Colônia de Alfredo Chaves no Paraná – Município de Colombo
Devido os vários problemas encontrados como terras improdutivas, distância dos centros consumidores e as más condições de vida encontrada nessa colônia, já no ano seguinte a abandonaram e se transferiram para a periferia da capital paranaense.
Esse grupo de 40 famílias recebeu do governo da província do Paraná uma gleba de terras, já demarcadas em 80 lotes, 40 urbanos e 40 rurais, localizados a 23 Km de Curitiba, em uma localidade conhecida por Butiatumirim. Este assentamento recebeu o nome de Colônia Alfredo Chaves, em homenagem ao então Inspetor de Terras e Colonização.
Passados mais alguns anos, com a chegada de mais imigrantes, o governo criou novas colônias vizinhas a de Alfredo Chaves. No ano de 1886 foi criada a Colônia de Antônio Prado constituída por imigrantes de origem polaca.
Ainda no mesmo ano foi criada a Colônia Presidente Faria, esta formada somente por imigrantes de origem italiana. Em 1887, vizinha a esta última, foi criada a Colônia Maria José que mais tarde se transformou no município de Quatro Barras. Finalmente, no ano de 1888, foi criada a Colônia Eufrazio Correia, formada por imigrantes provenientes da Itália, que deu origem ao bairro Capivari.
No ano de 1890, por decreto do governo provisório republicano, a Colônia Alfredo Chaves passou a se chamar de Colombo, em homenagem ao grande navegador genovês descobridor da América, e ainda neste mesmo ano foi instalado o município.
No ano de 1932, por um decreto estadual, Colombo mudou de nome para ser chamado de Capivari e anexado ao município de Bocaiúva do Sul.
Entretanto, em 1933 por novo decreto do governo estadual voltou a se chamar Colombo, para novamente em 1938 vir a ser extinto e anexado à Curitiba.
No ano de 1943 através de novo decreto estadual voltou a ser município autônomo o que perdura até os dias de hoje.
Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Nenhum comentário:
Postar um comentário