sábado, 1 de julho de 2023

Glass Gem Corn, os milhos multicoloridos

 Glass Gem Corn, os milhos multicoloridos


Nenhuma descrição de foto disponível.

Glass Gem Corn, os milhos multicoloridos

Grãos de milho multicoloridos que se parecem com contas de vidro pertencem a uma variedade especialmente criada e chamada de “Glass Gem Corn” (Milho Gema de Vidro), e foram cultivadas a partir de sementes selecionadas e coletadas.

Essa variedade de milho colorido foi desenvolvido pelo já falecido Carl Barnes, um agricultor e índio mestiço da tribo Cherokee, que viveu em Oklahoma nos Estados Unidos e que percebeu, que de vez em quando, um grão de milho numa espiga mostrava sinais de coloração viva e translúcida. Carl então foi recolhendo e guardando essas sementes, e graças a sua habilidade no processo de melhoramento de milho e de muitos anos de esforço meticuloso, os “Glass Gem Corn” se multiplicaram.

Quando Barnes com seus 80 anos se aposentou, ele concedeu sua preciosa coleção de semente ao seu amigo Greg Schoen e também lhe ensinou o processo do cultivo do milho colorido. Em 2010, Greg decidiu se mudar e enquanto não estivesse no novo endereço, ele precisava encontrar um lugar para armazenar e proteger sua coleção de sementes para que não se perdesse ou estragasse enquanto estivesse de mudança. Então, decidiu armazenar as sementes na Seeds Trust, uma empresa especializada em semente no Arizona.

Curioso sobre as sementes com o nome peculiar de Gemas de vidro, Bill McDorman, proprietário da Seeds Trust na época, decidiu plantar algumas sementes em seu próprio jardim e mais tarde, ficou surpreso com o que as espigas produzidas. “Eu fiquei encantado. Ninguém antes, nunca tinha visto milho como esses“, disse McDorman, que atualmente é Diretor Executivo da Native Seeds/SEARCH, uma organização sem fins lucrativos que ele fundou para proteger e preservar o patrimônio agrícola dos nativos americanos.

A organização vende as sementes de gema de vidro através do seu site por US$ 7,95 o pacote, sendo vendido para vários países mundo afora. O milho pode ser usado para fazer farinha ou pipoca, embora não seja recomendado comê-lo diretamente da espiga. A maioria das pessoas trituram os grãos e usa-os em tortilhas, porque é muito rico em amido. Também pode ser usado para fazer pipoca (embora não saia colorido).

Em 2005, Schoen começou a cultivar o milho arco-íris próximo a cidade de Santa Fé, no Novo México, misturando-o com variedades tradicionais e assim, criou novas linhagens. A cada ano de plantio sucessivo, o milho exibia cores mais vibrantes e padrões vívidos. De acordo com o relato de Schoen a semente do milho colorido veio originalmente de um cruzamento de milho Pawnee com o milho Osage, e também outra espécie de milho Osagem chamada “Greyhorse”. Schoen começou a nomear as várias cores e padrões que surgiram – “cores de circo”, “arco-íris verdadeiro”, “azul profundo”.

"Glass Gem Corn"
Que lindo presente da natureza é este!
Será que você pode comer isso ??

Nenhum comentário:

Postar um comentário