia, da rede Ibis, já famosa entre os brasileiros e presente em diversos países. Outra opção mais refinada é o Hotel Solace, que fica em uma rua tranquila, e também o NH Collection Plaza, praticamente na frente do Costanera Mall, centro comercial ótimo para compras.

Se a ideia é estar em um local sossegado e você não tem um orçamento apertado, Las Condes e o charme de suas ruas arborizadas é uma boa opção. Trata-se de um bairro nobre, com bons hotéis e restaurantes. Nessa região fica o famoso W Santiago, elegante e luxuoso. O Plaza El Bosque Nueva Las Condes, próximo ao shopping Parque Arauco, tem uma boa área de lazer, com piscina coberta e uma linda vista!

Leia mais detalhes de onde ficar em Santiago.


57. Estações de Esqui em Santiago (Chile)

esqui em santiago

Estação de esqui, diversão e esporte no alto da Cordilheira dos Andes

Viajando entre o final junho/início de julho e o final de setembro/início de outubro, é possível curtir as estações de esqui próximas de Santiago. O período em que as pistas das estações estão propícias para esporte de neve são variáveis e a cada ano a temporada se inicia e termina em um dia diferente. A quantidade de neve nas pistas dependente do tempo e condições climáticas, que é um fator extremamente mutável a cada ano.

As estações de Esqui mais próximas de Santiago são o Valle Nevado, frequentada por muitos brasileiros, Farrellones e El Colorado e La Parva. O Valle é indicado para quem deseja realmente se aventurar nos esportes de neve, como o esqui e snowboard, já Farrellones e El Colorado são indicadas para iniciar nos esportes, ter contato com a neve e fazer brincadeiras. Confira mais detalhes do tour a Farrellones e Valle Nevado.

As estações mencionadas acima podem ser conhecidas em um passeio de um dia – subindo os Andes no início da manhã, retornando no fim da tarde ou dormindo algumas noites na região. Empresas de turismo e transfer fazem o transporte entre Santiago e as estações de esqui, mas se você deseja fazer seu próprio horário, pode valer a pena alugar um carro. Embora alugar um carro seja indicado para quem viaja em grupo, saiba que a direção em estradas com neve exige um cuidado especial, que inclui correntes nas rodas, e que caminho até as estações é bastante sinuoso.

Um pouco mais distante de Santiago, mais precisamente a 164 km de distância, está Portillo, uma estação de esqui com boa estrutura e um visual estonteante. Por ficar um pouco longe da capital, um bate-volta ao local não é tão indicado; a estação vale a pena ao menos para pernoitar e para quem realmente quer praticar esportes de neve pois a maior parte das pistas é para esportistas de nível intermediário e avançado. O hotel de Portillo é ótimo, tem funcionários atenciosos e bons restaurantes.

Veja aqui as nossas dicas sobre o Valle Nevado.


Dicas básicas de Santiago do Chile

Dicas de Santiago

58. Documentos para entrar em Santiago do Chile

Brasileiros que viajam a turismo podem permanecer por até 90 dias em território chileno sem necessidade de visto. Apenas o RG em bom estado de conservação e que identifique claramente o seu portador é suficiente para entrar no país, portanto o passaporte não é obrigatório. Outros documentos de identificação não são aceitos para fins de imigração, embora seja necessário levar sua CNH caso queira alugar um veículo.

59. Alfândega em Santiago

Lembre-se de que os controles alfandegários no Chile são bastante rigorosos. Todos os passageiros devem entrar passando suas malas pelo scanner que verifica a bagagem e controla a entrada de produtos vegetais (incluindo madeira de todos os tipos) e animais. Em sua viagem ao Chile lembre-se de evitar entrar com esse tipo de produto. Se fizer isso, informe-os no documento que será entregue a você no voo. Além disso, você só pode entrar no país com produtos de origem vegetal ou animal se estiverem selados a vácuo e etiquetados.

60. Quando ir a Santiago do Chile

Santiago tem estações bem definidas — no verão faz calor, no inverno faz frio. É um destino que você pode conhecer o ano inteiro e que a cada viagem proporciona uma experiência diferente. O verão tem dias longos, com muitas horas de sol; já o inverno, de dias mais curtos, é indicado para curtir a neve dos Andes e passar o dia em uma estação de esqui.

A temperatura média anual da cidade é de 14ºC e as chuvas ocorrem com mais frequência entre maio e setembro. Como o clima é predominantemente seco, não se esqueça de utilizar hidratantes para evitar o ressecamento da pele e dos lábios. Independente da época escolhida para viajar, é aconselhável levar um casaco de frio, pois a temperatura pode cair bastante pela noite.

61. Transportes em Santiago

Santiago tem um moderno sistema de metrô e a combinação de metrô + caminhada é o que recomendamos para se locomover pela capital chilena. A cidade tem 6 linhas que se conectam com quase toda a capital. Uma passagem custa em média 4 reais. Para embarcar é necessário comprar o cartão “BIP” nas caixas localizadas nas estações. O metrô é limpo, tem diversas estações e atende muito bem aos turistas. Hospedar-se próximo a uma estação é uma ótima ideia para evitar longas caminhadas. Saiba mais sobre o Metrô de Santiago.

Se você pretende ir a um local onde o metrô não alcança, considere utilizar o metrô + táxis ou transporte por aplicativo. O serviço de Uber funciona muito bem em toda a cidade e costuma ser mais barato que os táxis. Para fazer passeios pela redondezas de Santiago e locais mais afastado das estações de metrô, pode valer a pena alugar um carro.

62. Segurança em Santiago do Chile 

Santiago é uma cidade muito mais segura do que as capitais brasileiras, porém, furtos são recorrentes em áreas de apelo turístico e movimento intenso de pessoas, como a Plaza de Armas ou o Mercado Central. Esteja sempre atento aos seus pertences, mantenha bolsas próximas ao corpo, evite andar com objetos de valor nos bolsos ou parecer perdido. É importante ter atenção a possíveis golpes nas ruas ou em táxis e ficar atento à situações que lhe pareçam fora do convencional, que também podem ser golpes.

Em caso de qualquer inconveniente relacionado à segurança, você pode ligar para o número de emergência da polícia chilena discando # 133. Além disso, cada região possui Guardas de Segurança Cidadã para os quais você pode recorrer. Em Las Condes o número é # 1402, para Providencia você pode digitar # 1414, enquanto em Ñuñoa o contato é através de # 1445 e no Centro você pode chamar # 1406.


Já esteve em Santiago? Diga pra gente o que teria no seu o que fazer em Santiago, quais são os seus passeios favoritos e divida com outros leitores suas experiências na capital chilena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário