terça-feira, 10 de janeiro de 2023

A residência do arquiteto Rubens Meister projetada em 1950 apresenta características da arquitetura moderna residencial em um período em que Curitiba contava com poucos exemplares.

A residência do arquiteto Rubens Meister projetada em 1950 apresenta características da arquitetura moderna residencial em um período em que Curitiba contava com poucos exemplares.

Situação atual:Existente e preservada.
Período:1955.
Endereço:Rua Júlia Wanderley, 689.
Bairro:Mercês.
Uso Atual:Residencial.
Área:396 m².
Proprietário Inicial:Rubens Meister.
Sistema Estrutural:Concreto Armado.
Linguagem FormalModerno.

Histórico e Curiosidades

A residência do arquiteto Rubens Meister projetada em 1950 apresenta características da arquitetura moderna residencial em um período em que Curitiba contava com poucos exemplares. A construção ocupa parte central do terreno localizado no Mercês e se apropria de sua topografia abrupta. O projeto dividido em 3 níveis conta com um subsolo revestido externamente por madeira que contém áreas de serviço, um térreo com as áreas sociais e íntimas e um pavimento superior com tratamento exterior com varandas onde estão os quartos e o escritório.









Bairro Santa Felicidade. Estrada para Ponta Grossa. Ano 1938.

 Bairro Santa Felicidade. Estrada para Ponta Grossa.
Ano 1938.


Pode ser uma imagem em preto e branco de árvore e ao ar livre

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Ao lado do Morro do Boi, no balneário de Caiobá, está situado o emblemático Edifício Mapi, projetado pelos arquitetos Elgson Ribeiro Gomes e o alemão Franz Heep em 1958. O prédio, característico por sua implantação e pelas venezianas, funciona como um hotel para curtas temporadas.

 Ao lado do Morro do Boi, no balneário de Caiobá, está situado o emblemático Edifício Mapi, projetado pelos arquitetos Elgson Ribeiro Gomes e o alemão Franz Heep em 1958. O prédio, característico por sua implantação e pelas venezianas, funciona como um hotel para curtas temporadas.

https://arquivoarquitetura.com/096

Situação atual:Existente e preservado.
Período:1959.
Endereço:Avenida Augusto Blitzkow, 200 (Matinhos)
Bairro:Caioba.
Uso Atual:Complexo Hoteleiro.
Sistema Estrutural:Concreto Armado.
Linguagem FormalModerno.

Histórico e Curiosidades

Ao lado do Morro do Boi, no balneário de Caiobá, está situado o emblemático Edifício Mapi, projetado pelos arquitetos Elgson Ribeiro Gomes e o alemão Franz Heep em 1958. O prédio, característico por sua implantação e pelas venezianas, funciona como um hotel para curtas temporadas.

A implantação do complexo (formado originalmente pela torre residencial, um restaurante panorâmico, parque de piscinas e um hotel), gerou grande impacto no panorama urbano do local, até então composto por pequenas vilas. A torre de 16 pavimentos é um quadrado perfeito com venezianas móveis acopladas em painéis de alvenaria. Possui como revestimento pastilhas de vidro e há em seu exterior um mosaico assinado por Franco Giglio. A planta do pavimento tipo é composta por 10 quartos e dois apartamentos maiores nas extremidades.







Com projeto de Rubens Meister, o Teatro Guaíra é uma das obras mais importantes de Curitiba. Planejado em conjunto com algumas outras obras que celebrariam o Centenário da Emancipação Política do Paraná (como o Centro Cívico e a Biblioteca Pública do Paraná), o projeto do Teatro foi eleito via concurso, em 1948

 Com projeto de Rubens Meister, o Teatro Guaíra é uma das obras mais importantes de Curitiba. Planejado em conjunto com algumas outras obras que celebrariam o Centenário da Emancipação Política do Paraná (como o Centro Cívico e a Biblioteca Pública do Paraná), o projeto do Teatro foi eleito via concurso, em 1948

https://arquivoarquitetura.com/089

Situação atual:Existente e preservada.
Autor:Rubens Meister.
Período:1948.
Endereço:Rua XV de Novembro, 971.
Bairro:Centro.
Uso Atual:Cultural.
Área:16900 m².
Técnica Construtiva:Concreto armado.
Linguagem FormalModernista.

Histórico e Curiosidades

Com projeto de Rubens Meister, o Teatro Guaíra é uma das obras mais importantes de Curitiba. Planejado em conjunto com algumas outras obras que celebrariam o Centenário da Emancipação Política do Paraná (como o Centro Cívico e a Biblioteca Pública do Paraná), o projeto do Teatro foi eleito via concurso, em 1948, sendo escolhido então, por banca, o projeto proposto por Meister. Para o concurso, o Teatro foi pensado onde é hoje a Praça Rui Barbosa, mas já havia uma diretriz na qual a mudança de terreno era tratada, pela vontade de manter-se a Praça como um jardim para a cidade e o fato do terreno na Praça Santos Andrade já pertencer ao estado, o que facilitaria os tramites da construção. Após alguns ajustes do arquiteto para a mudança de terreno (esta mudança diminuiu a área disponível para a edificação e, por requerimento do então governador Bento Munhoz da Rocha, o número de lugares deveria ser levemente aumentado), a construção do Teatro pôde começar, enfim, em 1952. Por diversos fatores, como a grandiosidade do projeto (que demandou o uso de algumas inovações tecnológicas, como um guindaste importado da Alemanha) e a ocorrência de um incêndio no ano de 1970, as obras do Guaíra só puderam ser completamente finalizadas em 1975, quando a última sala de espetáculos fora inaugurada.








Projetada e construída no final dos anos 70 – podendo assim ser considerada fruto do final do movimento modernista curitibano, a Casa Toitiro Nita

 Projetada e construída no final dos anos 70 – podendo assim ser considerada fruto do final do movimento modernista curitibano, a Casa Toitiro Nita

https://arquivoarquitetura.com/092

Situação atual:Existente e preservada.
Autor:Nobuo Fukuda.
Período:1977.
Endereço:Rua Manoel Correia de Freitas, 1101 .
Bairro:Jardim Social.
Uso Atual:Residencial.
Área:420 m².
Técnica Construtiva:Concreto armado.
Linguagem FormalModerno.

Histórico e Curiosidades

Projetada e construída no final dos anos 70 – podendo assim ser considerada fruto do final do movimento modernista curitibano, a Casa Toitiro Nita possui como elementos característicos um pátio aberto interno e uma espécie de “casca” que circunda o perímetro da construção. Sua distinta elevação frontal no formato de um pentágono horizontal é talvez sua característica mais marcante. No detalhe, podemos ver que a verdadeira fachada da casa é recuada alguns centímetros da “casca”, feita em concreto aparente e afirmando ainda mais seu caráter moderno. O acesso ao interior da casa é feito tanto através de uma escada que liga a garagem ao pavimento superior, quanto por uma porta em sua fachada principal. Em ambos os casos, quem entra é surpreendido pelo espaço do pátio interno, dando lugar a uma espécie de jardim, circundado pela circulação que dá – enfim – acesso ao interior da casa.





A residência Leônidas Bório foi projetada por Rubens Meister em 1961. A residência localizada na tradicional Avenida Vicente Machado possui aspecto longitudinal e está implantada em um terreno em aclive.

 A residência Leônidas Bório foi projetada por Rubens Meister em 1961. A residência localizada na tradicional Avenida Vicente Machado possui aspecto longitudinal e está implantada em um terreno em aclive.

https://arquivoarquitetura.com/204

Situação atual:Existente e preservada.
Período:1961.
Endereço:Avenida Vicente Machado, 1794.
Bairro:Batel.
Uso Atual:Residencial.
Área:450 m².
Proprietário Inicial:Leônidas Bório.
Sistema Estrutural:Concreto Armado.
Linguagem FormalModerno.

Histórico e Curiosidades

A residência Leônidas Bório foi projetada por Rubens Meister em 1961. A residência localizada na tradicional Avenida Vicente Machado possui aspecto longitudinal e está implantada em um terreno em aclive. O programa residencial está situado predominantemente no pavimento térreo, com o subsolo sendo usado como estacionamento.





1963 Casa Omar Seyler de Camargo

 1963 Casa Omar Seyler de Camargo

https://arquivoarquitetura.com/095

Situação atual:Existente e preservada.
Autor:Leo Linzmeyer.
Período:1963.
Endereço:Rua Carmelo Rangel, 530.
Bairro:Batel.
Uso Atual:Residencial.
Área:425 m².
Técnica Construtiva:Concreto armado.
Linguagem FormalModerno.

Histórico e Curiosidades

A partir de um programa que constrói um grande eixo que vai desde o acesso à casa, pela face frontal do terreno, passa por seu interior e acaba de frente ao pequeno bosque, nos fundos da construção, Leo Linzmeyer faz com que todos os ambientes sociais possam funcionar independentemente dos outros usos da casa. Esse aspecto pode ser melhor percebido quando se analisa a disposição dos quartos privativos, que estão quase como anexados perpendicularmente a este “eixo social”, de modo com que suas janelas e aberturas sejam apontadas para a face mais ao norte da casa, onde há boa insolação e a vista para o bosque. No subsolo, encontram-se os depósitos, a garagem, lavanderia e uma adega.



1949 A casa, projetada pelo arquiteto curitibano Vilanova Artigas, servia de residência e consultório para a família de João Luiz Bettega: sua esposa e seis filhos.

 1949 A casa, projetada pelo arquiteto curitibano Vilanova Artigas, servia de residência e consultório para a família de João Luiz Bettega: sua esposa e seis filhos.

https://arquivoarquitetura.com/002/

Situação atual:Preservada.
Período:1949.
Endereço:Rua da Paz, 479
Bairro:Centro.
Uso Atual:Residência.
Área:498 m².
Técnica construtiva: Alvenaria de tijolos.
Sistema Estrutural:Concreto Armado.
Linguagem FormalModernista.

Histórico e Curiosidades

A casa, projetada pelo arquiteto curitibano Vilanova Artigas, servia de residência e consultório para a família de João Luiz Bettega: sua esposa e seis filhos.

Uma das poucas representantes modernistas da década de 1940 na cidade, a obra foi tombada como Patrimônio Histórico em 2004.

Após ficar fechada por dez anos, a edificação foi restaurada pela arquiteta Giceli Portela, hoje proprietária da residência.