Que tal uma vaca atolada mais rápida e igualmente saborosa? Isso é possível com essa receita de músculo com mandioca na panela de pressão!
A vaca atolada é um prato econômico e de preparo fácil, à base de carne bovina (costela) e mandioca. É uma das comidas caipiras tradicionais, principalmente na região de Minas Gerais. Nesta receita de vaca atolada substituímos a costela pelo músculo, uma carne super saborosa, macia e com a vantagem de possuir um tempo de cozimento menor. O músculo é uma parte do boi muito utilizada em sopas e cozidos e, se preparada com a técnica correta, chega a desmanchar na boca!
A combinação de sabor da carne bem temperadinha com a mandioca, ambas cozinhadas na panela de pressão, formam uma refeição prática e completa para toda a família! Por isso, se você gosta de pratos feitos numa panela só, essa receita é pra você!
4 convidados45mPrato principalDificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Panela de pressão, Receitas do Brasil
Ingredientes para fazer Músculo com mandioca na panela de pressão:
Como fazer Músculo com mandioca na panela de pressão:
1
Corte o músculo bovino em cubos e coloque na panela de pressão com o óleo. Leve ao fogo médio e, sem tampar, deixe a carne fritar e dourar de todos os lados, para selar (esse é um truque para que se mantenha suculenta).
2
Depois do passo anterior acrescente os alhos, as cebolas, o sal e mais um fio de óleo. Refogue por alguns minutos, até tudo dourar.
3
Acrescente a água, tampe e deixe o músculo cozinhar por 20 minutos, após começar a chiar. No fim desse tempo espere sair a pressão, abra a panela e coloque a mandioca descascada (se necessário, acrescente também um pouco mais de água). Cozinhe por mais 20 minutos na pressão após a panela chiar.
4
Depois de cozinhar a mandioca com músculo por 20 minutos, espere sair a pressão e abra a panela. Prove, para ajustar o sal, e confira o ponto de cozimento da mandioca: se estiver macia, sirva a seguir; se ainda estiver durinha, deixe cozinhar por mais 5-10 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário