sábado, 22 de julho de 2023

ANTIGO MERCADINHO PROVISÓRIO DO BATEL

 ANTIGO MERCADINHO PROVISÓRIO DO BATEL


Nenhuma descrição de foto disponível.

O Mercadinho Provisório, em 1918, já inaugurado.
Foto: gazetadopovo.com.br


Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

A Praça Theodoro Bayma, em 1910, na confluência das ruas Emiliano Perneta e Dr. Pedrosa, antes de receber o Mercadinho Provisório do Batel.
Foto: gazetadopovo.com.br

ANTIGO MERCADINHO PROVISÓRIO DO BATEL
No começo, os colonos percorriam a cidade utilizando carroças e oferecendo seus produtos nas casas e estabelecimentos. Com o crescimento da cidade, esse tipo de comércio nômade se tornou insuficiente e a construção de um mercado se tornou premente.
Em 1864, o governo provincial instala no Largo da Ponte, atual Praça Zacarias, o primeiro mercado público da cidade.
Em 1869, o mercado público é desativado e só vai ser inaugurado novamente em 1874, em novo local, agora no Largo da Cadeia, hoje Praça Generoso Marques.
Em 1912, o mercado é demolido para a construção do Paço da Liberdade, sendo transferido para o Largo do Nogueira, atual Praça 19 de Dezembro, funcionando em um barracão de madeira, provisório.
Em 1915 o mercado faz mais uma mudança, dessa vez para o bairro Batel, com o nome "Mercadinho Provisório do Batel", localizado na confluência das Ruas Emiliano Perneta com Rua Dr. Pedrosa, sendo contemplado com um lindo projeto, porém inadequado em razão da falta de espaço e localização um tanto distante do antigo centro, tendo funcionado ali até 1937, quando foi demolido.
Hoje o espaço contempla o Largo Theodoro Bayma, com uma simples aparência que, em nada, lembra a beleza daquela edificação, demolida sem qualquer motivo, levando para o esquecimento um pequeno pedaço da história de Curitiba.
Paulo Grani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário