quinta-feira, 23 de junho de 2022

RELEMBRANDO O COMEÇO DA AV LUIZ XAVIER, CURITIBA Nesta histórica foto da primeira década de 1900, vemos um nostálgico momento da Avenida luiz Xavier, de Curitiba, quando bondinhos puxados à mulas faziam o transporte da população.

 RELEMBRANDO O COMEÇO DA AV LUIZ XAVIER, CURITIBA
Nesta histórica foto da primeira década de 1900, vemos um nostálgico momento da Avenida luiz Xavier, de Curitiba, quando bondinhos puxados à mulas faziam o transporte da população.

RELEMBRANDO O COMEÇO DA AV LUIZ XAVIER, CURITIBA
Nesta histórica foto da primeira década de 1900, vemos um nostálgico momento da Avenida luiz Xavier, de Curitiba, quando bondinhos puxados à mulas faziam o transporte da população. A população, descontraída, ocupava aquele importante espaço da cidade.
Ao fundo, a Praça Osório, ainda sem o crescimento de suas frondosas árvores atuais.
"A atual avenida Luiz Xavier (homenagem ao quarto prefeito eleito de Curitiba) formou-se a partir da década de 1.880. Começa na Praça Osório e não vai além da atual Ébano Pereira e travessa Oliveira Belo.
Luiz Antônio Xavier nasceu em Curitiba em 21 de dezembro de 1856. Foi o primeiro prefeito reeleito de Curitiba. Era extremamente popular e acessível. Ouvia o povo e sua administração era calcada nessa característica.
Dotou Curitiba de calçamento, jardinagem e deu importante contribuição ao desenvolvimento dos serviços de água e esgoto.
Foi por sua determinação que ocorreu o alinhamento da atual Rua XV de Novembro à Praça Osório, transformando um terreno alagadiço em espaço útil e integrado.
Naquele trecho, tornou a rua mais larga, criando assim, sem querer, a menor avenida do mundo e ainda em vida, viu esse trecho tomar o seu nome.
Em 1930, por ato de pura bajulação, o nome Luiz Xavier foi desalojado para dar lugar à um companheiro de chapa de Getúlio Vargas (pelo simples fato de que o presidente costumava hospedar-se no Braz Hotel) e assim, por quase vinte anos, a rua passou a chamar-se João Pessoa.
Somente em 1965, a rua volta a ter sua denominação justa e original: Avenida Luiz Xavier. Infelizmente, Luiz Xavier não viu porém, a rua voltar a ter o seu nome, pois faleceu em 1933."
(Adaptado do livro Ruas e Histórias de Curitiba, de Valério Hoerner Junior / Foto: Arquivo Público do Paraná)
Paulo Grani

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário