Divindades Menores do Submundo do Antigo Egito
Divindades Menores do Submundo
por Jimmy Dunn escrevendo como Jefferson Monet
Demônios
O guardião do décimo primeiro portão do Domínio de Osíris, Pefesakhuef
Os egiptólogos costumam usar o termo "Demônio" para descrever o que são chamadas de divindades menores , embora este termo na verdade não tenha uma palavra egípcia correspondente, e na verdade essas divindades menores eram às vezes benéficas. Conseqüentemente, alguns egiptólogos referem-se a eles como gênios. Normalmente, essas divindades estavam subordinadas aos principais deuses e deusas, e eram relegadas a tarefas e funções, comportamento e localização específicos.
Essas divindades eram frequentemente associadas a cavernas, portões, fossos e tumbas, bem como a corpos d'água, todos considerados entradas para o submundo. Conseqüentemente, o maior número de divindades menores pode ser chamado de habitantes do submundo.
Muitos desses deuses menores poderiam ser classificados como pertencentes a uma categoria específica de deuses. Embora alguns fossem instrumentos de punição obviamente assustadores para os "inimigos", muitos não eram hostis e poderiam ser melhor descritos como divindades guardiãs menores. Na verdade, alguns eram criaturas especificamente encarregadas de proteger o rei ou o falecido abençoado em sua jornada pelo submundo. No entanto, mesmo essas divindades eram capazes de um comportamento altamente agressivo, a fim de cumprir os seus papéis protetores.
Essas divindades às vezes eram representadas zoomorficamente, mas eram mais frequentemente representadas em forma humana ou semi-antropomorficamente com corpos humanos e cabeças de outros animais considerados malévolos, mas cujo poder poderia ser usado para proteção. Nós os encontramos retratados em vinhetas dos livros da vida após a morte e em alguns dos túmulos no Vale das Rainhas e no Vale dos Reis, na Cisjordânia, na antiga Tebas (moderna Luxor ).
Deve-se notar, entretanto, que embora esta discussão abranja o submundo, essas divindades menores não estavam totalmente limitadas à vida após a morte. Por exemplo, demônios menores eram considerados responsáveis por muitas doenças e enfermidades.
Divindades dos Portões
No antigo conceito egípcio maduro do submundo, havia muitos portões, portais ou pilares que tinham que ser passados pelo deus do sol em sua jornada noturna e pelo rei falecido que era membro da comitiva do deus do sol (ou fundido com ele). ) em sua busca alcança o lugar da existência na vida após a morte. Em períodos posteriores, a religião egípcia foi democratizada para que outros também pudessem fazer esta viagem.
Havia diferentes versões e relatos dos portões do submundo em vários textos funerários, onde mais de 1.000 divindades são retratadas, mas em cada caso as próprias barreiras eram guardadas por deuses menores que só permitiriam aqueles que conhecessem seus nomes secretos e, portanto, tivessem poder sobre eles, para passar.
No Vale dos Reis, doze pilares ou portões faziam comumente parte do tema do texto funerário, como o Livro das Portas , inscrito nas paredes dos túmulos reais do Novo Reino . Embora representados como características arquitetônicas, cada um desses portões foi nomeado como uma deusa e protegido por uma serpente cuspidora de fogo, bem como por sua própria divindade guardiã. Por exemplo, o quinto portão foi chamado de “ela da duração” e sua serpente foi chamada de “olhos flamejantes”. Sua divindade residente era "verdadeira de coração".
Esses textos funerários eram mais estáveis para sepultamentos reais, mas para nobres e outros havia mais variações. Por exemplo, no capítulo 144 do Livro dos Mortos , são mencionados sete portões, cada um com seu próprio deus, um porteiro e um arauto. Conseqüentemente, o último portão foi vigiado por um deus apropriadamente chamado de “o mais afiado de todos”. O porteiro era chamado de “voz estridente” e o do arauto era conhecido como “rejeitador dos rebeldes”. No entanto, podem existir até 21 portões, conhecidos como “portais secretos da mansão de Osíris no campo dos juncos”, em alguns textos. Ainda assim, eles recebiam vários nomes ou epítetos e eram guardados por uma divindade zooantropomórfica que geralmente era retratada sentada e segurando uma grande faca. Aqui, os portões eram de natureza mista, sendo às vezes temíveis, como "senhora da raiva, dançando sobre o sangue", como era conhecido o Portão 14, ou "senhora do altar", como era chamado de Portão 3. No entanto, os guardiões eles próprios quase sempre recebiam nomes aterrorizantes ou repulsivos, como “engolidor de pecadores” ou “existindo de vermes”, pois deviam ser temidos em todos os eventos. No entanto, houve alguns deles que nunca foram mencionados nos textos funerários.
A seguir estão os doze portões representados em vários túmulos reais no Vale dos Reis:
Portão | Divindades Representativas | Características da área do portão |
1 | Os deuses na entrada e os quatro cansados | quatro pontos cardeais |
2 | Apófis e duas Enéadas | Lago de fogo |
3 | Deusas das horas, Osíris e Hórus | Lago da vida, lago de uraei |
4 | Deuses do espaço e do tempo e Osíris | Trono de Osíris |
5 | Osíris, Apófis e doze deuses restritivos | Lago circular de fogo |
6 | Osíris, o morto abençoado e punido | Estacas de Geb |
7 | Senhores da provisão no Ocidente | Campos de provisões |
8 | Serpente cuspidora de fogo, os filhos de Hórus e almas ba | Águas dos afogados |
9 | Divindades com redes e Apófis | Área que leva à "emergência" |
10 | Apófis, rosto de Ré e deusas das horas | Área de contenção de Apophis |
11 | Deuses que carregam a luz resplandecente e os babuínos do nascer do sol | Área logo antes do amanhecer |
12 | Ísis , Nephthys , Nut , Nun e o sol renascido | As águas primitivas de onde emerge o sol |
Divindades das Cavernas
Desde o início da história egípcia, o conceito de cavernas no submundo tornou-se um tema da teologia da vida após a morte. Dentro dessas cavernas, várias divindades, que foram enumeradas no chamado "Feitiço das Doze Cavernas", estavam prontas para punir os ímpios. O "Feitiço das Doze Cavernas foi uma composição conhecida a partir de um papiro da época de Amenhotep II e das paredes da câmara sul do Osireion em Aybdos . Desde a 18ª Dinastia do Novo Reino, uma seção deste livro também foi feita uma parte do Livro dos Mortos (Capítulo 168).
Para os inimigos de Rá , as cavernas tornaram-se um inferno, onde eram punidos e executados, geralmente por decapitação. No entanto, essas divindades das cavernas também poderiam fornecer ajuda aos mortos abençoados, dando-lhes luz, comida e proteção ou permitindo-lhes movimentar-se livremente.
Com as primeiras sete cavernas alternavam-se grupos de três divindades mumiformes e três antropomórficas, sendo dois homens e uma mulher em cada grupo. Da oitava à décima segunda cavernas, existia um número variável de divindades. Por exemplo, na oitava caverna havia sete indivíduos e grupos e na nona havia até vinte. As divindades da décima caverna consistiam, especificamente, em:
- Aqueles que pertencem ao sol - dando luz
- Aqueles que tomam posse - concedem que o falecido seja aclamado
- Os nove deuses que guardam os que estão na caverna - dão o sopro da vida
- Os nove deuses cujos braços estão escondidos - concedam ao falecido um espírito digno
- A deusa oculta - garante que a alma do falecido seja forte e seu cadáver intacto
- As almas dos deuses que se tornam membros de Osíris - concedem que os falecidos tenham paz
- Aqueles que adoram Re - concedam ao falecido que não seja rejeitado por nenhum portão do submundo
- Aqueles cujos rostos são guerreiros - concedam que o falecido fique fresco em lugar de calor
Abaixo da representação dessas divindades, geralmente eram inscritos seu nome e número, juntamente com as oferendas prescritas para elas e as possíveis boas ações que poderiam realizar.
Divindades das Horas Noturnas
Cavernas e portões estavam intimamente associados a horas específicas da noite no submundo, e cada hora da noite era representada por uma deusa que protegia ou prestava assistência ao falecido. Sua natureza era ditada pela região do submundo que eles ocupavam. Cada uma das deusas fortaleceu o deus sol de uma forma ou de outra, e na última (décima segunda) hora da noite, o "observador da beleza de Re" finalmente testemunharia o renascimento do sol rejuvenescido.
Conseqüentemente, as Deusas da noite receberam poder de Re para controlar a expectativa de vida de todas as criaturas vivas. Foi sugerido que a divindade itifálica retratada na câmara mortuária do túmulo de Ramsés VI , chamada de "aquele que esconde as horas", poderia simbolizar o poder desejado pelo rei para negar o poder do tempo que essas deusas poderiam exercer sobre o falecido faraó. .
Estas deusas da noite não eram comumente representadas, mas aparecem em forma caracteristicamente antropomórfica em alguns exemplos dos textos funerários do Novo Reino conhecidos como o Livro dos Portões e o Amduat . Nós os encontramos na câmara mortuária do túmulo de Ramsés I no Vale dos Reis em Tebas (moderna Luxor), onde são retratados em uma ilustração da terceira divisão do Livro dos Portões. Seis de cada lado flanqueiam uma cena resumida representando o submundo, no centro do qual está uma enorme serpente enrolada conhecida como "aquele que deveria ser removido". Cada uma das deusas usa uma estrela de cinco pontas em suas cabeças, mas por outro lado são indistinguíveis, exceto por seus nomes e pelas cores alternadas de seus trajes individuais. Existem epítetos:
Hora | Epíteto |
1 | Cuspidor das cabeças dos inimigos de Re |
2 | O sábio, guardião de seu senhor |
3 | Fatiador de almas |
4 | Grande de poder |
5 | Ela em seu barco |
6 | Líder proficiente |
7 | Repelente da cobra (Apophis) |
8 | Senhora da noite |
9 | Amor |
10 | Decapitador de rebeldes |
11 | A estrela, repulsora de rebeldes |
12 | Contemplador da beleza de Re |
Referências:
Título | Autor | Data | Editor | Número de referência |
Deuses e Deusas Completos do Antigo Egito, Os | Wilkinson, Richard H. | 2003 | Tâmisa e Hudson, LTD | ISBN 0-500-05120-8 |
Dicionário de Deuses e Deusas Egípcios, A | Hart, Jorge | 1986 | Routledge | ISBN0-415-05909-7 |
Religião Egípcia | Morenz, Siegfried | 1973 | Imprensa da Universidade Cornell | ISBN 0-8014-8029-9 |
Deuses e Mitos do Antigo Egito | Armadura, Robert A. | 1986 | Universidade Americana no Cairo Press, The | ISBN 977 424 669 1 |
Deuses dos Egípcios, Os (Estudos de Mitologia Egípcia) | Budge, EA Wallis | 1969 | Publicações Dover, Inc. | ISBN 486-22056-7 |
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