MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA – ITU, SÃO PAULO
Por volta do ano 1604, bandeirantes paulistas receberam a posse de uma sesmaria de terras, situada para além da região dos Campos do Piratininga. Alguns anos depois, iniciaram ali um povoamento, denominado Itu-guaçu (ou Utu-guaçu), e, como de costume, o primeiro marco do local foi a construção de uma capela (ano 1610). Essa primitiva capela foi patrocinada pelo bandeirante Domingos Fernandes e seu genro, e foi dedicada a Nossa Senhora da Candelária (sobre essa invocação, ver o histórico da igreja da Candelária no Rio de Janeiro).
No ano de 1653, foi criada uma freguesia para o local, e quatro anos depois o povoado foi alçado à categoria de ‘vila’, ocasião em que passou a ter uma câmara. Nessa época, foi iniciada a construção de uma nova igreja, mais ampla, de forma que pudesse honrar o status de matriz. Não há muitas informações acerca dessa edificação. Sabe-se que existiu durante a época em que a Vila de Itu se tornara polo de uma região com diversas fazendas de cana de açúcar – entre fins do século XVII e primeira metade do século XVIII – período em que a cidade também recebeu dois conventos, um carmelita e um franciscano, financiados por fazendeiros da região.
Ao longo do século XVIII, a matriz da Candelária foi novamente reconstruída, e em um local diferente daquele ocupado pela primitiva capela da época dos bandeirantes. Em 1770 iniciaram-se iniciaram-se as obras do templo atual. A inauguração da igreja se deu em 1780 com a entronização da primitiva imagem de Nossa Senhora da Candelária, que pertencia à antiga matriz.
A decoração se deu depois de a igreja já estar em uso, o que era muito comum à época, e foi iniciada em 1786, levando dois anos para ser concluída. Para embelezar o interior do templo, vieram artistas de vários lugares, como José Patrício da Silva Manso (Capitania de Minas Gerais, c.1753 – São Paulo, 1801), à época estabelecido em São Paulo. Ele foi o responsável pela policromia e douração dos retábulos e pela bela pintura do forro da nave, com a Apresentação de Jesus no Templo. De Santos veio o jovem Jesuíno Francisco de Paula Gusmão (Santos, 1764 – Itu, 1819) – o futuro Frei Jesuíno do Monte Carmelo -, que ficaria também conhecido por outras obras nessa cidade, dentre as quais as pinturas da Igreja do Carmo e o projeto da
Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio. Na matriz da Candelária, Frei Jesuíno ocupou-se de realizar telas com passagens das vidas de Cristo e de Maria que decoram as paredes da capela-mor. O forro das paredes da capela-mor ainda seria decorado com pintura à imitação de azulejos com passagens do antigo testamento, realizadas no mesmo período das demais (1786-1788) por Mathias Teixeira da Silva, natural de Porto Feliz. Uma curiosidade é que este pintor teve seu nome revelado quando se removeram as telas de Jesuíno para restauro e, embaixo delas, na madeira nua do forro da parede, estavam a assinatura do artista e alguns rascunhos das figuras que usou.
O entalhador dos retábulos foi o português Bartholomeu Teixeira Guimarães (Lugar do Passal, Guimarães, c.1738 – Itu, 1806), artista de uma longa linhagem de entalhadores do norte de Portugal. Sabe-se que após o falecimento de Guimarães, outro entalhador, Francisco Ribeiro Dias, executou ao menos as sanefas das tribunas da nave do templo. O altar de Santa Rita difere do conjunto de Bartholomeu Teixeira Guimarães e pode ser desse entalhador.
Somente em 1831 foi finalizada a parte externa, incluindo a torre e o adro. Após essa época, iniciou-se o ciclo do café, e a cidade passou a receber diversos imigrantes de origem italiana.
No ano de 1883, o vigário Pe. Miguel Correa Pacheco realizou uma viagem pela Europa, ocasião em que encomendou um órgão de tubos com o artífice francês Aristide Cavaillé-Coll, destacado construtor de órgãos daquela época. O instrumento foi feito em carvalho, marfim, ébano, e permanece até os dias atuais com a mesma sonoridade da época, podendo funcionar com energia elétrica e também manual.
De 1887 a 1889 houve uma grande reforma na fachada, que foi reconstruída pelo arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo (São Paulo, 1851 – Santos, 1928), com base no estilo neoclássico reinante na Belle Epoque.
Outra intervenção da mesma época foi a reconstrução da capela do Santíssimo em estilo neorromânico. Um ambiente com beleza mais recolhida, própria à oração. A sua decoração pictórica ficou a cargo do artista Virgílio Baglioni e foi realizada em 1933.
____________________
REFERÊNCIAS:
– TIRAPELI, Percival. Igrejas paulistas: barroco e rococó. São Paulo: EdUNESP, 2003
– ROSADA, Mateus. Igreja Paulistas da Colônia e do Império: Arquitetura e Ornamentação. Tese (Doutorado em Arquitetura). Instituto de Arquitetura e Urbanismo, USP, São Carlos, 2016.
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/
https://veiculosearmamentosmilitares.blogspot.com/2020/02/
https://jipeseforasdeestrada.blogspot.com/2018/06/
https://plantascultivosecuidadosdomundotodo.blogspot.com/2020/11/
HISTORIAS DE TERREIROS DE UMBANDA E
ENTIDADES
CAMINHOES CARRETAS E TRANSPORTES
caminhos da umbanda
(caminhosemisteriosdaumbandaecandomble.blogspot.com)
CABOCLOS NA UMBANDA
(caboclosdeluznaumbanda.blogspot.com)
https://aquariospeixescuidadoseespecies.blogspot.com/
UMBANDA CANDOMBLE E ESPIRITISMO.
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/viewtopic.php?p=60#p60
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/03/pantaculos-do-sol.html
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/viewtopic.php?p=56#p56
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/viewtopic.php?p=57#p57
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/03/sitael-e-invocado-para-todas-as.html
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/viewtopic.php?p=58#p58
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/viewtopic.php?p=59#p59
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/viewtopic.php?p=52#p52
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2018/06/arcanjo-rafael.html
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/viewtopic.php?p=53#p53
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2018/06/sob-protecao-de-arcanjo-miguel.html
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/viewtopic.php?p=54#p54
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2018/06/arcanjo-uriel_26.html
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/viewtopic.php?p=55#p55
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2022/10/abby-rao.html
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/viewtopic.php?p=49#p49
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/viewtopic.php?p=50#p50
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2022/10/jennifer-love.html
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/viewtopic.php?p=51#p51
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/viewtopic.php?p=48#p48
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/viewtopic.php?p=44#p44
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2022/12/anotacao-manuscrita-na-bs-casa.html
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/viewtopic.php?p=45#p45
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/viewtopic.php?p=46#p46
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2022/12/cine-opera-localizada-avenida-luiz.html
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/viewtopic.php?p=47#p47
Nenhum comentário:
Postar um comentário