segunda-feira, 27 de junho de 2022

A FUNDAÇÃO DA COLÔNIA IVAY Casa de um colono na Colônia Ivaí, década de 1910.

 A FUNDAÇÃO DA COLÔNIA IVAY


Casa de um colono na Colônia Ivaí, década de 1910.


Nenhuma descrição de foto disponível.A FUNDAÇÃO DA COLÔNIA IVAY

Casa de um colono na Colônia Ivaí, década de 1910.

A Colônia Federal de Ivay foi fundada no Paraná, em 1907, a 200 km da capital Curitiba e 87 km de Ponta Grossa. A mesma estava vinculada ao município de Ipiranga e possuía dois núcleos populacionais, um denominado Calmon e outro São Roque. Esta núcleo era composto de 519 (quinhentos e dezenove) pessoas, organizadas pelo governo federal.

O nome Ivaí, foi escolhido em virtude do Rio Ivaí, já existente, e pela junção do Rio Patos e São João. Ivaí na linguagem indígena significa: “Rio das Frutas”.

A colonia foi inicialmente povoada por imigrantes ucranianos e poloneses. Além destes, também se estabeleceram nesse espaço: alemães, italianos e holandeses. Quando os primeiros imigrantes chegaram, essa região já era habitada por índios e bugres.

Ainda como território de Ipiranga, criou-se a primeira capela de Ivaí, denominada “Sagrada Coração de Jesus”, que era atendida por Prudentópolis, e veio a constituir a atual igreja do mesmo nome e sede paroquial.

Em 1961, ocorreu o desmembramento de Ipiranga e foi criado o município de Ivaí. Geograficamente ele está situado na região Sudeste do Paraná. Seu território é de 608 km2 e atualmente possui cerca de 12.815 habitantes.

(Foto: novomilenio.inf.br)

Paulo Grani

Nenhum comentário:

Postar um comentário