Morte de Machado de Assis em 29 de Setembro de 1908.
![Morte de Machado de Assis em 29 de Setembro de 1908.
Com a morte da esposa, entrou em profunda depressão, notada pelos amigos que lhe visitavam, e, cada vez mais recluso e doente, encaminhou-se também para sua morte. Numa carta endereçada ao amigo Joaquim Nabuco, Machado lamenta que "foi-se a melhor parte da minha vida, e aqui estou só no mundo [...]". Antes de sua morte, em 1908, e depois da morte da esposa, em 1904, Machado viu publicar suas últimas obras: Esaú e Jacó (1904), Memorial de Aires (1908), e Relíquias de Casa Velha (1906). No mesmo ano desta última obra, escreveu sua última peça teatral, Lição de Botânica. Em 1905, participou de uma sessão solene da Academia para a entrega de um ramo de carvalho de Tasso, remetido por Joaquim Nabuco. Com Relíquias, reuniu em livro mais algumas de suas produções, como também seu mais famoso soneto, "A Carolina", "preito de saudade à esposa morta". Em 1907, dá início ao seu último romance, Memorial de Aires, que é um livro norteado por uma poesia leve e tranquila e tendente à saudade.
Mesmo abalado, continuava lendo, estudando, escrevendo, continuou participando de rodas de amigos e banquetes da elite carioca como homem público, embora de forma mais rara, trabalhando como diretor-geral do Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas e participando ativamente também das sessões da Academia Brasileira de Letras, por ele presidida. Consta, por exemplo, que esteve presente no banquete oferecido pela Academia em 31 de outubro de 1907 ao historiador italiano Guglielmo Ferrero no Alexandra Hotel, no almoço oferecido pela Câmara dos Deputados aos políticos Carlos Peixoto e James Darcy em 29 de dezembro de 1907 na Associação Comercial do Rio de Janeiro, e no banquete oferecido pelo Ministério das Relações Exteriores à esquadra da Marinha norte-americana, em 20 de janeiro de 1908, no Palácio Monroe.
Com a eleição do diplomata e historiador Barão do Rio Branco para a Academia em outubro de 1898, a instituição tornou-se cada vez mais um instrumento de política externa. Porém, Machado não tinha certeza se queria ser estadista como Joaquim Nabuco ou simples observador mais ou menos neutro, como o personagem dos seus dois últimos livros, o Conselheiro Aires. Nesses anos finais, teria iniciado estudos da língua grega para ler Homero e outros no original,[59] embora se aponte também que tentava se familiarizar com ela desde cedo e que apenas se aprofundou.
No primeiro dia de julho de 1908, Machado de Assis entra em licença para tratamento de saúde e nunca mais retorna ao Ministério da Viação. Para tratar dos ataques epilépticos e de outros problemas, opta tanto pela medicina tradicional quanto pela homeopatia. Lhe atende o importante médico Miguel Couto, o mesmo que tratou de sua esposa Carolina, e que lhe receita o tranquilizante brometo, sem eficácia e com efeitos colaterais. A homeopatia também não lhe traz êxitos. Personalidades ilustres, como o Barão do Rio Branco, e intelectuais ou colegas, vão visitá-lo.
Em um documento manuscrito do mesmo ano, Mário de Alencar escreve, amargamente: "Venho da casa de Machado de Assis, por onde estive todo o sábado, ontem e hoje, e agora estou sem ânimo de continuar a ver-lhe o sofrimento; tenho receio de assistir ao fim que eu desejo não tarde. Eu, seu amigo e seu admirador grande, desejo que ele morra, mas não tenho coragem de o ver morrer".
Pesquisas e estudos machadianos recentes colaboram para um retrato mais fiel de seus últimos anos, como os cinco tomos da Correspondência de Machado de Assis, abarcando milhares de itens que percorrem toda a trajetória de sua vida. Por exemplo, em carta de 19 de julho de 1908 para o crítico José Veríssimo, no qual este comentava a impressão causada pela leitura de Memorial de Aires, Machado de Assis foi categórico: "O livro é derradeiro; já não estou em idade de folias literárias nem outras". Para o colega Mário de Alencar, comentava sobre a epilepsia em carta franca de 29 de agosto de 1908, onde lhe revelou: "Reli uma página da biografia do Flaubert; achei a mesma solidão e tristeza e até o mesmo mal, como sabe, o outro...".
Seu último testamento data de 1906. O primeiro, escrito em 30 de junho de 1898, deixava todos seus bens à esposa Carolina. Com a morte desta, pensou numa partilha amigável com a irmã de Carolina, Adelaide Xavier de Novais, e sobrinhos, efetuando este segundo e último testamento em 31 de maio de 1906, instituindo sua herdeira única "a menina Laura", filha de sua sobrinha Sara Gomes da Costa e de seu esposo major Bonifácio Gomes da Costa, nomeado primeiro testamenteiro. Em suas últimas semanas, Machado de Assis escreveu cartas a Salvador de Mendonça (7 de setembro de 1908), a José Veríssimo (1 de setembro de 1908), a Mário de Alencar (6 de agosto de 1908), a Joaquim Nabuco (1 de agosto de 1908), a Oliveira Lima (1 de agosto de 1908), entre outros, demonstrando ainda estar lúcido.
Às 3h20m de 29 de setembro de 1908 na casa de Cosme Velho, Machado de Assis morre aos sessenta e nove anos de idade com uma úlcera cancerosa na boca; sua certidão de óbito relata que morrera de arteriosclerose generalizada, incluindo esclerose cerebral, o que, para alguns, figura questionável pelo motivo de mostrar-se lúcido nas últimas cartas já relatadas. Ao geral, teve uma morte tranquila, cercado pelos companheiros mais íntimos que havia feito no Rio de Janeiro: Mário de Alencar, José Veríssimo, Coelho Neto, Raimundo Correia, Rodrigo Otávio, Euclides da Cunha, etc. Este último relatou, no Jornal do Comércio, no mesmo ano do falecimento: "Na noite em que faleceu Machado de Assis, quem penetrasse na vivenda do poeta, em Laranjeiras, não acreditaria que estivesse tão próximo o desenlace de sua enfermidade". Euclides ainda escreveu: "Na sala de jantar, para onde dizia o quarto do querido mestre, um grupo de senhoras — ontem meninas que ele carregara no colo, hoje nobilíssimas mães de família — comentavam-lhe os lances encantadores da vida e reliam-lhe antigos versos, ainda inéditos, avaramente guardados em álbuns caprichosos".
Em nome da Academia Brasileira de Letras, Rui Barbosa encarregou-se de fazer-lhe o elogio fúnebre. Em nome do governo, o então ministro do interior Tavares de Lyra discursou em pesar da morte do escritor. O velório ocorreu no Syllogeu Brasileiro da Academia; seu corpo no caixão, como relatara Nélida Piñon, "cercava-se de flores, círios de prata e lágrimas discretas". O rosto estava coberto por um lenço de cambraia e eram muitas pessoas presentes. Diversas pessoas, entre elas vizinhos, e companheiros de rodas intelectuais, ou amigos, ou colegas com que trabalhou, encheram o saguão. No mesmo discurso, Nélida comparou a despedida do autor como Paris que seguia o cortejo de Victor Hugo. De fato, uma multidão saía da Academia e sustentava o caixão do autor até o Cemitério São João Batista, enquanto outros acompanhavam de carro. Segundo sua vontade, foi enterrado na sepultura da esposa Carolina, jazigo perpétuo 1359. A Gazeta de Notícias e o Jornal do Brasil deram uma grande cobertura à morte, ao funeral e ao enterro de Machado. Em Lisboa, todos os jornais da cidade publicaram uma biografia de Machado de Assis, anunciando sua morte. Em 21 de abril de 1999, os restos mortais do casal foram transladados para o Mausoléu da Academia.](https://scontent.fbfh10-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/461404758_544132394861083_3927007296080136515_n.jpg?_nc_cat=107&ccb=1-7&_nc_sid=127cfc&_nc_eui2=AeHoo3axkWMX_nIHYFSpQI6d3xYxaVGl9GPfFjFpUaX0Y1hWM2kKg2XKWn--TYl_-m27aHL2Uow0aLhOS_XpQq4B&_nc_ohc=Q425BiPN9L0Q7kNvgGPW_Rt&_nc_oc=AdjICIaYQ9IAjRMbFkOdzu025hd2mIzB4wtyM1hgu36yDPNzJZY4Sqj7dRYzX0YtKyRKeYdHhSkUX1moiDGlYgrK&_nc_zt=23&_nc_ht=scontent.fbfh10-1.fna&_nc_gid=AYAsceGKFPXiiAfq157HlxG&oh=00_AYC8k_gsLosQRV0aD3zGflhVBGuQ8J7R1iNDZ55ngr207A&oe=67C64798)
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/
https://veiculosearmamentosmilitares.blogspot.com/2020/02/
https://jipeseforasdeestrada.blogspot.com/2018/06/
https://plantascultivosecuidadosdomundotodo.blogspot.com/2020/11/
https://simpatiasmagias.blogspot.com/
HISTORIAS DE TERREIROS DE UMBANDA E ENTIDADES
CAMINHOES CARRETAS E TRANSPORTES
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/o-tratamento-da-obsessao.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/espiritos-protetores-quem-sao.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/benzimento-de-preto-velho-com-7-ervas.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/oferenda-de-protecao-aos-pretos-velhos.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/os-sonhos-podem-prever-o-futuro.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/diferenca-entre-obsessao-espiritual-e.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/patua-cigano-para-atrair-prosperidade-e.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/adocamento-da-cigana-rosa-simpatia.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/exu-caveira-tata-caveira-e-joao-caveira.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/o-significado-do-pentagrama.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/simpatia-para-afastar-rivais-no-amor-ou.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/os-filhos-de-oxossi-e-suas.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/a-linha-das-pombagiras-trabalhadoras-de.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/a-linha-dos-exus-trabalhadores-de-ogum.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/simpatia-de-exu-tiriri-para-trazer-o.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/banho-de-atracao-de-amor-na-vibracao-de.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/3-rituais-para-oxum-no-dia-dos.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/ajebo-de-xango-banho-e-firmeza-ao.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/defumacao-dos-pretos-velhos-com-alecrim.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/amala-de-xango-aprenda-fazer-uma-das.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/batata-doce-nana-oferenda-para-tratar.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/pombagira-guardia-como-cultua-la-em.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/exu-guardiao-como-cultuar-o-guardiao-de.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/iansa-e-o-resgate-espiritual.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/banho-de-omulu-aprenda-fazer-o-banho-de.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/firmeza-de-amor-oxaguia-para-fortalecer.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/oracao-pai-benedito-para-limpeza-do-lar.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/confira-uma-poderosa-magia-cigana-para.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/mandinga-de-caboclo-boiadeiro-para.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/a-umbanda-tambem-fala-de-deus.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/lei-do-retorno-muitas-coisas-na-vida.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/as-caracteristicas-dos-filhos-de-ogum-e.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/banho-de-iansa-e-oxala-para-descarrego.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/simpatia-de-preto-velho-para-ter-o-seu.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/preto-velho-meu-fio-senta-aqui-pertinho.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/basilio-legua-ou-basilao.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/como-aprender-ter-calma-e-paciencia.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/banho-de-salvia-com-mel-na-energia-de.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/02/aprenda-3-usos-da-quartinha-no-dia-dia.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/02/kristina-rose-tambem-conhecida-como.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/02/shotzi-blackheart-tambem-conhecido-como.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/02/aimee-spiers-tambem-conhecido-como-aimz.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/02/mar-j-raw-tambem-conhecido-como-sea-j.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/02/ginger-rayles-tambem-conhecido-como.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/02/danos-na-came.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/02/biografia-de-saya-song.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/02/biografia-de-blair-williams.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/02/biografia-de-ivy-lebelle.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/02/kate-solar-tambem-conhecido-como.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/02/sobre-o-blink-suicide.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/02/yanka-pikova-tambem-conhecida-como.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/02/mimi-lion-tambem-conhecido-como-mimi.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário