Beatrice Cadbury - conhecida como "Betty" - era a filha mais nova de Richard e Emma Jane Cadbury, que eram membros da famosa família Quaker da Midlands Chocolate Manufacturing. Beatrice nasceu em Moseley Hall em 1884 e viveu lá até os 7 anos de idade, quando a família se mudou para a casa recém-construída chamada Uffculme na Queensbridge Road. Ela passou 4 anos frequentando o jardim de infância Fröbel, uma escola experimental centrada na criança que se concentrava no aprendizado por meio de brincadeiras. Aos 11 anos, ela começou sua educação formal na Edgbaston High School for Girls, depois passou dois anos como interna na The Mount Quaker School em York. Depois disso, Beatrice frequentou o Westfield College, em Londres, de 1903 a 1905.
 |
Beatriz Cadbury |
A infância idílica de Beatrice também incluiu muitas férias no exterior com a família, incluindo uma excursão ao Egito, Israel e Síria quando ela tinha 13 anos, ficando por um tempo com a prima de seu pai Richard, Caroline Cadbury, em Brummana, Síria, na Friends Mission Station. Infelizmente, uma segunda viagem ao Egito em 1899 seria fatal para Richard Cadbury, que contraiu difteria e posteriormente sofreu um ataque cardíaco e morreu.
Apesar da morte de seu pai, as oportunidades de viajar continuaram, incluindo uma turnê mundial em 1906 para Beatrice e Emma Jane a caminho de visitar outra filha de Cadbury, Daisy e seu marido, que eram missionários na China para a Friends Foreign Missionary Association (FFMA). A sorte durante a viagem não parecia estar do lado dos Cadbury, pois a mãe de Beatrice, Emma Jane Cadbury, caiu da escada enquanto estava em um navio para o Canadá. Ela nunca recuperou a consciência e morreu em 21 de maio de 1907. Após a morte de sua mãe, Beatrice foi morar com sua irmã mais velha, Helen, e seu marido Charles. Sua casa, que era chamada de "Tennessee", ficava no terreno de Uffculme.
Barrow Cadbury, o irmão mais velho de Beatrice, herdou a propriedade Uffculme e transformou a casa principal em um Centro de Educação para Adultos em memória de seu pai. O marido de Helen, Charles, era um pregador evangélico cujo trabalho o levou ao redor do mundo, e então novas oportunidades de viagem se apresentaram, incutindo em Beatrice um forte desejo de fazer algum tipo de trabalho missionário próprio.
Beatrice se juntou à FFMA e serviu no Comitê de Candidatos, o grupo responsável por nomear missionários. A FFMA trabalhou na China, Índia, Madagascar e Síria. Tendo visitado a Síria anteriormente, ela concordou em servir também no Comitê da Síria. Em 1910, o Comitê de Candidatos se reuniu para selecionar um diretor para a Escola de Meninos em Brummana. Um dos candidatos foi Cornelius Boeke, que sempre foi conhecido como Kees (pronuncia-se Case). Kees era o filho mais novo de uma grande família de menonitas e filho de um professor de ensino médio de Alkmaar, na Holanda do Norte. Ele tinha 26 anos e era um estudante de pós-graduação em engenharia na Universidade de Delft, mas estava estudando na Universidade de Londres. Ele foi recomendado para o cargo por Henry Hodgkin, presidente da Conferência do Movimento Cristão Estudantil e da FFMA.
 |
Kees Boeke |
Kees Boeke decidiu que não queria ser engenheiro porque se sentia chamado para fazer trabalho missionário, especialmente em educação, e estava muito interessado no trabalho da Society of Friends. Kees recebeu o emprego e começou um treinamento de um ano, parte do qual foi em Kingsmeade, e parte em Woodbrooke em Selly Oak.
Beatrice continuou envolvida com Kees e seu colega estagiário de Brummana, Christofer Naish, convidando-os para um grupo de estudos em Kingsmeade. O namoro começou quando Kees escreveu para Beatrice pedindo que ela orasse por ele porque ele estava nervoso sobre falar em uma conferência e uma atração floresceu com base em suas crenças e ideais comuns. Para Beatrice, foi realmente um encontro de mentes. Em 19 de julho de 1911, após apenas 6 semanas, eles ficaram oficialmente noivos. Embora alguns da família não estivessem felizes com a velocidade do namoro, Helen e Charles os apoiaram. Em setembro, Kees foi para Brummana para se familiarizar com a escola e a língua árabe, antes de retornar em dezembro para se casar com Beatrice no dia 19 , após exatamente 5 meses de noivado.
A viagem de volta à Síria foi feita em um ritmo tranquilo para incluir uma viagem à mãe de Kees em Alkmaar e também paradas em Paris, Marselha, Cairo e Beirute. Os Boeks gostaram da vida em Brummana, os meninos da escola eram bem comportados e, embora simples, as condições de vida e a culinária concordavam com Beatrice. Lidar com "os males que caracterizam a vida na aldeia" foi mais difícil, apesar do progresso no aprendizado do árabe. Em novembro de 1912, nasceu seu primeiro filho, uma menina que chamaram de Helen, mas logo depois Beatrice foi acometida pela febre tifoide e ficou gravemente doente por algum tempo. Enquanto o casal estava na Inglaterra e na Holanda se recuperando, outro diretor foi nomeado para a escola.
Quando retornaram em 1913, Kees recebeu a tarefa de inspecionar escolas diurnas, viajando de burro para diferentes vilas. Integrar-se com os moradores locais foi mais difícil, mas seu esforço em aprender a língua valeu a pena, pois Kees conseguiu fazer discursos em árabe nas reuniões. Em 1914, enquanto se preparavam para retornar à escola em Brummana, seus planos foram destruídos pela eclosão da Primeira Guerra Mundial. Embora Beatrice fosse agora oficialmente holandesa por casamento e a Holanda fosse neutra na guerra, eles foram persuadidos pelo consulado britânico de que, como trabalhavam para uma sociedade missionária inglesa, seria melhor para seus amigos árabes não se associarem a ingleses. Infelizmente, Beatrice e Kees retornaram à Inglaterra, esperando que a guerra acabasse logo para que pudessem retornar à Síria, desta vez com dois filhos, pois Beatrice estava grávida pela segunda vez.
Quando o barco chegou a Southampton, seus documentos holandeses estavam sob suspeita e eles foram ordenados a permanecer no barco até Londres para receber sua papelada oficial. Depois disso, eles permaneceram praticamente intocados pela guerra durante 1914, quando retornaram para viver no Tennessee e se prepararam para o nascimento de um segundo filho. No entanto, como quakers, Beatrice e Kees teriam que decidir qual era sua atitude moral em relação à guerra.
 |
Beatriz e Kees |
Em 1915, eles se juntaram à Fellowship of Reconciliation. Diferentes denominações cristãs se uniram para se opor à guerra por motivos religiosos. Suas atividades incluíam campanhas de imprensa e pregação de rua. Kees se tornou o secretário da filial de Birmingham. A FOR se opôs à Conscrição e trabalhou com a No Conscription Fellowship para apoiar os Objetores de Consciência.
A família Cadbury estava um tanto dividida em suas visões sobre a guerra, com alguns como Egbert Cadbury se juntando ao exército ou trabalhando para o esforço de guerra e outros assumindo uma posição de compromisso, como Lawrence Cadbury que se juntou à Friends Ambulance Unit. Para Kees e Beatrice, sua posição era absolutista. Kees decidiu assumir um papel mais ativo na campanha pela paz e em julho de 1915 viajou para a Alemanha a pedido da FOR para se encontrar com ativistas alemães anti-guerra. Com a Holanda permanecendo neutra na guerra, Kees estava em uma posição ideal para viajar pela Europa e esperava entrar na Alemanha sem ser interrogado. Enquanto Kees estava fora, Beatrice foi interrogada por um policial, suas cartas da Holanda foram abertas e as autoridades queriam saber a natureza exata de sua viagem. Beatrice orgulhosamente disse ao policial que seu marido estava "realizando um trabalho de paz na Europa". Quando Kees retornou em setembro, ele ficou exultante por ter conhecido importantes ativistas pela paz, como Elizabeth Rotten, uma quacre suíça que estava ajudando prisioneiros na Alemanha, Eduard Bernstein, o socialista, e Friedrich Siegmund-Schultze, que era amigo de Henry Hodgkin.
Kees conseguiu obter documentos que lhe permitiam viajar para a Alemanha obtendo um passaporte holandês separado que não mostrava sua viagem da Inglaterra, mas por causa disso, ele quase foi impedido de entrar novamente na Inglaterra. Felizmente, sua política de honestidade com o funcionário da alfândega — admitindo livremente que havia viajado pela Alemanha usando um passaporte holandês — foi bem-sucedida e ele foi autorizado a retornar para sua esposa e família.
Os problemas de Kees começaram em 1916, quando ele foi convidado a se demitir da escola particular Woodruffs, onde lecionava desde outubro de 1915. Durante as aulas de escritura, ele disse aos meninos que "os alemães são nossos irmãos" e citou passagens bíblicas, incluindo "Amem seus inimigos" . Vários pais temiam que seus filhos estivessem aprendendo propaganda alemã!
Beatrice estava brava com a forma como seu marido foi tratado, mas ambos concordaram que agora estavam livres para se lançarem a trabalhar com a FOR. Também havia chegado o momento em que Beatrice sentiu que viver no luxo no Tennessee era errado - não se equilibrava bem com os horrores que os civis europeus estavam suportando e as dificuldades que seus amigos sírios estavam enfrentando. Beatrice também pode ter ficado preocupada que sua postura enérgica em relação à guerra refletisse mal na família Cadbury e na casa de sua irmã Helen.
Kees e Beatrice se mudaram para 52 Anderton Park Road em Moseley. Era uma casa modesta para seus padrões, sem móveis finos e empregados, mas a amiga íntima do casal, Eveline Fletcher, se mudou com eles para ficar à disposição para ajudar com as crianças. O marido de Eveline, Ernest, era fotógrafo, e ambos tinham uma forte fé na Igreja da Inglaterra, o que não os permitiria apoiar a guerra. Ernest estava atualmente cumprindo pena na Prisão de Portland como objetor de consciência e ficou aliviado ao saber que sua esposa estava sendo levada para a casa dos Boeke.
Naquela época, Kees pregava regularmente do lado de fora de uma fábrica de munições e Beatrice estava envolvida com o Comitê de Vítimas de Guerra dos Amigos, dando apoio às famílias de "estrangeiros inimigos"; homens alemães, austríacos e húngaros que viviam na Inglaterra no início da guerra e que foram internados em campos para evitar que representassem um perigo para o estado.
Em dezembro de 1916, Kees estava pregando como de costume quando, sem que ele percebesse, dois policiais especiais começaram a observar e anotar seus discursos em seus cadernos. Como de costume, uma multidão se reuniu para ouvi-lo. Ele era um orador convincente, e ele disse a eles:
''Amem seus inimigos e façam o bem àqueles que os odeiam! Os alemães são nossos irmãos. Que os soldados larguem suas armas e se recusem a lutar - juntem-se à irmandade dos homens.”
A maioria da multidão estava entusiasmada, e houve aplausos de apoio, mas então um soldado bêbado acusou Kees de ser um traidor. Os policiais especiais intervieram e interromperam o discurso alegando que estava "se tornando desordeiro" e Kees foi transferido. Ele desafiadoramente continuou pregando nas ruas, enquanto Beatrice, que agora estava grávida de seu quarto filho, distribuía folhetos para a multidão. Ela comentou com seus filhos que:
“Fala muito sobre a liberdade de expressão inglesa que o papai pode falar nas esquinas e praças sem ser oficialmente proibido”.
Seu trabalho anti-guerra continuou a crescer em ousadia. Em janeiro de 1918, eles foram enviados em nome do FOR para ajudar a mobilizar o movimento pacifista que estava crescendo nas comunidades de mineração galesas. A família se mudou para Neath, e Kees falou em muitas reuniões de igrejas e capelas, mas a recepção não foi o que eles esperavam. Os galeses às vezes confundiam seu sotaque com o alemão e ele foi preso sob uma lei local por causar obstrução, sendo enviado para a prisão de Swansea quando se recusou a pagar a multa. Uma busca revelou dinheiro suficiente em sua pessoa para pagar a multa e ele foi posteriormente liberado.
A imprensa em Birmingham tomou conhecimento da história e provocou a polícia dizendo:
“Como é que este jovem holandês é deixado livre para minar a autoridade militar e o moral público? Nós respondemos publicando uma certidão de seu casamento”
Isso implicava que a conexão de Kees com a Família Cadbury era a única coisa que o mantinha longe de problemas sérios, mas não foi esse o caso.
 |
Kees Boeke |
Em fevereiro de 1918, Kees foi intimado a ser julgado por delitos contra a nova DORA (Defence of the Realm Act) no Birmingham Law Courts. A acusação era de que em praça pública ele havia feito declarações "provavelmente interfeririam no sucesso das forças de Sua Majestade e prejudicariam seu recrutamento e disciplina" . O promotor argumentou que as declarações de Kees - especialmente o chamado para que os soldados deponham as armas - o tornavam uma força insurrecional e, portanto, ele representava uma ameaça à estabilidade do país. O magistrado, Lord Ilkeston, provavelmente não ouviria os argumentos filosóficos de Kees de que suas declarações estavam de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo e, portanto, ele estava apenas quebrando a lei para "cumprir uma lei superior". Kees foi condenado a pagar uma multa de £ 50 ou enfrentar 41 dias de prisão, como era esperado. Kees não pagaria a multa, em princípio, e foi sentenciado a cumprir a pena na Prisão de Winston Green.
Isso não era inesperado e pode-se até dizer que Beatrice e Kees tinham uma visão excessivamente romântica da nobreza do confinamento. No entanto, ninguém esperava o próximo movimento de Lord Ilkeston – ele recomendou que Kees Boeke fosse deportado de volta para a Holanda.
Embora o próprio Kees tenha permanecido calmo, a reação de seus amigos no FOR foi de choque e descrença – fazendo com que Lord Ilkeston ordenasse a liberação imediata do tribunal. Embora o apoio a Kees tenha continuado após o julgamento, com membros do FOR escrevendo para o escritório central e um artigo de apoio no The New Crusader, uma revista socialista cristã, isso fez pouca diferença. Em abril de 1918, uma Ordem de Deportação foi emitida e Kees foi transferido de Winston Green para Wormwood Scrubs para aguardar a deportação. Aqui ele descobriu que era realmente suspeito de ser um espião alemão. Beatrice lutou para fazer planos enquanto Kees estava em Londres e seu único contato era por meio de cartas quinzenais em papel da prisão.
A data da deportação foi mantida em segredo, talvez para frustrar uma campanha publicitária. Isso significou que Beatrice viajou para Londres em 9 de abril apenas para descobrir que seu marido havia sido deportado no dia anterior! Apesar dos medos sobre o perigo de uma travessia do canal, ele chegou em segurança à casa de sua mãe em Alkmaar. No entanto, levaria meses até que o resto da família pudesse se juntar a ele. Eles finalmente receberam permissão para viajar com um comboio camuflado em julho de 1918 e tiveram que empreender sua própria jornada perigosa através do Canal da Mancha.
Após um verão feliz de reencontro, em setembro de 1918, eles começaram a procurar uma casa própria e se estabeleceram em Bilthoven, nos arredores de Utrecht. Sua vila era conhecida como Het Boschhuis – a casa na floresta – e era um local idílico para criar os filhos, e um lugar perfeito para continuar seu trabalho pela paz. Eles tinham acabado de começar a se estabelecer em seu novo lar, quando no aniversário de 6 anos de sua filha mais velha, Helen, em 11 de novembro de 1918, o armistício foi assinado e a guerra finalmente terminou.
Após a guerra, a alegria que o cessar-fogo deveria ter trazido foi um tanto prejudicada por Kees mais uma vez se metendo em problemas com as autoridades. Na noite do dia 11, Kees pedalou até a Praça Vreeburg em Ultrecht e começou a pregar pela primeira vez na Holanda. Ele foi imediatamente preso (embora mais tarde liberado sem acusação) porque reuniões ao ar livre ainda eram ilegais na Holanda, sem permissão prévia do prefeito, e Kees não estava de posse da licença adequada. Esta foi uma indicação precoce de que as autoridades na Holanda se mostrariam ainda menos indulgentes do que as da Inglaterra.
O clima alegre da época não pôde ser abalado por muito tempo, no entanto – esta foi uma era de idealismo, com muitos trabalhando duro para garantir que um conflito na escala da 'Grande Guerra' nunca mais acontecesse. Kees, Beatrice e seus amigos Ernest e Eveline Fletcher, que se mudaram para Bilthoven após a guerra, trabalharam com Henry Hodgkin do FOR para reunir pacifistas de toda a Europa, para uma conferência em Het Boschhuis em outubro de 1919. Havia 35 delegados – homens e mulheres, de 10 países. Esses delegados incluíam Friedrich Siegmund-Schultze (realizando o sonho de Kees de reuni-lo a Henry Hodgkin) e muitos outros, incluindo Pierre Ceresole da Suíça, cujo pacifismo ferrenho incluía a recusa em pagar impostos em protesto contra os gastos do governo em armas. Ele também havia doado grande parte de sua riqueza herdada. Suas opiniões teriam um efeito poderoso sobre os Boeke. Os delegados se reuniram em amizade para compartilhar sua crença de que a guerra e o cristianismo eram incompatíveis; eles formaram a Irmandade Internacional da Reconciliação (IFOR) e se despediram alegremente com planos para outra conferência no ano seguinte.
 |
Beatrice & Kees Boeke |
Kees e Beatrice estavam agora ainda mais determinados, e depois de alguns meses de panfletos e discursos, eles foram às ruas mais uma vez para espalhar sua mensagem pacifista cristã, apesar de seus pedidos de autorização terem sido rejeitados. O incidente do Dia do Armistício havia dado alguma indicação das prováveis consequências, mas ninguém estava preparado para o resultado real. Assim que Kees começou a falar, ele próprio, Beatrice e Ernest que os acompanhavam foram todos rapidamente presos e multados por pregar sem autorização. O verdadeiro problema começou quando todos se recusaram a pagar suas multas porque acreditavam que não tinham feito nada de errado, e foram ordenados a comparecer ao tribunal na semana seguinte. Todos os três receberam sentenças de prisão — Kees e Ernest por três semanas, e Beatrice por duas semanas. Isso foi um choque completo para todos porque naquela época Beatrice estava grávida de 8 meses de seu quinto filho.
A sentença de prisão foi suportada por todos com a maior paciência possível, mas foi especialmente difícil para Beatrice, que sofria de claustrofobia em sua cela sozinha à noite e não conseguia se abaixar para a grade que fornecia a única fonte de ar fresco. Felizmente, seu bebê não chegou cedo, e Candia Boeke nasceu em 6 de maio de 1920, 8 dias após Kees ser libertado da prisão.
Quando a notícia da prisão de Beatrice chegou a Birmingham, a família Cadbury ficou terrivelmente preocupada. Mal sabiam eles que esse era o início de um período muito mais radical para toda a família Boeke.
Apesar de usar sua riqueza para muitas boas causas – incluindo a construção de um novo centro de conferências próximo a Het Boschhuisan, Beatrice se sentia cada vez mais culpada por sua riqueza. Ela decidiria doar suas ações na Cadbury aos trabalhadores – dando aos trabalhadores poder para afetar a política da empresa e dinheiro para gastar como bem entendessem no avanço da causa da paz. Eles também parariam de pagar seus impostos e instigariam uma política de portas abertas em sua casa.
As circunstâncias que cercam essas decisões importantes são detalhadas no excelente livro de Fiona Joseph, Beatrice: The Cadbury Heiress Who Gave Away Her Fortune, que também descreve a eventual decisão de Boeke de abrir uma escola. Kees Boeke se tornou bem conhecido na Holanda como educador e fundador da The 'Werkplaats' School (A Escola do Local de Trabalho ou Oficina). Vários trabalhos sobre a escola foram publicados em holandês.
O impacto que a Grande Guerra (e mais tarde a Segunda Guerra Mundial) teve nos ideais de Beatrice e Kees Boeke, permaneceu central para seu compromisso sem fim de criar uma sociedade melhor, onde os valores cristãos garantiriam que o conflito fosse impensável. Seu legado é garantido como 'dois dos educadores mais originais e excepcionais do século XX, na Holanda e ao redor do mundo'.
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/
https://veiculosearmamentosmilitares.blogspot.com/2020/02/
https://jipeseforasdeestrada.blogspot.com/2018/06/
https://plantascultivosecuidadosdomundotodo.blogspot.com/2020/11/
CIGANOS NA UMBANDA
https://simpatiasmagias.blogspot.com/
HISTORIAS DE TERREIROS DE UMBANDA E ENTIDADES
AMADOS EXUS DE UMBANDA
CAMINHOES CARRETAS E TRANSPORTES
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/almanak-da-provincia-do-parana_29.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/krystal-lopez-tambem-conhecido-como-mya.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/15-fatos-interessantes-que-voce-talvez_29.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/15-fatos-interessantes-que-voce-talvez_80.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/a-vida-e-o-assassinato-da-imperatriz.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/os-primeiros-desenhos-da-lua-feitos-por.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/as-minas-de-ouro-dos-faraos.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/trishul-trisula-um-tridente-uma-arma-do.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/histeria-coletiva-fanatismo-morte.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/maria-quiteria-primeira-mulher-fazer.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/como-foi-noite-das-degolas-um-dos.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/morte-na-prisao-historia-do-massacre-do.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/10-melhores-lugares-para-fazer-compras.html
https://qr.ae/pYIpMp
https://qr.ae/pYINdf
https://qr.ae/pYIZtJ
https://qr.ae/pYISTd
https://qr.ae/pYIJTI
https://qr.ae/pYNG00
https://qr.ae/pYNvFq
https://qr.ae/pYNyoU
https://qr.ae/pYND5r
https://qr.ae/pYNzOQ
https://qr.ae/pYGyva
https://qr.ae/pYGYKE
https://qr.ae/pYGFKv
https://qr.ae/pYGc0s
https://qr.ae/pYGxPr
https://qr.ae/pYGlvN
https://qr.ae/pYhYXx
https://qr.ae/pYhC09
https://qr.ae/pYhok7
https://qr.ae/pYh32r
https://qr.ae/pYhjcN
https://qr.ae/pYhQQo
https://qr.ae/pYtPB2
https://qr.ae/pYt51D
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/duvidas-frequentes-sobre-exu.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/ze-pelintra-na-umbanda-e-sua-falange-de_28.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/odeya-rush-tambem-conhecido-como-odeya.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/lauren-cohan-tambem-conhecida-como.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/roberto-i-van-dreux-de-grote-roberto-i.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/stella-sartori-estella-sarturi-nascida.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/pedro-de-chaves-de-barafigo-nascido-25_28.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/a-vida-e-morte-de-charlotte-bryant.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/maragatos-pica-paus-e-chimangos.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/dona-maria-isabel-de-alcantara-1830.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2022/02/hititas-eram-um-povo-indo-europeu-que.html
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/2022/02/grecia-antiga-em-grego-hellas-foi-uma.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/planta-de-um-challet-construir-se-as.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/hospital-da-providencia-apucarana-pr.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/rua-xv-assinalado-o-edificio-joaquim.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/escondidinho-de-carne-seca-com-mandioca.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/escondidinho-de-carne-moida.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/polenta-cremosa-com-molho-de-carne-moida.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/costelinha-na-panela-de-pressao.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/quiche-de-carne-moida-jardineira.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2023/01/sybille-johanna-danninger.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2023/01/january-jones.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/folhas-e-ervas-dos-orixas.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/ervas-mais-usadas-na-umbanda.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/orixas-e-suas-ervas.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/classificacao-das-ervas.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/banhos-de-ervas.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/dicas-de-cultivo-de-plantas-medicinais.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/o-vegetalismo-na-umbanda-o-poder-das.html
https://qr.ae/pYI8Zg
https://qr.ae/pYIpMp
https://qr.ae/pYINdf
https://qr.ae/pYIZtJ
https://qr.ae/pYISTd
https://qr.ae/pYIJTI
https://qr.ae/pYNG00
https://qr.ae/pYNvFq
https://qr.ae/pYNyoU
https://qr.ae/pYND5r
https://qr.ae/pYNzOQ
https://qr.ae/pYGyva
https://qr.ae/pYGYKE
https://qr.ae/pYGFKv
https://qr.ae/pYGc0s
https://qr.ae/pYGxPr
https://qr.ae/pYGlvN
https://qr.ae/pYhYXx
https://qr.ae/pYhC09
https://qr.ae/pYhok7
https://qr.ae/pYh32r
https://qr.ae/pYhjcN
https://qr.ae/pYhQQo
https://qr.ae/pYtPB2
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/15-fatos-interessantes-que-voce-talvez.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/15-fatos-interessantes-que-voce-talvez_28.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/quando-nosso-imperador-dom-pedro-i-caiu.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/anubiso-deus-chacal-era-visto-como-um.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/o-incendio-do-edificio-joelma-uma.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/o-reveillon-da-morte-o-naufragio-do.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/conheca-historia-de-edmeia-euzebio-mae.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/colapso-na-saude-tragica-forma-como-o.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/conheca-o-presidente-brasileiro-que.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/acendi-uma-vela-de-joelhos-na.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/esclarecimentos-sobre-o-exu-na-umbanda.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/a-capa-de-exu-enviarei-o-meu-mensageiro.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/a-historia-conta-que-senhor-exu-mulambo.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/para-quem-voce-esta-vestindo-e.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/como-preparar-um-banho-ervas-descarrego.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/exu-sete-estradas-exu-7-estradas-lorde.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/feitico-para-ficar-com-o-seu-amor-ou.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/conseguir-o-amor-com-ajuda-da-pomba.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/feitico-de-amarracao-encatamento-modo.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/pomba-gira-maria-padilha-dos-7.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/quem-foi-cigana-do-oriente-ela-gosta-de.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/historia-de-pomba-gira-maria-padilha.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/hoje-iremos-falar-sobre-o-caboclo.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/o-caboclo-pena-branca-quem-foi-ele.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/ere-pedrinho-da-cachoeira-sua-historia.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/carta-de-yemanja-para-as-suas-filhas.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/do-inferno-para-aruanda-passei-pelo.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/oracoes-de-sao-jorge-um-dos-santos-mais.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/carta-de-ogum-para-os-seus-filhos-oi.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/carta-de-iansa-seus-filhos-as-ei-filho.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/carta-de-xango-para-seu-filho-filho-sei.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/carta-de-oba-para-seus-filhosas-minha.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/carta-de-oxossi-seus-filhos-muitas.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/carta-de-oxum-para-uma-filha-muito.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/considerada-como-grande-mae-iemanja-e-o.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/caboclo-aruana-pouco-se-sabe-sobre-o.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/conta-lenda-que-oxala-numa-de-suas.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/reprogramacao-mental-com-afirmacoes.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/06/decreto-de-cura-e-libertacao-do-passado.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário