A VISITA DE GETÚLIO VARGAS AO PARANÁ EM 1953
A VISITA DE GETÚLIO VARGAS AO PARANÁ EM 1953
Transcrevi adiante o pronunciamento do presidente Getulio Vargas por ocasião de sua visita à Curitiba, em 24/01/1953, por ocasião das comemorações do 1° Centenário da Emancipação do Paraná.
Nesta histórica foto do fotógrafo paulista P. C. Sheier, vemos uma amostra do que foi o desfile do presidente pela av. Luiz Xavier, em Curitiba, com chuva de papel picado e ovação. Tempos áureos de uma Curitiba transbordante de progresso. Getulio Vargas, com certeza foi o mais ilustre e célebre presidente que o país já teve até agora:
"Senhor Governador. Meus Senhores.
Com a homenagem que ora me prestais, em nome do Paraná e do seu nobre povo, quisestes acrescentar uma nova satisfação às profundas alegrias confortadoras que o meu sentimento de patriota aqui encontrou, ante o espetáculo do vosso triunfo pelo trabalho, da vossa bem conquistada abundância, do vosso empenho em contribuir para a grandeza da Nação.
E' grato ver que, ao celebrar o primeiro centenário da sua autonomia política, este admirável Estado, o mais jovem da Federação, já figura entre os vanguardeiros na luta pela emancipação econômica do Brasil. O progresso vertiginoso que vindes realizando, com a vossa fé e o vosso esforço, nestes rincões de esperança, nos reafirma a certeza de que haveremos de ganhar também essa última e decisiva batalha. Assim, como esteio da nossa riqueza e motivo de confiança na energia empreendedora da nossa gente, revestem-se da maior significação para todo o país os extraordinários índices de prosperidade que apresentais.
Ainda agora, a Exposição Internacional do Café, que tanto realça as comemorações destes dias festivos, põe em relevo uma proeza assombrosa do vosso labor aplicado à terra fecunda, no que diz respeito ao elemento básico da exportação brasileira. Avançando pelos campos infinitos, na verde marcha da fartura, até alcançar as barrancas do rio Paraná, os cafezais assinalam números estonteantes. A produção do Estado, que no começo do século não atingia a dez mil sacas, hoje ultrapassa a casa dos quatro milhões.
Esse é apenas um aspecto da vossa exuberância, do vosso crescimento promissor. Tendes a primazia na produção da erva-mate, como na indústria das madeiras, com a maior fábrica de toda a América Latina para a elaboração da sua pasta e produção de papel de imprensa. Entre os Estados brasileiros, sois o segundo na extração de ouro e prata, um dos cinco mais ricos em pecuária, com quase dois e meio milhões de cabeças de gado, obtendo ainda posições cada vez mais relevantes na lavoura dos cereais. Desbravando as matas virgens, estendendo sempre as florescentes plantações, já chegastes a ser o quarto Estado em área cultivada e o primeiro em produção agrícola per capita.
Por isso mesmo, repercutirá de maneira auspiciosa no desenvolvimento da economia paranaense a nova política de câmbio que, onerando as importações supérfluas, incentiva e favorece a produção dos artigos exportáveis, de modo a compensar os lavradores das agruras e incertezas próprias do labor campesino.
Muitas outras providências do meu Governo atestam o quanto reconhece a importância do Paraná para o Brasil e demonstram o meu cuidado em amparar o vosso Estado na solução dos seus problemas primordiais.
Os empréstimos concedidos ao Paraná pelo Banco do Brasil exprimem vigorosamente o empenho com que meu Governo tem procurado incentivar a vossa produção e o vosso surto de progresso. Desde o início do meu atual mandato, o Banco abriu créditos ao Governo paranaense cujo montante se aproxima da cifra de trezentos milhões de cruzeiros. Nesse mesmo período, só as operações da Carteira de Crédito Agrícola e Industrial do Banco do Brasil no Paraná envolveram financiamentos de iniciativas privadas que sobem a quase um bilhão de cruzeiros. O ritmo acelerado em que se desenvolve as aplicações do Banco no Paraná é ilustrado pelo seu aumento de 88% nos últimos dezoito meses, para atingir agora um total que sobe a mais de um bilhão e setecentos milhões de cruzeiros.
Em regime de acordo com o Estado, a União contribuirá para o incremento da vossa produção vegetal, destinando-se para isso verba apreciável e apenas superada pela que foi atribuída a Minas Gerais. Para o combate à praga do café, o Paraná também recebe do Governo Federal vultoso auxílio que só no último ano montou a mais de nove milhões de cruzeiros.
Como tendes a vocação de criar novas riquezas nestas abençoadas terras, o Governo vem estimulando aqui a produção do trigo, para cujo fomento já concedeu ao vosso Estado mais de três milhões de cruzeiros no ano findo e cerca de seis milhões no corrente exercício. Foi ainda assinado um convênio entre o Governo Federal e o Estadual para a construção de um armazém graneiro em União de Vitória, programando-se igualmente mais dois armazéns do mesmo gênero e um deles em Ponta Grossa.
Não têm sido menores os esforços do Governo Federal em prol da pecuária do vosso Estado. Através da Inspetoria Regional de Ponta Grossa, a Divisão de Fomento da Produção Animal, do Ministério da Agricultura, vem prestando constante auxílio aos criadores paranaenses, não só nos trabalhos relativos à aclimatação e multiplicação das raças bovinas mais puras, como também na seleção das qualidades do gado rústico. Estimula-se a melhoria dos rebanhos pelo Plano de Revenda. Os recursos financeiros concedidos a colônias estrangeiras, como as de Carambei e Castrolanda ândia, impulsionaram consideravelmente a indústria dos laticínios. Não deixou o Governo Federal de subsidiar as Exposições de Animais e Produtos Derivados no Paraná. Quanto à Defesa Sanitária Animal, até setembro do corrente ano já foram instalados quatro novos Postos de Vigilância, nas localidade de Mourão, Paranavai, Jaguaríari e Garapuava.
Por sua vez, não foram esquecidas as riquezas minerais deste Estado, como demostram os recursos e esforços que o meu Governo vem dispendendo no prosseguimento dos estudos e pesquisas, já encetados na minha gestão anterior, para o aproveitamento das jazidas carboníferas do Paraná.
Abrangem, assim, as providências federais o vasto campo das atividades criadoras do Paraná. Mas, todo o admirável labor do vosso povo, que floresce e frutifica na variedade e exuberância da produção, seria desperdiçado se faltassem meios de transporte capazes de assegurar a distribuição e o escoamento das riquezas obtidas. Para a solução desses problemas, que decorrem paradoxalmente da vossa prosperidade, o meu Governo está procurando dotar o Paraná de uma
rede ferroviária em condições de atender as necessidades da sua laboriosa população. Como prova do meu empenho em levar adiante esse programa de ação, basta mencionar que o orçamento federal para 1953 prove o emprego de 95 milhões de cruzeiros na construção das ligações ferroviárias Apucarana- Guaira-Porto Mendes e Itaguá-Engenheiro Bley. Dez milhões de cruzeiros de recursos federais foram também destinados, no corrente ano, à manutenção da Estrada de Ferro Central do Paraná. Diversos trechos novos da Rede de Viaçao Paraná-Santa Catarina estão sendo construídos graças a dotações consignadas no orçamento da União.
O empreendimento de maior vulto no quadro geral do reaparelhamento do sistema de transportes do Paraná, foi sem dúvida o plano de reequipamento da Rede de Viaçao Paraná-Santa Catarina elaborado pela Comissão Mista Brasil-Estados Unidos. Esse estudo, que o Governo já aprovou, prevê o emprego de 17 milhões de dólares e 530 milhões de cruzeiros na remodelação de várias linhas e no reaparelhamento geral da importante ferrovia, eixo fundamental da economia de dois dos mais prósperos Estados da Federação. Ultimam-se no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico as providências para que seja entregue à Rede, desde logo, uma parte substanciosa daqueles recursos, a fim de possibilitar o início imediato das obras programadas.
Por outro lado, não descurou o Governo de ampliar o sistema rodoviário paranaense e melhorar as suas condições de tráfego. Desde o início do meu mandato, mais de 240 milhões de cruzeiros de verbas federais foram utilizadas na construção, conservação e pavimentação de estradas de rodagem neste Estado. Cumpre mencionar aqui que prossegue em ritmo acelerado a execução das obras da rodovia Ponta Grossa-Foz do Iguaçu, de grande importância política, estratégica e econômica. A lei orçamentária em vigor destina 30 milhões de cruzeiros à continuação desses trabalhos. Prevê-se a sua conclusão no correr de 1954.
Para proporcionar-vos condições materiais condizentes com o vulto das necessidades do vosso comércio, determinei fosse incluído no plano de reaparelhamento e ampliação dos portos nacionais a dragagem da Barra de Paranaguá, que já se encontra em plena fase de execução.
A parte essas providências, destinadas ao esforço da vossa estrutura econômica, desvelou-se o Governo em assegurar plena assistência à população do Estado, por vários títulos digna do afeto e da admiração de todos os brasileiros. No campo da educação, saúde e assistência, de 1951 ã 1953, a União empregou no vosso Estado cerca de 175 milhões de cruzeiros, que foram dispendidos em auxílios e subvenções a estabelecimentos hospitalares, em campanhas contra doenças endêmicas, na construção de Escclas e em contribuições para o desenvolvimento da Universidade do Paraná.
Dentro em breve terão início as obras de construção do conjunto residencial do Cajuru, com as quais o meu Governo, através do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriados, trará uma contribuição decisiva para a solução do problema de habitação do trabalhador paranaense.
Esses e tantos outros dados, que seria fastidioso mencionar nesta oportunidade, testemunham que o Governo Federal, cônscio da magnitude da contribuição paranaense para a grandeza nacional., procura envidar o melhor de seus esforços a fim de que seja dada ao Paraná integral assistência material, financeira e técnica, para permitir o pleno desenvolvimento de suas fabulosas reservas.
Na exploração fecunda dos recursos naturais, gozará brevemente a população rural do Paraná, como a de todo o Brasil, de novas condições de tranqüilidade e estabilidade, graças a uma importante iniciativa de meu Governo, consubstanciada em projeto de lei já aprovado pelo Congresso e que afetará profundamente a vida dos Estados cuja economia se funda sobretudo na lavoura e na pecuária. Refiro-me à Lei que jnstitue no Brasil o seguro agrícola, verdadeira revolução na estrutura de nossa vida do campo. Fez-se, desse modo nosso País o pioneiro neste Continente de uma instituição que dará novo impulso às atividades rurais em toda a extensão de seu imenso território. O propósito de garantir e preservar as colheitas contra as fatalidades dos riscos naturais foi o ponto de partida dessa iniciativa.
Não é preciso encarecer a transcendental significação do seguro agrícola para um operoso povo de lavradores e criadores como o do Paraná, que, episódicamente, tem demonstrado a sua fibra e a sua tenacidade na luta contra as pragas e as calamidades da natureza. Amparado por ele, o homem do campo se sentirá doravante mais garantido em seus empreendimentos, na consciência tranqüila de que o Governo o protege contra a devastação das colheitas e o indeniza dos riscos eventuais que possam ameaçar o fruto do seu labor.
Meus amigos do Paraná.
Estou seguro de cumprir um dever de justiça ao render o pleito do meu louvor e da minha homenagem ao Governador Munhoz da Rocha, a cuja administração operosa, empreendedora e esclarecida tanto deve o progresso do vosso Estado e o bem estar do seu povo.
O Paraná é um espelho de otimismo e de esperança, em que vemos engrandecida e venturosa a imagem da Pátria.
Guardarei para as horas do meu labor devotado ao País e aos seus problemas as exultantes impressões destes dias de festa, vividos onde a vida se mostra tão promissora e ao calor de uma hospitalidade que profundamente me comove.
Fortaleço-me no vosso exemplo. A lição do Paraná reacende a flama da nossa fé inabalável nos destinos do Brasil." - Getulio Vargas.
(Foto: acervo Paulo José Costa)
Paulo Grani
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