terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Como era ser uma mulher solteira na idade média? E usar o banheiro? Cuidar dos cabelos?

 Como era ser uma mulher solteira na idade média? E usar o banheiro? Cuidar dos cabelos?


Pode ser uma imagem de ferro de passar roupa
Olá Curiosos, ser solteira na idade média não era nada fácil.
Principalmente se você não vinha de uma família rica.
Pra começar o nascimento de uma menina já era visto como azar. A menina não tinha muito o que contribuir com a vida de sua aldeia, ao contrário dos meninos que podiam auxiliar na lavoura. Então não era difícil as mães tentarem se livrar das meninas ao nascerem, deixando-as em alguma floresta próxima.
As meninas aprendiam a costurar, cozinhar, bordar e tinham que ser muito comportadas e obedientes aos pais.
Se você fosse muito bonita e não tivesse dote, era comum seus pais arranjarem casamentos com homens muito mais velhos, normalmente viúvos e já cheios de filhos que precisavam mais de uma babá do que de uma esposa, pois por incrível que pareça, a família da noiva além de bancar a festa de casamento ainda tinha que oferecer um dote, que era uma espécie de gratificação por estar casando-se com sua filha.
Podia ser em dinheiro, joias ou animais, mas quanto mais rica a família do marido, mais caro tinha que ser seu dote, então se queria casar bem a filha, tinha que começar a juntar quando ela nascesse.
Quando chegava a idade de se casarem, ou quando ocorria a primeira menstruação, no caso da família, não ter juntado um dote pra lhe casar, arrumavam-lhe um emprego como auxiliar de cozinha ou faxineira, para que pudesse juntar seu próprio dote, e só acontecia de juntarem um bom valor quando já tinham mais ou menos vinte e cinco anos, o que já dificultava bastante a sua chance de casar-se, pois a maioria das mulheres que tinham filhos com mais de trinta anos, tendo em vista que a média de vida era de quarenta, morriam no parto. Então você com trinta anos já estava meio passada.
No livro de Emily Ant, sobre a Vida das mulheres na Idade Média, vemos a mulher como figura apagada na Idade média.
Uma época conhecida como idade das Trevas, pois como tudo era dominado pela Igreja, a limitação de criação nas ciências, artes e cultura era limitada ao que a Igreja aceitava.
Muitas mulheres que chegassem aos vinte e oito anos solteiras eram levadas pelos pais para viverem nos conventos, pois era uma vergonha ter uma solteirona em casa.
Muitas dessas mulheres que não aceitavam a imposição de serem freiras, ou não eram aceitas pelas freiras, pois se trabalhassem muito no sol ou tivessem os dentes em más condições, as freiras a consideravam "encardidas" e não as aceitavam, uma vez que eram só sinônimo de gastos para o convento. Muitas dessas moças eram postas para fora de casa, restando-lhes apenas o trabalho em Tavernas e Prostíbulos. As mulheres com mais de trinta anos, solteiras, eram proibidas de alugarem casas ou quartos justamente por isso. Já as de família nobre, sempre eram aceitas nesses conventos.
Quando a família nobre tinha muitas filhas, para não diminuir muito a sua riqueza com o pagamento de vários dotes, mandavam as mais feias para o convento, pois o valor pago para as freiras receberem-nas era muito menor que o valor pago a um marido.
Mulher feia nunca tem vez... É fogo!
Acreditavam que não ter tido relações sexuais com mais de trinta anos afetava a saúde física da mulher, então existiam parteiras contratadas para introduzirem a mão na vagina da mulher, para tirar a virgindade e eliminar o problema sem eliminar a honra.
🤔🤔🤔
E se você tivesse a sorte de ter o dote? Como eram organizados os casamentos na idade média?
Pra começar se você era nobre, você já nascia praticamente casada. Seu contrato podia ser feito com dois anos, três anos de idade. Quando isso acontecia, você já se mudava para a Corte onde iria viver, para que aprendesse a língua e a cultura da sua nova casa. Você não precisava mais ter vínculos com sua família. Suas relações sexuais aconteciam após os 12 anos, ou mais tarde caso não tivesse tido ainda a primeira menstruação.
O rapaz era após os 14 anos, e ele já tinha que ter dormido com alguma outra mulher, normalmente era prostituta.
As mulheres não podiam escolher os maridos.
Quando o homem era de uma família abastada ele podia escolher entre as várias ofertas de dotes.
O dote era pago na hora do casamento.
Um aviso era colocado na porta da Igreja para que se aparecesse algo que fosse contra o casamento, fosse apresentado. Isso incluía dívidas familiares, pois se você devia a alguém, iria pagar dote e festa como?
Se o casal fosse irmão, se um dos dois tivesse cometido assassinato e se um dos dois tivesse menos que a idade permitida, o casamento era proibido.
A Cerimônia era na porta da Igreja, as noivas usavam azul e não branco. Só depois do casamento de Napoleão em NotreDame quando ele além de ser coroado, casou-se com Josefina, ambos de branco, que começou-se a usar o branco nas cerimônias.
As festas eram regadas e duravam, muitas vezes, dias.
Como eram os banhos na idade média?
Muitos mitos cercavam os banhos na idade média. Certamente você já ouviu falar que comer e tomar banho em seguida faz mal. Correto? Imaginem que na idade média julgavam ser necessários 24h de jejum para se tomar um banho?
Pois bem, quem aguentava ficar tanto tempo sem comer? Acreditavam que o banho enfraquecia o coração e que engordava.
Mais fácil ficar sem banho que sem comida.pp
O banho para os nobres era aconselhado de quinze em quinze dias e não podiam fazer sexo na véspera, pois como a água era reaproveitada para outras pessoas da casa, temiam que a próxima pessoa pudesse engravidar durante o banho.
Já com os camponeses a treta era pior ainda; pra começar viviam em extrema pobreza e tinham no máximo duas mudas de roupas. Além disso era preciso carregar a água pra casa e aquecê-la, pois com o frio do clima Europeu, não dava para tomar banho frio. Então o único hábito era o de lavar o rosto e as mãos antes das refeições.
Muitos só se banhavam na páscoa.
Haviam muitas piscinas públicas, heranças do Império Romano. No Império Romano somente Nobres podiam frequentar essas Termas. Agora todos podiam se banhar, homens e mulheres, mas como passou a ser um lugar com orgias e com a presença constante de prostitutas, a Igreja aboliu tais lugares. Para os nobres o banho era importante em diversas datas, eles tinham tinas de madeira, forradas com linho, para protegerem-se das lascas da banheira. Era normal presentear um convidado com um banho dado por seus servos acompanhado de um banquete servido na banheira, uma espécie de boas-vindas. Como o banho entre os nobres era quinzenal, havia uma nobre que tomava banho semanalmente e lavava os cabelos cerca de dez vezes no ano e essa morreu precocemente dois dias após um desses banhos, o que reforçou a crença nos malefícios da prática.
Sendo lançado um documento oficializando a prática entre os nobres apenas de quinze em quinze dias, não sendo obrigatório.
Os Clérigos tomavam quatro banhos por ano obrigatoriamente.
E como eram os banheiros na idade Média?
No início da idade média, quase não haviam banheiros.
Isso começou a mudar depois da Peste Negra, quando os médicos da Peste afirmavam que hábitos de higiene poderiam evitar a propagação da Peste e dos ratos.
Assim começaram a criar os banheiros, sempre separados das casas, como casinhas do lado externo.
As casinhas normalmente eram usadas somente para o número 2 💩💩💩,
Mas eram coletivas. Tinham um bloco de madeira para se sentarem, com um buraco. Todos usavam e as fezes eram recolhidas uma vez por semana ou por mês, dependendo de encher o compartimento. Imagine uma aldeia inteira usando a mesma casinha? O xixi era feito no mato. Em casa tinham pequenas caixas, do tamanho de caixas de sapato para serem usadas caso acontecesse alguma indisposição noturna. E os excrementos eram jogados pela janela ou dado aos porcos se na casa tivesse chiqueiro.
As caixinhas dos Reis eram forradas de veludo e tinham um servo somente para isso.
O cara que cuidava do cocô real, era de absoluta confiança e se orgulhava desse emprego.
Nos castelos não haviam casinhas, mas haviam "Guarderobes" (tem nas fotos) , que eram pequenos cômodos como banheiros. Esses cômodos eram suspensos, ou davam para o Jardim ou para os fossos que circulavam o castelo, eram sem fundo. Os excrementos 💩💩💩 caíam na água que era a mesma usada para o banho e para cozinhar. Imaginem a contaminação de Cólera na época?
Outra coisa, imagine você chegar pra conhecer seu pretendente e ver aquela cpisa descendo do lado de fora do Castelo? Ninguém merece.
Eram usadas folhas ou linho para se limparem, mas um Rei podia limpar-se com lã de ovelha e reutilizar diversas vezes 🤢🤢🤢🤮🤮🤮🤮🤮
Ser bebê também não era nada legal.
Ao nascer te bezuntavam de manteiga, para impedir assaduras e doenças de contato.
Te imobilizavam com braços e pernas esticadas, como os bebês quando nascem não esticam os braços, achavam que iria ficar deformado, então botavam uma tala esticando o bebê.
As fraldas eram trocadas uma vez por dia apenas e usavam incensos com ervas e fumaça no quarto pra espantar insetos, espíritos e doenças, muitos bebês morriam de problemas respiratórios por inalarem essa fumaça.
Sua mãe só podia te alimentar se ela fosse pobre, as ricas não podiam amamentar, pois acreditava-se que amamentando a mulher não ficava grávida, então já contratavam uma ama de leite, essa ama tinha que ser mãe de menino, pois acreditavam que o leite de filho homem era mais forte.
A vida realmente não era um morango 🍓🍓
E os cabelos?
Não existiam tesouras. Você nascia e morria com o mesmo cabelo.
Seus cabelos batiam nos pés.
Você só podia usar o cabelo solto enquanto gosse criança, donzelas tinham que usar o cabelo preso. No dia do casamento podiam soltar, como um símbolo de que continuavam puras, como as crianças. Mas, depois de casada, somente seu marido podia lhe ver novamente de cabelos soltos, nem seus filhos podiam.
Nessa epoca surgiram os chapéus Hennins que eram aqueles iguais de fadas, em formato de Cone e com véu na ponta. Somente nobres usavam esse chapéu, aldeãs tinham que usar véus no máximo e trançar os cabelos .
Não existiam escovas, somente pentes de osso e besuntavam os cabelos com banha de porco pra desembaraçar.
Usavam Clara de ovo e vinagre para lavarem a cabeça e uma mistura de águas de rosas com noz moscada pra aliviar o odor.
Usavam uns alfinetes pontudos lara coçarem disfarçadamente a cabeça que sempre tinha piolho e ácaro.
Perucas eram borrifadas com uma fumaçada fedorenta para eliminar os piolhos, se tivesse dor de dente, a solução era somente uma, arrancá-los e sem anestesia.
Se menstruasse, usava um musgo como um absorvente interno pra segurar a menstruação, mas chique mesmo era se encher de sanguessugas, assim as chances de sangrar menos eram maiores.
Se não cortavam os cabelos da cabeça, pensem nas partes íntimas?
Imagina essa galera nutella que está acostumada com pelo zero?
Puta merda kkkkk
Também era bonito parecer morto nos quadros, bem pálido, pra mostrar que você era rico e não fazia esforço nenhum na vida.
As loiras eram as preferidas, então clareavam os cabelos com urina de ovelha, açafrão e Pedra hume no sol. Também retiravam a sobrancelha e a frente do cabelo da cabeça, com pinça, pois a moda era ter testão.
O cabelo começava no meio da cabeça quase. 🙄🙄🙄
Bom... isso é só pra você dar mais valor a sua vida moderna pós pandêmica, mas cheirosa kkkkk
Izabelle Valladares
💋💋💋💋💋💋💋💋💋💋💋💋
Os últimos livros Osso estão à venda pelo meu WhatsApp por apenas 45,00 e de Brinde de Natal quem comprar o livro Osso, ganha o da princesa Fofuxa (infantil para colorir).
Só chamar 22981092430
Thanks!

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/

https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/

https://veiculosearmamentosmilitares.blogspot.com/2020/02/

https://jipeseforasdeestrada.blogspot.com/2018/06/

https://plantascultivosecuidadosdomundotodo.blogspot.com/2020/11/

CIGANOS NA UMBANDA

https://simpatiasmagias.blogspot.com/

HISTORIAS DE TERREIROS DE UMBANDA E ENTIDADES

AMADOS EXUS DE UMBANDA

CAMINHOES CARRETAS E TRANSPORTES

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/a-morte-de-um-homem-e-o-nascimento-de.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/a-licao-de-tranca-rua-das-almas-macumba.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/existem-diversas-versoes-da-historia-da.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/baiana-sete-saias-baiana-sete-saias.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/bate-papo-com-nego-veio-noite-quando.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/essa-e-sem-duvida-mais-bela-historia-de.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-de-cigana-soraya-por.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-de-exu-7-facadas-foi-um-barao.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-de-exu-caveira-sou-exu.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-de-exu-corcunda-uma-caravana.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-de-exu-tiriri-aconteceu-em.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-de-exu-veludo-e-comum.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-de-maria-mulambo-maria-mulambo.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-de-pomba-gira-das-almas-conta.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-pomba-gira-da-figueira-as.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/os-mentores-de-cura-na-umbanda-quem-sao.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/criancas-indigo-e-criancas-cristais.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-pomba-gira-rosa-vermelha.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-de-maria-navalha-alguns-diziam.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/lista-detalhada-dos-orixas-seu-guia.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/orixas-divindades-e-lendas-afro.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/o-mito-da-criacao-kubao-reino-cosmico.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/divindades-lendas-e-tradicoes-do-vodu.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/kaang-os-bushmen-africanos-mito-da.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/babalu-aye-omolu-obaluae-orixa-da-cura_23.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/tronos-de-deus-e-os-orixas-hoje-muito.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/oxala-o-senhor-do-branco-oxala-tambem-e.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/falange-de-rompe-mato-ogum-e-caboclo-o.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/povo-do-mar-na-umbanda-essa-linha-e-um.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/obaluaye-e-omulu-os-donos-da-calunga.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/qual-acao-da-esquerda-em-nossas-vidas.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/orunmila-ifa-orula-orixa-yoruba-da.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/iemanja-yemoja-orixa-deusa-do-mar.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/ogun-orixa-guerreiro-deus-do-ferro-e-da.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/babalu-aye-omolu-obaluae-orixa-da-cura.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/yewa-ewa-orixa-deusa-da-beleza-e-da.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/orixa-exu-o-divino-mensageiro-e.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/logunede-orixa-da-caca-da-pesca-e-do.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/iyami-aje-desvendando-mistica-da.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/oxumare-serpente-arco-iris-deus-da.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/algumas-ervas-com-suas-regencias.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/nana-buruku-avo-de-todos-os-orixas.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/olokun-orixa-androgina-dos-mares.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-da-cigana-yasmim-esse-cigana-e.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-da-pombo-gira-cigana-rosa-dos.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/oxum-orixa-dos-rios-deusa-do-amor-e-da.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/oxossi-arqueiro-orixa-deus-da-caca-nas.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/laroye-exu-significado-saudacao-e.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/iansa-oya-poderosa-deusa-da-tempestade.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/elegua-orixa-do-destino-na-santeria-e.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/folclore-africano-de-anansi-os.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/historia-do-orixa-xango-revelando-o.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/origem-de-papa-legba-descobrindo-o.html

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/08/obatala-poderosa-historia-e-poderes-do.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário