OS FÓSFOROS DA FIAT LUX, EM CURITIBA
OS FÓSFOROS DA FIAT LUX, EM CURITIBA
Hoje estava a lembrar-me da fábrica de fósforos da Cia. Fiat Lux, existente no bairro Rebouças, em Curitiba.
Além de ter sido usuário desses fósforos (com certeza, a maioria dos curitibanos também), tive a grata experiência de ter conhecido a diretoria da fábrica, nos idos de 1986, quando cientifiquei-a que o Salário-Educação recolhido por eles podia ser revertido em benefício direto à educação dos funcionários.
Com bastante empenho dos funcionários envolvidos na empreitada, em poucos dias já tínhamos encaminhado algumas dezenas de trabalhadores a recuperar tempo de estudos perdido, estudando em horário diverso ao seu turno de trabalho, concluindo seus estudos de 1° e/ou 2° graus.
Lembrei-me ainda que, para ir ao trabalho, passava ao lado de suas instalações e, sempre via sua chaminé fumegando e, no ar, sentia aquele característico cheiro dela, ao manusearem os elementos químicos na fabricação dos indispensáveis fósforos, tão necessários para fazer o fogo para esquentar a fria Curitiba.
Ficava a pensar, como toras de madeira se transformavam naqueles minúsculos pedacinhos de madeira, todos semelhantes, e, como recebiam em suas pontas o dito "fósforo". Vale lembrar que, naquela época, até as caixinhas eram feitas de finas chapas de madeira.
Assim, reuni aqui, várias edições das caixas de fósforos produzidas na fábrica de Curitiba, as quais, certamente, trarão boas recordações aos colegas. Salvo aqueles que, quando crianças, as mães viviam dizendo: "Menino, largue de brincar com fogo, senão você vai acabar mijando na cama!".
Paulo Grani.
Fábrica da Cia. Fita Lux de Curitiba, no bairro Rebouças.
Foto: gazetadopovo.com.br
Foto: gazetadopovo.com.br
Fábrica da Av. Senador Souza Naves, bairro Cristo Rei.
Foto: Pinterest.
Foto: Pinterest.
Nenhum comentário:
Postar um comentário