segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

O Barão de Tautphoeus: Professor da Elite do Brasil Império

 O Barão de Tautphoeus: Professor da Elite do Brasil Império


Nenhuma descrição de foto disponível.
Joaquim José Hermann de Tautphoeus (1812-1890) (nome original em alemão: Jakob Joseph Hermann von Tautphoeus) foi um educador, professor catedrático de alemão, grego e história do Colegio Pedro II, e no Ateneu Fluminense, era conhecido como o Barão de Tautphoeus. Foi também matemático e historiador e um dos mais importantes educadores do Brasil Império
Nascido em Ingolsstadt, Alemanha, Filho Legitimo de João Frederico Joaquim de Tautphoeus, barão de Tautphoeus e de Da. Susana, baronesa de Scherer de Hohenkreuzberg
Exerceu o magistério durante 48 anos no Brasil e que ate pelo exemplo, desempenhou grande influencia favoravelmente à cultura alemã, dentre seus entusiasmados discípulos, que mais tarde tornaram-se professores, escritores, médicos, empresários e estadistas, dentre os quais Joaquim Nabuco, o qual dedicou-lhe comovidas paginas no capitulo XXV de seu livro “Minha Formação”.
Foi personagem não só do nosso ensino, como da sociedade brasileira do pleno Segundo Reinado aos dias incipientes da República. Formado em Direito pela Universidade de Munique, prestou exame de madureza aos 16 anos, dedicou-se ao estudo das ciências naturais e médias e, para descansar, das línguas, autodidata a completar lições de mestres.
Tautphoeus na juventude, legitimo alemão universitário do seu tempo, era destro no manejo das armas, espada, florete e pistola. Era favorável à prática de exercícios físicos pelos jovens, desenvolvendo o corpo a par da inteligência, sem que isso os impedissem de sentar nas horas certas à banca de estudos.
Nabuco aponta que o jovem Tautphoeus, antes de ter sido forçado a expatriar-se da Baviera por motivos políticos, teria acompanhado o Rei Othon à Grécia, depois viveu em Paris, por volta de 1830, e frequentava a plêiade liberal do Journal des Débats, até que emigrou para o Brasil.
Sempre com um livro alemão de grosso volume debaixo do braço, caminhava horas inteiras no mesmo ritmo, alheio ao mundo exterior. Era um homem que sabia de tudo. Sua conversação era inesgotável.
Conta-se que o Barão era tão conhecido que, certa vez, um condutor dos velhos bondes cariocas se recusou a receber sua passagem, por saber que tratava-se Tautphoeus. Segundo Paranhos da Silva, Tautphoeus era apreciador de charutos e “não os tirava da boca, além de usar sempre um casquete”. O ex-diretor ressalta ainda, que “verdadeira veneração tributavam-lhe os estudantes". Se distraía também com o xadrez, embora seu amigo Joaquim Manoel de Macedo, considerasse que tal jogo não exigia cálculo e reflexão.
Muito míope, lia os escritos junto aos olhos. A especialidade do Barão era lecionar, profusa e profundamente, qualquer matéria de humanidades, sem leitura prévia, apenas indagando o ponto em que ficara o professor substituído. De resto, possuía erudição universal, germânica enciclopédica e vasta. O Barão de Tautphoeus não foi sempre esse indivíduo tranquilo e sábio que, invariavelmente, se exibiu no Brasil. Havia sido liberal exaltado na Alemanha, e, envolvido no movimento revolucionário de 1848 e na insurreição húngara de Kossuth, desembarcou no Brasil, evitando perseguições.
Tautphoeus se dedicava aos seus discípulos, muitos se tornaram jornalistas, professores e ministros de Estado. Discípulos conquistados a partir de sua atuação no Colégio Pedro II e nos seis colégios que dirigia. Esta relação de discípulos era composta por nomes ilustres daquela época, como Ferreira Vianna, Paulíno de Souza, Manoel Francisco Corrêa, Visconde de Taunay, Joaquim Nabuco, Carlos de Laet, Teixeira Junior, Alvares de Azevedo, Ramiz Galvão, Salvador de Mendonça, Ferreira de Menezes, Bithencourt da Silva, Fagundes Varella, dentre outros. Segundo Dominó Sobrinho (1890), pelo menos duas gerações de homens notáveis nas letras e na política, deveram os seus triunfos à influência das lições do Barão. Muitos homens de talento procuravam a convivência do Barão de Tautphoeus, para, em simples conversas, resolverem dúvidas e, muitas vezes, aprenderem coisas que não sabiam. Conforme Dória(1890), todos os professores egrégios do Rio de Janeiro leram nos colégios de Tautphoeus aqui chamado de “mestre dos mestres”. Na biografia de Rodrigues Alves,, Cordeiro afirma que Tautphoeus havia sido não só seu professor de Grego e Alemão, mas também professor do próprio Imperador.
Segundo Rodrigues (2013), João Ribeiro, professor catedrático de História do Colégio Pedro II, também tomava aulas de Grego com o Barão.
Por sua vez, Guesse (2009) afirma que Silvio Romero, catedrático de Filosofia do mesmo Colégio, foi aluno de Tautphoeus. Romero teria sofrido vetos dos examinadores em 1880, no concurso para a cadeira de Filosofia do Colégio Pedro II e somente após o empenho do preceptor, o Barão de Tautphoeus, que o recomendou diretamente ao Imperador, Silvio Romero obteve uma boa posição na Corte: professor da Escola Normal.
A abundância de ideias gerais, de sugestões, de matéria para reflexão em sua conversa, era notável. Segundo Nabuco (1963), pode-se afirmar que, embora nunca tenha escrito, pelo menos no Brasil, Tautphoeus havia publicado um número maior de ensaios, de teses históricas e outras, do que todos os escritores daquela época juntos: unicamente suas contínuas
edições tiradas a pequeno número de exemplares dissipavam-se como a palavra, quando não eram convertidas em trabalho alheio.
Mas isso não lhe importava, pois era destituído de ambições. Tendo que ganhar a vida no Brasil por meio de lições, enterrou tudo que pudesse restar-lhe do passado, dos velhos preconceitos aristocráticos de seu país, das aspirações à elegância, à vida de prazer, ostentação e sucessos mundanos da sua mocidade em Paris.
Segundo Nabuco, Tautphoeus assumiu as atribuições que lhe foram confiadas com simplicidade, como se as
recebesse por herança, sem ressentimento, queixa ou murmúrio.
Além da posição involuntariamente considerada subalterna, Nabuco destaca o amor de Tautphoeus pelo país. Do Barão partiu talvez o único grito de: “Viva a Constituição do Império!”, que se ouviu em 15 de novembro ao desfilar das tropas de Deodoro pela Rua do Ouvidor. Talvez alguém olhando para o velho que fazia sem medo tal protesto, pensasse que era um protegido do imperador alucinado pela catástrofe que o tragaria também.
Não o era porém; ele não devia favores, nem gratidão; tudo que teve foi conquistado através de concursos, dos quais os competidores desistiam. Tautphoeus se sujeitava a concursos para obter cadeiras quando seu reconhecido saber lhe dava direito a mais justa das nomeações por decreto.
Não era, conforme Nabuco, um despeitado, era o homem que melhor estudara a psicologia do nosso país e que mais se conformara a ela até aquele ato, que lhe pareceu nacionalmente fatídico.
Segundo Gama Rosa (1911), além dos livros, as duas únicas paixões do Barão de Tautphoeus eram o Brasil e o Imperador. Quando desabou a monarquia, o Barão abismou-se em melancolia profunda. Dória (1890) narra fatos já mencionados por Nabuco (1963), ocorridos na manhã histórica de 15 de novembro de 1889, quando foi proclamada a República no Brasil. A tropa, comandada por Deodoro, desceu a Rua do Ouvidor rumo do Arsenal da Marinha. Na porta da Gazeta da Tarde, entre as ruas Uruguaiana e São Francisco, admirado como todos, estava parado o já idoso Barão de Tautphoeus.
O Barão perguntou o que ocorria, ouvindo a música, rumor de gente, correr de curiosos e quando lhe deram as notícias sobre o grande acontecimento do dia, empalideceu.
Trêmulo, abalado, gritou aos batalhões que desfilavam silenciosos: “Viva a
Constituição que nós juramos”. Deodoro, Benjamin e Quintino teriam reconhecido o Barão e ouviram o protesto.
O Barão era um apaixonado por nossa natureza. Desde que chegou ao Brasil tinha sido um explorador de suas belezas. Conta Nabuco (1963), que nos últimos tempos da vida de Tautphoeus encontravam refúgio e calmaria em Paquetá. Ele ia sempre aos sábados,
ficava o domingo e, às vezes, nas curtas férias que tinha, dias seguidos. Estava visivelmente se despedindo. Suas faculdades estavam intactas, mas as forças físicas estavam em declínio.
O discípulo afirma que os últimos dias na companhia de Tautphoeus foram penetrantes e melancólicos. Melancolia, porém, dos momentos que quiseram tornar eternos. O seu prazer, muitas vezes, era sentar-se num banco à beira do mar e assistir a tarde.
Quando passeavam na mata ao lado da casa e o caminho ia se abrindo, Tautphoeus pedia a Nabuco que não tocasse na natureza, que respeitasse o inesperado de tudo aquilo. Nesses passeios pela floresta, conversavam sobre religião.
Albuquerque (1996) menciona que Tautphoeus teria exercido o magistério durante 48 anos no Brasil, como uma possível influência favorável à cultura alemã, dentre seus entusiasmados discípulos. Sustenta ser razoável que o conhecimento de uma filosofia política (a de Clausewitz) dentre as elites brasileiras, antes da Guerra do Paraguai pode não apenas ter influenciado a condução daquele conflito, mas também penetrado no
Brasil pela via de intelectuais alemães, como o referido professor.
Outra hipótese que nos parece razoável sustentar é a de que Tautphoeus tenha
sido um dos responsáveis no Brasil, pela penetração de ideais renovadores da pedagogia alemã. Fazemos referência aqui à vertente Alemã (Romantismo Alemão), que possui,
dentre seus principais representantes Pestalozzi e Fröebel, este último considerado o inventor do Jardim de Infância (kindergarten). Esses autores defendem que a especificidade da criança, a sua psicologia seja levada em consideração nos processos de ensino e aprendizagem. São os criadores do Método Intuitivo, que enfatiza a intuição da criança e a
capacidade de observação como elemento central desse processo.
O sábio europeu exilado nos trópicos exerceu profunda influência formadora sobre seus alunos.
O Barão , casou com Da. Camila Casolane-Chuereb, nascida a 21-III-1825 em Djedda, Arábia, faleceu a 27-IV-1878, Itapemirim, Brasil. Pais de (entre outros): F1) Da. Mariana de Tautphoeus, nascida 15-II-1844, falecida a 20-XII-1858 casada com Eduardo Bélo de Araújo falecido 29-I-1877.
Fonte: AS CONTRIBUIÇÕES DE JOSEPH HERMAN PARA A EDUCAÇÃO
BRASILEIRA NO PERÍODO IMPERIAL
Jefferson da Costa Soares
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro/Rio de Janeiro, Brasil

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/

https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/

https://veiculosearmamentosmilitares.blogspot.com/2020/02/

https://jipeseforasdeestrada.blogspot.com/2018/06/

https://plantascultivosecuidadosdomundotodo.blogspot.com/2020/11/

CIGANOS NA UMBANDA

https://simpatiasmagias.blogspot.com/

HISTORIAS DE TERREIROS DE UMBANDA E ENTIDADES

AMADOS EXUS DE UMBANDA

CAMINHOES CARRETAS E TRANSPORTES

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/01/coralia-coralia-baby.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/9-melhores-programas-para-casais-em.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/o-dia-pr-ano-1975_13.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/as-garotas-secretas-da-cidade-atomica.html

 

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/a-queda-da-babilonia.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/as-legioes-romanas-foram-o-principal.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/carlota-joaquina-imperatriz-brasileira.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/a-historia-de-roland-ratzenberger-o.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/marido-bandido-barra-de-ferro-ataque.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/a-bela-e-tragica-trajetoria-de-elena.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/a-mulher-que-mudou-historia-das.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/01/bae-holmquist.html

https://qr.ae/pYvHdQ

https://qr.ae/pYvPBh

https://qr.ae/pYv43e

https://qr.ae/pYr7e0

https://qr.ae/pYrIhS

https://qr.ae/pYrqGk

https://qr.ae/pYrjEC

https://qr.ae/pYyW6k  

https://qr.ae/pYyc9e

https://qr.ae/pYKA43

https://qr.ae/pYKo0P

https://qr.ae/pYsvhh

https://qr.ae/pYsc3V

https://qr.ae/pYsjCB

https://qr.ae/pYsfoR

https://qr.ae/pY2Wgh

https://qr.ae/pYYyCZ

https://qr.ae/pYYs06

https://qr.ae/pYYlyR

https://qr.ae/pYYzM3

https://qr.ae/pYAQbM

https://qr.ae/pYA0gL

https://qr.ae/pYCXVC

https://qr.ae/pYCOyP

 

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/avenida-do-batel-em-1913-hoje-de.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/a-inauguracao-do-predio-do-correio.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/aspecto-de-trecho-da-rua-simao-bolivar.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/panoramica-da-e-avenida-luiz-xavier-na.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/os-indios-botocudos-que-foram-expostos.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/a-primeira-maestrina-brasileira.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/helga-clara-estby-as-mulheres-que.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/9-melhores-atracoes-para-familias-em.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/alcini-schuhli-nascido-12-de-abril-de.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/diohil-diuyl-soares-gomes-nascida-3-de.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/leo-cassou-polatti-nascido-28-de-julho.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/leony-cassou-polatti-lolico-leony.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/mathilde-cassou-catita-mathilde-cassou.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/emilio-polatti-nascido-3-de-dezembro-de.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/o-crime-da-fera-da-penha-um-dos-casos.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/a-historia-de-cabo-bruno-o-justiceiro.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/os-crimes-do-maniaco-do-parque.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/a-viagem-da-morte-o-casal-liana.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/o-massacre-de-balangiga-o-massacre-de.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/a-escravizacao-branca.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/em-agosto-de-1955-avenida-vicente.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/rua-carmelo-rangel-em-outubro-de-1964.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/casimiro-jose-marques-de-abreu-1839.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/bamba-muller-bamba-sutherland-o-ultimo.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/5-melhores-praias-de-santos-descubra.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/o-dia-pr-ano-1975.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/o-esquartejador-de-mulheres-tenebrosa.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/da-candelaria-ao-onibus-174-trajetoria.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/conheca-trajetoria-de-al-capone-o-maior.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/conheca-historia-de-lili-carabina-maior.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/a-seita-da-morte-historia-do-suicidio.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/o-assassino-da-bicicleta-o-criminoso.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/o-caso-angela-diniz-como-difamacao.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/laudelina-de-campos-melo-o-terror-das.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/nazismo-e-fascismo-por-dentro-da.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/a-historia-comecou-em-1934-quando-o.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/nelly-bligh-volta-ao-mundo-em-72-dias-6.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/angela-marcon-nascida-14-de-julho-de.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/octavio-giovanni-maria-polatti-nascido.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/filipe-iii-da-franca-o-ousado-filipe.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/caso-claudia-uma-historia-de-crime.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/o-feminicidio-de-aida-curi-garota.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/o-assassinato-de-eliane-grammont-por.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/a-condenacao-de-galileu-galilei-quando.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/uma-princesa-com-sindrome-de-down.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/o-professor-que-derrubou-monarquia.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/maxine-blossom-miles-engenheira-de.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/o-dia-pr-ano-1975edicao-00003.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/trilha-do-ribeirao-de-itu-perto-de.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/praia-de-maresias-o-recanto-do-surfe-no.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/o-crime-da-dalia-negra-o-misterio-e-o.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/o-caso-da-feminista-que-matou-o-irmao.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/assassinos-em-serie-conheca-tenebrosa.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/conheca-tenebrosa-historia-de-chikatilo.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/a-historia-baby-face-neslon-o-bandido.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/monstro-dos-andes-o-sinistro-serial.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/rainha-isabel-de-castela-rainha-catolica.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/rua-bento-vianna-entre-avenida-iguacu-e.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/execucao-da-punicao-de-acoitamento.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/para-contar-historia-da-marca-kendall-e.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/fanny-duberly-os-diarios-de-guerra-da.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/herminia-guadagnin-nascida-20-de.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/barbara-rodrigues-de-franca-nascida.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/isabella-capeto-nascida-18-de-marco-de.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/10-melhores-atracoes-para-familias-em.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/amelia-assassina-de-bebes-de-bristol.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/quando-silvio-santos-virou-atracao-da.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/o-sedutor-assassino-tenebrosa-historia.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/o-que-e-hedonismo.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/tristao-e-isolda-e-uma-historia.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/como-religiosos-convenceram-pais.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/o-rio-de-janeiro-que-dona-carlota.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/os-igigi-uma-historia-mitica-da-antiga.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/uma-bela-vista-de-trecho-da-rua-xv-de.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/o-mosteiro-da-luz-em-1867-fotografia-de.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/dom-jose-pereira-da-silva-barros-1835.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/kay-kendall-o-espirito-blythe-de.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/arquipelago-de-alcatrazes-em-sao.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/almanak-da-provincia-do-parana_6.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/caso-jorgina-saiba-como-foi-o-maior.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/patricia-acioli-o-caso-da-mulher-que.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/os-irmaos-do-inferno-historia-dos-leite.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/a-cidade-proibida-complexo-do-palacio.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/voce-sabia-que-na-siberia-russa-ainda.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/dom-manuel-do-monte-rodrigues-de-araujo.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/a-noiva-de-garibaldi-manuela-de-paula.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/nakano-takeko-samurai-japonesa.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/leocadia-ou-euzebia-goncalves-coutinho.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/estevao-ribeiro-baiao-nascido-curitiba.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/sancho-iv-de-castela-rei-de-castela-e.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/10-melhores-coisas-para-fazer-em-sao.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/conheca-o-banzo-especie-de-depressao.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/a-historia-da-corrida-do-ouro-em-serra.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/o-desabamento-do-edificio-palace-ii-do.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/a-trajetoria-de-antonio-conselheiro-um.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/a-lenda-indigena-da-avo-aranha.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/princesa-maria-amelia-maximiliano.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/a-praca-tiradentes-em-1935-logo-apos.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/alameda-doutor-muricy-partir-da-rua-xv.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/a-foto-mostra-rua-quinze-de-novembro.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2023/01/taylor-swift.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/como-e-o-dia-dia-no-mundo-espiritual.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/gemeos-siameses-na-visao-espirita.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/01/a-influencia-de-iansa-no-cotidiano.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/nelly-bligh-volta-ao-mundo-em-72-dias-6.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/a-historia-comecou-em-1934-quando-o.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/famiglia-originale-cucina-pizzeria.html#google_vignette

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/paranagua-em-1958.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/rua-presciliano-correia-esquina-com-rua.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/rua-da-praia-em-1918-largo-do-itibere.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/porto-de-nha-laurinda-no-inicio-do.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/1867-telegrafo-funcionando-em-paranagua.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/casa-de-fundicao-de-ouro-de-paranagua.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/o-staff-consistia-em-um-conjunto-de-no.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/genofre-o-padre-do-poco.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/o-necroterio-de-antonina.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/praca-ouvidor-pardinho-em-1930-na-epoca.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/paco-da-liberdade-antiga-prefeitura.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/1912-rua-xv-entre-mal-floriano-e.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/o-desafio-de-fabricar-penso-que-e.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/descobrindo-confeitaria-universal.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/evolucao-da-maquina-de-costura.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/conhecendo-sociedade-dos-atiradores.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/atual-terminal-guadalupe-em-1966-joao.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/relembrando-da-estrada-da-graciosa-dos.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/a-historia-do-papel-higienico-conheca.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/casimiro-jose-marques-de-abreu-1839.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/rua-carmelo-rangel-em-outubro-de-1964.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/em-agosto-de-1955-avenida-vicente.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/a-guerra-do-contestado-e-questao-de_1.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/fragrantes-incriveis-do-espetacular.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/igreja-de-sao-benedito-foi-primeira.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/brasil-antoninense-futebol-clube.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/sorveteria-curitiba-1910.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/av-republica-argentina-abril-de-1952.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/planta-de-casas-de-madeira-construir-na.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/planta-de-uma-casa-para-o-senhor-angelo.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/1920-predio-da-associacao-comercial-e-o.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/nazismo-e-fascismo-por-dentro-da.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/laudelina-de-campos-melo-o-terror-das.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/o-caso-angela-diniz-como-difamacao.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/o-assassino-da-bicicleta-o-criminoso.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/a-seita-da-morte-historia-do-suicidio.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/conheca-trajetoria-de-al-capone-o-maior.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/da-candelaria-ao-onibus-174-trajetoria.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/o-esquartejador-de-mulheres-tenebrosa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário