A FIGURA DO IMPERADOR E DO PATRIARCA NO IMPÉRIO BIZANTINO.
A história do Império Bizantino não pode limitar-se a um inventário e a uma análise sobre o movimento de cristianização do Império Romano Oriental nas quais se fixaram a experiência e o entendimento da profissão de uma fé.
O modo diferenciado de
se entender o cristianismo oriental, explica-se pela composição institucional
hierarquizada entre o Imperador e seu séquito, os clérigos e religiosos, formulada em códigos escritos, gestos, cantos, representações iconográficas etc.,que passou a ser conhecido como a Era do Ouro de Bizâncio,ou a Era do Bizantinismo.
Duas personagens em aliança caracterizam a Era Bizantina.
O Imperador e o Patriarca, como dois expoentes que governam em rede e em constante geminação.
Investidos de um poder sobrenatural pela virtude da sagração,o Patriarca e o Imperadore seus respectivos séquitos, também se consideravam como responsáveis pela salvação do seu povo e pretendiam reger o Império como se regessem estruturas de autoridade
pública, centralizadoras e reguladoras.
No mundo bizantino,o pertencimento a uma
igreja e a um império tornava o cristianismo também uma questão de práticas protocolares exteriores e de obediência a preceitos religiosos de natureza social,onde a
capacidade de síntese dos agentes de poder superava toda e qualquer forma de
organização precedente no mundo oriental.
Na realidade,nessa época, a fé era considerada, antes de tudo, como um depositum que os agentes instituídos de poder tinham o dever de preservar e transmitir
à medida que fossem aprovadas em Concílios em sua integralidade.
Para tanto,o luga dessa evidência se dava dentro das catedrais em cujo tronos Patriarca e Imperador pontificavam.
Assim, o imperador aliançado com o Patriarca reunia e presidia não só
cerimônias, como também encabeçava grandes encontros de bispos, os ConcíliosEcumênicos, esses formuladores de verdades acerca de um cristianismo dogmatizado,
sob a égide da titulatura imperial do Basileus.
A princípio,organizados para decidir pontos de doutrina,os Concílios, por vezes,serviram também para impor a vontade dos
soberanos, quando multiplicavam prescrições e exortações sobre a vida social dos clérigos e leigos .
Nesse tempo de interferências do imperador, a própria concepção do
sacerdócio era fortemente influenciada pelo modelo do serviço cultual.
Homem de prece e de sacrifício, mais do que de pregação ou de testemunho,o padre bizantino aparecia qual um especialista do sagrado, um ritualista escravo das rubricas criadas pelos manuais de corte,a fim de melhor emparelhar o andamento das
liturgias,um expert do fluxo celebrativo.
Por isso, homem de reza e dos estudos, o clérigo também se distinguia na sociedade pelo conhecimento que tinha dos ritos e das fórmulas eficazes de celebrações dos sacramentos.
A reza da Divina Liturgia (o que hoje equipara-se à Missa),do batismo, dos casamentos e, a partir do século XII,das Confissões individuais, anuais e obrigatórias,faziam parte de um cotidiano nem sempre desejado por todos os embatinados.
Até porque a corte lhes era mais atrativa e vista como um trampolim que poderia elevá-los a postos mais altos na hierarquia.
Peritos da precisão,os melhores clérigos eram escolhidos pela corte para serem os cerimoniários oficiais do Patriarca e do Imperador bizantinos.
Por causa da possibilidade de ascensão na carreira eclesiástica,a própria evolução do sacramento da ordem traduzia certa tendência de elitização clerical, em que a distinção entre osministros regulares do culto e os ministros imperiais e patriarcais marcavam fronteiras
de enobrecimento.
Os privilégios dados aos cerimoniários oficiais da corte bizantina faziam desses sacerdotes personagens separados da maioria clerical e candidatos fortes ao episcopado das mais importantes sedes.
Se o que fornecia a fundamentação do poder imperial, a motivação básica e ajustificativa de políticas de mando eram uma forma de redesenho do cristianismo oriental, respingos de privilégios dessa religião ritualizada chegavam aos cerimoniários.
O primitivo cristianismo, perseguido e espoliado pelos romanos era aos poucos atenuado,enquanto outro tipo mais faustoso o substituía pelo o de Constantinopla,e quemais tarde,a partir do século XII e XIII, chegara ao apogeu no Ocidente Latino,com Carlos Magno e Bonifácio VIII,papa de Roma.
Reinventado sob cetro do imperador e as bênçãos e os cajados cravejados de
pedras preciosas de seus bispos e hierarcas,o cristianismo protocolar e elitizadoganhava as credenciais para se impor, no Oriente,como um sistema de crenças
monoteísta em um Império confessional,enquanto no Ocidente, credenciava a Igreja a ser o Corpus Christi Juridicum.
Essa identidade fortemente marcada por um único selo de pertença religiosa interpolada a um organograma de Império ganhava ares de enobrecimento pelo desenrolar das celebrações litúrgicas,tanto no Oriente quanto no Ocidente, no período Medieval.
O império Romano do Oriente e a Igreja bizantina, na pessoa do Imperador e do Patriarca governavam uma civilização cristã reelaborada,vestida com os apanágios de corte, que procuravam afirmar uma personalidade.
A importância da obediência aoImperador e ao Patriarca da sede Constantinopla era tal que se repercutia nos rituais e,
posteriormente à celebração,no cotidiano das famílias, na vida política e social dos fiéis.
Os cânones imperiais e eclesiásticos aprovados pelos Concílio de Constantinopla,no ano 381,e pelo Concílio de Calcedônia, no ano 451, chancelavam que,tanto o
Imperador quanto o Patriarca eram intérpretes infalíveis das verdades divinas e humanase por isso desfrutavam das prerrogativas de primazia.
Nesse jogo de poderes e arranjos,de cedências e de imposições, de protocolos e rituais,sobressaia a aliança entre ambos.
A concórdia entre o império e a religião cristã fundamentava a civilização e a mentalidade bizantinas, o que contribuía para a concepção de um Estado que era reflexo de uma organização celestial na terra, uma antecipação do Reino dos Céus e uma cópia imperfeita que preparava todos para o Paraíso.
Por isso tudo girava em torno do bom preparo e excelente andamento das liturgias, recepções protocolares, celebração de conquistas,casamentos, nascimentos,mortes e festejos imperiais.
A dramatização e a
teatralização dos acontecimentos faziam robustecer cada vez mais as liturgias pontificais, enaltecedoras das figuras do Imperador e do Patriarca, representantes do Transcendente para os súditos.
Os livros litúrgicos e rituais deixavam explícito que,
com o consórcio entre Igreja e Império, Constantinopla firmava-se junto com Roma e,por vezes, disputando com ela alguns privilégios a distinção de sede primacial do cristianismo.
Daí decorre que muitas das concepções políticas da Era Bizantina estavam
intimamente ligadas a um sistema de pensamento político com a qual o império e a igreja se confundem.
Assim, a visão de um mundo organizado por sedes confessionais,já experimentado no lado Ocidental por Roma,fora reinventado sob nova configuraçãoreligiosa.
Parece que quanto maior o número de adeptos a uma ideia, mais improvável será
sua contestação.
Ao se aprovar ou reprovar enunciados sistematiza-se o conteúdo do que deva ser afirmado, repercutido, ao mesmo tempo na construção de parâmetros para relegar o negado.
Em Bizâncio,as palavras do Bispo e do Imperador sentenciavam
discursos, falavam ao peso da lei e, por isso, surtiam em efeitos de uma governança
aliançada.
Tanto os súditos do imperador quanto os fiéis da Igreja misturavam-se em pertencimentos aparentemente duais,mas peculiarmente uníssono, até porque não se poderia conceber um cristão bizantino sem a anuência às leis imperiais e vice-versa.
Fieis e súditos constituíam-se então, sujeitos do próprio processo de interpolação
identitária que subjetivava e reelaborava pertencimentos entre Igreja e Império.
Os ritos mostravam essa aliança, esse consórcio entre instituições que agiam em nome de uma fé cerimoniosa.
O espetáculo religioso tinha lugar e tempo certos para a exposição: as Catedrais e o Salão Nobre do Palácio imperial.
A entrada solene do
imperador, por exemplo, dava-se junto com a do Patriarca.
Nas catedrais, o Patriarca
ocupava o trono do lado direito estando a sua frente o do Imperador.
No Palácio, o trono do imperador estava à frente de todos enquanto o lugar de distinção do Patriarca era a sua esquerda.
Após a entronização do Imperador e do Patriarca, os clérigos se aproximavam de ambos para beijar-lhes as mãos. Sem levantar a cabeça, se aproximavam em dupla do Patriarca, inclinavam-se e prostravam-se até o chão para,em seguida,fazer o mesmo com o Imperador.
O tempo também era um fator que contava para manifestar majestaticamente a visibilidade da vontade de Deus nas pessoas dos soberanos.
Os calendários da Era
bizantina em nada se assemelhavam aos de hoje.
Não eram divididos e subdivididos em
anos,meses e dias e não obedeciam uma sequência linear da contagem do tempo.
Eram cíclicos, espiralados, oscilante e repetitivo.
Os grandes ciclos da colheita, da plantação,
da semeadura ditavam os grandes períodos de festejos, de trabalho, de descanso; e nesse aspecto a religião, com suas homenagens aos deuses pagãos, também contribuía.
Com a Era bizantina,o calendário religioso, reconfigurado das premissas desse inventário de devoções estranhas ao cristianismo, ganhava santos e intenções da nova fé que reelaboravam as datas.
Nas mais importantes, como Natal e Páscoa, o Patriarca e o Imperador compareciam; nas demais, somente em circunstâncias que lhes interessavam.
Fonte:
O Basileos,o Imperador e o Patriarca: a sinfonia Bizantina na configuração dos ritos.
Dr. Paulo Augusto Tamanini.
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/
https://veiculosearmamentosmilitares.blogspot.com/2020/02/
https://jipeseforasdeestrada.blogspot.com/2018/06/
https://plantascultivosecuidadosdomundotodo.blogspot.com/2020/11/
https://simpatiasmagias.blogspot.com/
HISTORIAS DE TERREIROS DE UMBANDA E ENTIDADES
CAMINHOES CARRETAS E TRANSPORTES
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/explorando-rota-e45-da-europa-uma.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/viagem-de-12-dias-pela-finlandia.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/a-esquecida-protetora-dos-orfaos-de.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/a-imperatriz-amelia-do-brasil-dona.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/antigo-mercado-municipal-fundado-em.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/a-origem-historica-do-municipio-de.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/alunas-da-escola-normal-secundaria.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/1950-vista-parcial-de-curitiba-ao.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/em-baixo-as-instalacoes-da-empresa.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/1894-ate-agosto-gustavo-venske-e-seu.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/salmao-ao-molho-branco.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/risoto-de-bacalhau.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/casquinha-de-siri-acoriana-santa.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/03/gratinado-delicioso-de-camarao.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/sexta-feira-tem-misterio.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/orixa-iku-tao-temida-morte.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/tempo-ou-iroko.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/egungun-e-orumila-ou-ifa.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/05/orumila-ifa.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/12/mestra-paulina-umas-das-princesas-da.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/ashley-benson-tambem-conhecida-como.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/kat-dennings-tambem-conhecida-como.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/12/madison-beer-tambem-conhecida-como.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/pedro-i-de-courtenay-nascido-em-1126.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/josepha-joaquina-pinheiro-de-franca.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/leopoldina-imperatriz-infeliz-que.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/a-administracao-do-imperio-bizantino.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/12/combustivel-pobreza-poluicao-e-pobre.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/xango-kamuka-olodumare-havia-chamado.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/quem-e-esu-onile-esu-e-divindade-da.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/se-pretende-fazer-um-pedido-complicado.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/oferenda-para-pomba-gira-para-que-serve.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/oferenda-para-xango-sabemos-como-voce.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/oferenda-para-ogum-procura-realizar-uma.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/exu-meia-noite-vamos-entender-um-pouco.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/filhos-de-oxala-sao-pessoas-unicas-eles.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/ayra-ou-aira-na-umbanda-ja-ouviu-falar.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/oxaguian-ou-oxaguia-e-uma-qualidade-de.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/filhos-de-oxum-sao-conhecidos-por-sua.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/oxum-opara-e-conhecida-como-sendo-uma.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/7-caracteristicas-dos-filhos-de-nana.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/orixa-oba-e-senhora-das-aguas-doces-e.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/filho-de-nana-e-oxala-irmao-de-oxumare.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/a-orixa-mais-velha-das-iabas-ou-maes-da.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/este-orixa-nao-e-cultuado-na-umbanda.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/filhos-de-iansa-7-caracteristicas-dos.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/filhos-de-ogum-5-caracteristicas-dos.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/filhos-de-oxossi-sao-reservados-e-nao.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/como-exu-foi-erroneamente-associado-ao.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/firmando-exu-e-pomba-gira-antes-dos.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/gira-de-exu-nao-e-casa-da-mae-joana.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/os-sete-planos-opostos-da-lei-de.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/as-encruzilhadas-de-ruas-sobre-as.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/oferendas-devem-seguir-os-rituais.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/historia-de-um-exu-destranca-rua-em.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/exu-tiriri-menino-voces-tem-ligacao-com.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/exu-tiriri-da-calunga-o-guardiao-tiriri.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/quando-se-fala-em-guias-e-velas-de-exu.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/falange-de-exu-caveira-e-magias-falange.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/tentando-explicar-o-trabalho-de-exu-na.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/pades-para-exu-e-pombagira.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/lenda-yoruba-sem-exu-nao-se-faz-nada-os.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/a-vitalidade-orixa-exu-cultura-yoruba.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/oferenda-santa-sara-kali-para-bencao.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/a-cigana-ilarin-nasceu-na-india-em.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/o-povo-cigano-do-oriente-e-exus-ciganos.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/exu-de-lei-nas-palavras-de-seu-pedra.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/a-suplica-do-exu-eu-sou-exu-senhor-pai.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/exu-e-o-guardiao-das-passagens-e.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/mensagem-do-sr-tranca-ruas-das-almas.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/o-feiticeiro-mensagem-psicografada-eram.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/pergunta-o-que-podemos-compreender-pelo.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/o-anfitriao-do-campo-santo-da-porta-do.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/carta-de-exu-eis-me-aqui-quando-voce.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/o-coite-de-exu-certa-vez-um-medium-um.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/segunda-feira-ja-acordei-com-esu.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/exu-tiriri-tiriri-e-um-nome-yoruba.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2023/07/kristy-althaus.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2023/07/lexi-layo-tambem-conhecida-como-abigail.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2023/07/sobre-jena-larose.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2023/07/fotos-de-kennedy-leigh.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2023/07/fotos-de-kendal-crowley.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2023/07/fotos-de-kelly-schembri.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário