"Texas" Guinan foi uma atriz de teatro e cinema, produtora de cinema e empreendedora americana que se tornou famosa por seus papéis femininos difíceis no mundo dominado por homens dos filmes mudos de faroeste. Durante a era da proibição, ela administrou clubes speakeasy em Nova York que atendiam aos ricos e famosos. Depois de ser presa e indiciada durante uma operação policial, ela acabou sendo absolvida durante seu julgamento.
Início da vida e família
Mary Louise Cecilia Guinan (12 de janeiro de 1884 – 5 de novembro de 1933) foi uma das quatro crianças nascidas dos imigrantes irlandeses Michael e Bessie Guinan, que se conheceram e se casaram no Colorado. Eles inicialmente operavam um negócio de atacado de alimentos juntos, mas depois de se mudarem para Waco, Texas, eles administraram uma fazenda de cavalos e gado.
Quando criança, Mary foi apelidada de "Mamie" e frequentou a escola paroquial no Convento Loretta em Waco. Crescer em um rancho lhe proporcionou todas as habilidades básicas de cowboy de que precisava, e ela aprimorou sua pontaria em uma galeria de tiro local. Em 1898, seus pais conseguiram garantir para ela uma bolsa de estudos de dois anos para o Conservatório Americano de Música, oferecida pelo empresário de Chicago Marshall Field. Depois de desenvolver seus talentos vocais de soprano e terminar seus estudos, ela se juntou a uma trupe de atuação itinerante que apresentava entretenimento americano do "Velho Oeste".
Em 1904, usando o nome "Marie Guinan", ela se casou com o cartunista de jornal John Moynahan em 2 de dezembro. Dois anos depois, Moybahan conseguiu um emprego em Boston. O casal acabou se divorciando, e Guinan se mudou para Nova York para seguir carreira como cantora no ramo do entretenimento. Durante anos, ela realmente alegou para fins publicitários que nasceu com o nome Texas, e nunca deixou que os fatos atrapalhassem uma boa narrativa. Em uma entrevista de página inteira de 1910 no The San Francisco Call, ela declarou que seu pai "foi a primeira criança branca vista em Waco", embora ele fosse adulto quando chegou à América, e os colonos brancos estivessem lá desde o início até meados do século XIX.
O crítico de teatro e editor da Photoplay Julian Johnson foi seu companheiro por uma década e foi influente na criação de sua persona pública. Muitas pessoas acreditavam que eles eram casados. Seus obituários de 1933 mencionam Johnson como seu segundo marido e o milionário George E. Townley como um terceiro marido. Na falta de qualquer verificação de que os dois últimos casamentos ocorreram, acredita-se agora que Moynahan tenha sido seu único marido.
Acredita-se que a conexão de Johnson levou a um poema com sua assinatura sendo impresso na Photoplay. Uma suposta conexão com o senador dos EUA pelo Texas, Joseph Weldon Bailey, evoluiu ao longo do tempo de um vínculo não específico com sua família, para Guinan ser sobrinha do senador. O relacionamento da sobrinha parece implausível, já que seus pais nasceram e foram criados em um país diferente do senador Bailey ou de sua esposa. As menções a ele coincidem com a linha do tempo de sua associação com Julian Johnson. Enquanto ele era editor na Photoplay, um artigo escrito pela então jornalista Adela Rogers St. Johns observou que Guinan, " ... tinha uma semelhança distinta com seu tio, o senador Joe Bailey do Texas."
Vaudeville e produções teatrais
Inicialmente encontrando trabalho como corista, ela adotou o nome artístico de Texas Guinan para se dar uma vantagem nos mercados competitivos de vaudeville e produções teatrais de Nova York. Em um ano, ela teve a protagonista feminina em uma produção teatral de Simple Simon Simple , durante a qual ela acidentalmente atirou em si mesma no palco com uma arma carregada.
Em 1908, ela recebeu críticas favoráveis por sua performance em The Gibson Girl Review . No mesmo ano, ela colocou um anúncio em jornais oferecendo US$ 1.000 para qualquer compositor que lhe fornecesse uma música de igual popularidade à "That's What The Rose Said To Me" escrita por Gus Edwards.
Ela apareceu como vocalista soprano em muitas produções, incluindo The Gay Musician, The Hoyden e The Lone Star.
Ela alcançou certo grau de estrelato nacional no palco em 1910.
John P. Slocum a gerenciou quando ela apareceu em sua produção itinerante de vários anos de The Kissing Girl . Quando Ned Wayburn lançou sua produção de The Passing Show em uma turnê nacional em 1913, Guinan foi uma das atrações principais.
Coincidindo com a publicidade da turnê, Guinan licenciou seu nome e imagem para serem usados por WC Cunningham para um plano de perda de peso. Os anúncios que apareceram na mídia em todo o país alegaram que Guinan havia perdido 70 libras com o plano. O jornalismo investigativo do Chicago Tribune alegou que Guinan conscientemente agiu como um shill na perpetuação de uma fraude sobre o público. Uma investigação subsequente do serviço postal revelou que era uma fraude. O diretor-geral dos correios dos Estados Unidos, Albert S. Burleson, agiu rapidamente para proibir Guinan de receber correspondência pelo serviço postal.
Embora ela tenha continuado nos palcos, o incidente prejudicou sua carreira e foi um fator motivador para que ela expandisse seu repertório ao ir para o Oeste para trabalhar na indústria cinematográfica da Califórnia.
Guinan apareceu como Zaza no programa de variedades Hop-o'-My-Thumb , baseado em um conto de fadas francês de mesmo nome. O show estreou na Manhattan Opera House em 26 de novembro de 1913 e encerrou em 1º de janeiro de 1914. Ela excursionou pelos Estados Unidos com a comédia musical Whirl of the World em 1915. A turnê coincidiu com seu relato não verificado de ter sido casualmente abordada em Berlim pelo Kaiser Wilhelm II, que a envolveu em uma conversa enquanto ela estava sentada sozinha lendo um livro.
Ela apareceu no musical Gay Paree , que estreou no Shubert Theatre em 18 de agosto de 1925 e encerrou em 30 de janeiro de 1926. Guinan também fez parte do elenco do musical Padlocks de 1927 , também no Shubert.
Carreira no Cinema
Em uma carreira cinematográfica que começou em 1917 e continuou até 1933, Texas fez parte da vanguarda das mulheres cineastas nos Estados Unidos. Sua alegação posterior de estar na França em 1917 entretendo as tropas e sendo condecorada com uma medalha de bronze pelo marechal de campo da França Joseph Joffre foi provada falsa pela linha do tempo e pela localização da Califórnia de sua prolífica produção cinematográfica.
A Triangle Film Corporation, fundada em 1915 por Harry e Roy Aitken, apresentou Guinan em quatro curtas de dois rolos entre 1917 e 1918, The Fuel of Life, The Stainless Barrier, The Gun Woman e The Love Brokers .
Diferentemente do gênero musical pelo qual era conhecida no palco, ela alcançou destaque nacional no domínio ostensivamente masculino do gênero faroeste do cinema mudo, e na porta de seu camarim apareceu um mapa do estado do Texas, em vez de seu nome.
A Triangle começou a chamá-la de "a Bill Hart feminina", em referência ao primeiro astro masculino de faroeste da indústria, que na época liderava as pesquisas de popularidade dos fãs.
“ Texas Guinan para tipificar o Oeste” prometeu uma campanha publicitária antecipada para uma série de seus filmes e, interpretando uma “mulher armada” durona em vez de uma professora tímida que precisa de resgate, Guinan adaptou sua imagem desafiadoramente nada glamorosa como uma cowgirl turbulenta que doma homens tão facilmente quanto cavalos.
Frohman Brothers eram produtores da Broadway. Em 1918, o irmão Daniel Frohman e o sócio William L. Sherrill formaram a Frohman Amusement Corporation com o propósito expresso de se envolver no negócio cinematográfico. Eles fizeram mais de uma dúzia de filmes com Guinan em 1918, incluindo The Boss of the Rancho e The Heart of Texas.
Seu sucesso como artista permitiu que ela assumisse o controle fora das telas de sua carreira também. Durante seus anos com a Bull's Eye Productions e a Reelcraft, ela começou a se expandir em direção à produção final de filmes, e trabalhou como departamento de unidade em Outwitted, The Lady of the Law, The Girl of the Rancho, The Desert Vulture e pelo menos cinco outras produções.
cabeça nos filmes
Ela então criou sua própria empresa - Texas Guinan Productions - em 1921 para produzir Code of the West, Spitfire e Texas of the Mounted .
Depois de fazer Eu Sou a Mulher e The Stampede para a Victor Kremer Film Features, ela retornou a Nova York.
BIOGRAFIA DE TEXAS GUINAN
Algumas evidências sugerem que sua empresa pode ter produzido filmes adicionais. De acordo com sua biógrafa Louise Berliner, Guinan era uma produtora inovadora e energética, escolhendo escalar cada filme em vez de empregar uma empresa de ações, ajudando a inaugurar a distribuição de direitos estaduais de seus filmes e supervisionando as campanhas publicitárias (incluindo a encenação de esquetes ao vivo antes das exibições) para sua nova empresa.
Embora o faroeste seja frequentemente considerado o mais masculino dos gêneros, essa caracterização não se aplica facilmente ao período mudo, quando as mulheres desempenhavam papéis proeminentes na produção. Essas populares “garotas cowboys” do cinema, como a imprensa especializada inicial as chamava, tinham raízes na mídia pré-cinematográfica, incluindo romances baratos, melodramas de palco e shows de faroeste.
A prolífica Bertha Muzzy Bower, sob o pseudônimo de gênero obscuro BM Bower, publicou romances de faroeste best-sellers entre 1904 e 1914, que muitas vezes foram adaptados para filmes de sucesso.
Louise Lester estrelou uma dúzia de filmes “Calamity Anne” para a American Film Company entre 1912 e 1914, e em 1919 Marie Walcamp interpretou Tempest Cody em nove filmes da série “Spur and Saddle” da Universal.
Neste contexto, Texas Guinan foi talvez a mulher mais significativa no cinema inicial a desafiar a suposição de que as mulheres só podiam desempenhar papéis secundários ou convencionalmente femininos no faroeste popular. Gostando de atirar e correr a cavalo, Guinan estabeleceu uma presença moleca no faroeste que não se encaixava nos papéis opostos da refinada dama oriental ou da prostituta de salão de dança ocidental que delimitariam os papéis das mulheres em exemplos "maduros" do gênero. Talvez reconhecendo que ela ocupava uma posição não convencional tanto na tela quanto na indústria, em Texas of the Mounted, o primeiro filme que ela produziu para sua própria empresa, Guinan interpreta gêmeos homem e mulher: quando ele é morto, ela vinga seu assassinato enquanto veste suas roupas.
Guinan foi vista novamente na tela com dois filmes sonoros. Ela interpretou uma versão ligeiramente ficcionalizada de si mesma como proprietária de um bar clandestino em Queen of the Night Clubs (1929). A revista The New Yorker Magazine disse que Guinan não tinha seu famoso charme e vitalidade, e que a câmera "não era gentil com sua aparência".
O filme marcou de muitas maneiras o fim de Texas Guinan, não tanto porque era um filme ruim, mas porque ela simplesmente tinha seguido seu curso e estava saindo de moda. A quebra do mercado mais tarde naquele ano foi a gota d'água. Ela levou seu show para a estrada, fez uma tentativa malsucedida de uma turnê europeia e depois voltou para os Estados Unidos.
Seu último filme foi Broadway Thru a Keyhole (1933), escrito por Walter Winchell. Texas morreu três dias após o lançamento do filme.
CLIPE DA BROADWAY THRU A KEYHOLE COM TEXAS GUINAN
Construir uma imagem precisa da carreira cinematográfica de Guinan, ou de sua vida privada, nesse caso, é difícil. Muitos de seus filmes foram encurtados mais tarde pela Melody Productions e relançados com trilhas sonoras sob vários títulos, e talvez apenas meia dúzia sobrevivam, alguns como cópias incompletas. Infelizmente, todos os filmes que ela produziu estão perdidos, embora alguns dos dois rolos que ela supervisionou para Bull's Eye/Reelcraft estejam disponíveis.
Em uma estimativa conservadora, Texas Guinan estrelou em aproximadamente 33 filmes mudos feitos por um punhado de empresas de produção, incluindo a Triangle Film Corporation de Mack Sennett (quatro filmes em 1917–1918), Frohman Amusement Corporation (treze filmes de dois rolos em 1919), Bull's Eye/Reelcraft Film Company (doze filmes de dois rolos em 1920) e Victor Kremer Productions (dois longas em 1921). Essas empresas podem ser menos familiares aos estudiosos do cinema do que alguns dos diretores notáveis que supervisionaram Guinan: Frank Borzage dirigiu seu primeiro grande filme, The Gun Woman (1918), e Francis Ford, o filme de faroeste I Am the Woman e The Stampede , ambos em 1921.
O irmão mais velho e mentor do diretor John Ford, dirigiu-a em
Embora os materiais publicitários tentassem glamourizar Texas Guinan, seu corpo robusto, rosto largo e insistência em interpretar papéis heroicos não permitiram que ela fosse escalada para papéis convencionalmente "femininos". Trabalhando quase exclusivamente no gênero que eventualmente pareceria o menos acolhedor para mulheres como artistas ou produtoras, sua popularidade e sucesso evidentes sugerem que nossa própria compreensão do gênero Western inicial requer revisão para reconhecer adequadamente sua contribuição, mas também para começar a ponderar as fantasias que a turbulenta cowgirl do cinema personificava para o público inicial do cinema.
Rainha das casas noturnas
Nos loucos anos 20, a Texas Guinan se tornou a rainha indiscutível da cena de boates e bares clandestinos e de bebidas alcoólicas de Nova York. A Décima Oitava Emenda de 1920 à Constituição dos Estados Unidos colocou a Lei Seca em vigor, tornando as vendas ou o transporte de bebidas alcoólicas ilegais. Enquanto arruinava negócios legítimos, as pessoas continuaram bebendo álcool, com aqueles que o transportavam e vendiam conhecidos como "contrabandistas". Assim começou o estabelecimento dos clubes privados speakeasy, um fenômeno cultural no qual Guinan se destacou.
Sua entrada no ramo ocorreu quando os sócios do bar clandestino Emil Gervasini e John Levi, do clube Beaux Arts, contrataram Guinan em 1923 como cantora, pelo qual ela recebeu US$ 50.000.
O diálogo de dar e receber de Guinan com os clientes inspirou o produtor Nils Granlund a montar um show completo com Guinan presidindo como MC para as coristas do Ziegfeld Follies. O vendedor ambulante pirata Larry Fay fechou um acordo com eles para apresentar o show em seu El Fey Club na West 47th Street em Manhattan. Lá, ela ficou conhecida por seu bordão, "Olá, otário! Entre e deixe sua carteira no bar." Esta é a mesma persona exibida em Incendiary Blonde (1945), o chamativo filme biográfico de Hollywood sobre Guinan estrelado por Betty Hutton.
O El Fey Club atraiu gente como o prefeito Jimmy Walker, o ator George Raft, a atriz Peggy Hopkins Joyce, os escritores Ring Larder e Damon Runyon, e os colunistas de fofocas Walter Winchell, Mark Hellinger e Ed Sullivan, que mais tarde apresentaram o programa de variedades mais famoso da TV. Ruby Keeler e Barbara Stanwyck foram descobertas por olheiros enquanto trabalhavam como dançarinas no clube.
Em troca de atrair clientes ricos e poderosos, Guinan recebia 50% dos lucros.
Depois que o El Fay Club foi fechado pela polícia, ela abriu o Texas Guinan Club
na 117 West 48th Street, que também foi fechada pela polícia. Ela e Larry Fay mais tarde abriram o Del-Fey Club em Miami no mesmo ano e ganharam mais de $700.000 em menos de 12 meses.
Quando Guinan retornou a Nova York em janeiro de 1926, como anfitriã do 300 Club na 151 W. 54th Street, o evento da noite de abertura foi a cerimônia de casamento da atriz Wilda Bennett e do dançarino argentino Abraham "Peppy" de Albrew. Outras celebridades que visitaram seu clube foram Al Jolson, a soprano operística escocesa Mary Garden, Jack Dempsey, a soprano operística americana Geraldine Farrar e o Príncipe de Gales.
Ainda faltavam meses para a grande quebra da bolsa de valores, mas nas páginas da revista New Yorker já se podia sentir uma mudança em seu
voz; parecia estar ficando cansada da festa. Quanto à rainha da vida noturna, Texas Guinan, os nova-iorquinos estavam prontos para algo diferente.
Em julho de 1926, o 300 Club foi invadido pela polícia, que apreendeu garrafas de bebida alcoólica e prendeu duas pessoas por "violação da seção do código penal que proíbe danças sugestivas".
Na última semana de junho de 1928, a procuradora-geral assistente dos EUA, Mabel Walker Willebrandt, ordenou uma batida em clubes speakeasy em Nova York.
Guinan, Helen Morgan (anfitriã do Chez Helen Morgan), Nils Granlund e outros 104 foram presos e indiciados por um grande júri federal. Guinan, Morgan e Granlund enfrentaram 2 anos de prisão, com uma multa máxima de US$ 10.000, se condenados. Os outros indiciados eram funcionários e clientes, que enfrentaram penas menores.
Em seu julgamento em abril de 1929, Guinan foi absolvida.
Ela disse:. Eu nunca tomo uma bebida e nunca vendo uma bebida. Sou paga para fazer uma encenação e eu faço uma encenação. Uma vez dei ao Procurador Geral dos EUA Buckner um cheque certificado de $ 100.000 para dar a qualquer um que já me visse tomando uma bebida ou vendendo uma bebida. Esse cheque ainda é válido, assim como minha oferta.
GUINAN DO TEXAS BRINDANDO EM UM SPEAKEASY 1928
Últimos anos e Morte
Durante a Grande Depressão, ela levou seu show de cabaré para a estrada. Ela foi para a Europa, mas a Scotland Yard ameaçou embarcar em seu navio se ela tentasse pousar na Inglaterra, onde ela estava na lista de "estrangeiros barrados". O show em si foi banido da França por questões técnicas trabalhistas. Guinan tinha um contrato com um clube de Paris, mas as leis trabalhistas francesas na época dissuadiam estrangeiros de trabalhar em solo francês. Ela usou isso a seu favor quando retornou aos Estados Unidos, lançando a revista satírica Too Hot For Paris.
PATHE NEWS FOOTAGENS DE TEXAS GUINAN CHEGANDO DE VOLTA A NOVA YORK
Enquanto estava na estrada com Too Hot For Paris, ela
contraiu disenteria amebiana em Chicago, Illinois, durante a epidemia no Congress Hotel .
Ela adoeceu em Vancouver, British Columbia, e morreu lá em 5 de novembro de 1933, aos 49 anos, exatamente um mês antes da Lei Seca ser revogada; 7.500 pessoas compareceram ao seu funeral. O líder da banda Paul Whiteman foi um carregador de caixão junto com dois de seus antigos advogados e o escritor Heywood Broun.
Guinan está enterrada no Cemitério Calvary, Queens, Nova York. Sua família doou um tabernáculo em seu nome para a Igreja de St. Patrick em Vancouver em reconhecimento às atenções do Padre Louis Forget durante suas últimas horas. Quando a igreja original foi demolida em 2004, o tabernáculo foi preservado para a nova igreja construída no local.
Ela foi sobrevivida por ambos os pais. Sua mãe morreu aos 101 anos em 1959. Seu pai tinha 81 anos quando morreu em 14 de maio de 1935. Seus irmãos Tommy e William, assim como sua irmã Sra. George C. Smith, também sobreviveram a ela.
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