sábado, 21 de fevereiro de 2026

Nostálgico Cartão Postal de Curitiba, da década de 1910, intitulado "Grande Hotel - Curytiba - Paraná - Brazil", apresenta em primeiro plano o Grande Hotel, que existiu na esquina da antiga Rua da Lyberdade (atual Barao do Rio Branco) com XV de Novembro, tendo à sua frente um icônico bondinho puxado por mulas, primeiro meio de transporte coletivo da cidade.

 Nostálgico Cartão Postal de Curitiba, da década de 1910, intitulado "Grande Hotel - Curytiba - Paraná - Brazil", apresenta em primeiro plano o Grande Hotel, que existiu na esquina da antiga Rua da Lyberdade (atual Barao do Rio Branco) com XV de Novembro, tendo à sua frente um icônico bondinho puxado por mulas, primeiro meio de transporte coletivo da cidade.


Este hotel fez parte da história da cidade, tendo recepcionado grandes personalidades, empresários e os primeiros imigrantes abastados que escolheram Curitiba para morar. Em antigos periódicos da cidade constam o hotel ter sido ponto de partida e chegada de algumas linhas de diligências para o litoral e interior do estado.

(Foto: Acervo Paulo José Costa)

Paulo Grani. 

Cartão Postal de Curitiba, circulado em 17/01/1905, ilustra a então Estação Ferroviária de Curitiba, a qual era integrada ao centro da cidade por meio de linhas de bondes puxados por mulas.

 Cartão Postal de Curitiba, circulado em 17/01/1905, ilustra a então Estação Ferroviária de Curitiba, a qual era integrada ao centro da cidade por meio de linhas de bondes puxados por mulas.


O cenário mostra um momento inusitado da Capital do Paraná, onde vê-se pessoas trajadas à rigor, um costume curitibano da maioria da população da época.

Os viajantes mais abastados, se davam ao luxo de chegar à Estação (ou dela sair) de carruagens próprias ou alugadas, como vê-se algumas ali estacionadas.

(Foto: Acervo Fábio Furtado Pereira)

Paulo Grani 


A RUA SÃO FRANCISCO, a partir do LARGO da ORDEM, em registro de 1900.

 A RUA SÃO FRANCISCO, a partir do LARGO da ORDEM, em registro de 1900.



Um carnaval curitibano sob chuva na rua XV, março de 1912. Foto da coleção Júlia Wanderley, acervo do IHGPR.

 Um carnaval curitibano sob chuva na rua XV, março de 1912. Foto da coleção Júlia Wanderley, acervo do IHGPR.


CINE RIBALTA- BACACHERI Funcionou de 1975 a 1983. Estava localizado na Avenida Erasto Gaertner, no Bacacheri. Considerado um dos últimos cinemas de bairro de Curitiba, o Supercine Ribalta foi o sonho da família João Lindoldo Deckmann. Neto de Alemães, ele construiu o empreendimento, com mil assentos, estacionamento para 200 carros, sala de espera com piano e bar dentro da sala de exibição, além do prédio em anexo onde a família morava.Foi desativado em Dez/1983.

 

CINE RIBALTA- BACACHERI
Funcionou de 1975 a 1983. Estava localizado na Avenida Erasto Gaertner, no Bacacheri. Considerado um dos últimos cinemas de bairro de Curitiba, o Supercine Ribalta foi o sonho da família João Lindoldo Deckmann. Neto de Alemães, ele construiu o empreendimento, com mil assentos, estacionamento para 200 carros, sala de espera com piano e bar dentro da sala de exibição, além do prédio em anexo onde a família morava.Foi desativado em Dez/1983.


 

Piteco: HQ "As sombras da vida"

 


Nessa postagem mostro a clássica história "As sombras da vida" em que o Piteco encontra três senhores que apreciam a vida através das sombras que passam pela entrada da caverna deles. Um grande clássico lançado em janeiro de 1981 inspirado no Mito da Caverna de Platão e que está completando 40 anos. Com 5 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 129' (Ed. Abril, 1981). 

Capa de 'Mônica Nº 129' (Ed. Abril, 1981)

Escrita por Rubens Kyiomura (Rubão), Piteco está caçando um dinossauro e ouve vozes e aplausos quando passa em frente a uma caverna. Falam que foi linda, mas pena que passou depressa e quando passa um dinossauro falam que é feia. Piteco estranha e vai lá e vê 3 senhores  de costas para a frente da caverna vendo imagens através das sombras que aconteciam na frente da caverna. Como Piteco fica parado em frente, eles reclamam que é uma forma feia e  mandam sair fora.


Piteco pergunta o que eles estão fazendo e eles falam que estão contemplando a vida, como se tivesse outra coisa para fazer. Piteco comenta que só tem uma parede ali e surgem outras pessoas passando em frente à caverna e os senhores ficam admirando a beleza delas. Piteco fala que é só uma sombra e deviam contemplar os donos dela e eles não acreditam e falam que Piteco está enganado e a vida é aquela onde estão vendo. Piteco fica admirado que eles acham que o mundo todo está naquela parede e resolve ficar na frente da parede, falando que se querem apreciar a vida, ele é a vida de verdade.

Os senhores ficam brabos e correm atrás dele e na correria saem da caverna. O clarão faz cegar os senhores, já que não estavam acostumados com claridade e se arrependem de terem parado de contemplar a vida. Piteco diz para eles abrirem os olhos devagar e aproveitarem tudo que podem ver lá fora. Quando abrem, se surpreendem  com a beleza, acham muito lindo a vida lá fora e agradecem o Piteco de mostrar a verdade, se não fosse ele, ficariam a vida toda olhando só as sombras da vida. Se despedem do Piteco para contemplarem o mundo do lado de fora.

Há uma passagem  de tempo através dos séculos até chegar a atualidade até então e no final acontece a mesma cena com o descendente do Piteco passando em frente a uma casa e vê 3 senhores  contemplando a vida somente através do que passa na televisão, como se não tivesse outra coisa para fazer e sem saber o que passa no mundo real, além da televisão.


História filosófica sensacional baseada no Mito das Cavernas do filósofo grego Platão com comparação à atualidade com excelente mensagem de reflexão. Os senhores só conheciam a vida através das sombras projetadas na parede das pessoas e bichos que passavam em frente à caverna, pensavam que o mundo e a vida eram só aquilo e não aceitavam quando falavam a verdade para eles, e quando Piteco os levou para fora da caverna, eles finalmente descobriram que não existia vida só nas sombras e ficaram encantados com a vida real e a verdadeira beleza. E o fato se repetiu na atualidade até então com os descendentes deles fascinados com a televisão, conhecendo a vida só através da televisão e sem saber o que se passa na vida real.

Incrível que passados 40 anos, a história do Rubão continua atual, muita gente continua alienada com conteúdo de televisão ou internet e sem olhar o que está à sua volta, como se a vida se resumisse aos meios de comunicação. Enquanto os homens da Pré-História admiravam as sombras, na atualidade admiram a televisão e internet, mudam só a forma do que admiram, mas a ideia de alienação é a mesma de não aproveitarem a vida existente além da televisão e internet. E ainda pode ter outras interpretações como ser alienado de só acreditar nas coisas que lhe convém, tem que ser aquilo que acham que é a realidade do seu mundo, até alguém provar a verdade (ou nem isso), permite o que acontece no mundo só do seu jeito sem aceitar outras diferentes formas, ou outras interpretações de acordo com a visão de cada um.


Permite também os leitores imaginarem a sequência após o final, se teria o mesmo final ou não que aconteceu na Pré-História. Essa história é tão boa a ponto das pessoas pensarem e interpretarem que é muito usada por professores em conteúdos de aulas de Filosofia, não é difícil encontrá-la em sites de Filosofia e Sociologia na internet, por exemplo.

Foi legal no final os homens falarem "fantástico show da vida" quando estavam vendo televisão, referência e comparação ao "Fantástico" da Rede Globo de Televisão, que provavelmente deviam estar assistindo na hora. Gostava também de quando mostravam passagens do Piteco evoluindo através dos séculos até chegar a atualidade e comparar com a  Pré-História, geralmente uma crítica à realidade. 


Curiosamente, teve créditos de roteirista, desenhista, entre outros, coisa raríssima de ter nas revistas da MSP na época, deve ser por causa de Platão e quiseram deixar com créditos completos, sendo que só teve nomes deles sem sobrenomes, deixando roteirista só como Rubens, o arte-finalista Alvin Lacerda só como Alvin e assim vai. Porém, já foi alguma coisa, já que antes dessa nem isso. 

Parece que essa foi a primeira história a ter créditos e ainda teve uma da Turma do Pelezinho em 1981 e apenas roteirista na história "Uma estrelinha chamada Mariana", de 'Chico Bento Nº 87' (Ed. Globo, 1990). Depois disso, só colocaram créditos completos de forma fixa a partir das revistas de 2015, quando reiniciaram numeração na Editora Panini, a pedido dos leitores para conhecerem os artistas que fizeram cada história, principalmente roteiristas. Essa história chegou a ser postada no antigo portal da Turma da Mônica na internet, só que na ocasião tiraram os créditos de roteiristas, só deixando a referência a agradecimento a Platão.


Os traços muito bem desenhados, típico do início dos anos 1980. Era legal quando a clava do Piteco tinha prego, hoje tiraram isso das revistas. Foi republicada depois em 'Almanaque da Mônica Nº 4' (Ed. Globo, 1988). Termino mostrando a capa desse almanaque.

Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 4' (Ed. Globo, 1988)

Strogonoff de filé mignon

 

Strogonoff de filé mignon

Strogonoff de filé mignon

SOBRE A RECEITA

Como fazer um Strogonoff de filé mignon , veja o passo a passo: Faça uma mistura de filé com a farinha e tempere com sal e pimenta a gosto – completo no site Receitas de Comida.


INGREDIENTES

  • 500 g de filé mignon em tiras grossas;
  • 02 colheres (sopa) de manteiga;
  • 01 colher (sopa) de farinha de trigo;
  • 300 g de creme fresco;
  • 200 g de cogumelos paris (champignon);
  • 04 colheres (sopa) de conhaque (opcional);
  • 01 colher (sopa) de molho inglês;
  • 01 ramo de alecrim;
  • 02 colheres (sopa) catchup;
  • Sal e pimenta a gosto.

MODO DE PREPARO

  1. Faça uma mistura de filé com a farinha e tempere com sal e pimenta a gosto;
  2. Em uma panela, coloque  a manteiga para derreter e acrescente o alecrim esmagado;
  3. Junte o filé e mexa bem rápido até dourar. Em seguida coloque os cogumelos;
  4. Acrescente o conhaque e flambe (opcional);
  5. Adicione o creme fresco, o molho inglês e o catchup e espere secar um pouco até chegar na consistência desejada;
  6. Pronto para servir.

Cupim Ao Molho Madeira

 

Cupim Ao Molho Madeira

Cupim Ao Molho Madeira

SOBRE A RECEITA

Cupim Ao Molho Madeira: uma dica especial desta receita para preparar e servir no almoço de domingo. E bem acompanhado de um delicioso arroz branco. Sirva-se!
Prepare esse receita de Cupim Ao Molho Madeira  agora mesmo, seguindo o passo a passo!


INGREDIENTES

Para a carne:
  • 1/2 peça de cupim
  • 1 colher de sopa de sal grosso
  • 1 colher de sopa de pasta de alho
  • 1/2 copo de vinho rosé
  • 2 colheres de sopa de molho de tomate
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola média cortada em rodelas
  • Salsinha desidratada
  Para o molho madeira:  
  • 2 colheres de sopa de margarina
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 copos de água fervente
  • 1/2 copo de vinho rosé
  • Caldo de carne
  • Championg

MODO DE PREPARO

  1. Prepare a marinada com o vinho, o sal grosso, o alho e asalsinha
  2. Faça furos na carne e coloque-a num recipiente,acrescentando a marinada
  3. Deixe tomar gosto por 2 horas
Para o Cozimento da carne:
  1. Tire a carne da marinada e passe para a panela de pressão,acrescentando o molho de tomate e água suficiente para cobrir acarne
  2. Tampe a panela e deixe na pressão por 30 minutos
  3. Tire dapressão e verifique o sal
  4. A carne deve estar molinha, faça oteste cortando um pedaço
  5. Reserve o molho do cozimento
  6. Pré-aqueça o forno a 180ºC
  7. Numa travessa forrada com papelalumínio, coloque azeite suficiente para cobrir o fundo
  8. Arrumeos bifes na travessa e por cima espalhe uma concha do molho docozimento
  9. Reserve o restante, acrescente as rodelas de cebola eleve ao forno baixo por 30 minutos
Para o Molho Madeira:
  1. Enquanto o cupim está no forno, aproveite para fazer o molho
  2. Derreta a margarina em fogo baixo e acrescente a farinha detrigo
  3. Mexa bem até ficar dourada, tomando cuidado para nãoempelotar
  4. Adicione o championg, o caldo de carne e  a água aos poucos, mexendo sempre
  5. Por último, o vinho e acerte osal
  6. Sirva quente sobre o cupim ou à parte

Strogonoff de Carne

 

Strogonoff de Carne

Strogonoff de Carne

SOBRE A RECEITA

Quer surpreender seus convidados com uma receita de strogonoff de carne especial? Aprenda como fazer Strogonoff de Carne para um almoço ou jantar maravilhoso? Veja essa receita fácil de Strogonoff e siga essa receitinha incrível e agradar muitos paladares. Nossa dica é sirva com arroz branco e batata palha. Siga os passos para servir este delicioso strogonoff de carne delicioso e prático, você vai precisar de:


INGREDIENTES

  • 1kg de carne
  • 1 cubo de caldo de carne dissolvido em 100ml de água
  • 1 vidro de champignon ou palmito
  • 2 latas de creme de leite
  • 3 cebolas médias
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 3 tomates picados sem pele e sem sementes
  • 3 colheres de sopa de óleo de oliva
  • 1 ou 2 colheres de sopa de catchup

MODO DE PREPARO

  1. Comece cortando a carne em tiras e doure-a no óleo.
  2. Adicione a cebola cortada, deixe cozinhar por cerca de 20 minutos.
  3. Coloque e o cachup e o champignom e deixe cozinhar por mais uns 5 minutos
  4. Assim que o molho estiver cremoso e borbulhando desligue o fogo.
  5. Coloque o creme de leite sem soro, misture tudo até incorporar o molho com o creme.


DICAS

  • Sirva com arroz branco e batata palha.
  • Escolhendo patinho, alcatra ou filé mignon, o sucesso é garantido. Além disso, é importante saber temperar a carne do modo correto, para ressaltar o sabor sem perder o melhor que ela tem a oferecer.

 

?

Receita de strogonoff de carne simples e prática

O strogonoff é sem dúvidas um prato muito popular na mesa dos brasileiros, mas você sabia que a receita original veio da Rússia, com algumas características um pouco diferentes da que estamos acostumados a comer. Assim como outros pratos ele ganhou adaptações para aquele tempero brasileiro e faz um maior sucesso no Brasil.

A combinação tradicional de carne, cogumelos e creme de leite, servida e acompanhada de arroz branco e batata palha faz parte do cardápio de muitas família.

Gostou do passo a passo da receita de strogonoff de carne simples e prática? Não esqueça de priorizar ingredientes de qualidade, a começar pela carne que torna o sabor do prato ainda mais especial. 

Lombo paulista na panela de pressão

 

Lombo paulista na panela de pressão

Lombo paulista na panela de pressão

SOBRE A RECEITA

Como fazer Lombo paulista na panela de pressão. Aqui você vai poder preparar uma carne bem saborosa para um ótimo almoço em família. Siga as instruções para preparo do lombo bovino na panela de pressão com atenção e não terá erro para agradar.

Receita Lombo paulista na panela de pressão

Não há quem resista à esta receita de lombo com batatas assadas! A carne demora aproximadamente 30 minutos para cozinhar e fica uma delícia acompanhado de batatas assadas.


INGREDIENTES

  • 1 kg de lombo paulista
  • 100 g de bacon em pedacinhos
  • 1 calabresa inteira
  • ½ xic. de óleo
  • 1 cebola grande picada
  • 1 pimentão verde picado e sem semente
  • 3 dentes de alho amassados
  • 2 folhas de louro
  • 1 colher de sopa de extrato de tomate
  • sal, pimenta do reino e vinagre a gosto
  • 1 conher de café de açúcar
  • batata a gosto

MODO DE PREPARO

  1. Limpe o lombo, e em seguida faça uma fenda no centro até quase o final para rechear.
  2. Tempere a carne com o alho, o sal, a pimenta e o vinagre. Reserve na geladeira por 2 horas.
  3. Após o tempo, faça por toda carne com a ponta da faca, e coloque nesses furos, pedaços de bacon.
  4. Na fenda do centro, coloque a calabresa e o restante do bacon.
  5. Corte os demais temperos em pedacinhos e reserve-os.
  6. Na panela de pressão coloque a colherinha rasa de açúcar, deixe caramelizar, adicione o óleo e a carne, deixe ferver, doure bem a carne por todos os lados.
  7. Junte os temperos reservados, o louro, o extrato de tomate, a cebola, o pimentão e deixe dourar também.
  8. Acrescente um copo de água, feche a panela e deixe por 15 minutos na pressão em fogo médio.
  9. Depois tire da pressão, coloque as batatas e cozinhe por mais um tempo até ficarem elas macias e a carne dourada.
  10. Numa travessa arrume o lombo com cuidado para não abrir, despeje o molho por cima e as batatas ao redor para decorar.

Sif: A Guerreira de Cabelos Negros e Coração de Ouro de Asgard!

 

Sif
Informações gerais
Primeira apariçãoJourney Into Mystery #102 (Março de 1964)
Criado(a) porStan Lee
Jack Kirby
(baseado na deusa da mitologia nórdica)
EditoraMarvel Comics
Informações pessoais
Estado atualAtiva
Codinomes
conhecidos
Lady Sif, Sra. Chambers, Sylvann, Sybil[1]
Características físicas
EspécieÆsir (Asgardiana)
Informações profissionais
PoderesSendo Asgardiana Sif possui:
  • Força, resistência, velocidade e durabilidade sobre-humanas
  • Longevidade
  • Fator de cura acelerado
  • Exímia esgrimista
  • Mestre em combate corpo-a-corpo

Com sua espada:

  • Teletransporte interdimensional
Afiliações atuaisAsgardianos

Sif é uma personagem fictícia que aparece nas histórias em quadrinhos publicadas pela Marvel Comics. Ela é uma grande guerreira asgardiana e amante de Thor. Na maior parte das vezes, aparece procurando e se preocupando com Thor, principalmente devido as ausências costantes do herói, sempre as voltas com aventuras em todos os lugares. Ela é baseada na deusa da mitologia nórdica, criada por Stan Lee e Jack Kirby.

Publicação

Criada por Stan Lee e Jack Kirby, sendo inspirada deusa nórdica de mesmo nome, ela apareceu pela primeira vez em Journey Into Mistery #102 em Março de 1964. Ela era um personagem frequente nas histórias da revista Mighty Thor, fazendo aparições também em: The Fantastic FourThe AvengersSilver Surfer e Thunderstrike.

Em Abril de 2010 a personagem ganhou uma publicação própria em edição única.[2][3]

Biografia ficcional da personagem

Sif como muitos dos Asgardianos nasceu com cabelo dourado, mas durante a sua adolescência, Loki, enciumado pelo seu namoro com Thor, se disfarçou de pássaro e voou até o quarto da deusa, para quando a mesma dormisse cortar o seu cabelo, o que fez com grande satisfação. Quando amanheceu e a moça percebeu o que tinha acontecido, com vergonha, se recusou a sair do quarto e receber o deus do trovão, que acertadamente desconfiou do irmão adotivo, e foi furioso ter com ele. Ao encontrá-lo, ameaçou-o dizendo que tinha apenas um dia para devolver os cabelos a Sif, ou iria acabar de vez com ele. Loki com medo de que Thor contasse tudo a Odin, foi até os mesmos Anões que forjaram Mjolnir dizendo que Odin havia os ordenado que fizessem uma vistosa cabeleira dourada, mas esses também não acreditaram nele, que foi obrigado a contar a verdade e que não tinha como pagar pela "encomenda". Assim sendo os Anões disseram que só podiam fazer uma única coisa por ele, e fizeram uma cabeleira negra com as trevas da noite. Loki imediatamente imaginou uma forma de infernizar Thor com a situação, e ao voltar para o irmão, quando este começou a reagir com raiva, foi logo dizendo que ele tinha falado sobre uma cabeleira, mas nada sobre a cor. Thor se viu obrigado a concordar e com tristeza entregou a cabeleira a Sif, que se implantou imediatamente no couro cabeludo da deusa por serem cabelos mágicos. Quando Sif saiu do quarto e se colocou a vista de todos, ao contrário do que Loki queria, Thor ficou maravilhado com a moça e a abraçou e beijou, achando que ela tinha ficado ainda mais bonita do que antes com os cabelos loiros. Em uma idade precoce ela mostrou grande proeza em combate e foi considerada a maior guerreira de Asgard, acompanhada apenas por Brunnhilde.

Ela é muitas vezes acompanhada por Balder nas batalhas, que tem desenvolvido uma atração por ela, porém, Sif nunca mostra afeto por mais ninguém além de Thor e de certos indivíduos que a fazem se lembrar dele. Ela se sentiu atraída por Bill Raio Beta, um alienígena que deteve o martelo por um tempo. Ela também tem rivalidade com a feiticeira Encantor pelo afeto de Thor, e desenvolveu mais tarde um relacionamento romântico com um outro homem que exerce o poder de Thor, Eric Masterson.

Apesar disso, Sif colocou sua vida em risco ao viajar para o reino de Mefisto a fim de libertar o que parecia ser a alma de Thor de uma sacola mística. Para isso, ela promete ser leal com a entidade demoníaca. Ela é manipulada em um novo disfarce e é enviada para uma batalha cara-a-cara com Eric e Balder. Eles se voluntariaram a segui-la, mesmo com Eric sem poderes, preocupados com o êxito da sua missão. Eric e Sif, eventualmente pertem do reino como amigos, e ele deixa sua jaqueta de couro preferida para ela.

Durante o mais recente Ragnarok em Asgard, as forças divinas rapidamente perdem terreno. Sif sobrevive a primeira onda de perdas, mas tem um braço mutilado. Durante a guerra, Bill Raio Beta se junta a batalha, mais uma vez, mas ele partes antes do final. A totalidade de Asgard aparentemente perece. Thor volta no tempo e o resto do panteão, como Heimdall, começa a reaparecer um por um.

Após a ressurreição dos deuses, Donald Blake vai a um hospital para tentar encontrar a renascida Sif. Após erradamente pensar que ela estava renascido no antigo amor de Donald Blake, Jane Foster, ele vai embora pensando que Sif não vai voltar. No entanto, após essa cena, é revelado que era a Sif renascida em uma mulher idosa chamada Sra. Chambers, que está sofrendo o que se pensa ser um câncer terminal no mesmo hospital. Loki a escondeu das habilidades de Thor, dando-lhe um espelho que mostra a Sif a sua verdadeira forma, mas sem que ninguém consiga perceber quem ela é. Sua hospedeira permanece no hospital, lutando por sua vida. Thor se perguntava o que iria acontecer com o espírito de um Asgardiano se o seu hospedeiro morresse. Loki posteriormente revelou a Thor sobre o que tinha acontecido com Sif e aconselha-o a encontrar Sif antes que Loki volte para sua verdadeira forma. Após a descobrir a verdade sobre Mrs. Chambers, Jane Foster chama Donald Blake e informa a ele que ela encontrou Sif.[4]

Poderes e habilidades

Fisiologia Asgardiana: Sif possui atríbutos sobre-humanos comuns entre os Asgardianos como:

  • Força Sobre-Humana: como todos os Asgardianos, Sif é uma super-humana forte e possui maior força física entre as mulheres asgardianas. Em seu auge, Sif é capaz de suportar cerca de 50 toneladas.
  • Resistência Sobre-Humana: a musculatura de Sif produz consideravelmente menos células de fadiga durante atividades físicas do que a musculatura de um ser humano. Ela pode se exercer com máximo esforço por cerca de 24 horas antes de a fadiga começar a prejudicá-la.
  • Velocidade Sobre-Humana: Sif é capaz de correr e se mover a velocidades muito maiores do que até mesmo o melhor atleta humano.
  • Durabilidade Sobre-Humana: o corpo de Sif é muito mais resistente a danos físicos do que o corpo de um ser humano. Ela é capaz de resistir a grandes forças de impacto, exposição a pressões e temperaturas extremas, explosões de energia poderosas e balas de alto calibre sem sofrer ferimentos. Os tecidos corporais de Sif têm aproximadamente 10 vezes a densidade dos tecidos corporais de um ser humano. Como resultado, Sif é realmente muito mais pesada do que parece. Esta densidade aumentada também contribui para sua força física.
  • Longevidade: como todos os asgardianos, Sif envelhece a uma velocidade muito mais lenta que um ser humano. No entanto, os asgardianos não são totalmente imunes ao envelhecimento, assim como alguns outros panteões de Deuses.
  • Fator de Cura Acelerado: apesar da resistência de seu corpo, Sif pode ser ferida como qualquer outro asgardiano. No entanto, seu metabolismo permite que ela rapidamente regenere seu tecido corporal danificado com maior rapidez e eficiência. Ferimentos como cortes e punções podem se curar completamente dentro de horas, enquanto que os ossos quebrados podem se curar dentro de alguns dias. No entanto, ela não é capaz de regenerar membros ou orgãos ausentes. A extensão de seu fator de cura tem limites, pois ela possui diversas cicatrizes de batalhas precedentes.
  • Teletransporte Interdimensional: Sif tem por direito de primogenitura, o poder de se teleportar no tempo-espaço, podendo facilmente viajar para qualquer destino, ultrapassando os tecidos interdimensionais do infinito. Ela utiliza esse poder com o auxílio de sua espada ou apenas com a força do pensamento.

Habilidades

Sif recebeu um extenso treinamento em combate armado e desarmado e em esgrima. Entre as mulheres asgardianas, sua habilidade de luta é o melhor seguindo apenas por Brunnhilde, a Valquíria. Graças ao Allspeak asgardiano ela pode se comunicar em todas as línguas dos Nove Reinos entre outras línguas alienígenas.

Em outras mídias

Desenhos Animados

Filmes

Universo Cinematográfico Marvel

Jaimie Alexander interpretou a personagem no filme "Thor", em 2011.

Jaimie Alexander interpreta Sif no Universo Cinematográfico da Marvel.[5]

  • Ela aparece pela primeira vez em Thor (2011), ela é uma da melhores amigas de Thor e os Três Guerreiros, que já enfrentaram grandes batalhas juntos.
  • Em Thor: O Mundo Sombrio (2013), Sif e os Três Guerreiros liderados por Thor, viajam pelos Nove Reinos para trazê-los de volta a paz. Ela também ajuda Thor em seu plano para fugir de Asgard junto a Loki e Jane Foster para impedir os planos de Malekith.
  • Sif aparece no episódio "Yes Men" da primeira temporada de Agents of S.H.I.E.L.D. ajudando a equipe de Phil Coulson a deter a fugitiva asgardiana Lorelei. Na segunda temporada ela aparece no episódio, "Who You Really Are" tentando resgatar um guerreiro Kree perdido na Terra.
  • Sif estava ausente no terceiro filme, Thor: Ragnarok devido Alexander estar ocupada com as gravações de Blindspot, e ela não é mencionada. O produtor da Marvel, Kevin Feige, disse que, devido a sua ausência, ela ainda está viva, já que os membros do Três Guerreiros são mortos durante os eventos do filme. Em uma seqüência onde os atores Asgardianos executam uma peça baseada nos eventos de Thor: O Mundo Sombrio, a atriz que interpreta Sif é interpretada por Charlotte Nicdao.
  • Embora ela não faça uma aparição, o co-diretor de Vingadores: Guerra InfinitaJoe Russo, confirmou que Sif estava entre aqueles desintegrados por Thanos no final do filme. No entanto ela foi ressuscitada pelo Professor Hulk, que desfez a Dizimação com as Jóias do Infinitos em 2023, nos eventos de Vingadores: Ultimato.
  • Sif tem uma participação especial no quarto episódio da série Loki da Disney+, aparecendo num loop temporal criado pela TVA para castigar o Loki.
  • Foi relatado que Sif aparecerá em uma potencial série limitada para Disney + com Jaimie Alexander esperada para reprisar seu papel.
  • Sif voltará aparecer em Thor: Love and Thunder com Jaimie Alexander de volta a reprisar o seu papel.[carece de fontes]

Videogames

Sif é uma personagem jogável em Marvel: Avengers Alliance e Lego Marvel Super Heroes, além de ter aparições em Marvel: Ultimate Alliance (dublada por Adrienne Barbeau), Thor: God of Thunder (baseado no filme de 2011, com a voz de Jaimie Alexander) e Marvel Heroes.

Referências

  1.  Thor #328-329
  2.  PREVIEW: Sif #1 Marvel.com
  3.  Preview: Sif #1 Comic Book Resources
  4.  «Sif - Marvel Universe Wiki: The definitive online source for Marvel super hero bios.»marvel.com. Consultado em 24 de agosto de 2016
  5.  HESSEL, Marcelo. Filme de Thor escala a sua guerreira Sif Omelete

🗡️ Sif: A Guerreira de Cabelos Negros e Coração de Ouro de Asgard! ⚡

Saudações, habitantes de Midgard e dos Nove Reinos! 🌌 Hoje vamos homenagear uma das figuras mais nobres, corajosas e fascinantes do Universo Marvel: Sif, a Deusa Guerreira! 🛡️💖
Mais do que apenas uma companheira de Thor, Sif é uma lutadora excepcional, uma amiga leal e uma personagem com uma história de origem tão rica quanto a mitologia que a inspirou. Criada pelos lendários Stan Lee e Jack Kirby, ela conquistou seu espaço com espada em punho e muita determinação.
Preparem-se para conhecer os detalhes incríveis da vida, poderes e aventuras dessa heroína asgardiana!

📜 Origens e Publicação: O Surgimento de Uma Deusa (1964)

A história de Sif nos quadrinhos começou em março de 1964, na revista Journey Into Mystery #102. 📖 Desde o início, ela foi estabelecida como uma grande guerreira asgardiana e o grande amor de Thor.
Inspirada na deusa da Mitologia Nórdica de mesmo nome, Sif tornou-se uma presença constante nas aventuras do Poderoso Thor. Mas sua jornada não se limitou apenas às revistas do Deus do Trovão! Ela fez aparições memoráveis em:
  • 📚 The Fantastic Four
  • 📚 The Avengers
  • 📚 Silver Surfer
  • 📚 Thunderstrike
E em abril de 2010, finalmente, a guerreira ganhou o destaque que merecia com uma publicação própria em edição única! 🎉

💇‍♀️ A Lenda dos Cabelos Negros: A Trapaça de Loki

Uma das histórias mais famosas e curiosas sobre Sif envolve sua icônica cabeleira negra! 🌑 Você sabia que ela nem sempre teve cabelos escuros?
  • A Origem Dourada: Como muitos asgardianos, Sif nasceu com cabelos dourados.
  • A Inveja de Loki: Durante a adolescência de Sif, Loki, enciumado do namoro dela com Thor, pregou uma peça cruel. Disfarçado de pássaro, ele cortou os cabelos de Sif enquanto ela dormia! 😱
  • A Vergonha: Ao acordar, Sif ficou tão envergonhada que se recusou a sair do quarto.
  • A Ameaça de Thor: Furioso, Thor deu um ultimato a Loki: devolver os cabelos em um dia ou sofrer as consequências!
  • Os Anões Ferreiros: Loki, com medo de Odin, procurou os anões que forjaram o Mjolnir. Eles não acreditaram na mentira de Loki sobre uma "encomenda de Odin", mas concordaram em ajudar.
  • O Presente da Noite: Os anões criaram uma cabeleira feita das trevas da noite. Loki entregou a Sif, esperando que Thor se irritasse com a cor escura.
  • O Final Feliz: Para surpresa de Loki, Thor achou Sif ainda mais bonita com os cabelos negros! Eles se abraçaram, e os cabelos mágicos se implantaram imediatamente na cabeça da deusa, tornando-se sua marca registrada. ✨

💕 Amor, Rivais e Aliados

A vida amorosa e social de Sif é tão intensa quanto suas batalhas!
  • Thor: O grande amor de sua vida. Sif constantemente se preocupa com as ausências do herói, sempre envolto em aventuras.
  • A Encantora: Sua grande rival! A feiticeira disputa o afeto de Thor e vive criando intrigas.
  • Balder: O valente deus é frequentemente acompanhado por Sif nas batalhas e desenvolveu uma atração por ela, embora Sif sempre tenha sido fiel a Thor.
  • Beta Ray Bill: Sif sentiu atração por este alienígena digno que empunhou o martelo por um tempo.
  • Eric Masterson: Em um período, desenvolveu um relacionamento romântico com este outro homem que exerceu o poder de Thor.

🌋 Ragnarok, Perdas e o Misterioso Renascimento

Nem mesmo os deuses estão imunes ao sofrimento. Durante o Ragnarok, as forças divinas perderam terreno rapidamente. 🩸
  • O Sacrifício: Sif sobreviveu à primeira onda de perdas, mas teve um braço mutilado durante a guerra.
  • O Retorno de Thor: Após Thor voltar no tempo e restaurar o panteão, Sif deveria renascer.
  • O Mistério de Mrs. Chambers: Donald Blake procurou por Sif em um hospital. Inicialmente, pensou que ela havia renascido em Jane Foster, mas estava errado. A verdadeira Sif estava renascida no corpo de uma mulher idosa chamada Sra. Chambers, sofrendo de uma doença terminal! 🏥
  • A Trama de Loki: O Deus da Trapaça havia escondido Sif das habilidades de Thor, dando-lhe um espelho que mostrava sua verdadeira forma apenas para ela.
  • O Resgate: Graças a Jane Foster, que chamou Donald Blake, a verdade veio à tona. Sif foi encontrada lutando por sua vida, demonstrando mais uma vez a conexão poderosa entre as mulheres importantes na vida de Thor.

💥 Poderes e Habilidades: Uma Força da Natureza

Sif não é apenas bonita; ela é uma máquina de combate! Sua fisiologia asgardiana lhe concede atributos impressionantes:
  • 🦾 Força Sobre-Humana: A mais forte entre as mulheres asgardianas! Capaz de suportar cerca de 50 toneladas.
  • 🛡️ Durabilidade Extrema: Seus tecidos são 10 vezes mais densos que os humanos. Resistente a impactos, temperaturas extremas e balas de alto calibre.
  • ⚡ Velocidade e Resistência: Move-se muito mais rápido que qualquer atleta humano e pode se exercitar por 24 horas sem fadiga.
  • ❤️ Fator de Cura Acelerado: Cortam-se curam em horas, ossos em dias. (Embora não regenere membros perdidos, carregando cicatrizes de batalha).
  • ⏳ Longevidade: Envelhece muito lentamente, mantendo-se no auge por séculos.
  • 🌀 Teletransporte Interdimensional: Um poder de primogenitura! Pode viajar pelo tempo-espaço usando sua espada ou apenas com o pensamento.

🗡️ Habilidades de Combate

Sif recebeu extenso treinamento em esgrima e combate desarmado. Entre as mulheres asgardianas, sua habilidade é considerada a melhor, seguida apenas pela Valquíria (Brunnhilde). Além disso, graças ao Allspeak, ela se comunica em todas as línguas dos Nove Reinos e dialetos alienígenas! 🗣️

🌟 O Legado da Deusa Guerreira

De sua estreia nos anos 60 até suas sagas modernas de renascimento, Sif permanece como um símbolo de lealdade, coragem e força. Ela nos ensina que a verdadeira beleza está na bravura e que mesmo diante das trapaças de Loki ou das guerras do Ragnarok, o espírito de uma guerreira nunca se rende!
Que a espada de Sif continue a brilhar em defesa dos Nove Reinos! Salve, Lady Sif! ⚔️👑

#Sif #LadySif #MarvelComics #Asgard #Thor #DeusaGuerreira #Quadrinhos #HQ #SuperHeroínas #StanLee #JackKirby #MitologiaNordica #Vingadores #Defensores #Loki #Mjolnir #CulturaPop #Geek #Nerd #MarvelBrasil #Empoderamento #Guerreira #Viral #Trending #FandomMarvel #JourneyIntoMystery #Ragnarok #Allspeak #PoderAsgardiano