sábado, 2 de outubro de 2021

Ponto de Parada para abastecimento, no trajeto entre São José dos Pinhais e Curitiba (POSTO Boqueirão ). Anos 50 Fonte - Curitiba antiga.

 Ponto de Parada para abastecimento, no trajeto entre São José dos Pinhais e Curitiba (POSTO Boqueirão ).
Anos 50
Fonte - Curitiba antiga.


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Momento do incêndio sendo combatido pelos bombeiros voluntários da época, em 1897. Foto: Arquivo Público do Paraná.

 Momento do incêndio sendo combatido pelos bombeiros voluntários da época, em 1897.
Foto: Arquivo Público do Paraná.


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Praça Santos Andrade - 1956. Fonte = MEMÓRIAS DE CURITIBA;

 Praça Santos Andrade - 1956.
Fonte = MEMÓRIAS DE CURITIBA;


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Pátio de manobras e plataforma de embarque da Estação Ferroviária de Curitiba, anos 1950. Na parte superior direita do foto vê-se a Estação, a Av. sete de Setembro e parte da Praça Eufrásio Correia. (Foto: nostrilhos.com.br) Paulo Grani

 Pátio de manobras e plataforma de embarque da Estação Ferroviária de Curitiba, anos 1950. Na parte superior direita do foto vê-se a Estação, a Av. sete de Setembro e parte da Praça Eufrásio Correia.
(Foto: nostrilhos.com.br)


Paulo Grani

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Vista do Alto da Campina em direção ao Mossungue, neste local hoje é o Carrefour e o Prédio Redondo. Anos 60 Fonte - Memórias de Curitiba.

 Vista do Alto da Campina em direção ao Mossungue, neste local hoje é o Carrefour e o Prédio Redondo.
Anos 60
Fonte - Memórias de Curitiba.


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**Igreja Batista Memorial de Curitiba. Em 1954. ** Rua Alencar Guimarães-Santa Quitéria. Fonte- Curitiba antiga.

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 **Igreja Batista Memorial de Curitiba. Em 1954. **
Rua Alencar Guimarães-Santa Quitéria.
Fonte- Curitiba antiga.


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Igreja Irmãos Menonitas no bairro Jardim das Américas. Anos 70 Fonte= Curitiba antiga

 Igreja Irmãos Menonitas no bairro Jardim das Américas.
Anos 70
Fonte= Curitiba antiga


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Nome do edifício: Edifício Ivo Leão Rua XV de Novembro, 570 Edifício Ivo Leão na década de 1950. Fonte - Memória Urbana

 Nome do edifício: Edifício Ivo Leão
Rua XV de Novembro, 570
Edifício Ivo Leão na década de 1950.
Fonte - Memória Urbana


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ALARGAMENTO DA MARECHAL DEODORO Histórica foto do alargamento da Rua Marechal Deodoro, Curitiba, realizado no final da década de 1960

 ALARGAMENTO DA MARECHAL DEODORO
Histórica foto do alargamento da Rua Marechal Deodoro, Curitiba, realizado no final da década de 1960


Nenhuma descrição de foto disponível.Histórica foto do alargamento da Rua Marechal Deodoro, Curitiba, realizado no final da década de 1960, na gestão do prefeito Ivo Arzua.

Encontrei este registro sobre o alargamento da Marechal Deodoro:

"Ivo Arzua foi o responsável por mudanças importantes em Curitiba, entre elas, o alargamento da Avenida Marechal Deodoro, no centro. Ele foi prefeito de Curitiba por duas vezes. Na primeira, foi eleito no ano de 1962 e governou a cidade até 1966. E logo a seguir foi reconduzido à prefeitura, desta vez em eleição indireta pela Assembleia Legislativa. Ficou no cargo até março de 1967, quando assumiu a função de ministro da Agricultura. Em Curitiba, foi um dos principais responsáveis pelo Planejamento Urbano da capital.

Em entrevista gravada em maio de 1997, que está na íntegra na coleção de livros “Memória Paranaense”, ele disse:

José Wille – O senhor fez o alargamento da Marechal Deodoro em vários trechos.

Ivo Arzua – Da Marechal Deodoro inteiramente e da Marechal Floriano, entre a praça Carlos Gomes e a Tiradentes. A Cruz Machado foi aberta e alargada, e também a Tobias de Macedo e um trecho da Rua XV, entre a Muricy e a praça Osório.

José Wille – Em 1964, o congestionamento não existia, mas sem estas obras futuramente surgiriam problemas para a cidade.

Ivo Arzua – Exatamente! Tínhamos que preparar Curitiba para o futuro, porque o planejamento consiste nisso – prever o futuro. E nós tínhamos que prever, no mínimo, 30 anos do progresso de Curitiba, o que foi feito. [...]. Para aprovar o planejamento nós debatemos com o povo e, com as críticas incorporadas, nós o mandamos à Câmara. Nos debates públicos, convocávamos obrigatoriamente três classes: a imprensa, os estudantes e os vereadores. Todos estavam exatamente a par do projeto de elaboração do plano da cidade e criou-se uma consciência curitibana sobre a importância de um plano urbanístico. O povo deu o seu apoio e o plano está aí até hoje."

(Extraído de: Portal Memória Brasileira/José Wille)

(Foto: Arquivo Gazeta do Povo)

Paulo Grani

A VELHA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ARAUCÁRIA A Estação Ferrovia de Araucária foi inaugurada em 1891

 A VELHA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ARAUCÁRIA
A Estação Ferrovia de Araucária foi inaugurada em 1891


Nenhuma descrição de foto disponível.A Estação Ferrovia de Araucária foi inaugurada em 1891 conectando o trecho ferroviário entre Curitiba e Serrinha, cujo itinerário final era Ponta Grossa.

Nesta foto de 1926, vemos a singela estaçãozinha construída em madeira que incendiou-se em 1962. Uma nova foi construída em alvenaria que foi desativada com o fim do trem de passageiros para Curitiba, em 1977.

Nesses trilhos passavam comboios de vagões carregando gado e também tanques militares do batalhão do Exército vindos de Ponta Grossa e do norte do Paraná, além dos trens de subúrbio, que eram composições mistas de carga e passageiros.

Chegou a atender trens de subúrbio no trecho Curitiba-Passaúna dos anos 1950 até o ano de 1977. A estação de Araucária ficava junto a um trevo da avenida que tem em seu centro hoje em dia um monumento apelidado de "Parafuso". Uma praça ao lado desse monumento era onde estava a estação. Nada restou. No leito da antiga linha, uma avenida.

Nesse ano de 1977, a linha foi substituída pela variante Pinhais-Engenheiro Bley, passando bem mais ao sul de Curitiba, e teve os trilhos retirados no início dos anos 1990. Nessa variante, uma estação com o mesmo nome foi aberta, Araucária-nova.
(Fonte: nostrilhos.com.br)

Paulo Grani