quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Os pecados da carne na Idade Média o tema hoje é para adultos. Crianças saiam do recinto

 Os pecados da carne na Idade Média o tema hoje é para adultos. Crianças saiam do recinto


Nenhuma descrição de foto disponível.
🏃‍♀️🏃‍♂️🏃‍♀️🏃‍♂️🏃‍♀️
Pecar na idade média era um conceito muito abrangente, com o fortalecimento da igreja católica e necessidade dela se manter forte diante de tantos novos reis que a respeitavam, devido ao fato de não ter sucumbido junto ao Império Romano, era fato que influenciava em todas as camadas sociais da época. Mas, hoje com todo nosso conhecimento podemos ver que na Idade Média havia muita influência do homem. Até hoje temos diversas perversões sexuais, como pedofilia, voyeurismo, sadomasoquismo e, naquela época, não era muito diferente, mas havia justificativa pra tudo. Como hoje, padres e papas eram antes de tudo, homens e muitas regras eram criadas a partir de seus próprios medos e preconceitos.
A procriação era linda e divina; as mães não amamentavam pois acreditava-se que demoravam mais a voltar a serem férteis se ficassem amamentando, então o vínculo mãe e bebê era muito menor. Os bebês ricos ficavam aos cuidados das amas de leite e os bebês pobres aos cuidados do leite de cabra ou vaca.
As mães se aproximavam mais de seus filhos somente depois dos dois anos de idade.
Até hoje temos na igreja os cursinhos de noivas, principalmente na católica que ainda se mantêm exigente com regras como o batismo, o catecismo de ambos os cônjuges,e talvez essas regras acabem incentivando o casamento religioso evangélico, pois o Pastor quer mesmo acertar a vida de todo mundo, com pouca burocracia, principalmente pra quem vive em concubinato. Mas, isso varia da fé de cada um e do que planeja pra vida e do que acha que pode ser melhor para o casal, mas naquela época, não havia opção.
O que vale mesmo legalmente hoje é o casamento civil, o restante vai do que cada um acredita e quer pra sua vida.
Muita gente casa, mas não leva nem a sério o que está ouvindo ali, quer mais curtir a festa e bombar no Instagram. Mas, na Idade Média, o bagulho era diferente. Divorciar-se não era uma opção, escolher marido era coisa do outro mundo e fazer sexo tinha muitas regras até para os casados. Não sabemos como era o apetite sexual daquela época, banhos já sabemos que eram raros, mas o temor do céu e do Inferno eram constantes.
Quando alguém era exposto por algum pecado, era exposto publicamente, não era como agora que cada um faz o que quer. O conceito de gay, só chegou no século XX, mas é sabido que muitos Reis e Rainhas eram gays ou bissexuais e obrigados a se casarem. Mas, quando algo de muito "explícito" chegava ao Clero, era julgado, então havia muita coisa por baixo do tapete.
Para pesquisar a sexualidade medieval, os historiadores se valem de documentos de tribunais eclesiásticos e civis – quase todos produzidos por homens, em sua maioria monges ou autoridades religiosas. O tema da sexualidade praticamente não foi tratado por dirigentes laicos (nobres, cavaleiros e reis) e mulheres, com raríssimas exceções. Os registros sobre infrações sexuais devem ser lidos com cautela. Diante de juízes, como interpretar os depoimentos de homens e mulheres, solteiros e casados? Até que ponto as vítimas, as testemunhas e os denunciantes falam a verdade?
A vida íntima naquele tempo era muito sujeita também as doenças contagiosas.
Dizem que os donos das terras ou senhores feudais (Suseranos), tinham direito de dormirem à primeira noite com as mulheres plebeias virgens, antes de seus maridos, mas não temos comprovações ou documentos que provem isso, só fofoca medieval mesmo.
A Idade média durou cerca de oitocentos anos, e ela não aconteceu ao mesmo tempo em todos os lugares. Então muita gente acha que caiu o muro de Constantinopla e pá, acabou a Idade Medieval, acham que aconteceu como aconteceu com o Fim da União Soviética com o muro de Berlim, cai o muro, a TV mostra, todo mundo comemora e sabe ao mesmo tempo, nada disso. O whatsapp não funcionava nesse tempo, tanto que na Live sobre os Romanovs eu explico que os Czares em 1910 ainda viviam a organização Feudal, então não dá pra dizer, ah mas isso não rolava em tal idade, pois a coisa não acontecia da mesma maneira em todos os lugares.
Os casais da realeza passavam uma situação bem constrangedora, eles tinham que consumir o fato junto com um monte de gente na noite de núpcias, sentadinhos assistindo, olha que coisa? Imaginem jovens de 13, 14 anos, meninos ou meninas, em uma situação dessas? Devia ser muito brabo de rolar até uma ereção. O nome desse costume era Ritual da Cama e devia ser muito esperado, tipo assistir cinquenta tons de cinza no cinema, pois ia até o bobo da corte e devia ficar tocando pandeiro e fazendo piadinhas e piruetas. Claro que o casal metia de roupas e tudo, mas imaginem como era constrangedor?
Transar sem casar era pecado gravíssimo, mas isso até uns cinquenta anos atrás ainda era Tabu, imaginem naquela época. Se um Papa daquela época voltasse nessa fase de liberdade sexual, ia se matar no mesmo dia.
Os casais também não eram liberados. Essa história de entre quatro paredes vale tudo, só valia nos puteiros, os casais eram orientados para transarem só pra procriação, tanto que até Dom Pedro II, nosso Pedrinho, ao ver a dificuldade e o sofrimento de perder os dois meninos que nasceram e em seguida morreram, decidiu com a Imperatriz não dormirem mais juntos, e eles eram muito jovens; ele tinha uns 25 anos de idade, quando morreu o segundo filho, e a Leopoldina caçula já era nascida. Então decidiram não dividir mais a mesma cama, já que não iriam tentar ter mais filhos, pra quê dormir juntos?
A posição sexual permitida era chamada Missionária, que nós apelidamos de "papai e mamãe"; pra eles a missão de fazer filhos, pra nós a mesma coisa 😉 com a conotação não libidinosa.
Fornicar era pecado e castigo divino.
Dom Pedro I deve ter sofrido, hein?
Bom que ele não esquentava a cabeça, só as camas por aí.
Os padres pregavam nas missas que transar em excesso encurtava a vida, destruía a visão, secava o corpo e reduzia o cérebro.
As relações só podiam ser noturnas, sem nudez completa e no máximo duas vezes por semana até a pessoa engravidar.
Grávidas não podiam transar.
Então como era um filho pra dentro e um filho pra fora, o povo devia transar pouco.
A Fornicação era proibida aos domingos, quintas-feiras, sextas-feiras e nos dias de Festas Santas e dia de Santos. Coitados dos baianos que tem 365 igrejas, uma pra cada dia do ano, se todo dia na Bahia é dia Santo, por isso é conhecida como Bahia de Todos os Santos, não teria Lepo-Lepo, não teria senta e kika e teriam que dizer pro Padre: Não sabe de nada inocente! O Impedimento chegava a 250 dias no ano.
Adultério era um crime somente feminino. O corpo da mulher era do marido, não tinha plano B de uso e os casamentos na maioria era por Contrato, então, casou com um velhinho, estava lascada, se bem que na concepção deles um velhinho tinha quarenta anos, então não estavam tão lascadas assim.
Se a traição não viesse a Público do marido, e ela tivesse uma justificativa plausível como falta de comunicação pós-guerra, ela podia pedir ao Rei uma Carta do Perdão, mas se viesse a público, tava lascada. Transar com uma prostituta era permitido e obrigatório pro homem antes do casamento, para proteger as donzelas, as esposas virtuosas e pra eles saberem onde tinham que penetrar, porque se penetrassem no lugar errado, era castigo severo, um ano sem encostar na mulher pra livrá-la do pecado cometido por burrice. 🤷‍♀‍🤷‍♀‍🤷‍♀‍🤷‍♀‍
A mulher não devia se mexer. Éramos tipo uma privada para a masturbação masculina.
A relação sexual era um ritual de poder e identidade masculina, em que a virilidade está na força da penetração e na ejaculação. “Neste caso, o homem vai à mulher como quem vai à privada; para satisfazer uma necessidade” (ROSSIAUD, 2002: 488)
E você achando monótona sua vida sexual em pleno século XXI? Cavalgar nem pensar, era coisa de bruxa, mulher por cima não queria engravidar visto que o sêmen iria sair e não chegar ao Útero, que achavam ser móvel, então se ele estivesse perto do estômago, o sêmen não engravidaria a mulher tão cedo.
Nem imaginavam o tempo de vida do espermatozoide também. Posições como 69 se o casal fosse flagrado, o homem era preso, por expor o sexo da mulher ao pecado mais vil. Detenção de um ano.
Agora se preparem pro sexo de quatro. Segundo o boletim médico da época:
“Os atos sexuais reprodutivos indevidos são causa de deficiências de nascimento; a monstruosidade é causada por uma forma irregular de coito, assim como a debilidade mental, se a mulher for penetrada por trás e pior ainda se segurada pelas ancas" (Morri!)
Na idade Média a maioria das Igrejas mostravam de longe o Pecado da Carne.
Os Gárgulas tinham muitas das vezes seios, órgãos sexuais e estavam ali na entrada pra espantar os demônios.
A prostituição era um mal necessário. Aceito pela igreja.
Foi com essa mentalidade que, entre 1321-1325, o rei Jaime II (1267-1327) de Aragão, ordenou a construção de uma área de prazer em Valência e que veio a se tornar uma das maiores da Europa. O local reunia centenas de prostitutas jovens, bem vestidas e que não eram baratas. Havia lojas, tabernas, casas de banho e pátios onde se celebrava todo tipo de festas e prazeres eróticos.
Em Veneza, na idade média, surgiram as Cortesãs, que não tinham dotes mas eram moças bonitas e educadas. Algumas eram visitadas constantemente, por Reis e Generais , e influenciavam até mesmo nas decisões de Guerras e decisões políticas de seus melhores clientes, pois eram poliglotas e avassaladoras em relação as esposas clássicas e castas.
As cortesãs tinham que usar uma fita amarela no braço para diferenciar-se das demais moças e a maioria aprendia outros idiomas com os amantes navegantes.
Mas pior mesmo era ser homossexual. Ser Bissexual era até aceitável para o homem apenas, para as mulheres jamais.
Em Roma a homossexualidade era tolerável, nas Termas rolavam várias festinhas sexuais, então, Roma ruiu e a Igreja que sobreviveu, colocava muita culpa da queda do Império nos pecados da carne, o que já deixava a nobreza com suas barbas de molho.
Santo Tomás considerava a homossexualidade uma forma de canibalismo e bestialidade.
E esse pensamento perdurou até o século XX. Mas, os espanhois quando chegaram na América e viram a homossexualidade entre os índigenas, mandavam matar e serem comidos por cães.
Os castigos pelo amor carnal entre homens ou entre mulheres, podiam ser mutilações ou a morte na fogueira. Quando se tratava de homens, usavam-se os termos “sodomia”, “pecado contra natura” e “contra a virilidade”. Tão grave quanto a homossexualidade era o pecado da masturbação, por desperdiçar a “semente da vida”.
Toda ação anticoncepcional, porções afrodisíacas, abortivas ou para curar a impotência eram, além de pecado contra a natureza, podiam ser associadas a feitiçaria o que aumentava a punição do(a) acusado(a).
Muita gente fala no famoso cinto de castidade, existe até no Museu de Londres alguns modelitos, mas não há provas ou documentos de sua existência na idade média, ele é mais visto no periodo Renascentista, principalmente na Região de Florença, onde haviam muitas guerras e disputas territoriais e muitos colocavam nas esposas pois devido ao longo período de ausência alguns exércitos tinham autorização de estupro quando invadiam cidades.
A maior repressão sexual veio depois. Apesar da Idade Média ter ganhado a fama de período de repressão sexual, a severidade moral da Igreja e das autoridades civis foi mais dura, intolerante e punitiva a partir do final do século XV, em pleno Renascimento.
No concílio de Trento a coisa ficou mais dura ainda para as mulheres, com punições mais severas e leis que colocavam o pecado lá nas alturas.
Foi então, que para essas mulheres começou a surgir uma "salvação": A água Tofana.
Mas, tia, que água milagrosa é essa?
Giulia Tofana, foi uma envenenadora profissional que se tornou famosa no século XVII, por vender sua poção fatal para centenas de esposas interessadas em interromper seus casamentos, através da morte de seus maridos.
Seu produto era irrastreável e cabia em qualquer potinho.
Obteve lucro com a água Tofana, por vinte anos, no período em que os casamentos não eram por amor. Fez um sucesso danado, dizem que só foi descoberta pois uma cliente sentiu saudades do marido e a denunciou.
No século XVII, haviam leilões de mulheres para casamentos que eram abusivos e muitas vezes violentos. As mulheres tinham três escolhas definitivas na vida: casar-se ou permanecer solteira, tornando-se prostituta para sobreviver ou viúva rica e respeitada, o que era um upgrade da primeira opção.
Outro problema era o curto período de vida, então já iam viver pouco ainda infeliz, devia ser desconfortante, então, um veneninho não devia ser tão mal assim.
Para as corajosas, havia um submundo "mágico” , composto de alquimistas, farmacêuticos e feiticeiros que faziam seus rituais por um preço justo.
Acredita-se que tenha nascido em 1620, em Palermo, na Sicília, e sua mãe foi executada, por ter assassinado o marido por... Envenenamento.
A eficácia do seu veneno fez crescer o número de consumidoras, obrigando-a a requisitar os serviços de um padre romano chamado Girolamo. Acredita-se que a fórmula era de sua mãe.
A Água Tofana era constituída de uma mistura de arsênico, chumbo e beladona, uma planta venenosa.
Totalmente insípida, a substância não era percebida pelos maridos quando adicionada a comidas e bebidas em uma sequência de doses. A primeira causava sintomas semelhantes ao de uma gripe comum, mas que ia piorando conforme a aplicação de outras doses até matar o sujeito na quarta.
O mais impressionante, era que o veneno não era percebido no organismo dos falecidos. Todos os resultados das autópsias apontavam como causa mortis uma gripe com sintomas agravantes.
Sob tortura, Giuliana Tofana, confessou a morte de cerca de 600 maridos. Foi condenada a Morte.
Os negócios de Tofana enganaram as autoridades com sucesso durante décadas em toda a Itália no século XVII. Tofana poderia até mesmo nunca ter sido descoberta, se não fosse por uma tigela de sopa.
Segundo a história, em 1650, uma mulher serviu ao marido uma tigela de sopa com uma gota de Aqua Tofana. Antes que o marido tomasse, no entanto, a mulher mudou de ideia e implorou para que ele não ingerisse a sopa.
Isso levantou as suspeitas do homem, o que o levou a abusar sua esposa até que confessasse ter envenenado a comida. Ele imediatamente entregou a mulher às autoridades, sendo torturada até admitir que havia comprado Aqua Tofana de Giulia Tofana.
Com as autoridades procurando por ela, Tofana escapou para uma igreja local onde recebeu abrigo. Isso até um boato ter se espalhado de que ela havia usado Aqua Tofana para envenenar o abastecimento de água local. A igreja foi rapidamente invadida e Tofana foi presa.
Então, como a lenda conclui, Tofana foi executada em Campo de Fiori, em Roma, em 1659, ao lado de sua filha e três de suas ajudantes. Além disso, mais de 40 das clientes de classe baixa de Tofana também foram executadas, enquanto as mulheres da classe alta foram presas ou escaparam do castigo, insistindo que nunca souberam de que seus “cosméticos” eram realmente venenosos.
Alguns relatos, no entanto, afirmam que o reinado de terror de Tofana durou muito mais tempo do que isso, afirmando que ela na verdade foi capturada, torturada e executada em 1709.
Só não provou do próprio veneno, nesse caso, eu provaria.
Izabelle valladares.
Agora, se você tem uma criança inteligente em casa ou na família, me faça um favor, mostre a ela o canal para curiosinhos.
Se não tiver dá uma passada e curte vai, please!

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/

https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/

https://veiculosearmamentosmilitares.blogspot.com/2020/02/

https://jipeseforasdeestrada.blogspot.com/2018/06/

https://plantascultivosecuidadosdomundotodo.blogspot.com/2020/11/

CIGANOS NA UMBANDA

https://simpatiasmagias.blogspot.com/

HISTORIAS DE TERREIROS DE UMBANDA E ENTIDADES

AMADOS EXUS DE UMBANDA

CAMINHOES CARRETAS E TRANSPORTES

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/01/apresentacoes-de-demi-dasani.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/01/deva-amanda-tambem-conhecido-como.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/o-dia-pr-ano-1961edicao-11773.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/10-melhores-praias-em-salvador-qual-e.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/no-brasil-as-revistas-coquetel-se.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/milunka-savic-mulher-mais-condecorada.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/casamentos-entre-irmaos-no-egito-antigo.html

 

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/os-14-movimentos-da-terra-um-universo.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/o-assassinato-de-rasputin-em-30-de.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/lua-de-mel-ou-lua-de-fel-as-piores.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/casamento-macabro-tenebrosa-historia-do.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/mel-excrementos-de-crocodilos-e-cenoura.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/la-vai-agua-lei-que-regulamentou-o-xixi.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/01/entrudo-pratica-carnavalesca-surgida-no.html

https://qr.ae/pYyc9e

https://qr.ae/pYKA43

https://qr.ae/pYKo0P

https://qr.ae/pYsvhh

https://qr.ae/pYsc3V

https://qr.ae/pYsjCB

https://qr.ae/pYsfoR

https://qr.ae/pY2Wgh

https://qr.ae/pYYyCZ

https://qr.ae/pYYs06

https://qr.ae/pYYlyR

https://qr.ae/pYYzM3

https://qr.ae/pYAQbM

https://qr.ae/pYA0gL

https://qr.ae/pYCXVC

https://qr.ae/pYCOyP

https://qr.ae/pYCWTI

https://qr.ae/pYC9jj

https://qr.ae/pYFvm6

https://qr.ae/pYFyJ7

https://qr.ae/pYFA3W

https://qr.ae/pYF0t2

https://qr.ae/pYFfH1

https://qr.ae/pYHuIW

 

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exus-das-encruzilhadas-sao-exus-que.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-das-almas-muitas-sao-as-duvidas.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/o-cruzeiro-das-almas-na-umbanda.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pombagira-menina-apenas-uma-menina-que.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/a-cigana-luana-bela-cigana-morena-de.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pomba-gira-rainha-das-almas-uma.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pomba-gira-dama-da-noite-entidade-das.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/historia-da-pomba-gira-maria-mulambo.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pomba-gira-menina-da-praia-menina-da.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pombogira-da-praia-ou-pombagira-morena.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pombo-gira-cigana-sete-facadas.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/tatta-mulambo-da-calunga-sua-lenda-diz.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pomba-gira-rainha-da-praia.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/a-menina-portuguesa-que-se-tornou.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/a-pomba-gira-da-estrada-gosta-de.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pombagira-cigana-do-cemiterio-esta-bela.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/as-pombas-giras-das-almas-realizam-um.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/as-calungas.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/muitos-perguntam-quem-e-exu-veludo-este.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/consagracao-de-estatuetas-ciganas.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-caveira-foi-nomeado-por-oxala.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/rei-7-encruzilhadas-exu-rei-sete.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/homenagem-pombagira.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/os-marinheiros-sao-grandes.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-tiriri-ele-vem-da-calunga-de-capa-e.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-ventania.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/conta-lenda-que-pomba-gira-morena-da.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/as-pombagiras-ligadas-praia-geralmente.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/rosa-caveira-bom-essa-lenda-que-sera.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/maria-mulambo-foi-no-inicio-do-seculo.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/a-cigana-madalena-era-uma-mulher-muito.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/carta-de-ogum-e-filho-o-tempo-passou-e.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/baianos-na-umbanda-de-um-modo-geral-os.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/eles-chegam-do-mar-e-desembarcam-em.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/rei-congo-e-um-preto-velho-amado-por.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-capa-pretaum-exu-que-ja-foi-mago.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/padilha-ja-teve-varias-encarnacoes-na.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/missao-de-exu-nao-e-facil.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/sr-tranca-rua-das-almas-palavra-de.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-tata-caveira-antes-de-ser-uma.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/conversa-com-um-executor-da-lei-certo.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-ou-bara-lalu-o-guardiao-de-roupa.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pomba-gira-maria-mulambo-das-almas-uma.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/a-historia-da-pombo-gira-menina-da.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/malandras-e-malandrinhas.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-cigano.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-caveirinha-da-calunga-para-quem.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/o-amor-de-oxum-e-exu-apenas-um-conto.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-veludo-pertence-linha-das.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-destranca-rua-entidade-que-trabalha.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/rainha-das-7-encruzilhada-pomba-gira.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-tranca-ruas-ouvimos-falar-bem-pelas.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/salve-as-forcas-de-seu-7-encruzas.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/muito-usada-muito-falada-muito-temida.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pomba-gira-rosa-caveira-e-uma-pomba.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pomba-gira-rosa-negra.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/as-malandras-surgiram-partir-dos-anos.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/quem-nunca-ouviu-falar-da-pomba-gira.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/a-quaresma-de-sao-miguel-arcanjo.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/mitos-sobre-exu-muitas-coisas-sao-ditas.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pomba-gira-7-saias-procura-uma-forte.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/pomba-gira-cigana-na-cultura-cigana.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/a-pombo-gira-maria-quiteria-e-uma-das.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/a-historia-da-pomba-gira-do-forno-gerar.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/a-umbanda-na-legiao-dos-sete-exus-e.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-7-trevas-no-astral.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/os-escalda-pes-sao-certamente-uma-das.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/11/exu-7-lombas-to-aqui-pra-falar-sobre-os.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário