O Tropeiro é a continuação do Bandeirante.

As circunstâncias que levaram os bandeirantes paulistas a se tornarem tropeiros definitivamente:
O transporte antes das mulas no Brasil:
"Pelo termo de vereação de 30 de junho de 1721, que se encontra nas Atas da Câmara municipal de São Paulo, contata-se que os carregadores humanos alugavam-se para ir às Minas, por preço entre 16 á 20$000, gastando de 3 a 4 meses de viagem.
"Nas califas de São Paulo a Santos, depõe o padre Vieira, não só iam carregados como homens, mas sobrecarregados sobre azêmolas, quase todos nus ou cingidos de um trapo e com uma espiga de milho pela ração de um dia".
E não era só entre São Paulo e Santos que se viam bestas humanas transportando cargas para as aglomerações centrais pois, como assinala Rodolpho Garcia: "os negros eram empregados, em grande parte, no transporte de gêneros do Rio para Minas"
Se esses dois percursos não fossem o suficiente para dar uma ideia das distâncias percorridas pelos carregadores humanos, saiba-se pois que dos sertões da Bahia e de outros pontos mais ao norte vinham eles vergados ao peso de cargas destinadas ao povo de Minas.
Nas costas, nos ombros, no pescoço e na cabeça de homens é que se arrebatavam não só fardos e caixas de mercadorias como também viajantes, estes escanchados no cangote, ou então, como preferiam os mais comodistas e aquinhoados, espichados em redes frescas e acalentadoras ao balanço ritmado das passadas dos carregadores."
O fascínio bandeirante pelas planícies do Rio da Prata e a substituição do escravo indígena pela mula:
"As condições naturais das campinas do extremo-sul são excepcionais para o criatorio. Do estudo sobre o campeador rio-grandense, elaborado por Oliveira Viana, extraímos este trecho que inicia o segundo capítulo: "nenhuma das grandes regiões de pastoreio, as estepes do planalto pamiriano, as planícies do Don e do Volga, os campos da Austrália meridional, as pradarias do faroeste americano, parece oferecer condições mais propícias a vida do boi, do cavalo, do burro ou da ovelha, do que esta vastíssima região, que se estende até o infinito. É tamanha a fertilidade que as manadas que nelas apascentam, duplicam de peso em três anos, numa população surpreendente. Desde os séculos coloniais, vêmo-las recobertas de rebanhos: rebanhos de bois, rebanhos de mulas, rebanhos de ovelhas."
Apesar, porém, desse tesouro a mercê, os paulistas preadores de índios não lhe deram inicialmente aquela importância econômica que era de esperar; persistiram na faina antiga, embora o acaso do achado, ou a providência divina se oferecesse para resolver o angustiante problema que punha em equação a fixação e sobrevivência das populações das Minas.
As fontes de Ouro já haviam sido descobertas; as regiões das jazidas já estavam inválidas; a fome já grassava entre as populações atraídas pelo ouro, por falta de transporte; e muito paulista espalhado no extremo-sul continuava no propósito de aprisionar os indígenas.
Mas foram de fato, os núcleos mineradores, com suas deficiências, que despertaram a atenção dos paulistas preadores para essa outra riqueza existente na Planície Platina.
Otoniel Mota conclui que a indiferença assinalada, em relação a gadaria, nascia das dificuldades de tanger das recônditas paragens do extremo-sul, para as regiões do centro do Brasil; porque como disse Frei Manuel de Santa Maria: "Não pode vir por terra por causa das asperezas dos caminhos de mato".
Mas, se tivermos em mente a obstinação dos antigos paulistas em realizar empresas titânicas, dificilmente se pode crer que tais empecilhos os detivessem. Não. A Realidade nos parece outra.
O que nos ocorre, é que antes do descobrimento das Minas, o comércio de braços para a lavoura era mais importante e compensador do que o lombo da mula cargueira. A agricultura e a indústria se desenvolveriam próximas a orla marítima não havendo, como depois, tanta angústia por meios de transporte.
E os bandeirantes firmaram-se na preia ao índio por não terem se apercebido, de pronto, da necessidade surgida.
Mas poucos anos de iniciada a mineração, quando já era a afluência humana e avolumavam-se as dificuldades, despertaram os paulistas para o valor econômico do gado; e teve início então a fase que Oliveira Viana classificou de "Fascínio pela Planície Platina"( O tropeirismo)
Concentrada grande massa demográfica nos sertões além da Mantiqueira, logo convergiam para aquelas regiões importantes correntes devido a natural demanda de gêneros alimentícios nos núcleos humanos ali instalados, que pela densidade ofereciam alto poder aquisitivo. Mas, devido a aspereza dos caminhos, que o acidentado do relevo tanto acentuava, só dois meios de transporte a eles se adaptavam: o carregador escravo e a mula. E a par do volumoso transporte de artigos de necessidade, a indústria extrativa, aurífera e diamantífera, exigia muares para o carregamento da produção, como acontecera antes, no apogeu da mineração Andina.
Veja-se que por instalação, em 1680, da Colônia do Sacramento(Uruguai), nos confins sulinos, parecendo um ponto de apoio e de atração para o povoamento paulista daquelas plagas, apesar disso não se verificou o afluxo que poderia se esperar. Ao contrário, todos que chegaram até lá com o bandeirante paulista Brito Peixoto retornaram desdenhando-as. E não foi por outra razão que a metrópole determinou lançar mão de casais açorianos-portugueses para colonizar o Rio Grande. Mas foi assim só até iniciar o século XVIII, sabe-se que em 1747, quando os açorianos lá se apresentaram, já encontraram a região invadida pelos paulistas.
Apesar dos obstáculos a vencer no trajeto, pode-se dizer que a partir de 1730, ou mesmo antes disso, teve início a exportação de animais do extremo sul para as regiões centrais; começa aí um novo capítulo para os destinos das populações opressas no eriçado geológico mineiro. Desde então manadas numerosas, arrebanhadas nas campinas do Prata, vem para as terras de São Paulo, e logo se escoam dali para outras direções depois de negociadas nas célebres feiras anuais de Sorocaba."
Tropas e Tropeiros, José Alípio Goulart
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/
https://www.facebook.com/groups/1689260331291617
https://www.facebook.com/groups/916042165152650
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/
https://veiculosearmamentosmilitares.blogspot.com/2020/02/
https://jipeseforasdeestrada.blogspot.com/2018/06/
https://plantascultivosecuidadosdomundotodo.blogspot.com/2020/11/
https://simpatiasmagias.blogspot.com/
HISTORIAS DE TERREIROS DE UMBANDA E ENTIDADES
CAMINHOES CARRETAS E TRANSPORTES
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/05/o-boticario-match-condicionador.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/05/o-boticario-estojo-coffee-woman.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/05/bomba-oleo-motor-celta-corsa-montana.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/05/alceu-valenca-em-noite-do-espantalho.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/05/kristin-kreuk-tambem-conhecida-como.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/05/miranda-kerr-tambem-conhecida-como.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/05/sobre-natalie-dormer.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/05/hayde-nascimento-ramos-nascida-6-de.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/mzkt-6003.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/mzkt-500400.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/mzkt-534.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/mzkt-742910.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/mzkt-741600.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/mzkt-750440.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/mzkt-79096.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/mzkt-741351.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/mzkt-741350.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/mzkt-7413.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/mzkt-74106.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/mzkt-7401.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/mzkt-6906.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/lis-pm-mzkt-233036.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/mzkt-4901.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/mzkt-5002.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/mzkt-6001.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/veiculo-tatico-mzkt-600203.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/mzkt-730110.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/mzkt-790110.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/mzkt-790860.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/mzkt-790920.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/mzkt-790960-900110.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/mzkt-790970.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/mzkt-790976.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/mzkt-790986.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/mzkt-7501.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/mzkt-750500.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/mzkt-7516.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/gaz-aaa.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/gaz-62.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/svarz-ts1.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/gaz-56.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/vaz-2802.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/zis-aremkuz.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/kamaz-532.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/lk-1.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/uaz-450d.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/gaz-51.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/gaz-m72.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/gza-651.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/liaz-5e-676.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/mtb-82d.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/moskvich-a9.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/i-5-coju.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/zis-15.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/zis-16.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/yatb-2.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/zil-159.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/mab-mkim.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/gaz-42.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/russo-balt-m24-35.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/kamaz-4911.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/kamaz-4326.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/kamaz-43118.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/kamaz-43114.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/baz-6910-022.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/zil-157.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/zil-157k.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/caminhao-skoda-tipo-706-r.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/caminhao-skoda-tipo-606-d.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/caminhao-skoda-tipo-506-506-n-506-t.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/caminhao-skoda-tipo-254-d.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/caminhao-skoda-tipo-206.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/caminhao-skoda-tipo-154.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/caminhao-skoda-tipo-150.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/caminhao-skoda-tipo-125.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/caminhao-skoda-tipo-104.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/caminhao-skoda-tipo-100.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2020/09/caminhao-skoda-tipo-706-rt-trambus.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário