quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Rua Ubaldino do Amaral em 1930 no Alto da XV

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Vista aérea do Estádio Durival Britto, em 1950. O estádio recebeu duas partidas da Copa do Mundo de 1950 - Espanha x Estados Unidos e Paraguai x Suécia .

Crédito da foto: Acervo/Cid Destefani e Site da Gazeta do PovoA imagem pode conter: atividades ao ar livre

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

A Cadeia Pública de Curitiba, localizada no então Pátio da Matriz (atual Praça Tiradentes) foi inaugurada em 9 de janeiro de 1726. O Ouvidor Pardinho havia ordenado sua construção quatro anos antes, desenhou a planta e determinou que suas paredes fossem levantadas com pedra e cal. O edifício, que abrigou também a Câmara Municipal, recebeu inúmeros reparos devido a pouca solidez, até que em 1850 foi reconstruído e reinaugurado. Em 1862, havia ali 45 presos, entre os quais duas mulheres, distribuídos em cinco celas. Três anos depois, foi realizada uma ampliação para aumentar a capacidade de detenção e a "cadeia nova" foi inaugurada em 1866. A obra, porém, não resolveu os graves problemas do edifício, presentes em toda a sua trajetória: insalubridade, falta de higiene, insegurança e precariedade construtiva. Por fim, em 1900, os presos foram transferidos para uma ala do Quartel de Segurança Pública, na Rua São José, a antiga cadeia demolida e o terreno vendido.
A longa presença da prisão marcou a região. O espaço ao fundo deste edifício ficou conhecido como Largo da Cadeia até 1874, momento em que ali foi construído o Mercado Público e seu nome mudado para Largo do Mercado. Cinquenta anos depois, em 1914, foi iniciada a construção do Paço Municipal, marcando uma nova fase de ocupação do local.
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Em 1943 jamais ninguém imaginaria que esse ambiente mudaria tanto. Foto da Avenida República Argentina esquina com a atual Getúlio Vargas. A imagem pode conter: casa, céu, árvore e atividades ao ar livre

A fotografia é de 1939, no lugar do antigo engenho de mate surgiu uma nova construção que abrigava o Colégio Liceu Rio Branco, e o local urbanizado recebeu o nome de Praça Miguel Couto. Mais tarde, como lembrança, o historiador David Carneiro patrocinou o monumento com o busto do Barão do Serro Azul, que está no centro do logradouroA imagem pode conter: atividades ao ar livre

Ponto de carroceiros fretistas na Rua João Negrão, Praça Senador Correia, em meados da década de 1940A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu, atividades ao ar livre e natureza


Na década de 1930, os fiéis podiam apear ( descer ) dos bondes na porta da CatedralA imagem pode conter: tabela e atividades ao ar livre

Praça Carlos Gomes com Pedro Ivo. Os primeiros bondes elétricos circulando, em 1914A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

A piazada adorava brincar com uma carroça de colonos, ainda em 1950A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, chapéu e atividades ao ar livre

Rua XV de Novembro de 1912. O desvio dos bondes de mulas entre Monsenhor Celso e Marechal Floriano. Tais bondes foram inaugurados em 1887A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre
Praça Carlos Gomes, chalé do doutor Victor Ferreira do Amaral (fundador da Universidade do Paraná, atual UFPR) e linda de bonde, 1918A imagem pode conter: céu, árvore e atividades ao ar livre

Cine Mignon ficava anexo ao Café Brasil na Rua XV. Foto de 1913A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

Cine Parisiense, na Praça Generoso Marques. Foto de 1916A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Fachada do Cine Central, no início da Rua XV, em 1919A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

Rua São Francisco, em 1944. No centro, a esquina com a Riachuelo e, ao fundo, a Igreja da Ordem.
Coleção Arthur Wischral. Acervo: Diretoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural / Fundação Cultural de CuritibaA imagem pode conter: atividades ao ar livre
Carroceiros na praça Generoso Marques, em 1900, quando ali funciona o Mercado Público. (Foto: Acervo Casa da Memória)A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

Carroceiros da estação ferroviária em meados de 1940. (Foto: Acervo Cid Destefani)A imagem pode conter: 3 pessoas, árvore e atividades ao ar livre

O postal de 1939 mostra a rua José Bonifácio, no centro da capital paranaenseA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu e atividades ao ar livre

Curitiba no início do século XXA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre


Carroceiros na rua São Francisco, em março de 1945. (Foto: Acervo Cid Destefani)A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

FERROVIA PARANAGUÁ - CURITIBA,

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CAIOBÁ. NOS ANOS 40

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