Navio do século XIII descoberto no Mar Negro
Nunca antes um naufrágio tão antigo foi descoberto em tão boas condições
Navio do século XIII descoberto no Mar Negro
Por
O Mar Negro é uma espécie de “museu” de naufrágios encontrados em condições sempre boas devido às suas características peculiares. Segundo a BBC, o Mar Negro não tem oxigênio abaixo dos 159 metros. Isso faz com que os barcos antigos, de madeira, não sejam devorados por criaturas que destroem a madeira. Navio do século XIII, naufrágio em perfeito estado de conservação.
Descobertos por acaso, são cerca de 40 embarcações
A descoberta aconteceu quando pesquisadores estudavam o que ocorreu com a água do Mar Negro depois da última Era Glacial. A bordo de um navio de pesquisa, na superfície, os pesquisadores estudavam o leito do mar com câmaras submarinas quando deram com o achado. O navio estava em tão bom estado que foi possível enxergar nitidamente as cordas enroladas nos mastros. Ele foi encontrado numa profundidade de 1.800 metros.
Segundo a BBC
Até o momento já foram contabilizados 40 navios – sendo a maioria do período bizantino.
O Mar Negro foi um importante centro de antigas navegações. Pesquisadores acham que o achado vai ajudar a conhecer melhor as rotas do passado.
Discordância do período das embarcações naufragadas
Os arqueólogos datam a descoberta dos séculos XIII ou XIV, abrindo uma janela nova aos precursores dos navios que descobriram o Novo Mundo, aqueles de Colombo. Este navio medieval serviu provavelmente o império de Veneza, que teve postos avançados do mar Negro.
Ambas as fontes concordam num ponto:
Nunca antes esse tipo de navio fora encontrado de forma tão completa.
Jon Adams, líder do projeto do Mar Negro, e diretor fundador do centro de arqueologia marítima da Universidade de Southampton, disse que:
Esses naufrágios são um bônus, uma descoberta fascinante que fizemos durante a nossa extensa pesquisa geofísica. Com técnica de filmagem 3D subaquática conseguimos obter estas imagens impressionantes sem alterar o fundo do mar
O New York Times publicou um desenho de como era um dos navios encontrados.
(Do https://marsemfim.com.br/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário