19 de outubro de 439.
A FERIDA MORTAL QUE SENTENCIOU O IMPÉRIO ROMANO: OS VÂNDALOS CONQUISTAM CARTAGO ROMANO.
1º Após invadirem a Gália fugindo dos hunos (406), os vândalos, alanos e suevos, invadiram a Hispânia (409); e enquanto o Império Ocidental mergulhava em guerras civis (407-13) e os godos invadiam a Itália (408-11).
O imperador Constâncio III, após subjugar os godos, enviou-os como “federados” para a Hispânia, onde aniquilaram os alanos e os vândalos silíngios (418);
Os sobreviventes refugiaram-se com os vândalos de Asding.
Constâncio III, para evitar que os godos dominassem a Hispânia, retirou-os, e em seu lugar, enviou exércitos romanos, que na batalha das montanhas Nervasos, derrotaram os vândalos, cujos os que restaram conseguiram fugir para a Bética.
Em 422, Magister Castino tentou acabar com eles; mas brigou tanto com os auxiliares góticos quanto com Bonifácio, conde da África;cada um voltou para suas terras e Castino foi derrotado pelos vândalos.
2º Após esta derrota o Império Ocidental ficou imerso em disputas internas: a guerra pela sucessão de Honório (424-5) foi seguida por uma luta pelo poder entre os três principais generais: o mestre da Gália, Aécio; o magister militum da Itália, Félix, e o conde da África, Bonifácio.
E os vândalos aproveitaram-se das lutas internas romanas: depois de saquearem o sul da Hispânia durante vários anos, sob a liderança do seu novo rei, Genserico, reuniram um grande número de transportes, atravessaram o mar (429), transportando cerca de 80.000 pessoas (de eles, cerca de 20 mil guerreiros), invadiram a Numídia, e avançaram rapidamente, sitiando a cidade de Hipona (430).
Bonifácio foi derrotado (junho de 430) e, em seu auxílio, o Império do Oriente enviou (431) seu melhor general, Aspar, embora tenha sido deixado sozinho quando Bonifácio foi reivindicado para a Itália (432) pela imperatriz gaulesa Placídia para lutar contra Aécio.
4º. Durante vários anos, a Aspar conseguiu conter os vândalos.
Mas quando Aécio conseguiu tomar o poder no Império Ocidental (433), tendo que conter os godos e borgonheses na Gália, preferiu fazer um pacto com os vândalos (435): concedeu-lhes à Numídia o estatuto de federados, e Aspar retirou. .
Foi um erro,em outubro de 439, os vândalos invadiram a província da África e pegaram Cartago de surpresa em 19 de outubro. Sua perda foi letal para o Império.
A África era a província mais rica do Ocidente.
Ele contribuiu com os maiores impostos em dinheiro; também em grãos e óleo, necessários para alimentar Roma e as legiões.
A sua perda foi um presságio fiscal para os cofres do Ocidente.
Além disso, os vândalos capturaram a frota ali ancorada.
Aprenderam a ir para o mar e lançaram ataques por todo o Mediterrâneo, quebrando o monopólio e o controlo de Roma sobre o “nosso mar” pela primeira vez em 600 anos.
Seu poder tornou-se tal que os vândalos saquearam Roma (455), com mais força do que os godos.
5º Portanto, passado o perigo huno, tentou-se reconquistá-lo, com dois grandes preparativos: Majoriano (461), e uma expedição conjunta entre Oriente e Ocidente (468).
A tarefa era difícil e dispendiosa: devido à necessidade de dotar uma frota com os seus recursos e provisões, era necessário chegar a África e ancorar para desembarcar, altura em que as frotas estavam vulneráveis.
Foi o que aconteceu nas duas ocasiões: ataques surpresa de vândalos acabaram destruindo-os; Soma-se a isso a traição no caso de Majoriano e a incompetência do Magister Basiliscus na expedição de 468.
Esta última custou colossais 29.029 kg de ouro e 317.514 kg. de prata.
O Império do Oriente permaneceu endividado durante vários anos e incapaz de ajudar o Ocidente; Com isso, desapareceu a viabilidade de um Império Ocidental incapaz de pagar suas tropas: oito anos depois, ele se desintegrou.
autor
@Jose Miguel Delgado Valerio.
Fontes clássicas:
Procópio de Cesaréia: Guerra dos Vândalos. Hidácio: Crônica.
Fontes modernas.
Peter Heather: A queda do Império Romano.
: Nas imagens:
1º a frota vândala.
Autor: Radu Oltean para Ancient Warfare Magazine 2º mapa da expansão Vandal.
Fonte: blog Reis e Dinastias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário