Tipos de Infantaria Brasileira no Reinado de Dom Pedro I

O Exército do Império Brasileiro nasceu oficialmente ao proclamar sua independência da organização castrense portuguesa, que era integrada em grande parte por contingentes nacionais de milícias, seguindo os modelos e as normas militares tradicionais da Metrópole lusitana.
Proclamada a Independência o primeiro cuidado de D. Pedro I foi tornar, pelos seus distintivos e uniformes, os soldados brasileiros completamente diferentes dos portugueses.
Seu Ministro Bonifácio organizou um novo comando das forças armadas do Brasil, recrutando militares estrangeiros para liderar o Exército e a Marinha numa resistência a Portugal
No caso da Bahia, encarregou o experiente general das tropas de Napoleão, Pierre (aqui rebatizado de Pedro) Labatut, para comandar, dentre outras, a vitória brasileira na Batalha do Pirajá, em 8 de novembro de 1822,
A atitude dos militares portugueses obrigou o General Joaquim Xavier Curado (brasileiro), o Coronel Luís Pereira da Nóbrega de Sousa Coutinho (brasileiro) e o Brigadeiro Joaquim de Oliveira Álvares (português) a convocar imediatamente os comandados para apoiar o Príncipe Regente, que decidiu preparar-se para se antepor à afrontosa oposição que lhe faziam. Acolhendo a iniciativa dos três chefes militares, resolveu desligá-los do Comando das Armas e encarregá-los de reunir nos quartéis do Campo de Santana os regimentos de linha e os corpos de milícias integrados por brasileiros, sob as ordens diretas da Regência. Mandou aceitar voluntários na Província do Rio de Janeiro e escreveu aos governos de São Paulo e Minas Gerais solicitando reforços.
O mais importante documento militar do Primeiro Reinado é o decreto de 1o de dezembro de 1824 pelo qual se organizou do melhor modo possivel o Exército, em 1a e 2alinhas, acabando-se com as formações irregulares, fragmentárias e deficientes que havia. Deram-se números e atribuições novos a todos os corpos, menos ao Batalhão do Imperador e à Imperial Guarda de Honra
A 13 de janeiro de 1823, quando se tornava preciso arranjar bastante tropa para expulsar da Bahia o general português Madeira, criou-se o famoso Batalhão do Imperador, com regalias destinadas a atrair voluntários. Tinha estado-maior e seis companhias, numerando 735 homens.
Combateu na Bahia, voltou ao Rio e teve a honra de dar guarda ao paço
imperial. Entretanto, em companhia da Imperial Guarda de Honra, abandonou seu imperador, criador e protetor a 7 de abril de 1831, reunindo-se no campo de Santana às forças em rebeldia que lhe arrancaram a abdicação.
Carecendo de tropa, D. Pedro criou, em 8 de janeiro de 1823, o primeiro regimento mercenário dessa ordem. O mercenário era, então, comuníssimo em qualquer país. A soldadesca estrangeira mercenária, na maioria recrutada por Schäfer, na Alemanha, entre nobres decaídos, criminosos, refugos de velhas tropas e aldeões enganados, era profundamente ignóbil, provocando continuadamente a animosidade do Exército e da população.
Em sua Fala do Trono o Imperador teve a oportunidade de dizer: "O Exército não tinha nem armamento capaz, nem gente, nem disciplina; de armamento está pronto perfeitamente; de gente vai-se completando conforme o permite a população e de disciplina em breve chegará ao auge, já sendo o mais exemplar do mundo. Nos arsenais do Exército tem-se trabalhado com toda a atividade (...) Todos os reparos de artilharia das fortalezas desta Corte estavam totalmente arruinados; hoje acham-se prontos (...) Construíram-se em diferentes pontos os mais apropriados para neles se obstar qualquer desembarque, e mesmo em gargantas de serras, a qualquer passagem do inimigo, no caso de haver desembarcado (o que não será fácil), entrincheiramentos, fortins, redutos e baterias novas (...)"
D. Pedro I revelava preocupação com a integridade da pátria recem-independente . Coube ao Exército brasileiro, rearticulado nessas circunstâncias, a maior responsabilidade na consolidação da independência do país. Se não houvesse uma firme determinação dos quadros dirigentes, o Brasil se fragmentaria. Não faltavam para isto a disposição das Cortes de Lisboa e das bases mantidas em vários pontos de nosso território. No Maranhão, na Bahia e na Cisplatina, esperaram em vão as tropas portuguesas pela reação de Lisboa.
Significativamente recebiam o batismo de fogo dois militares que seriam os maiores paladinos da Força Terrestre brasileira: Tenentes Luís Alves de Lima e Silva, que era Ajudante do Batalhão do Imperador, no sítio da capital baiana, e Manuel Luís Osório, que assentou praça a 1º de maio de 1823 na tropa de cavalaria da Legião de São Paulo, a qual integrava as forças de que o General Lecor dispunha para impor o sítio de Montevidéu. Luís Alves tinha 20 anos e Osório apenas 15.
Entre os vizinhos Hispanicos exerceu a hegemonia, com a invasão brasileira de Chiquitos, uma expedição do Império do Brasil contra a República de Bolívar, Dom Pedro I usou a invasão como uma demonstração de força para Simón Bolívar não apoiar as Províncias Unidas do Rio da Prata (atual Argentina) durante a Guerra da Cisplatina.
Após a declaração da independência brasileira, dividiram-se as tropas da guarnição de Montevidéu. O General Lecor declarou-se ao lado de D. Pedro I, instalando o quartel-general em Maldonado. O General Álvaro da Costa assumiu o comando dos corpos de tropa fiéis à Coroa portuguesa, permanecendo em Montevidéu. O povo uruguaio passou a assistir à luta entre as duas facções. Alguns orientais tomaram partido. Oribe, por exemplo, ficou com os portugueses e Rivera com os brasileiros.
Durante 17 meses, com 4 mil homens entrincheirados em Montevidéu, Álvaro da Costa resistiu ao cerco imposto pelo General Lecor, por terra, e pela Divisão Naval, por mar, que era fiel a D. Pedro. Tropas vindas do Rio Grande do Sul reforçavam os meios com que contava Lecor.
Percebendo a inutilidade da resistência Álvaro da Costa capitulou em 18 de novembro de 1823, embarcando para Lisboa com a Divisão de Voluntários Reais. Caía o último baluarte do domínio colonial português em terras americanas. Tremulava de norte a sul do país o pavilhão imperial verde e amarelo.
No setor de administração militar foi relevante o trabalho de D. Pedro I para dotar a nascente organização de elementos indispensáveis. Criaram-se o Comissariado Geral do Exército, o Depósito Geral de Recrutas, fábricas de material bélico e munições e arsenais. Melhoraram-se alguns estabelecimentos do período colonial, como o Trem Real e a Fábrica da Casa de Armas da Conceição.
Tudo isso representou notável esforço do primeiro governo imperial a fim de dar ao Exército organização, disciplina e eficiência, colocando-o à altura das responsabilidades na defesa da soberania da nação, cujo reconhecimento Portugal só admitiu em agosto de 1825.
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/
https://veiculosearmamentosmilitares.blogspot.com/2020/02/
https://jipeseforasdeestrada.blogspot.com/2018/06/
https://plantascultivosecuidadosdomundotodo.blogspot.com/2020/11/
https://simpatiasmagias.blogspot.com/
HISTORIAS DE TERREIROS DE UMBANDA E ENTIDADES
CAMINHOES CARRETAS E TRANSPORTES
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/agostino-cavagnari-nascido-19-de.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/guglielmo-carlo-ferrari-cavagnari.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/clementine-clemence-marie-clementina.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/a-historia-tudo-comecou-em-1950-no.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/o-maior-crime-da-terra-os-macabros.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/vespa-carniceira-agelaia-pallipes.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/02/apresentacoes-de-sophia-wilde.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/02/jenny-dura.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/02/alyssa-daniels-tambem-conhecido-como.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/files-de-badejo-ao-molho-de-camaroes.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/risoto-de-camarao.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/peixe-espada-escabeche.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/file-de-peixe-ao-molho-de-alcaparras.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/eram-chamados-urubus-do-papo-branco.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/o-vigilante-rodoviario-em-curitiba.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2023/02/omar-hassan-ahmad-al-bashir-em-arabe.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/06/torre-de-babel.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/06/cronomitas.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/06/abdomitas-dogmas-do-abismo.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/06/eterlinos.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/06/onirikers.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/06/bruderschaft-der-schatten.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2019/06/herdeiros-do-destino-ou-ordo.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/borboleta-conhecida-como-fogo-no-ar.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/larva-mata-porco-perreyia-sp-especie.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/02/kayla-cadorna-tambem-conhecido-como.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/02/kassie-wallis-tambem-conhecida-como.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/o-dia-pr-ano-1961edicao-11755.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/6-melhores-praias-em-recife-qual-e.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/a-bela-igreja-da-ordem-e-o-bebedouro.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/execucao-de-che-guevara-em-09-de.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/pioneiro-durval-francisco-dos-santos.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/pazuzu-o-rei-dos-demonios-do-vento-da.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/02/sobre-cervena-fox.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/02/sobre-alicia-amira.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/02/miranda-deen-tambem-conhecido-como.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2025/02/alice-campbell-tambem-conhecido-como.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/alceu-cavagnari-roda-nascido-27-de.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/joana-buhrer-nascida-10-de-outubro-de.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/sushi-hokkai-em-foz-do-iguacu-parana.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/a-rua-da-praia-por-dona-elfrida-lobo.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2023/04/igreja-matriz-de-jandaia-do-sul-em.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/o-fim-da-atlantida.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/preso-no-gelo-eterno-tragica-jornada.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/a-maldicao-de-o-exorcista-filme.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2025/02/saracura-tres-potes-saracura-mais.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/xango-kamuka-olodumare-havia-chamado.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/quem-e-esu-onile-esu-e-divindade-da.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/se-pretende-fazer-um-pedido-complicado.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/oferenda-para-pomba-gira-para-que-serve.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/oferenda-para-xango-sabemos-como-voce.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/oferenda-para-ogum-procura-realizar-uma.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/exu-meia-noite-vamos-entender-um-pouco.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/filhos-de-oxala-sao-pessoas-unicas-eles.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/ayra-ou-aira-na-umbanda-ja-ouviu-falar.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/oxaguian-ou-oxaguia-e-uma-qualidade-de.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/filhos-de-oxum-sao-conhecidos-por-sua.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/oxum-opara-e-conhecida-como-sendo-uma.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/7-caracteristicas-dos-filhos-de-nana.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/orixa-oba-e-senhora-das-aguas-doces-e.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/filho-de-nana-e-oxala-irmao-de-oxumare.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/a-orixa-mais-velha-das-iabas-ou-maes-da.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/este-orixa-nao-e-cultuado-na-umbanda.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/filhos-de-iansa-7-caracteristicas-dos.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/filhos-de-ogum-5-caracteristicas-dos.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/filhos-de-oxossi-sao-reservados-e-nao.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/como-exu-foi-erroneamente-associado-ao.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/firmando-exu-e-pomba-gira-antes-dos.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/gira-de-exu-nao-e-casa-da-mae-joana.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/os-sete-planos-opostos-da-lei-de.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/as-encruzilhadas-de-ruas-sobre-as.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/oferendas-devem-seguir-os-rituais.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/historia-de-um-exu-destranca-rua-em.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/exu-tiriri-menino-voces-tem-ligacao-com.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/exu-tiriri-da-calunga-o-guardiao-tiriri.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/quando-se-fala-em-guias-e-velas-de-exu.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/falange-de-exu-caveira-e-magias-falange.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/tentando-explicar-o-trabalho-de-exu-na.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/pades-para-exu-e-pombagira.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/lenda-yoruba-sem-exu-nao-se-faz-nada-os.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/a-vitalidade-orixa-exu-cultura-yoruba.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/oferenda-santa-sara-kali-para-bencao.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/a-cigana-ilarin-nasceu-na-india-em.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/o-povo-cigano-do-oriente-e-exus-ciganos.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/exu-de-lei-nas-palavras-de-seu-pedra.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/a-suplica-do-exu-eu-sou-exu-senhor-pai.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/exu-e-o-guardiao-das-passagens-e.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/mensagem-do-sr-tranca-ruas-das-almas.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/o-feiticeiro-mensagem-psicografada-eram.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/pergunta-o-que-podemos-compreender-pelo.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/o-anfitriao-do-campo-santo-da-porta-do.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/carta-de-exu-eis-me-aqui-quando-voce.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/o-coite-de-exu-certa-vez-um-medium-um.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/segunda-feira-ja-acordei-com-esu.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/07/exu-tiriri-tiriri-e-um-nome-yoruba.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/07/sobre-alicia-romero.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/07/sobre-adrienne-koleszar-comissaria.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/07/anne-freitas-e-uma-fisiculturista.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/07/aleksandra-kobielak-e-uma-modelo.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/07/francesca-petitjean-tambem-conhecida.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/07/eleonora-dobrinina-e-uma-modelo-fitness.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/07/oksana-grishina-em-russo-nascida-em-25.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/07/brigitta-bekefi.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/07/sobre-angela-salvagno-angela-salvagno.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/07/kessia-mirellys-tambem-conhecida-como.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/07/sobre-azaria-glaim-azaria-glaim-e-uma.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/07/sobre-clare-morrow-em-fevereiro-de-2024.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/07/alina-popa-nasceu-em-12-de-outubro-de.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/07/monica-brant-nascida-em-26-de-outubro.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/07/sobre-andreia-brazier-brasileira.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2024/07/tessa-barresi.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário