sexta-feira, 19 de agosto de 2022

CONHECENDO O DEUTSCHER SÄNGERBUND DE CURITIBA

 CONHECENDO O DEUTSCHER SÄNGERBUND DE CURITIBA

CONHECENDO O DEUTSCHER SÄNGERBUND DE CURITIBA
Um velho ditado diz que “onde dois alemães estão, três clubes são construídos”. Desde a chegada dessa etnia em Curitiba, por volta de 1833, mais de 50 associações diferentes foram criadas. Cada qual com sua própria vocação.
Em 1884, sócios das Sociedades Concórdia e Germânia fundaram a Deutscher Sängerbund (Liga Alemã de Cantores) que reunia a elite da comunidade alemã e tinha por finalidade principal estimular o canto e a música, depois, os esportes e as atividades sociais e recreativas.
Além de ser mais um clube onde a comunidade alemã de Curitiba se reunia para relembrar os costumes da terra natal, o Deutscher Sängerbund era o refúgio dos amantes da boa música, onde famílias inteiras se juntavam para cantar, dançar e tocar seus instrumentos.
Em 1938, o regime do Estado Novo decretou mudança na estrutura das sociedades com denominação estrangeira, então o "Verein Deutcher Saegerbund" passou a se chamar "Club Concórdia". Por ordem do governo, foram afastados da direção os sócios “não brasileiros” e substituídos por uma junta governativa. Em 1942 foram proibidas as reuniões sociais de entidades italianas e germânicas. Após o clube ser chamado de “Casa Olavo Bilac”, ser entregue à Cruz Vermelha, ao Clube Atlético Paranaense e abrigar a Liga Nacional, foi devolvido aos associados no final de 1945 por um decreto do Interventor Manoel Ribas.
O clube foi palco de grandes concertos, apresentações de peças teatrais e cinema, reuniões sociais, bailes, salões de arte, como o "Salão da Primavera do Clube Concórdia" (um dos mais importantes salões de arte do sul do país) e, em 1961, lançou a primeira festa da Cerveja do Brasil, ideia essa que se espalhou pelo país. Outra festa tradicional, sempre presente no calendário do clube, é a Festa da Matança (Schlachtfest), atualmente com nova denominação; Festa da Colheita(Bauernball).
Em junho de 2012 foi oficializada a fusão do Concórdia com o Clube Curitibano, outro clube social da capital paranaense. Todos os bens e associados pertencente ao clube de origem germânica, foram incorporado ao Curitibano, numa tentativa de preservar seu patrimônio físico e cultural.
Cartão Postal da primeira década de 1900, de Bevilacquia Gray, editado por Anibal Rocha & Cia., Acervo Paulo José Costa.
Paulo Grani.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário