segunda-feira, 13 de junho de 2022

JOSÉ ÁLVARO TIZZOT E A COMPANHIA T. JANÉR "Em Curitiba, José Álvaro Tizzot iniciou sua vida profissional na área industrial e comercial, atraindo e instalando no Paraná várias empresas de outros Estados.

 JOSÉ ÁLVARO TIZZOT E A COMPANHIA T. JANÉR
"Em Curitiba, José Álvaro Tizzot iniciou sua vida profissional na área industrial e comercial, atraindo e instalando no Paraná várias empresas de outros Estados.

JOSÉ ÁLVARO TIZZOT E A COMPANHIA T. JANÉR
"Em Curitiba, José Álvaro Tizzot iniciou sua vida profissional na área industrial e comercial, atraindo e instalando no Paraná várias empresas de outros Estados. À época, o Paraná – um Estado de vocação agrícola – não oferecia muitos estímulos à industrialização, visto que a fonte principal de riqueza era a agricultura. Porém, José Álvaro Tizzot, com sua visão de futuro, apostou em suas idéias e persistiu. Trouxe e representou empresas de diversas áreas, como química, maquinaria, implementos industriais, laboratórios, entre muitas outras. Uma de suas maiores conquistas foi criar em Curitiba uma filial da "Companhia T. Janér", sediada no Rio de Janeiro, a maior empresa do Brasil, à época, na área de comercialização e distribuição de papel, celulose e derivados.
O crescimento da Companhia foi grande, tornando-se um pólo da área em toda região sul do país, que se abastecia com papel e derivados aqui no Paraná. Tal crescimento gerou empregos e proporcionou ao Estado muitos benefícios tributários. Criou mão-de-obra especializada e um mercado promissor. Os jornais locais passaram a dispor dos recursos para elevação da qualidade de informações.
Frente à Companhia T. Janér, José Álvaro Tizzot atuou por mais de três décadas, recebendo, durante este período, profundo respeito e admiração por parte de todas as empresas e segmentos da área.
Seu falecimento, em 28 de abril de 1987, causou profundo pesar em toda a sociedade paranaense. Porém, como tão bem colocou o escritor e filósofo Vidigal: “Não há lei mais poderosa que o exemplo”. E, de modo a produzir lições de trabalho, coragem, dignidade, esperança e fé, assim como para evitar se perder no olvido o exemplo de uma bela vida, por iniciativa de seu filho, José Luiz, José Álvaro Tizzot foi eternizado pela homenagem da Cidade que lhe acolheu, dando seu nome para uma bela rua no bairro Sítio Cercado."
(Extraído de: tizzot.com.br / Fotos: issuu.com)
Paulo Grani

Nenhuma descrição de foto disponível.
Um carroceiro maneja uma bobina de papel da Cia. T. Janér para abastecimento de algum jornal da capital, nos anos 1940.

Nenhuma descrição de foto disponível.
José Álvaro Tizzot

Nenhuma descrição de foto disponível.
Depósito de papéis da Cia. T. Janer

Nenhuma descrição de foto disponível.
Linha de produção gráfica

Nenhum comentário:

Postar um comentário