Do tradicional “espaguete da mamma”, passando pela macarronada de domingo até as receitas mais incrementadas e contemporâneas, o macarrão é um dos pratos preferidos dos brasileiros e a PETYBON é uma das escolhas preferidas de milhões de consumidores que tem prazer em fazer receitas com toques especiais.
A história
Sua história teve início em 1937, pelas mãos da tradicional família Matarazzo, de origem ítalo-brasileira e proprietária do Grupo Matarazzo, que resolveu fabricar no Brasil biscoitos e massas compatíveis em termos de qualidade com os produzidos na Itália. Os produtos PETYBON faziam parte do extenso portfólio de marcas do maior conglomerado da época: as Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo. A PETYBON foi conquistando prestígio ao longo de sete décadas dedicadas à produção de biscoitos, que hoje não são mais produzidos, e massas com formatos diferenciados e de alta qualidade. As latas de biscoito PETYBON com decoração natalina, por exemplo, se transformaram em um presente tradicional nos finais de ano. E o espaguete, graças a uma campanha publicitária bem sucedida se tornou um enorme sucesso. Anos depois, em 1979, a Matarazzo se associou com a Hershey, gigante americana do setor de alimentos, para, juntas, criarem uma empresa fabricante de massas, biscoitos, margarinas e achocolatado líquido, que passaram a estampar a marca PETYBON.

Em 1982, a marca decidiu trabalhar de forma mais intensa a sua linha de massas. Foi quando surgiu a campanha publicitária que popularizou o slogan “Petybon, o macarrão da mamma”. Em 1986 a multinacional Bunge adquiriu a marca e criou a empresa Petybon S.A. Desde então, sua trajetória foi marcada por uma série de parcerias e joint-ventures com indústrias internacionais para troca de experiências e tecnologias, como a Mapiant (Itália), a Barilla (Itália) e a BSN (francesa), todas posteriormente desfeitas. Essas associações, no entanto, tornaram-se ingredientes essenciais para a construção da marca, bem como para a introdução de inúmeras novidades no mercado nacional de massas com a chancela PETYBON, como a lasanha pré-cozida, lançada em 1989 e que oferecia praticidade e rapidez no preparo do prato por permitir que o produto seco fosse levado direto ao forno. Em 1990, a PETYBON tomaria a decisão estratégica de concentrar seu foco em massas e biscoitos. Com isso, a linha de achocolatados foi desativada e, no ano seguinte, a linha de margarinas da fábrica de São José dos Campos chegou ao fim.

Nessa época, a PETYBON era a segunda maior fabricante brasileira no segmento de massas, com volume de vendas de US$ 41 milhões e quatro fábricas, localizadas nas cidades de São José dos Campos, Mauá, Goiânia e Joinville. Essa história ganhou ainda mais importância quando a PETYBON, que já era extremamente popular entre as donas-de-casa intensificou suas ações de divulgação com promoções, filme e anúncios publicitários. Uma receita aparentemente simples, mas muito eficaz, que resultou em um incremento de 42% de sua produção de massas. Com isso, em 1992, a PETYBON relançou sua linha de massas, resgatando o tradicional slogan da marca “macarrão da mamma”. Além disso, a marca colocou no mercado a massa caseira. Essa linha procurava atender o consumidor que apreciava uma massa mais artesanal, mais soltinha e que absorvia bem o molho.

Pouco depois, no final de 1998, a marca lançou a linha Grano Duro (embalagem verde) com quatro tipos de massa: spaguetti, fusilli, penne e gnocchetti. Essa linha é elaborada a partir da farinha de trigo durum, que é mais consistente e rica, o que a torna naturalmente al dente. A tecnologia da empresa, aliada à qualidade da matéria-prima, colocou essa nova linha nos mesmos níveis de qualidade e sabor das melhores marcas italianas de macarrão al dente. Com esse lançamento, a PETYBON ocupou a terceira colocação no ranking das maiores fabricantes de massas do país.

Em 2000 a PETYBON investiu US$ 5 milhões no desenvolvimento de novos produtos e no marketing. Isto permitiu que no ano seguinte ocorresse o lançamento de mais três variedades de macarrão para sopas da linha Grano Duro: risoni, conchigliette e capelli d’angelo. Ainda no final desse ano a marca lançou a linha Grano Duro Colori, nos formatos penne e fusilli. Esse lançamento proporcionou mais opções aos consumidores e agregou maior peso à linha Grano Duro que, em dois anos, dobrou sua participação no mercado. A partir de dezembro de 2003, após um acordo com a Bunge, a PETYBON passou a fazer parte do portfólio da empresa J. Macêdo, considerada uma das principais indústrias de alimentos do país e proprietária de marcas como Dona Benta (farinhas, fermentos, misturas para bolos e massas) e Sol (farinhas e misturas para bolos).

Esta mudança foi essencial para que a marca PETYBON passasse a atuar em categorias premium e com formatos diferenciados, atendendo os consumidores que gostam de preparar pratos com toques mais requintados nas refeições. Esse novo posicionamento premium começou a ser trabalhado em 2008 com o lançamento da linha Especialidades (massas para serem recheadas como caneloni, lasanha e conchiglione) e com as mudanças nas embalagens dos produtos. Os lançamentos mais recentes da marca aconteceram em 2013 e incluem os cortes Ninho e Fusilli da linha Integrali, bem como as opções de Lasanha Direto ao Forno, Integral e Verde com espinafre.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Por exemplo, em 2008, quando o logotipo ganhou uma tipografia de letra mais encorpada e moderna, e adotou um fundo na cor verde-escura (antes era vermelha). Mais recentemente, em 2014, esse logotipo foi remodelado reforçando a imagem moderna e sofisticada e posicionamento gourmet de sua linha de produtos.
Os slogans Crie um momento gourmet. (2014)
O gourmet do dia a dia. (2009)
Prazer em fazer.
Petybon, o macarrão da mamma. (1982)
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1937
● Fundador: Família Matarazzo
● Sede mundial: Fortaleza, Ceará, Brasil
● Proprietário da marca: J. Macêdo S/A
● Capital aberto: Não
● Presidente: Luiz Henrique Lissoni
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Massas
● Slogan: Crie um momento gourmet.
A marca no Brasil
Atualmente a PETYBON, disponível em todo território nacional, atua nos segmentos de massas com ovos, grano duro, integrais e lasanhas, além de formatos especiais, oferecendo uma linha completa para quem tem prazer em ousar e surpreender na cozinha.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Época Negócios e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/
https://www.facebook.com/groups/1689260331291617
https://www.facebook.com/groups/916042165152650
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/
https://veiculosearmamentosmilitares.blogspot.com/2020/02/
https://jipeseforasdeestrada.blogspot.com/2018/06/
https://plantascultivosecuidadosdomundotodo.blogspot.com/2020/11/
CIGANOS NA UMBANDA
https://simpatiasmagias.blogspot.com/
HISTORIAS DE TERREIROS DE UMBANDA E ENTIDADES
AMADOS EXUS DE UMBANDA
CAMINHOES CARRETAS E TRANSPORTES
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/04/plaina-bosch-gho-26-82-d-professional.html
https://qr.ae/pARUkP
https://qr.ae/pARiZP
https://qr.ae/pARc3z
https://qr.ae/pA8uiY
https://qr.ae/pA8OwC
https://qr.ae/pA1v38
https://qr.ae/pA1sLI
https://qr.ae/pATbuq
https://qr.ae/pATWUh
https://qr.ae/pApGUa
https://qr.ae/pApypg
https://qr.ae/pApSf3
https://qr.ae/pApqa8
https://qr.ae/pApBjG
https://qr.ae/pApQ7x
https://qr.ae/pAIoRl
https://qr.ae/pAIMyw
https://qr.ae/pAIufj
https://qr.ae/pANpOI
https://qr.ae/pANhYU
https://qr.ae/pAGInn
https://qr.ae/pAG2xQ
https://qr.ae/pAGHnB
https://qr.ae/pAt7bt
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/04/tai-lee-tambem-conhecido-como-mia-b-tia.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/04/manyo-yoojin-tambem-conhecido-como.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/04/sobre-chailee-son.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/04/chungha-tambem-conhecida-como-annie-kim.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/04/cristiano-benedicto-ottoni-jr-nascido.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/04/rosalia-de-sousa-maia-nascida-cerca.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/04/jorge-benedito-ottoni-nascido-em-1782.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/04/baronesa-alda-eugenia-monteiro-de.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/04/politriz-bosch-gpo-12-ce.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/04/politriz-angular-automotiva-7pol-1400w.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/04/lamina-bosch-t127d-para-serra-tico-tico.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/04/martelete-bosch-rompedorperfurador-820w.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/04/martelete-combinado-sds-plus-makita.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/04/kit-martelete-furadeira-bosch-gbh-2-24.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/04/silvio-delmar-hollenbach-presenciou.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2023/02/luis-alberto-lacalle-herrera-montevideu.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2023/02/jorge-luis-batlle-ibanez-montevideu-25.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/09/o-anfitriao-do-campo-santo.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/09/calunga-pequena-cemiterio-o-campo-santo.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/04/o-anjo-pahaliah-esta-ligado-muitos.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2025/04/quais-as-caracteristicas-do-anjo-nithael.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/05/o-navio-portugues-que-naufragou-ha-400.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/05/naufragios-do-brasil-saiba-porque.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/05/a-odisseia-de-2-mergulhadores-perdidos.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/05/emancipacao-politica-do-parana-e.html
https://qr.ae/pA76fE
https://qr.ae/pA7QgE
https://qr.ae/pARUkP
https://qr.ae/pARiZP
https://qr.ae/pARc3z
https://qr.ae/pA8uiY
https://qr.ae/pA8OwC
https://qr.ae/pA1v38
https://qr.ae/pA1sLI
https://qr.ae/pATbuq
https://qr.ae/pATWUh
https://qr.ae/pApGUa
https://qr.ae/pApypg
https://qr.ae/pApSf3
https://qr.ae/pApqa8
https://qr.ae/pApBjG
https://qr.ae/pApQ7x
https://qr.ae/pAIoRl
https://qr.ae/pAIMyw
https://qr.ae/pAIufj
https://qr.ae/pANpOI
https://qr.ae/pANhYU
https://qr.ae/pAGInn
https://qr.ae/pAG2xQ
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/04/barao-do-rio-branco-sem-data-postal-de.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/04/antiga-sede-do-clube-curitibano-rua-xv.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/05/navio-do-seculo-xiii-descoberto-no-mar.html#google_vignette
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/05/sob-baia-de-guanabara-repousa-um.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/04/aishwaria-rai-tambem-conhecido-como.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/04/kiara-advani-tambem-conhecido-como-alia.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/04/sobre-tripti-dimri.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/04/sobre-tara-sutaria.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/04/silvino-frazao-de-souza-breves-nascido.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/04/jose-frazao-de-souza-breves-nascido.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/04/joaquim-jose-de-souza-breves-nascido-em.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/04/joaquim-jose-de-souza-breves-nascido-em_4.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/04/a-historia-tudo-comecou-no-ano-de-1945.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/04/afrodite-deusa-que-fez-os-deuses-se.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/04/robert-wadlow-o-gigante-gentil-da.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/04/em-536-dc-europa-oriente-medio-e-partes.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/04/fanni-kaplan-uma-revolucionaria-russa.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/04/4-dicas-do-que-fazer-em-ouro-preto.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/04/10-melhores-praias-de-natal-e-arredores.html
https://qr.ae/pA7Gby
https://qr.ae/pA76fE
https://qr.ae/pA7QgE
https://qr.ae/pARUkP
https://qr.ae/pARiZP
https://qr.ae/pARc3z
https://qr.ae/pA8uiY
https://qr.ae/pA8OwC
https://qr.ae/pA1v38
https://qr.ae/pA1sLI
https://qr.ae/pATbuq
https://qr.ae/pATWUh
https://qr.ae/pApGUa
https://qr.ae/pApypg
https://qr.ae/pApSf3
https://qr.ae/pApqa8
https://qr.ae/pApBjG
https://qr.ae/pApQ7x
https://qr.ae/pAIoRl
https://qr.ae/pAIMyw
https://qr.ae/pAIufj
https://qr.ae/pANpOI
https://qr.ae/pANhYU
https://qr.ae/pAGInn
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2021/12/t48-57-mm-gun-motor-carriage.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2021/12/tacam-r-2-tun-anticar-pe-afet-mobil-r-2.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2021/12/tacam-t-60.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2021/12/ac3-thunderbolt-australian-cruiser-iii.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2021/12/tiger-i.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2021/12/tiger-ii.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2021/12/tanque-medio-chi-he-tipo-1-ichi-shiki.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2021/12/tipo-1-ho-ha-tipo-1-ho-ha-hoha-ichi.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2021/12/tipo-1-ho-ki-isshiki-sokoheishahoki-ho.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2021/12/tanque-de-canhao-tipo-1-ho-ni-i-i.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2021/12/tanque-de-canhao-tipo-2-ho-i-ni-shiki.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2021/12/ka-mi-de-lancamento-especial-tipo-2.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2021/12/tipo-2-ke-to-nishiki-keisensha-ke-to.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2021/12/tanque-medio-tipo-3-chi-nu-san-shiki.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário