Do Livro História de Guaratuba de Joaquim da Silva Mafra
- Abertura de Estrada entre São José dos Pinhais e Guaratuba É criada a leiI Nº 209 de 1870, autorizando o Governo da Província mandar proceder aos estudos da explorações para a abertura de uma via de comunicação sobre rodas entre a Vila de São José dos Pinhais e a de Guaratuba, alargando-se desde logo a picada que adotar-se para magistral do projeto, em ordem de prestar-se ao trânsito de animais carregados.
- Instalação de Cabo Submarino A linha telegráfica desta Vila a Paranaguá, tinha na sua travessia da Caieira a Passagem, um cabo submarino, como já se constatou da presença de seus remanescentes mergulhados nas areias da Prainha, onde o mesmo descia para atravessar o mar e subia na praia da Caieiras asse cabo tem sua época anterior ao ano de 1875, como se depreende do pedido que fez a Câmara em 23 de Junho desse ano de 1875 que solicitou em benefício da navegação, que a linha telegráfica entre a Caieiras e a Passagem, seja feita por Cabo Submarino, como já existiu”. Mostrou ainda a câmara o inconveniente que traz a linha aérea para as embarcações com grande risco de perderem-se nos escolhos que se prolongam dos morros ao canal, interceptando totalmente a passagem das embarcações maiores de 50 t , como se deu com o Iate “Glória” que tocando com os mastros no fio, este partiu-se envolvendo-se no mesmo navio que incontinente perdeu o governo e ficou prestes a soçobrar e consequentemente seriam vitimas os seus tripulantes.
- Proibição às Caçadas A câmara, em 8 de Fevereiro de 1886, submeteu a apreciação da Assembléia Legislativa, um projeto de lei de sua autoria, proibindo as caçadas nos meses de Setembro a Janeiro.
- Guaratuba, Matinhos e Caiuvá (Caiobá) Transformam-se em Balneário Foi endereçado a 19 de maio de 1891 ao General A. Lima, Governador do Estado, extenso requerimento em que os Srs. José Joaquim Ferreira de Moura e Maurilio Sampaio, depois de exporem as grandes vantagens que traz um balneário ao Estado, requereram favores ao Governo para instalarem balneários nas praias de Guaratuba, Paranaguá e Guaraqueçaba.
- Prefeito Pede a Degola de Seus Adversários A Câmara Municipal, reassumindo, tratou com empenho de chamar a prestação de contas o Prefeito revolucionário Manoel Máximo da Silva, e o seu Procurador Sr. Ermelino Matos de Souza, que deveriam recolher cerca de três mil reis, de saldo e alcance verificado em suas contas. A 13 de Abril de 1896, sobre as referidas contas, disse a Comissão: Que ela, continuando nos seus trabalhos, encontrou uma cópia de oficio dirigido ao Almirante Geronimo Francisco Gonçalves, naquele tempo, Almirante Comandante da Esquadra Brasileira, datado de 2 de maio de 1894, em que o então Prefeito pedia aquele Almirante a aprovação dos seus atos que se consubstanciavam na aprovação da posse no cargo de Prefeito a revelia do Poder Constituído. Disse ainda a Comissão: “que não encontrou nos livros da câmara, oficio de aprovação nem do Sr. Almirante e nem do Sr. Governador do Estado”. E acrescenta: Também não consta a esta Comissão que tivesse fugido o Prefeito Municipal daquela época, nem camarista algum; somente se ocultaram algumas destas pessoas em vista do procedimento do poderoso Prefeito municipal que então tinha prometido degolação a todos os seus contrários em política, logo que o Sr. Almirante Geronimo Francisco Gonçalves lhe desse ordem para esse fim.
- Primeiro Hotel em Guaratuba no próspero período de 1916 a 1920 Este período foi promissor para Guaratuba, marcando ele a época da abertura da estrada de Paranaguá ao Porto Barreiro, o Restabelecimento da Linha Telegráfica, a vinda da “Fundation Rockfeller”, da Profilaxia Rural e da linha de navegação servida pelo Vapor Oiapoque, do Lorde Brasileiro . Não possuía a Vila ate o principio dessa época nenhum hotel, pensão ou semelhante. Foi em 1917 organizado o primeiro hotel, por iniciativa do Cel. Alcides Pereira, com a denominação de “GUARATUBA BALNEÁRIO PARQUE”. Por essa ocasião, já servida pela estrada do Barreiro e com a linha de navegação citada, Guaratuba pode ver crescer de maneira animadora o numero de visitantes nas épocas de inverno, os quais tornaram mais tarde o nome de banhistas, contando como aliado desses fatos com a propaganda então feita pelo GUARATUBA BALNEÁRIO PARQUE, que em folhetos e pela imprensa disseminava as virtudes desta praia, escrevendo: “procurem a bela” amena e Pitoresca Vila de Guaratuba, a mais encantadora praia da América do sul”.
- Mandou construir a Estrada de Caiobá a Prainha A Ponte sobre o Rio Matinhos e a Estrada da Prainha ao Porto Passagem foram construídas entre 1926 e 1928. Na época, o Prefeito as iniciou, empregando valores de suas próprias economias, não havendo reembolso por parte do Estado, em vista dos acontecimentos que a seguir abalaram o País – crise de 29.
- Estrada da Praia de Leste é Aberta em 1926 No Governo do Dr. Caetano Munhoz da Rocha foi aberta a estrada da praia de leste, ligando a cidade de Paranaguá a Guaratuba, surgindo depois os balneários de Matinhos e Caiobá.
- Telefone chega em 1935 Foi neste ano a Vila ligada a outros centros, pela linha telefônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário