domingo, 5 de outubro de 2025

ESTRADAS E AVIÕES DOS ANOS 50: COMO O PARANÁ SE CONECTAVA AO BRASIL — EO QUE ISSO REVELA SOBRE NOSSA HISTÓRIA

 

ESTRADAS E AVIÕES DOS ANOS 50: COMO O PARANÁ SE CONECTAVA AO BRASIL — EO QUE ISSO REVELA SOBRE NOSSA HISTÓRIA

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🛫 ESTRADAS E AVIÕES DOS ANOS 50: COMO O PARANÁ SE CONECTAVA AO BRASIL — EO QUE ISSO REVELA SOBRE NOSSA HISTÓRIA

Em 1950, enquanto o Brasil começava a se modernizar, o Paraná já traçava seu futuro — por terra e por ar.

Dois documentos raros mostram com clareza essa ambição:

✅ Um anúncio da Cruzeiro do Sul , com horários de voos entre Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro — e o slogan “E conforto insuperáveis!” ✅ Três mapas oficiais do Plano Rodoviário do Estado do Paraná , publicados pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) — revelando como as estradas foram feitas para integrar cidades, portos e até fronteiras.

Vamos viajar no tempo e descobrir como o Paraná se conectou ao Brasil — e por que esses registros são muito mais do que simples páginas amareladas.


✈️ CRUZEIRO DO SUL EM 1950: QUANDO VOAR ERA UM LUXO — E UMA NECESSIDADE

Na página 34, um anúncio da Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul Ltda. chama atenção — não só pela moda do design, mas pela ambição contida em suas linhas:

“DADA QUALQUER PARTE DO BRASIL”

👉 Sim. Em 1950, a Cruzeiro do Sul prometia levar você a qualquer lugar do Brasil — e com “conforto insuperáveis!”

🕒 HORÁRIOS DE VOOS DE CURITIBA (1950):

  • Segunda-feira : 8h00 → São Paulo e Rio de Janeiro 12h00 → Joinville, Itajaí, Florianópolis, Lages e Porto Alegre 13h00 → Maringá, Londrina e Rio de Janeiro


  • Terça-feira : 8h00 → São Paulo e Rio de Janeiro 12h00 → Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo e Rio de Janeiro

  • Quarta-feira : 8h00 → São Paulo e Rio de Janeiro 12h00 → Ponta Grossa, Guarapuava, Pato Branco e Rio de Janeiro

  • Quinta-feira : 8h00 → São Paulo e Rio de Janeiro 12h00 → Paranaguá, Antonina, Morretes e Rio de Janeiro

  • Sexta-feira : 8h00 → São Paulo e Rio de Janeiro 12h00 → Londrina, Maringá, Apucarana e Rio de Janeiro

  • Sábado : 8h00 → São Paulo e Rio de Janeiro 12h00 → Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo e Rio de Janeiro

  • Domingo : 8h00 → Paranaguá, Antonina, Morretes e Rio de Janeiro

👉 Curitiba tinha voos diários para São Paulo e Rio — e também para cidades do interior.

E olha só: a seção de cargas era tão importante quanto a de passageiros — mostrando que o transporte aéreo já era vital para a economia paranaense.


🛣️ PLANO RODOVIÁRIO DO PARANÁ: O MAPA QUE MUDOU O ESTADO

Nos três mapas a seguir, encontramos o Plano Rodoviário do Estado do Paraná , publicado pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) — com detalhes impressionantes.

🗺️ MAPA 1: “PLANO RODOVIÁRIO — ESQUEMA DAS RODOVIAS PARALELAS”

Mostra as principais rodovias ligando Curitiba a São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul — com destaque para:

  • Liga Palmeiras (P-1) a Rio Magro (P-6) — passando por Porto Amazonas e Lapa
  • Liga Barracão (P-7) a Santo Antônio (P-7) — e um ponto conveniente da T-1
  • Liga Araucária a Campo Erê — em Santa Catarina
  • Liga Mandirituba (L-1) a Águas do Sul (P-6) — Pragões em Santa Catarina

👉 Essas rodovias eram o sistema nervoso do Paraná — conectando cidades, portos e mercados.


🗺️ MAPA 2: “PLANO RODOVIÁRIO — ESQUEMA DAS RODOVIAS LONGITUDINAIS”

Mostra as rodovias que cortavam o estado de norte a sul — ligando:

  • Foz do Iguaçu a Curitiba
  • Maringá a Ponta Grossa
  • Londrina a Guarapuava
  • Paranaguá a Pato Branco

E ainda há uma legenda que diz:

“CONCLUSÃO: A realização do Plano Rodoviário que abrange DEZ MIL NOVECENTOS E SETENTA E DOIS QUILOMETROS DE RODOVIAS.”

👉 Isso mesmo: quase 11 mil quilômetros de estradas planejadas — um projeto gigantesco para a época.


🗺️ MAPA 3: “PLANO RODOVIÁRIO — ESQUEMA DAS RAMAIS”

Mostra as rodovias secundárias — as “ramais” — que ligavam cidades menores ao sistema principal.

Entre elas:

  • Liga Curitiba a Morretes
  • Liga Ponta Grossa a Castro
  • Liga Guarapuava a Pato Branco
  • Liga Foz do Iguaçu x Cascavel

E o texto final é emocionante:

"Pela rodovia construída, professor e médico marcharão para o interior, resolvendo definitivamente os problemas de base para o nosso país: alfabetização e saúde. Nesse dia o estado do Paraná, graças ao Trabalho de seus filhos aplicados à Natureza realmente generosamente, estará na vanguarda dos estados da Federação."

👉 Era um sonho de desenvolvimento — e eles estavam determinados a realizá-lo.


💬 O QUE ISSO TEM A VER COM VOCÊ HOJE?

Esses documentos não são apenas papel velho. Eles mostram que:

O Paraná já foi grandioso em 1950 — com planos de infraestrutura que rivalizavam com os melhores do Brasil. O transporte aéreo e rodoviário já eram estratégicos — para a economia, a educação e a saúde. As estradas não eram só para carros — eram para levar professores, médicos e oportunidades ao interior.


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