segunda-feira, 6 de junho de 2022

RELEMBRANDO O HOTEL BRAZ, DE CURITIBA A origem do Braz Hotel foi em uma pequena casa de madeira no município de Três Barras, onde Maria Braz, casada com Luiz Braz, servia refeições.

 RELEMBRANDO O HOTEL BRAZ, DE CURITIBA
A origem do Braz Hotel foi em uma pequena casa de madeira no município de Três Barras, onde Maria Braz, casada com Luiz Braz, servia refeições.

Pode ser uma imagem de ao ar livre
Foto final década de 1930. O prédio da direita abrigou o primeiro endereço do Hotel Braz, na então Av. João Pessoa, nº 24 (hoje Av Luiz Xavier).
Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Pode ser uma imagem de estrada e rua
O BRAZ Hotel, em foto da década de 1950.
Foto: Acervo Memória de Curitiba

Pode ser uma imagem de rua
Pode ser uma imagem de ao ar livre
Hotel Braz em Cartão Postal de Curitiba, início da década de 1940.
Foto: Arquivo Público do Paraná

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e ao ar livre
O Hotel BRAZ em dstaque em foto da década de 1950.
Foto: pinterest.

RELEMBRANDO O HOTEL BRAZ, DE CURITIBA
A origem do Braz Hotel foi em uma pequena casa de madeira no município de Três Barras, onde Maria Braz, casada com Luiz Braz, servia refeições. Ainda na mesma cidade, mas em uma casa maior, começaram a hospedar pessoas em quatro quartos. A casa foi sendo ampliada e chegou a ter doze quartos. Depois mudaram-se para São Mateus onde montaram um hotel com 25 quartos.
Mais tarde vieram para Curitiba onde montaram o Braz Hotel na Praça Tiradentes nº 39. Um anúncio de 31/10/1931, divulgava o Hotel na Praça Tiradentes com diárias de 12$000, banhos quentes e frios (sem pagamento adicional).
Em junho de 1935, o hotel mudou de endereço para a antiga Rua João Pessoa Nº 24, (atual Av. Luiz Xavier), quase em frente ao endereço atual. Em um anúncio que informava a mudança de endereço, diziam: “… prédio construído especialmente para este fim. Dispondo de 80 confortáveis quartos, todos servidos por elevador, água corrente, campainhas e telefones, offerecendo a seu hospede o máximo conforto. …”. A empresa na época chamava-se Luiz Braz & Filhos.
Em 08/09/1940, era comemorada a inauguração do hotel em novo prédio construído especificamente para ser um hotel, em cuja ocasião o interventor Manoel Ribas cortou a fita inaugural e discursou. Depois foi servido um coquetel aos convidados.
Em um notícia publicada no dia seguinte no jornal “O Dia", o hotel foi descrito assim: “ … O edificio de nove andares tem a adorná-lo artisticamente o mármore negro, sendo que a sua entrada moderna, dispõe de uma porta-giratória de vidro, a primeira de Curitiba. …”.
Além da porta-giratória, outra coisa que as notícias nos jornais destacavam era o salão para banquetes e festas no último andar e “dois grandes salões para refeitório, sala de leitura e bar”, no primeiro andar. Falavam também que o prédio era servido por três elevadores, o que parece, era novidade também.
A senhora Maria Braz faleceu em maio de 1937 e o senhor Luiz, em abril de 1942. Tiveram três filhos, Joaquim, Francisco e Emilia Braz.
O hotel sempre hospedou artistas e outros viajantes ilustres. Um deles foi Getúlio Vargas por ocasião da sua visita à cidade em dezembro de 1953 para as comemorações do centenário da emancipação do Paraná. Naquela ocasião o então presidente fez um discurso na sacada do primeiro andar para a multidão reunida na rua em frente. Como uma espécie de comemoração ao evento, o bar atualmente ali instalado chama-se Bar Getúlio.
O Braz Hotel fechou em 1978. Mais tarde o imóvel foi arrendado por uma rede de hotéis da cidade e abriu novamente em 1991.
(Fonte: Fotografando Curitiba)
Paulo Grani

Nenhum comentário:

Postar um comentário