VAPOR "PERY"
O Vapor Pery foi lançado às águas do rio Iguaçu em 1912 pela firma Giublin & Cia., com sede em São Mateus do Sul, juntamente com duas lanchas de grande proporção: “Cila” e “Duda”. Sua máquina tinha uma potência de 75 HP. Sua capacidade de carga, incluindo as lanchas, era de 1100 sacas de erva mate ou 400 dúzias de tábuas.
A embarcação, que tinha 25 metros de comprimento por 6 metros de largura, passou por reformas que resultaram em alterações em sua estrutura: na primeira reforma, realizada em 1923, o casco de madeira foi substituído por um casco de aço. Em 1936, com projeto e execução do sr. Carlos Wolter, uma nova reforma permitiu “o oferecimento de quatro cabines fachadas com beliches aos passageiros e, em 1939, uma nova reforma passou as quatro cabines para a tolda.
Durante 60 anos, a navegação no Rio Iguaçu foi o principal meio de transporte. No final do século passado e primeira metade do século 20, os barcos a vapor subiam o rio levando erva-mate e madeira, ligando Porto Amazonas a Porto Vitória. Nesse período, a navegação fluvial era um dos principais sustentáculos do desenvolvimento da região. Os barcos também faziam o transporte de passageiros, trazendo os imigrantes europeus para a região, como os poloneses que vieram para São Mateus do Sul.
A navegação no Rio Iguaçu extinguiu-se em 1953 e, em desuso, o vapor PERY foi abandonado às margens do rio Iguaçu, Em São Mateus do Sul, como um fantasma, em estado de total abandono.
Em 1996, a Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul e o Ministério da Cultura viabilizaram recursos para a recuperação da embarcação que foi concluída no início de 1997. Depois, em 2003, o vapor foi novamente restaurado.
De acordo com a Fundação de Cultura de São Mateus do Sul, o vapor Pery foi tombado pelo Patrimônio Histórico da cidade, em 1995. Monumentalizado no Parque Iguaçu da cidade, caracteriza-se como um atrativo turístico do município.
Paulo Grani

Vapor Pery em foto de 1925.
Foto: pmsms.com.br
Foto: pmsms.com.br

Vista de São Mateus do Sul, em 1909.
Foto: pmsms.com.br
Foto: pmsms.com.br

Vapor Pery com as cabines sobre o toldo, agora restaurado e monumentalizado no Parque Iguaçu, estaleirado junto ao antigo Porto de São Mateus do Sul
Foto: Ansbach.
Foto: Ansbach.

Vapor Pery, sob outro ângulo, agora restaurado estaleirado junto ao antigo Porto de São Mateus do Sul
Foto: Ansbach.
Foto: Ansbach.
Nenhum comentário:
Postar um comentário