quinta-feira, 7 de junho de 2018

MORRETES

















































Jornal o Estado do Paraná
Morretes de antigamente
Destaque: Fogos e artifícios de Roberto França. Roberto, casado com Marieta Malucelli França (filha de João e Maria Malucelli ...neta de Giovanni e Margherita Malucelli.
Helena Maria França Sundin (neta), diz: meu avô foi empreendedor...um homem a frente do seu tempo....foi de tudo um pouco... capelão de São Benedito, delegado....criou código de trânsito em1934, foi juiz de paz, presidente do tiro de guerra, marumbinista - levou a cruz no Marumbi e fez a primeira missa lá em cima... aliás, acho que a única....organizava carnavais venezianos... no rio Nhundiaquara... organizou grupo de teatro... organizava dança de pau de fita...e também era farmacêutico... quase, e muitas vezes médico, também fazia gasosas e licores.












OUTRAS RELÍQUIAS DE MORRETES











Mais uma relíquia sobre morretenses, enviada pelo querido amigo/primo Éric Joubert Hunzicker.

30 de maio de 1940 - Festival em Morretes.
Realizou-se o festival das bandeirantes no Teatro Municipal, constando o seu programa de declamações, diálogos e comédias.
Estando as aspirantes na sua maioria sem uniforme e com dificuldades para comprá-los, resolveram trabalhar realizando um festival para obter fundos e assim adquiri-los.
Com a ajuda de vários escoteiros, levaram em cena duas comédias: 'Na Escola' e 'O Regenerado', entre outros números, com a participação só de meninas.
A casa foi bem frequentada, rendendo 354$000 (trezentos e cinqüenta e quatro mil réis), menos 50% pago ao empresário do teatro, ficando um saldo de 177$000 (cento e setenta e sete mil réis) para os atores.
A Chefe: Maria Luisa Merkle.
__________________________________


Matéria publicada em um jornal morretense - agosto/1956 - pelo saudoso escritor Marcos Luiz De Bona.





















_________________________

Notícia mais recente sobre o saudoso e querido professor José Daher.
Gazeta do Povo - 27 de dezembro de 2015.






































Publicado no facebook por Ligia De Bona Carvalho


Morretes foi notícia em 1917.
Jornal 'A República' - Energia elétrica.

Morretes o maior produtor de frutas parte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário