quinta-feira, 4 de abril de 2024

IGREJA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO – RECIFE, PERNAMBUCO

 IGREJA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO – RECIFE, PERNAMBUCO

Cronologia

Século XVII1642 – Primeira edificação, feita por calvinistas franceses

1654 – Após a vitória militar contra os holandeses, a igreja é doada aos jesuítas.

1655 – Fundação do colégio jesuítico de Recife

1686 – Reedificação da igreja, pelos jesuítas, ganhando o aspecto atual.

Século XVIII1759 – Expulsão dos jesuítas, fechamento do colégio. A igreja é fechada e abandonada.

1787 – O Bispo de Olinda reabre a igreja ao público.

Século XIX1817 – A igreja é saqueada durante a Revolução Pernambucana, e confiscada pelo poder público, passando a ser usada como tribunal e teatro.

1855 – A Irmandade do Espírito Santo assume a igreja. Novas reformas e instalação da decoração atual.

Essa igreja possui um histórico bastante singular e um tanto movimentado. Na verdade, a primeira edificação que surgiu nesse local foi um templo calvinista, construído por protestantes de origem francesa na época em que Pernambuco ficou sob domínio holandês (edificada mais precisamente no ano de 1642).

Após a reconquista do território pelos luso brasileiros, e com a consequente rendição dos holandeses (ano de 1654), o general Francisco Barreto de Menezes, vitorioso das Batalhas dos Guararapes, doou aos jesuítas duas casas de construção flamenga, bem como essa mencionada igreja de origem calvinista, para que eles estabelecessem ali um colégio. Uma ordem régia, assinada por Dom João IV de Portugal, concedeu, em 1655, a licença oficial para os jesuítas ‘fundarem um colégio na povoação do Recife, em uma igreja que pertenceu aos hereges franceses da seita de Calvino‘.

Na época, a Companhia de Jesus já possuía o Real Colégio de Olinda, e o estabelecimento de Recife iniciaria suas atividades de forma mais gradual.

Passaram-se vários anos até que, em 1686, os padres do colégio iniciaram uma grande reedificação do primitivo templo, que foi então consagrado a Nossa Senhora do Ó – uma invocação mariana de origem portuguesa que venera a Virgem Maria na expectativa do nascimento do Menino Jesus. Essa reedificação iniciou-se a partir da sacristia, estendendo-se então para todo o corpo da igreja, que recebeu uma estilização de acordo com os parâmetros arquitetônicos de então. Os padres adotaram um traçado pelo qual a igreja recebeu corredores e tribunas, bem como espaço para cinco altares (o altar-mor, dois no arco cruzeiro e dois na nave central). Consta que também nessa época foi acrescentada uma galilé (uma arcada na entrada principal).

O colégio funcionou até o ano de 1759, quando os jesuítas foram expulsos do Brasil devido à perseguição movida pelo Marquês de Pombal. Nessa ocasião, a instituição foi fechada e a igreja foi confiscada pela coroa, passando a ser propriedade estatal – suas dependências foram então utilizadas como hospedagem para oficiais militares, e nesse ínterim houve o desaparecimento de várias de suas alfaias e peças sacras.

No ano de 1787 o bispo de Olinda e Recife promoveu uma revalorização e restauração da igreja, que voltou a ser utilizada para os ofícios religiosos – muito embora já não tivesse mais o mesmo brilho da época jesuítica.

Trinta anos depois – já após a vinda da família real para o Rio de Janeiro – outro período conturbado causaria danos ao local: a  Revolução Pernambucana de 1817, de inspiração liberal, que visava proclamar uma república independente na região. Nessa ocasião, essa igreja sofreu novos saques e profanações, tendo sido inclusive utilizada como estrebaria para cavalos das tropas do general Luis do Rego – que fora mandado da Bahia para lutar contra os revoltosos. O abandono e a dessacralização chegaram ao auge, e o nível de depredação chegou muito próximo ao que outras igrejas pernambucanas haviam sofrido quando da invasão holandesa.

Passada a fase de tumultos, as autoridades civis usaram a igreja como anexo do Tribunal, e a sacristia foi transformada em sala de audiências, enquanto o corpo principal do templo era utilizado como sala de teatros. Na mesma época, uma de suas torres foi danificada, tendo sido instalada em seu topo uma antena de um telégrafo marítimo – os responsáveis viram nisso um sinal de ‘progresso’.

Correram-se os anos, as mentalidades foram se modificando, e em 1855 a irmandade do Espírito Santo – que exercia suas atividades na igreja da Conceição dos Militares – solicitou às autoridades a posse do templo, o que foi prontamente concedido.

Então, por uma terceira vez a igreja foi restaurada, ocasião em que recebeu novos altares, já no estilo neoclássico. Foi consagrada ao  Divino Espírito Santo, e a procissão de inauguração foi realizada com enorme afluência do povo. A população adquiriu um carinho especial pelo templo, que passou por um período áureo que se estenderia até o início do século XX, época em que suas missas eram concorridas e frequentadas pelas mais elegantes e aristocráticas famílias recifenses.

C0m a desastrosa ‘modernização’ do centro antigo de Recife, promovida por prefeitos progressistas a partir da década de 1950, o entorno da igreja entrou em uma fase de decadência, situação em que permanece mais ou menos até hoje. Mesmo assim, a igreja do Espírito Santo ainda é normalmente utilizada para missas e cerimônias religiosas cotidianas, e pode ser visitada normalmente.

Depois das várias restaurações ocorridas ao longo de mais de três séculos, as edificações do colégio jesuítico deixaram de existir, e a galilé da entrada também não deixou vestígios. Mas ainda pode-se ver boa parte daquilo que foi a construção original – principalmente a torre do lado da epístola, que é a mesma desde quando os jesuítas fundaram seu educandário no século XVII.

igreja espírito santo recife

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REFERÊNCIAS:

 

– Bazin, German, L’Arquitecture Religieuse Baroque au Brésil, Tome II, Paris: Librairie Plon, 1958

– Barbosa, Antônio. Relíquias de Pernambuco: guia aos monumentos históricos de Olinda e Recife. São Paulo: Ed. Fundo Educativo Brasileiro, 1983

– Guerra, Flávio. Velhas igrejas e subúrbios históricos. Recife:Fundação Guararapes, 1970

 

 

 

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IGREJA DE SANTO ANTÔNIO DA PRAÇA DO PATRIARCA – SÃO PAULO – SP

 IGREJA DE SANTO ANTÔNIO DA PRAÇA DO PATRIARCA – SÃO PAULO – SP

Cronologia

Século XVI1592 – Início da construção da ermida
Século XVII1603 – A ermida é utilizada como matriz

1630 (aprox.) – Pequenas reformas empreendidas por ‘João da Costa, o Velho’

1639 – Primeiros franciscanos se instalam no local

1642 – Franciscanos fundam um próprio convento e deixam o local.

Século XVIII1717 – Reformas, entalhamento dos altares atuais
Século XIX1899 – Reconstrução da fachada e torre

Essa é uma igreja que vem acompanhando praticamente toda a história da cidade de São Paulo, desde seus primeiros anos de existência.

A menção mais antiga referente a esse templo encontra-se no testamento de Antonio Sardinha, morador da primitiva vila, que, no longínquo ano de 1592,  deixou dois cruzados para a ‘ermida de Santo Antonio‘. O historiador Leonardo Arroyo supõe que ele mesmo teria fundado a ermida. Um outro testamento, datado de 1603, indica que a ermida fazia as vezes de igreja matriz.

Em outros textos da antiga São Paulo, também há menção a pousadas que teriam existido em frente a essa igreja.

Há também referências de um morador chamado João da Costa, que passou a residir junto dessa igreja, limpando-a, adornando-a, e empreendendo algumas reformas. Com o tempo, ficou conhecido como ‘ Ermitão João da Costa, o Velho‘. Em seu testamento ele deixou registrado que havia se colocado lá unicamente com o intuito de servir a Deus, e rogava para que “Deus haja misericórdia de minha alma assim como se lembrou do bom ladrão“.

Após sua morte, por volta de 1638, a igreja passou um período de abandono.

No ano de 1639, o provincial franciscano Frei Manuel de Santa Maria, que residia na Bahia, obteve alvará para fundar conventos ‘assim no recôncavo da Bahia e Villa de S. Paulo, como nas partes que lhes parecer onde lhes for requerido como pedem‘.  Veio então até Santos, e subiu a serra para escolher um lugar onde deveriam fundar um convento na vila paulista. De comum acordo com os moradores e autoridades, ficou acertado que os franciscanos se instalariam provisoriamente junto à ermida de Santo Antônio.

Após o regresso do superior à Bahia, foram enviados os primeiros franciscanos para São Paulo: o superior Frei Francisco dos Santos, e mais quatro frades e dois irmãos leigos. Residindo na pequena igreja dedicada ao santo lisboeta que havia sido seu irmão de hábito, eles ‘ihão dizer missa e ministrar os Sacramentos da penitência, e comunhão aos devotos que a elles acorrião, com grande proveito e edificação do povo‘ (Taunay, em Arroyo)

Ficaram conhecidos como os ‘Frades de Santo Antonio’, e ali permanecerem até 1642, quando saíram para um local mais bem localizado, melhor provido de água, e onde fundaram o convento de São Francisco (atual Largo de São Francisco).

Mas a igreja de Santo Antônio permaneceu bastante frequentada pelo povo, ficando conhecida pela alcunha de ‘Santo Antonio o Velho‘.

Porém, a devoção popular não impediu um certo desleixo, e no princípio do século XVIII a edificação esteve a ponto de arruinar. Assim, foi feita uma reforma em 1717, da qual pouco se sabe, mas que provavelmente foi a que acrescentou os altares colaterais que existem até hoje. O altar principal, segundo German Bazin, seria de 1780.

Ladeira de Santo Antônio, hoje rua Dr. Falcão Filho, vendo‐se a igreja de Santo Antônio, localizada na atual praça do Patriarca, São Paulo, c. 1862

Foto de cerca de 1860, mostrando a ladeira de Santo Antônio, atual rua Dr. Falcão Filho, vendo‐se ao fundo a igreja de Santo Antônio.

Ao longo do século XIX a igreja entrou em nova fase de abandono, e em 1899 as famílias da Baronesa de Tatuí e da Condessa Prates financiaram uma reforma geral. Nessa ocasião, foi construído um novo frontispício ao gosto da ‘Belle Epoque’, que, na opinião de Arroyo, deixou-a com um rosto de ‘Madona triste’, em meio à praça tumultuosa, ‘com um aspecto comprimido e assustado de quem não se sente bem entre tanto ruído e tanto arranha-céu’ – uma situação que o autor via como sendo de um desequilíbrio dramático. O mesmo historiador chegou a imaginar que cedo ou tarde essa igreja seria inevitavelmente destruída por aquilo que em sua época (anos 1940) se chamava ‘exigências do progresso’.

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No entanto, contra todas as expectativas, a Igreja de Santo Antônio resistiu até os dias atuais,  e, em pleno coração de uma das cidades mais agitadas do planeta, permanece como um local de movimentada atividade espiritual.

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REFERÊNCIAS:

– Arroyo, Leonardo. Igrejas de São Paulo. São Paulo: Livraria José Olympio Editora, 1954

– BAZIN, German, L’Arquitecture Religieuse Baroque au Brésil, Tome II, Paris: Librairie Plon, 1958

– TIRAPELI, Percival, Igrejas Paulistas – Barroco e Rococó, São Paulo: Editora UNESP, 2003

 

 


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