quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Esta foi a construção da Grande Muralha da China: a mais extensa estrutura militar construída na história

 

Esta foi a construção da Grande Muralha da China: a mais extensa estrutura militar construída na história

Muralha da China

Construída ao longo de mais de 21 quilômetros, a Grande Muralha da China simula a estrutura de um dragão serpenteando por um mar de nuvens. Esta é a história dele.

Foi o primeiro imperador da China, Qin Sri Huang, quem pensou em construir uma fortificação para defender seus territórios dos povos nômades . Procurando proteger o império recém-unificado, ele orquestrou a construção mais ambiciosa que a Ásia já tinha visto. Há mais de 2 mil anos, ele a chamou de Wanli Changcheng -  a Grande Muralha da China. 

Ainda hoje, é o megaprojeto militar mais extenso já construído na história. Isto é o que sabemos sobre sua origem e peso histórico.

Grande Muralha da China: a maior estrutura militar do mundo

Muralha da China
Crédito: CFOTO / Future Publishing via Getty Images

A ideia original de Qin Shi Huang era defender seu território das ondas invasoras que chegavam do norte . Eram em grande parte constituídos por pastores nómadas, que aproveitaram a prosperidade que o país recém-unificado trouxe à região. Chegou um ponto em que as revoltas camponesas se tornaram incontroláveis.

Por esta razão, no ano 220 a.C., iniciou-se a construção do que seria uma extensa fortaleza no noroeste da China moderna. Ao longo de dois milénios, o muro continuou a ser construído até ao sul até à Mongólia, conforme documentado pela Britannica . Hoje, é a construção mais bem preservada da Dinastia Ming (1368-1644) .

Muralha da China
A lua cheia se põe atrás da Grande Muralha de Jinshanling na manhã de 14 de julho de 2022 em Chengde, província chinesa de Hebei. | Crédito: Zhou Wanping/VCG via Getty Images

A Grande Muralha da China consiste em numerosas muralhas. Alguns deles são paralelos entre si. A estrutura serpenteia de leste a oeste, do Monte Hu ao sudoeste da província de Liaoing. Ao longo de 21 quilómetros, traça a crista de imponentes colinas , e está integrada em extensos hectares de campo chinês. Estima-se que um quarto da muralha seja constituído apenas por barreiras naturais , como rios e serras.

Ao longo dos séculos, longas secções da muralha foram deixadas em ruínas — ou desapareceram completamente. Devido ao excelente estado de conservação em que se encontram outros fragmentos, foi tombado como Patrimônio Mundial em 1987. Ainda hoje, documenta a UNESCO , “a Grande Muralha é  a maior estrutura militar do mundo ”.

Através de um mar de nuvens

grande muralha grita
OBTER IMAGENS

A Grande Muralha da China é construída principalmente em tijolo e pedra. A estrutura conecta uma série de torres de controle, que serviam para alertar rapidamente as autoridades sobre qualquer suspeita de invasão . As mensagens foram espalhadas de palavra em voz, enquanto os arqueiros mongóis começaram a correr a toda velocidade a cavalo para alcançar a próxima torre.

Para evitar que os ataques fossem implantados dentro do território, cada torre contava com um arsenal de pelo menos 30 soldados. Os maiores contavam com equipes de até 50 soldados . Todos eles moravam ali mesmo. Lá dentro havia comida e recursos suficientes para alimentar e sustentar cada um deles. Alguns historiadores chegaram a referir-se a estas estruturas como “ pequenos castelos ” que poderiam resistir a uma torrefacção prolongada.

Muralha da China
Pôr do sol incrível na Grande Muralha perto de Badaling, China/ Getty Images

Grande parte do edifício que existe hoje foi produto do trabalho realizado durante a época Hongzhi (1487-1505). A nível estético, a ideia foi que a construção simulasse um dragão serpentino, atravessando um mar de nuvens .

O presidente dividiu o muro em duas grandes linhas: o sul e o norte, conhecidas como ‘interior’ e ‘exterior’, respetivamente. Cada fragmento teve etapas estratégicas, das quais se destacam as mais próximas de Pequim, a capital:

  • Juyong
  • Daoma
  • Zi Jing

Juntos, eles são conhecidos como As Três Passagens Exteriores e tinham a função exclusiva de proteger a cidade mais importante do Império. Portanto, contavam com as forças de segurança mais nutridas e preparadas de todo o território .

Com o passar dos séculos, a Grande Muralha perdeu a sua função original. Hoje, a estrutura é preservada como um dos ícones arquitetônicos e arqueológicos da China. Da mesma forma, tornou-se um símbolo de orgulho nacional para o povo chinês .

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/

 

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/

 

https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/

 

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/

 

https://qr.ae/pK6JEJ

https://qr.ae/pK6DXO

https://qr.ae/pK6l4N

https://qr.ae/pK66PP

https://qr.ae/pK3hzm

https://qr.ae/pK3riE

https://qr.ae/pK3sez

https://qr.ae/pK3WZa

https://qr.ae/pK3iu9

https://qr.ae/pK3JGs

https://qr.ae/pK3Dpz

https://qr.ae/pK3msE

https://qr.ae/pKBv9x

https://qr.ae/pKBivL

https://qr.ae/pKBjSV

https://qr.ae/pKBf8z

https://qr.ae/pKEsI2

https://qr.ae/pKEA9Q

https://qr.ae/pKEF2A

https://qr.ae/pKEe1X

https://qr.ae/pKElPH

https://qr.ae/pKEzOV

https://qr.ae/pKjn0P

 https://qr.ae/pKjKVw

https://qr.ae/pKj2GW


Nenhum comentário:

Postar um comentário