quarta-feira, 24 de agosto de 2022

A ESTÁTUA DO BARÃO DO RIO BRANCO Em 19/12/1914, a população de Curitiba reunia-se na Praça Generoso Marques para celebrar a inauguração da estátua do Barão do Rio Branco

 A ESTÁTUA DO BARÃO DO RIO BRANCO
Em 19/12/1914, a população de Curitiba reunia-se na Praça Generoso Marques para celebrar a inauguração da estátua do Barão do Rio Branco

A ESTÁTUA DO BARÃO DO RIO BRANCO
Em 19/12/1914, a população de Curitiba reunia-se na Praça Generoso Marques para celebrar a inauguração da estátua do Barão do Rio Branco, elaborada em bronze. Esteve presente ao evento o presidente Carlos Cavalcanti e teve como orador Dario Vellozo. A estátua foi projetada e esculpida por Rodolpho Bernardelli e sua execução foi feita pela Fundição Indígena, no Rio de Janeiro. Naquela ocasião, o "Paço da Liberdade", ainda estava em construção e ficou pronto apenas dois anos depois.
A arrecadação de doações para sua ereção foi iniciada em 1912, sendo a primeira feita no Brasil em sua homenagem, e teve participação de toda a coletividade à época. Em 20/06/1914, o jornal "Diário da Tarde" noticiava que a estátua ficara pronta e estava em exposição em um salão da "Fundição Indígena". Conforme a nota, sua altura é de 3,20 metros, pesando somente a figura do ilustre homenageado 1.800 quilos. No total, com pedestal e adereços, seu peso chega a 3 toneladas.
A estátua foi instalada sobre um alto pedestal, voltada para a Rua Barão do Rio Branco e a Estação Ferroviária, para dar boas-vindas aos que chegavam à cidade por ela.
A festa de inauguração, contou com a presença maciça da população e de diversas autoridades. Após a cerimônia, um desfile de carruagens e automóveis rumou pelas ruas do centro em direção ao Palácio da Associação Comercial, na rua XV de Novembro, onde a diretoria ofereceu um "five o'clock tea" à fina flor da sociedade curitibana.
Paulo Grani

Nenhuma descrição de foto disponível.
Momentos antecedentes à inauguração, a estátua coberta, a população aguarda o descerramento.
Foto: João Groff. Acervo IHGP.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Cerimonia de inauguração da estátua do Barão do Rio Branco, em 19/12/1914, na Praça Generoso Marques, Curitiba. Atrás do palanque cerimonial, vê-se a edificação do prédio da Prefeitura, dentro do espaço do antigo Mercado Municipal.
Foto: Julius Hofmann, acervo Paulo José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário