ARISTOTYPIA, PLATINATYPIA, PIGMENT, BRUOMO, CABINET PORTRAIT
Adolfo Volk a mulher Fanny e a filha Adolphine, em seu atelier, posando para uma "Carte Cabinet".
Foto: acervodigital.ufpr.br
Agostinho Ermelino de Leão Junior, s/data.
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Família Guimarães, em 1910.
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ARISTOTYPIA, PLATINATYPIA, PIGMENT, BRUOMO, CABINET PORTRAIT
No jornal 19 de Dezembro, em 1880, convida os moradores do pequeno vilarejo de Curitiba a honrarem-no com sua visita na, então, Travessa da Carioca:
"O abaixo assinado tem a honra de participar ao respeitável público, que abriu sua montada oficina de fotografia artística, recomendando-se para todo e qualquer serviço de sua arte, que seja retratos mais finos de apurado gosto, a moda de Berlim, Viena e Paris, de todos os tamanhos até natural e coloridos, vistas de paisagens, edifícios em todas as proporções. E como este laboratório está provido de tudo o que é necessário a satisfazer os mais exigentes, convido as sociedades, as corporações e famílias a honrarem-me com as suas visitas a persuadirem-se que com os meus aparelhos e fundo de paisagem de 08 metros, posso produzir o trabalho mais perfeito neste gênero. Estabelecimento em frente ao Hotel União, Travessa da Carioca. Adolpho Volk.".
É imaginável o espanto da pequena cidade, que não possuía nem mesmo luz elétrica, ao deparar-se com tão desconhecidos termos e a assombrosa invenção de uma máquina que fixa a imagem da pessoa em um papel.
Ele trouxe da Europa esses processos fotográficos e suas imagens criaram novas formas de visualização das pessoas, das famílias, dos negócios e dos recantos da cidade de Curitiba. A fotografia passou a ser procurada por todo tipo de cidadãos, especialmente aqueles mais abastados. Criou-se assim um ritual moderno de retratar-se, onde era quase que obrigatória a pose de um indivíduo respeitável frente à câmera fotográfica. Da mesma forma, os comerciantes passaram a registrar seus negócios com essa nova arte.
Em seu ateliê Adolf Volk pôde formar novos fotógrafos locais, como os irmãos Weiss e outros. Nesse mesmo estúdio Volk também pôde hospedar e conviver com artistas estrangeiros, como o norueguês Alfredo Andersen, considerado um dos primeiros artistas plásticos do Estado. De uma forma ou de outra, Volk foi um grande difusor da fotografia no Paraná e um grande fotógrafo do Brasil, seja como artista ou como empreendedor.
Em 1904 Volk retorna para a Alemanha, mas Fanny Volk continua com o estúdio, dando prosseguimento ao empreendimento:
1. Anúncio do Jornal Dezenove de Dezembro, em 1904, atesta o trabalho da fotógrafa:
"Photographia Volk - RUA QUINZE DE NOVEMBRO, 72 - Curityba – Paraná – Brazil. - Esta photographia, o mais antigo estabelecimento deste gênero neste Estado, tira photographias e retratos de todos os gêneros e por todos os processos até hoje conhecidos, como sejam: Aristotypia, Platinotypia, Pigment, Bruomo, Contact, etc., em todas as dimesões, desde mignon até tamanho natural".
2. Anúncios no Almanach do Paraná, em 1908 e 1909:
"Retratos em porcellana próprios para túmulos. Estes retratos resistem eternamente à acção do tempo. Retratos em esmalte para broches, alfinetes, abotoaduras, etc., etc.
PREÇOS SEM COMPETENCIA” (competição)
EM TEMPO:
- A chamada "aristotypia" é um processo de fotografias esmaltados feitas sobre objectos de porcellana, louça, vidro, etc.
- A "platinotipia" é um processo de impressão de imagens fotográficas que utiliza sais de platina e paládio para fixar a imagem no papel, foi patenteada em 1873 pelo britânico William Willis.
- O termo "Carte Cabinet" surgiu na Inglaterra, em 1866, apresentava fotografias de 9,5 x 14cm montadas sobre cartões rígidos de cerca de 11 x 16,5 cm, geralmente de corpo inteiro com um cenário em sua volta, de onde vem a palavra 'gabinete'
Paulo Grani
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