domingo, 12 de junho de 2022

ANTIGO COLÉGIO PROGRESSO A Escola Alemã de Curitiba foi criada em 1892, com o nome de Colégio Progresso, a partir de uma iniciativa dos membros da Comunidade Evangélica de Curitiba

 ANTIGO COLÉGIO PROGRESSO
A Escola Alemã de Curitiba foi criada em 1892, com o nome de Colégio Progresso, a partir de uma iniciativa dos membros da Comunidade Evangélica de Curitiba

ANTIGO COLÉGIO PROGRESSO
A Escola Alemã de Curitiba foi criada em 1892, com o nome de Colégio Progresso, a partir de uma iniciativa dos membros da Comunidade Evangélica de Curitiba, que resolveram investir no capital cultural dos seus descendentes, proporcionando-lhes a educação formal em sua língua materna.
Uma história totalmente ligada com as histórias de inúmeros imigrantes alemães que se fixaram em Curitiba nos séculos XIX e XX em busca dos “caminhos do progresso”.
Perseguida com questionamentos sobre a nacionalidade dos imigrantes alemães, e pelas políticas implantadas pelo Estado Novo, especialmente a chamada Campanha de Nacionalização do Ensino, acabou sucumbindo durante a Segunda Guerra Mundial.
"A imponência e arquitetura da escola situada no centro da cidade teve um triste desfecho. Com as obras de alargamento da Rua Barão do Serro Azul em andamento, optou-se pela demolição do edifício escolar. Como parte de um projeto comemorativo ao Centenário de Emancipação Política do Paraná, em 1953, a “nova” Praça Dezenove de Dezembro foi inaugurada.
A imagem da “velha Escola Alemã”, bem como as roseiras existentes na praça, as “peladas” com “bolas de meia”, os sons dos risos dos “alemãezinhos de cara sardenta”, as tonalidades mutantes dos “cabelos ruivos a trepar pelas orelhas” e dos “olhos coloração azul-castanho” desbotam no tempo, evocadas de quando em vez pelo saudosismo de alguns.".
(Compilado de um texto escrito pela profa. Regina Maria Schimmelpfeng de Souza)
Paulo Grani.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, monumento e ao ar livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário