terça-feira, 23 de agosto de 2022

Histórico Cartão Postal de Curitiba, de janeiro de 1941, contempla a Praça Ouvidor Pardinho com seu espaço ainda sem benfeitorias.

Histórico Cartão Postal de Curitiba, de janeiro de 1941, contempla a Praça Ouvidor Pardinho com seu espaço ainda sem benfeitorias.

Importante citar que em 1892, Rocha Pombo lançou nesse terreno a Pedra Fundamental para edificação da Universidade Federal do Paraná, cujo projeto não foi adiante por falta de recursos à época.
O nome Ouvidor Pardinho foi dado em homenagem ao relevante trabalho desempenhado por ele, Rafael Pires Pardinho quando, em 25/09/1717, assumiu o cargo de Ouvidor Geral da Capitania de São Paulo e prestou serviços como corregedor, durante 16 anos, dando provimentos à vila de Curitiba, entre outras.
Em Curitiba regularizou a ocupação urbana, fez recomendações a respeito da construção das ruas, alegando que deviam ser retas e contiguas, ordenou a manutenção do caminho de Itupava e a construção da casa de câmara e cadeia. Limitou os impostos, regulamentou também a ação de juízes e tabeliães nos processos judiciais, em que havia roubos e desordens e recomendou a limpeza do Rio Belém, para evitar alagamentos em frente à Igreja Matriz. Baixou ainda outras medidas, somando-lhe elas 129 provisões.
(Foto: Acervo Paulo José da Costa)
Paulo Grani

Pode ser uma imagem de monumento, ao ar livre e texto que diz "PRAÇA OUVIDOR PARDINHO JANEIRO DE 1941"

Nenhum comentário:

Postar um comentário