quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.

 Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.


Nenhuma descrição de foto disponível.
Há duas fontes sobre o achado da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida (anterior a 1743) e no Arquivo da Companhia de Jesus, em Roma: a história registrada pelos padres José Alves Vilela, em 1743, e João de Morais e Aguiar, em 1757, cujos documentos se encontram no Primeiro Livro de Tombo da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá.
Segundo os relatos, a aparição da imagem ocorreu na segunda quinzena de outubro de 1717, quando Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, conde de Assumar e governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, estava de passagem pela cidade de Guaratinguetá, no vale do Paraíba, durante uma viagem até Vila Rica.
O povo de Guaratinguetá decidiu fazer uma festa em homenagem à presença de Dom Pedro de Almeida e, apesar de não ser temporada de pesca, os pescadores lançaram seus barcos no rio Paraíba do Sul, com a intenção de oferecerem peixes ao conde. Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram para a Virgem Maria e pediram a ajuda de Deus. Após várias tentativas infrutíferas, desceram o curso do rio até chegarem ao Porto Itaguaçu. Eles já estavam para desistir da pescaria quando João Alves jogou sua rede novamente, em vez de peixes, apanhou o corpo de uma imagem da Virgem Maria, sem a cabeça. Ao lançar a rede novamente, apanhou a cabeça da imagem, que foi envolvida em um lenço. Após terem recuperado as duas partes, a figura da Virgem Aparecida teria ficado tão pesada que eles não conseguiam mais movê-la. A partir daquele momento, os três pescadores apanharam tantos peixes que se viram forçados a retornar ao porto, uma vez que o volume da pesca ameaçava afundar as embarcações. Esta foi a primeira intercessão atribuída à santa.
Muito se especula sobre a história da imagem de Nossa Senhora Aparecida antes de ser encontrada pelos pescadores, em especial os motivos pelos quais ela foi parar no leito do rio Paraíba do Sul.
Segundo o jornalista Rodrigo Alvarez, autor de Aparecida - A Biografia da Santa que Perdeu a Cabeça, Ficou Negra, Foi Roubada, Cobiçada pelos Políticos e Conquistou o Brasil, a imagem pertencia à capela Nossa Senhora do Rosário, então propriedade do capitão José Correia Leite, inaugurada em 1712. Por algum motivo, a imagem teria se acidentado e sido jogada no rio Paraíba do Sul, já que na cultura popular brasileira a preservação de objetos religiosos danificados dentro de casa, em especial os feitos de barro ou cerâmica, pode causar mau agouro. Outra hipótese, menos difundida, afirma que a imagem ficava exposta em uma capela do município de Roseira e teria sido arrastada por uma enchente, sofrendo danos pelo caminho.
Já de acordo com padre José Inácio de Medeiros, superior provincial dos padres redentoristas de São Paulo, a imagem ficou no leito do rio entre 50 e 70 anos. O sacerdote calculou o tempo de submersão considerando que ela foi esculpida na segunda metade do século XVII, pouco após seu término sido transportada ao Vale do Paraíba e logo submersa nas águas do rio devido a sua fragmentação. Com isso, teria ficado debaixo d'água por décadas.
A devoção foi crescendo entre o povo da região e houve relatos de milagres por aqueles que oravam diante da santa. A fama de seus poderes foi se espalhando por todas as regiões do Brasil. Diversas vezes as pessoas que à noite faziam diante dela as suas orações, diziam que viam luzes de repente apagadas e depois de um pouco reacendidas sem nenhuma intervenção humana. Logo, já não eram somente os pescadores os que vinham rezar, mas também muitas outras pessoas das vizinhanças. A família construiu um oratório no Porto de Itaguaçu, que logo tornou-se pequeno para abrigar tantos fiéis.
Assim, por volta de 1734, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. A capela foi erguida com a ajuda do filho de Filipe Pedroso, que não aprovava o local escolhido, pois considerava mais cômodo para os fiéis uma região próxima ao povoado.
No dia 20 de abril de 1822, em viagem pelo Vale do Paraíba, o então Príncipe Regente do Brasil, Dom Pedro I e sua comitiva, visitaram a capela e conheceram a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Dom Pedro tinha novo compromisso público: visitar a então capela de Nossa Senhora Aparecida, hoje no município de Aparecida. Tratava-se de um importante ponto de peregrinação católica, pois o pequeno templo havia sido erguido justamente para abrigar a imagem da santa, encontrada ali na região em 1717 e, depois, proclamada padroeira do Brasil. Rezzutti conta que antigos relatos afirmam que Dom Pedro teria rezado na igrejinha e feito uma promessa: se tudo corresse bem, ele faria de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil independente. Na realidade, depois de se tornar imperador, Pedro I escolheu São Pedro de Alcântara como padroeiro. O número de fiéis não parava de aumentar e, em 1834, foi iniciada a construção de um templo maior, hoje Basílica Velha, sendo solenemente inaugurado e benzido em 8 de dezembro de 1888.
Em 6 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e ofertou à santa, em pagamento de uma promessa feita em sua primeira visita, em 8 de dezembro de 1868, uma coroa de ouro cravejada de diamantes[20] e rubis, juntamente com um manto azul, ricamente ornado.
Em 8 de setembro de 1904, a imagem foi coroada com a coroa doada pela Princesa Isabel e portando o manto anil bordado em ouro e pedrarias, símbolos de sua realeza e patrono. A celebração solene foi dirigida por D. José Camargo Barros, com a presença do núncio apostólico, muitos bispos, o presidente da República Rodrigues Alves e numeroso povo. Depois da coroação o papa concedeu ao santuário de Aparecida mais outros favores: ofício e missa própria de Nossa Senhora Aparecida e indulgências para os romeiros que vão em peregrinação ao Santuário. No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor, sagrada a 5 de setembro de 1909 recebeu a relíquia de São Vicente Mártir, trazidos de Roma com permissão do Papa.
Em 17 de dezembro de 1928, o arraial que se formara ao redor da igreja no alto do Morro dos Coqueiros emancipou-se politicamente de Guaratinguetá e se tornou um município, vindo a se chamar Aparecida, em homenagem à Nossa Senhora, cuja devoção fora responsável por sua criação. Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Principal em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI. A imagem já havia sido coroada anteriormente, em nome do Papa Pio X, por decreto da Santa Sé, em 1904. Na ocasião das comemorações do tricentenário (1717-2017) do encontro da venerável imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Virgem Maria foi homenageada com diversos títulos eclesiásticos e civis concedidos em reconhecimento.
Dentre os já mencionados acima, Rainha do Brasil, conferido em 1904 e o de Padroeira do Brasil, em 1931, junto a estes títulos une-se outro com especial destaque o de Generalíssima do Exército Brasileiro, contudo tratar-se de um título completamente civil e único na história do país, outorgado em 15 de agosto de 1967, cujo jubileu de ouro (50 anos) foi comemorado. Em 1967, ao completar-se 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário a “Rosa de Ouro”, gesto repetido pelo Papa Bento XVI, que ofereceu outra rosa, em 2007, em decorrência da sua viagem apostólica ao país nesse mesmo ano, reconhecendo a importância da santa devoção. Em 9 de outubro de 2017, o Papa Francisco concedeu a terceira rosa, em comemoração aos 300 anos da aparição da imagem.
Houve necessidade de um local maior para os romeiros, assim, em 1955 iniciou-se a construção da Basílica Nova. O arquiteto Benedito Calixto idealizou um edifício em forma de cruz grega, com 173 m de comprimento por 168 m de largura; as naves com 40 m e a cúpula com 70 m de altura.
Em 4 de julho de 1980, o Papa João Paulo II, em sua visita ao Brasil, consagrou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, o maior santuário mariano do mundo, em solene missa celebrada, revigorando a devoção à Santa Maria, Mãe de Deus, e sagrando solenemente aquele grandioso monumento.
No mês de maio de 2004, o Papa João Paulo II concedeu indulgências aos devotos de Nossa Senhora Aparecida, por ocasião das comemorações do centenário da coroação da imagem e proclamação de Nossa Senhora como Padroeira do Brasil. Após um concurso nacional, devotos e autoridades eclesiais elegeram a Coroa do Centenário, que marcaria as festividades do jubileu de coroação realizado naquele ano.

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/

https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/

https://veiculosearmamentosmilitares.blogspot.com/2020/02/

https://jipeseforasdeestrada.blogspot.com/2018/06/

https://plantascultivosecuidadosdomundotodo.blogspot.com/2020/11/

CIGANOS NA UMBANDA

https://simpatiasmagias.blogspot.com/

HISTORIAS DE TERREIROS DE UMBANDA E ENTIDADES

AMADOS EXUS DE UMBANDA

CAMINHOES CARRETAS E TRANSPORTES

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/magdala-cidade-de-maria-madalena-israel.html

 

https://qr.ae/pYbolH

https://qr.ae/pYgoIu

https://qr.ae/pYgMRg

https://qr.ae/pYO88H

https://qr.ae/pYOTNA

https://qr.ae/pYOiNw

https://qr.ae/pYOe4o

https://qr.ae/pYOcWq

https://qr.ae/pYUtD9

https://qr.ae/pYUrC2

https://qr.ae/pYUymq

https://qr.ae/pYUmEx

https://qr.ae/pYU6g9

https://qr.ae/pYWAhN

https://qr.ae/pYWFzG

https://qr.ae/pY9CO7

https://qr.ae/pY9kdc

https://qr.ae/pY9wch

https://qr.ae/pY9frR

https://qr.ae/pYi8Od

https://qr.ae/pYiFUt

https://qr.ae/pYigUV

https://qr.ae/pYiW7i

https://qr.ae/pYieX4

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2023/02/carmen-maria-hillestad.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2023/02/carmen-munoz.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2023/02/tenente-coronel-nandasena-gotabaya.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/06/incorporacao-estrondosa-de-caboclos.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/06/a-magia-das-cantigas-dos-caboclos-da.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/pombagira-guardia-como-cultua-la-em.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/batata-doce-nana-oferenda-para-tratar.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/vista-em-primeiro-plano-o-descampado-da.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/posto-de-saude-e-ao-lado-entao-escola.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/avenida-manoel-ribas-em-1954-durante.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/soldados-do-batalhao-de-cacadores-em.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/vista-da-praca-carlos-gomes-em-obras-no.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/construcao-da-igreja-do-imaculado.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/em-1946-uma-vista-do-mirante-matinhos.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/matinhos-em-1939-foto-digital-do-album.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/em-1886-em-junho-do-mesmo-ano-data-nao.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/joshua-slocum-o-mestre-dos-mares-que.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/ato-funebre-na-ocasiao-da-morte-de.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/castropr-antiga-rua-das-tropas-hoje.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/1932-rua-conselheiro-laurindo-esquina.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/a-bucolica-comendador-araujo-de-1913.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/barao-do-rio-branco-com-marechal.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/curitiba-decada-de-50.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/pedaco-do-sul-em-foz-do-iguacu.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/mabu-interludium-iguassu-convention-em.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/hotel-colonial-iguacu-em-foz-do-iguacu.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/restaurante-bella-tavola-em-foz-do.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/hokila-em-foz-do-iguacu-parana.html

https://qr.ae/pYwLev

https://qr.ae/pYbHGE

https://qr.ae/pYbolH

https://qr.ae/pYgoIu

https://qr.ae/pYgMRg

https://qr.ae/pYO88H

https://qr.ae/pYOTNA

https://qr.ae/pYOiNw

https://qr.ae/pYOe4o

https://qr.ae/pYOcWq

https://qr.ae/pYUtD9

https://qr.ae/pYUrC2

https://qr.ae/pYUymq

https://qr.ae/pYUmEx

https://qr.ae/pYU6g9

https://qr.ae/pYWAhN

https://qr.ae/pYWFzG

https://qr.ae/pY9CO7

https://qr.ae/pY9kdc

https://qr.ae/pY9wch

https://qr.ae/pY9frR

https://qr.ae/pYi8Od

https://qr.ae/pYiFUt

https://qr.ae/pYigUV

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/02/avery-kokurina-tambem-conhecida-como.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/02/ambar-wildee.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/02/erika-stacy-tambem-conhecido-como.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/02/hailey-ariana-tambem-conhecida-como.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/prainha-no-rio-de-janeiro-praia.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/nair-zanicotti-basseti-nascida-21-de.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/albano-xaine-iwersen-nascido-23-de.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/maria-rosa-lezan-nascida-16-de-novembro.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/lea-zanicotti-nascida-12-de-julho-de.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/a-historia-comecou-no-final-dos-anos-70.html

 

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/06/mae-e-mae-nesse-mundo-e-no-outro-humor.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/06/almas-gemeas-humor-e-espiritismo.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/06/como-trocar-de-roupa-humor-e-espiritismo.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/06/pode-ser-gay-humor-e-espiritismo.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/06/partiu-sair-do-corpo-humor-e-espiritismo.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/06/selfie-humor-e-espiritismo.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/06/evangelizacao-infantil-humor-e.html

https://www.facebook.com/share/p/15ZzQ81FER/

https://www.facebook.com/share/p/1XYCtQSsUc/

https://www.facebook.com/share/p/1E7hvYtzT4/

https://www.facebook.com/share/p/163ff8sJAR/

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/a-tragedia-de-helicoptero-que-matou.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/vila-isabel-vila-que-e-o-bicho-vila-que.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/culto-vodu-o-estranho-caso-da.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/o-saque-de-constantinopla-cruzada-que.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/guerra-na-terra-santa-as-cruzadas-se.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/deus-quer-primeira-cruzada-para.html

 

https://qr.ae/pYw5y5

https://qr.ae/pYwjBl

https://qr.ae/pYwLev

https://qr.ae/pYbHGE

https://qr.ae/pYbolH

https://qr.ae/pYgoIu

https://qr.ae/pYgMRg

https://qr.ae/pYO88H

https://qr.ae/pYOTNA

https://qr.ae/pYOiNw

https://qr.ae/pYOe4o

https://qr.ae/pYOcWq

https://qr.ae/pYUtD9

https://qr.ae/pYUrC2

https://qr.ae/pYUymq

https://qr.ae/pYUmEx

https://qr.ae/pYU6g9

https://qr.ae/pYWAhN

https://qr.ae/pYWFzG

https://qr.ae/pY9CO7

https://qr.ae/pY9kdc

https://qr.ae/pY9wch

https://qr.ae/pY9frR

https://qr.ae/pYi8Od

https://www.facebook.com/share/p/18pnpdbgbW/

https://www.facebook.com/share/p/165o7428YV/

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/matinhos-prano-de-1949.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/av-luiz-xaviercuritiba-anos-50.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/lasanha-de-peixe.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/bacalhau-ao-ze-do-pipo.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/lagosta-ao-forno.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/chegada-do-corpo-de-joao-gualberto-no.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/o-dia-pr-ano-1961edicao-11759.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/02/octavia-may-tambem-conhecida-como.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/02/apresentacoes-de-suicidio-de-ratt.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/02/sobre-hattie-watson.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/eleonora-lola-cavagnari-tha-nascida-3.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/giuseppe-innocente-cavagnari-nascido-28.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/angela-ferrari-cavagnari-nascido-1-de.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/gervasio-pires-ferreira-1765-1836-foi.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/as-carreteiras-de-curitiba-antigamente_11.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/uma-vista-aerea-contemplando-o-bairro.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/flagrante-de-um-bonde-passando-pela.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/em-1901-rua-xv-de-novembro-possuia-um.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/casa-do-chef-em-foz-do-iguacu.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/dom-pedro-i-palace-hotel-em-foz-do.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/dan-inn-iguacu-em-foz-do-iguacu.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/hotel-baviera-iguassu-em-foz-do-iguacu.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/pousada-guata-pora-em-foz-do-iguacu.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/ildefonso-pereira-correia-o-barao-do.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/ate-1935-o-porto-de-paranagua-funcionou.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/farol-da-ilha-do-mel-ainda-com-uma.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/praca-santos-andrade-em-1927-vista-da.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/a-princesa-isabel-seu-sonho-de-ser-mae.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/as-vidas-tragicas-dos-pais-de-lima.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/as-vidas-tragicas-dos-pais-de-lima.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/dahmer-canibal-americano-da-vida-real.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/lugares-estranhos-trasmoz-o-povoado.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/lugares-estranhos-sitios-aterrorizantes.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/lugares-estranhos-sitios-aterrorizantes_11.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/necrosis-revisitada-mais-terrivel.html

https://qr.ae/pYw4xG

https://qr.ae/pYw5y5

https://qr.ae/pYwjBl

https://qr.ae/pYwLev

https://qr.ae/pYbHGE

https://qr.ae/pYbolH

https://qr.ae/pYgoIu

https://qr.ae/pYgMRg

https://qr.ae/pYO88H

https://qr.ae/pYOTNA

https://qr.ae/pYOiNw

https://qr.ae/pYOe4o

https://qr.ae/pYOcWq

https://qr.ae/pYUtD9

https://qr.ae/pYUrC2

https://qr.ae/pYUymq

https://qr.ae/pYUmEx

https://qr.ae/pYU6g9

https://qr.ae/pYWAhN

https://qr.ae/pYWFzG

https://qr.ae/pY9CO7

https://qr.ae/pY9kdc

https://qr.ae/pY9wch

https://qr.ae/pY9frR

 

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/a-morte-de-um-homem-e-o-nascimento-de.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/a-licao-de-tranca-rua-das-almas-macumba.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/existem-diversas-versoes-da-historia-da.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/baiana-sete-saias-baiana-sete-saias.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/bate-papo-com-nego-veio-noite-quando.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/essa-e-sem-duvida-mais-bela-historia-de.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-de-cigana-soraya-por.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-de-exu-7-facadas-foi-um-barao.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-de-exu-caveira-sou-exu.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-de-exu-corcunda-uma-caravana.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-de-exu-tiriri-aconteceu-em.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-de-exu-veludo-e-comum.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-de-maria-mulambo-maria-mulambo.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-de-pomba-gira-das-almas-conta.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-pomba-gira-da-figueira-as.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/os-mentores-de-cura-na-umbanda-quem-sao.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/criancas-indigo-e-criancas-cristais.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-pomba-gira-rosa-vermelha.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-de-maria-navalha-alguns-diziam.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/lista-detalhada-dos-orixas-seu-guia.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/orixas-divindades-e-lendas-afro.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/o-mito-da-criacao-kubao-reino-cosmico.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/divindades-lendas-e-tradicoes-do-vodu.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/kaang-os-bushmen-africanos-mito-da.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/babalu-aye-omolu-obaluae-orixa-da-cura_23.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/tronos-de-deus-e-os-orixas-hoje-muito.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/oxala-o-senhor-do-branco-oxala-tambem-e.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/falange-de-rompe-mato-ogum-e-caboclo-o.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/povo-do-mar-na-umbanda-essa-linha-e-um.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/obaluaye-e-omulu-os-donos-da-calunga.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/qual-acao-da-esquerda-em-nossas-vidas.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/orunmila-ifa-orula-orixa-yoruba-da.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/iemanja-yemoja-orixa-deusa-do-mar.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/ogun-orixa-guerreiro-deus-do-ferro-e-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário