terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Necrosis revisitada - A mais terrivel doença do Mythos de Cthulhu

 

Necrosis revisitada - A mais terrivel doença do Mythos de Cthulhu




"Bom Deus, não!" gritou o médico ao se deparar com aquela coisa amorfa e rastejante. Era uma sensação insuportável e aquela blasfêmia precisava ser destruída. O médico ergueu o lampião acima de sua cabeça e a criatura se encolheu. Isso o deteve. Havia um brilho de inteligência e consciência nos olhos daquele ser abjeto. Algo... humano? Capaz de sentir medo, confusão e frustração. Algo que transbordava desespero. Ele compreendeu então que aquilo um dia fora uma pessoa. Alguém que apesar de reduzido àquela excrescência abominável ainda era capaz de entender, pensar e principalmente sofrer".

Nas sombras espreitam pessoas que ousaram se aventurar pelas mais negras formas de feitiçaria e as mais horrendas ciências ocultas. Buscam estes aventureiros dos caminhos escuros o poder e a imortalidade. Felizmente, a maioria desses esforços falham, resultando na própria obliteração que essas pessoas buscavam evitar. Poucos, entretanto, enveredam por um caminho de tamanha corrupção, que vai além do mais pérfido destino, e passam a existir em um estado de gradual apodrecimento.

Estudiosos do oculto rotularam tal condição Necrosis.

François Honoré-Balfour, o notório Conde D'Erlette em seu blasfemo tratado "Cultes des Goules" fala a respeito dessa horrível doença, chamando-a de "O Mal definitivo". Balfour devota um capítulo inteiro falando sobre o trágico destino de um nobre francês às vésperas da Revolução que se embrenhou pelos tortuosos caminhos da magia e contraiu a morbida condição arcana.


O mal é citado em outros tomos de conhecimento profano. O Revelações de Glaaki contém em seu primeiro volume uma grave advertência aos feiticeiros que comungam das bençãos de criaturas e entidades do Mythos. 

"Aqueles que vivem na presença de tais criaturas destituídas de humanidade, que se envolvem em sua adoração e devoção febril, que conspurcam o próprio corpo com rituais envolvendo tais seres, seja deles se alimentando ou com eles estabelecendo conjunção carnal, arriscam contrair a mais tenebrosa das doenças conhecidas pelo homem".

O próprio árabe louco, Abdul Al-Hazred menciona a tal condição arcana que ele chama alegoricamente de "Corrupção em Vida". Alguns biógrafos do funesto autor do Kitab Al-Azif chegaram a conjecturar que ele poderia sofrer desse mal degenerativo, ainda que a doença não tenha atingido os estágios mais avançados.

O notório iemita afirma que o vínculo com certas criaturas do Mythos pode ocasionar a contaminação com essa temida moléstia. Ele aponta em especial os Shoggoths e as Crias disformes de Abboth como vetores vivos, seres capazes da transmissão. Contudo muitos outros seres e entidades nefandas podem ser causadores da Necrosis.  

Dada a sua extrema raridade, não existe um estudo médico convencional a respeito da doença. Sequer é conhecida sua natureza patológica: se ela tem origem viral ou bacteriológica, cancerigena ou fúngica. O mistério é tamanho que não há qualquer consenso, o que reduz sensivelmente as chances de estabelecer um tratamento. Os poucos registros feitos por médicos a colocam numa categoria patológica desconhecida. 

Supõe-se que Necrosis esteja de alguma maneira ligada a energias místicas que são liberadas no momento que um feitiço é conjurado.  Quando um feitiço é mal executado, energias nefastas podem ocasionar o contágio, uma vez que tais energias são propensas a alterar a fisiologia do conjurador. Magias especialmente perigosas são aquelas que envolvem a trasformação corpórea e reintegração.  

Ao menos Necrosis não é transmissível de pessoa a pessoa e fica restrita ao organismo do contaminado. Nas palavras de Al-Hazred, "o fardo da magia é carregado por quem a invocou".

Pesquisadores do Mythos de Cthulhu debatem há séculos à cerca de uma cura para Necrosis, mas a grande maioria acredita que não existe nada capaz de operar esse milagre. Contudo, alguns poucos afirmam que as lendárias placas em posse da entidade Ubbo-Sathla contém uma fórmula capaz de purificar o corpo dos efeitos danosos de Necrosis. Obter esses tabletes conhecidos entre os iniciados como as "Antigas Chaves", constitui a mais perigosa das tarefas. Muitos magos de enorme poder tentaram e falharam ao longo das eras. Há rumores também de que o Culto do Deus Esfolado, sediado na Turquia possuiria o conhecimento necessário para curar a doença usando um artefato em sua posse, mas essas alegações jamais foram comprovadas.

Necrosis é uma doença degenerativa que age rapidamente. A princípio, os sintomas não são perceptíveis exceto através de uma inspeção criteriosa que revela alterações em algumas funções corporais, tais como respiração. Pequenos detalhes, como o piscar de olhos se tornam cada vez menos frequentes. A temperatura corporal acompanha a temperatura do ambiente onde o indivíduo se encontra. 

Um tênue odor é perceptível quando se está próximo da pessoa, como se o corpo exalasse um cheiro de corrupcao indisfarçável. Há uma estranha palidez doentia nos membros.  Encontrar uma pessoa neste estágio inicial de Necrosis, ocasiona a perda de 0/1 SAN, sendo perceptível apenas após o primeiro mês.

Após três meses, a condição se intensifica. Partes do corpo começam a sofrer descoloração e inchaços, embora não haja real ganho de peso. De fato, o corpo da pessoa parece, de alguma forma diminuis, mas esse pode ser o resultado do encurvamento corporal. O odor ofensivo se torna mais forte e pode ser sentido mesmo à distância. Os olhos do indivíduo se tornam amarelados,  embaçados e fundos. Os dentes começam a cair por avançada podridão, cabelos também vão rareando e a voz se torna roufenha. O indivíduo, sem dúvida, precisa cobrir partes do seu corpo a fim de não alarmar os outros. A sanidade por ver uma pessoa neste estágio é de 0/1d3.


O estágio seguinte inicia-se cinco meses apos o contágio. Luz do sol começa a incomodar a pessoa, e ela tenta de todas as formas se manter longe da claridade. Partes do corpo perdem sua forma e estrutura original, e mesmo ossos tomam um consistência esponjosa. A pele escurece, adquirindo um tom azulado, como se estivesse coberta de hematomas. A fala se torna nada mais do que um gorgolejar uma vez que a maior parte da boca e a lingua há muito se degradaram. O movimento é restrito pela atrofia nas pernas.

O odor em volta da pessoa é aviltante, como o de uma grande quantidade de carne apodrecida, e só pode ser disfarçado por enormes quantidades de água de colônia ou perfume. A face é terrível de ser contemplada como a de uma vitima de lepra. Além da descoloração e alterações nas feições, há secreções purulentas escorrendo sob a pele descamada. A não ser que extremo cuidado seja tomado, um rastro desses fluídos é deixado após a passagem da pessoa. A perda de sanidade por encontrar um indivíduo neste estágio de Necrosis aumenta para 1/1d6.

O estágio crônico da doença sobrenatural transforma a vítima e tem início nove meses após o contágio. Apenas roupas pesadas (capa, sobretudo e chapéu) podem disfarçar as evidências. O indivíduo, agora, se move rastejando, já que há poucos ossos em seu corpo. Braços e pernas atrofiaram até metade de seu tamanho original e terminam em garras alongadas. Uma trilha de limo cáustico é deixado por onde ele passa. É impossível a comunicação através da fala. A monstruosidade é aumentada e conseqüentemente a perda de sanidade por encontrar tal criatura é de 1/1d8.

O estágio final de Necrosis, que ocorre cerca de um ano após contrair o mal é deplorável. O indivíduo não pode mais ser encarado como um ser humano. Semelhante a uma criatura do Mythos, a pessoa torna-se uma pilha proto-plásmica viva, pulsando, gotejando e parecendo desmanchar. Estruturas amorfas semelhantes a braços vestigiais estendem-se da massa. Os resquícios de sua cabeça ainda podem ser discernidos, embora o reconhecimento facial se torne impossível. Qualquer fonte de luz inflige dor na taxa de 1 ponto de dano por rodada. 

A massa da criatura se decompõe, mês a mês, até que tudo o que resta é uma mancha putrida, que evita a claridade a todo custo rastejando para longe dela. Neste estágio, aqueles que o vêem sofrem uma perda de sanidade de 1d3/1d10. 

Talvez o maior dano à sanidade seja o reconhecimento de que essa coisa medonha um dia foi um ser humano. Ter conhecido a pessoa, transformada em tal "coisa" pode agravar a perda de sanidade conforme o mestre achar adequado.

A condição se encerra com a criatura se desfazendo, entre 12 e 15 meses após o contágio original. Dor e sofrimento extremos são uma constante na existência atroz desse indivíduo. Por essa razão, muitos feiticeiros simplesmente abreviar seu sofrimento provocando a própria morte antes que os efeitos se intensifiquem.

Atributos e Ajustes

FORça -1 a cada mês
CONstituição -1 a cada mês
TAManho -2 a cada três meses
INTeligencia não é afetada
PODer +1 a cada mês
DEStreza -1 a cada dois meses

O decréscimo dos atributos vai até o limite mínimo de 5. 

Pontos de vida: varia com a perda dos atributos.

Ataques: Toque 25% - dano corrosivo 1d3, nos estágios terminais o dano corrosivo aumenta para 1d6. 

Garras 40%, 1d6 +db

Armadura: 1 ponto de matéria putrefata a cada 2 pontos de TAM perdido.

Feitiços: as magias que o mago possui em vida se mantêm.

Habilidades: uma pessoa sofrendo de Necrosis retém seus conhecimentos pré-existentes à doença. Entretanto, com a deterioração tornando-se mais grave, pode ser impossível utilizar certas habilidades, principalmente as motoras e físicas.

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/

https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/

https://veiculosearmamentosmilitares.blogspot.com/2020/02/

https://jipeseforasdeestrada.blogspot.com/2018/06/

https://plantascultivosecuidadosdomundotodo.blogspot.com/2020/11/

CIGANOS NA UMBANDA

https://simpatiasmagias.blogspot.com/

HISTORIAS DE TERREIROS DE UMBANDA E ENTIDADES

AMADOS EXUS DE UMBANDA

CAMINHOES CARRETAS E TRANSPORTES

https://www.facebook.com/share/p/18pnpdbgbW/

https://www.facebook.com/share/p/165o7428YV/

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/a-princesa-isabel-seu-sonho-de-ser-mae.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/as-vidas-tragicas-dos-pais-de-lima.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/as-vidas-tragicas-dos-pais-de-lima.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/dahmer-canibal-americano-da-vida-real.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/lugares-estranhos-trasmoz-o-povoado.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/lugares-estranhos-sitios-aterrorizantes.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/lugares-estranhos-sitios-aterrorizantes_11.html

 

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/a-morte-de-um-homem-e-o-nascimento-de.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/a-licao-de-tranca-rua-das-almas-macumba.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/existem-diversas-versoes-da-historia-da.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/baiana-sete-saias-baiana-sete-saias.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/bate-papo-com-nego-veio-noite-quando.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/essa-e-sem-duvida-mais-bela-historia-de.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-de-cigana-soraya-por.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-de-exu-7-facadas-foi-um-barao.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-de-exu-caveira-sou-exu.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-de-exu-corcunda-uma-caravana.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-de-exu-tiriri-aconteceu-em.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-de-exu-veludo-e-comum.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-de-maria-mulambo-maria-mulambo.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-de-pomba-gira-das-almas-conta.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-pomba-gira-da-figueira-as.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/os-mentores-de-cura-na-umbanda-quem-sao.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/criancas-indigo-e-criancas-cristais.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-pomba-gira-rosa-vermelha.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-de-maria-navalha-alguns-diziam.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/lista-detalhada-dos-orixas-seu-guia.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/orixas-divindades-e-lendas-afro.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/o-mito-da-criacao-kubao-reino-cosmico.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/divindades-lendas-e-tradicoes-do-vodu.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/kaang-os-bushmen-africanos-mito-da.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/babalu-aye-omolu-obaluae-orixa-da-cura_23.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/tronos-de-deus-e-os-orixas-hoje-muito.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/oxala-o-senhor-do-branco-oxala-tambem-e.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/falange-de-rompe-mato-ogum-e-caboclo-o.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/povo-do-mar-na-umbanda-essa-linha-e-um.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/obaluaye-e-omulu-os-donos-da-calunga.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/qual-acao-da-esquerda-em-nossas-vidas.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/orunmila-ifa-orula-orixa-yoruba-da.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/iemanja-yemoja-orixa-deusa-do-mar.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/ogun-orixa-guerreiro-deus-do-ferro-e-da.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/babalu-aye-omolu-obaluae-orixa-da-cura.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/yewa-ewa-orixa-deusa-da-beleza-e-da.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/orixa-exu-o-divino-mensageiro-e.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/logunede-orixa-da-caca-da-pesca-e-do.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/iyami-aje-desvendando-mistica-da.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/oxumare-serpente-arco-iris-deus-da.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/algumas-ervas-com-suas-regencias.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/nana-buruku-avo-de-todos-os-orixas.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/olokun-orixa-androgina-dos-mares.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-da-cigana-yasmim-esse-cigana-e.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-da-pombo-gira-cigana-rosa-dos.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/oxum-orixa-dos-rios-deusa-do-amor-e-da.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/oxossi-arqueiro-orixa-deus-da-caca-nas.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/laroye-exu-significado-saudacao-e.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/iansa-oya-poderosa-deusa-da-tempestade.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/elegua-orixa-do-destino-na-santeria-e.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/folclore-africano-de-anansi-os.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-do-orixa-xango-revelando-o.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/origem-de-papa-legba-descobrindo-o.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/obatala-poderosa-historia-e-poderes-do.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/exu-gato-preto-7-caracteristicas-e-sua.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/pomba-gira-do-forno-e-responsavel-por.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/guardiao-sete-sombras-pertence-falange.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/meu-caboclo-meu-querido-eram-1800h-e.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/em-uma-madrugada-de-quarta-feira-em.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/quem-foi-o-caboclo-das-7-encruzilhadas.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/os-animais-reencarnam-resposta-pergunta.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/estrutura-do-corpo-humano-espiritual-e.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/as-caracteristicas-dos-filhos-de-yansa.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/qualidades-do-orixa-oxala-uns-dos.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/os-filhos-de-oxossi-ode-e-suas.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/pomba-gira-maria-mulambo-apresenta-se.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/essa-e-historia-da-pomba-gira-rainha-do.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/exu-tiriri-das-almas-historia-completa.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/muitos-perguntam-quem-e-exu-veludo-este.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/descubra-seu-signo-cigano-e-faca-o.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/a-nacao-jeje-no-candomble-os-jejes-como.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-na-nacao-batuqueira-jeje-ijexa.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/o-nome-iansa-na-mitologia-yoruba-o-nome.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/evgenia-talanina-tambem-conhecida-como.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/lisa-bon-tambem-conhecida-como-alice.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/alla-bruletova-tambem-conhecida-como.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/hayden-winters-tambem-conhecido-como.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/shelena-tambem-conhecida-como-elena.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/eva-elfie-tambem-conhecido-como-tiny.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/terezka-dvorakova-tambem-conhecida-como.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/sobre-agatha-vega.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/sobre-mia-melano.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/malena-morgan-tambem-conhecido-como.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/leah-gotti-tambem-conhecida-como-raegan.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/jasmim-caro-tambem-conhecida-como.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/hannah-hawthorne-tambem-conhecida-como.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/sonya-blaze-tambem-conhecida-como-sonya.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/sobre-jade-maris.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/ester-muniz-tambem-conhecido-como-angel.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/sobre-blaire-ivory-tambem-conhecida.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/lola-myluv-tambem-conhecida-como-lola.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/dharma-jones-tambem-conhecido-como.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/stacy-cruz-tambem-conhecida-como-tina.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/sobre-freya-mayer.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/sobre-layla-london-tambem-conhecido.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/aislin-tambem-conhecida-como-vika-p.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/rei-kamiki-tambem-conhecido-como-kamiki.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/natalia-andreeva-tambem-conhecida-como.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/li-rong-rong-tambem-conhecido-como.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/reislin-tambem-conhecido-como-pequena.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/alina-lopez-tambem-conhecida-como.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/gabi-carter-vida-secreta-tambem.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/sobre-destiny-rose-tambem-conhecida.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/sobre-melody-marks-tambem-conhecida.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/sibila-tambem-conhecida-como-sybil.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/krystal-boyd-tambem-conhecida-como.html

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/08/irina-buromskih-tambem-conhecida-como.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário