quinta-feira, 4 de agosto de 2022

A CASA DA FAMÍLIA GOMM EM CURITIBA Foto da mansão da família Gomm localizada no Batel, nos anos 1940.

 A CASA DA FAMÍLIA GOMM EM CURITIBA
Foto da mansão da família Gomm localizada no Batel, nos anos 1940.

A CASA DA FAMÍLIA GOMM EM CURITIBA
Foto da mansão da família Gomm localizada no Batel, nos anos 1940.
"A casa da família Gomm foi construída para ser um símbolo de modernidade na cidade, durante a década de 1910. O local se tornou em um símbolo da aristocracia, trazida a Curitiba pela família inglesa. Localizada no final da Av. Batel, a casa ficou conhecida como “embaixada do mundo” em Curitiba.
O patriarca da família era o inglês Henry Gomm, que negociava a compra de erva-mate em Curitiba e tinha empresa em Antonina. Sua mulher, Isabel Withers Gomm, foi a criadora da Cruz Vermelha no Paraná. A Casa Gomm se tornou popular na cidade na década de 30/40, quando o filho do casal, Harry Blas Gomm, passou a morar na residência com sua mulher, Luísa Bueno. A frequência de estrangeiros era tão grande na casa, que na década de 50 surgiu uma canção francesa intitulada Monsieur Le Consul à Curityba, baseada em visitas ao local.
A arquitetura da Casa Gomm é uma das poucas de origem americana, baseada em edificações da Nova Inglaterra. Localizada em um grande terreno, que era conhecido como Bosque Gomm, a casa apresenta dois pavimentos, com torreão oitavado no canto esquerdo e janelas duplas nas laterais. A cobertura é feita com telhas francesas e o único elemento em alvenaria é a chaminé, com tijolo aparente.
Na década de 80, o terreno foi vendido pelos cinco herdeiros da família e adquirido pelo empresário Salomão Soifer. Em 1989, a casa e o bosque foram tombados pelo governo do estado.
Em 2000, a Casa Gomm foi toda desmontada e transferida para o final do terreno, para dar espaço a um empreendimento do Grupo Soifer. Atualmente, um dos maiores símbolos da Avenida Batel, que “perdeu” seu espaço para o Shopping, é utilizado pelo Governo do Paraná, pela Coordenação do Patrimônio Cultural. A Casa Gomm, que oficialmente fica na Avenida do Batel, 1829, teve a entrada alterada para a Rua Hermes Fontes. Sua inscrição no livro do tombo aconteceu em 14 de abril de 1.989."
(Extraído de Curitibaspace)
(Foto: Acervo Cid Destefani)
Paulo Grani.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário