A Confeitaria Cometa, em foto de 1974, em meio à movimentadíssima rua XV de Novembro. (Foto: Arquivo Gazeta do Povo)
A Confeitaria em foto de 1966. Foto: Acervo César Strapasson
Publicidade veiculada no Almanach Laemmertz, de 1902.
CONFEITARIA COMETA
A Confeitaria Cometa, de Curitiba, também conhecida como Bar Cometa, funcionava na rua XV de Novembro, desde 1902. Nos anos 1930, tinha como chefe de pastelaria Carlos Koeler, fundador da Confeitaria Colombo do Rio.
Nos anos 1950, a Cometa passou para o sr. Ewaldo Gastão Mehl que a dirigiu até a sua morte. Após, a Confeitaria Cometa continuou funcionado sob administração do filho Herley Mehl, e do seu irmão Ary Mathias, porém, devido à carreira profissional diversa, de ambos, a família vendeu-a a um empresário. Pouco tempo depois, ele recebeu uma oferta de compra por parte do Gerente Mário em sociedade com os garçons Bepe e Adelino.
A Confeitaria Cometa ficou famosa por servir empadinhas de massa podre, massa tão fina que esfarelava, e o conhecido Especial, um sanduíche dividido em quatro partes, recheado com pernil bem condimentado.
Conforme a jornalista Malu Maranhão, a Confeitaria Cometa "era freqüentada por jornalistas e intelectuais, e tinha seus horários de maior freqüência na hora do almoço e no final da tarde. Os fregueses costumavam comer a empadinha e o Especial acompanhados de chope, para depois terminar com uma coalhada na Confeitaria Schaffer."
Para o publicitário João José Werzbitzki: "O Cometa era um super bar. Era grande e vivia cheio. Todos os dias meu pai (o conhecido Onha, proprietário do Restaurante Onha) saía da copiadora às 17h30, 18 horas e passava ali. Pedia uma empadinha, tomava uma cerveja, comia um sanduíche de pernil com queijo derretido e picles, com pão de forma torradinho ...".
O jornalista Luís Alfredo Malucelli escreveu: "E tinha as Confeitarias que a gente freqüentava muito como radialista e jornalista. Depois que a gente saía do trabalho, freqüentava muito a Cometa. Lá se comia um espetinho de minhom com bacon que era uma delícia!".
Para o jornalista Vinícius Coelho: "O Bar Cometa foi um dos mais famosos da época. Depois, quando o Mehl vendeu a Cometa para três de seus garçons - Bepe, Adelino e Mário - passou a ser mais restaurante.
Paulo Roberto Marins, em suas recordações sobre a noite de Curitiba, entre 1956 e 1992, teceu algumas considerações sobre o Bar Cometa, relativas a duas épocas: "Presunto, queijo, picles, pernil, verde, pão de forma. Ao forno. Está pronto o sanduíche. Mister Sandwich, mais uma solução para o Brasil. O garçom Jorge Marlle lépido, dança, literalmente dança entre as mesas, entre um pedido e outro. O bar está cheio. Mais um gole de retórica, mais um chute do Demétrio Shetalla, cerveja, chope, bebida para todos os gostos, nas entranhas da rua XV, mais de 50 mesas, o grande balcão do lado esquerdo e ao fundo, no espaço mais amplo, os sanitários e a cozinha (Marins, Bar Cometa, rua XV, 1962)."
Ainda, segundo Marins, "O Bar Cometa, é dirigido agora pelos seus ex-garçons Bepe e Adelino, e Mário, o gerente. Ainda serve cerveja. Também é ponto de encontro de jornalistas, fotógrafos, artistas, estudantes. Cabeças que, mesmo com rumos diferentes, se encontram aqui. As vezes, não há lugar para sentar naquela imensidão de bar. Uma noite, com todo o movimento, o bar foi assaltado por profissionais e a freguesia também sofreu as conseqüências. Nessa noite ninguém pagou a conta [...] Não se sabe por que, em seguida, o bar passou a não servir mais cerveja. Só chope. O movimento caiu e nunca mais foi o mesmo (Marins, Bar Cometa, 1977)".
Em oito de novembro de 1991, depois de mais de meio século de atividade, a Confeitaria Cometa cerrou suas portas, deixando o lugar para instalação de uma loja de sapatos.
Imagem de divulgação: thespiritofdubai.com/shumukh/
Em árabe, Shumukh significa “merecendo o mais alto”. Com apenas uma unidade em todo o mundo, esta fragrância possui o exorbitante valor de 1.3 milhões de dólares para 3 litros de perfume. O alto valor se justifica pela sua embalagem. São mais de 3.500 diamantes, pérolas, 2.5 kg de ouro 18 quilates e 5.9 kg de prata pura. Em relação à fragrância, o perfume tem notas de sândalo, almíscar, ylang-ylang, rosa turca, madeira de agar indiano, almíscar e patchouli.
Esta incrível e luxuosa obra de arte detém atualmente dois recordes mundiais do Guinness: possui o maior número de diamantes em um frasco de perfume e é o produto mais alto de spray em todo o mundo.
2. DKNY Golden Delicious Million Dollar Fragrance Bottle (1 milhão de dólares)
Imagem de divulgação: donnakaran.com
Um dos perfumes mais caros do mundo tem um pedacinho do Brasil em seu frasco. Para além dos 2.700 diamantes e 183 safiras, esta fragrância da DKNY tem também uma turmalina turquesa de 1.6 quilates da Paraíba. Foram 1.500 horas de trabalho gastos neste projeto em colaboração com o designer de joias Martin Katz, no qual todo o lucro foi destinado para a organização mundial “Ação Contra a Fome”.
3. Opera Prima da Bvlgari (235.000 dólares)
Imagem de divulgação: bulgari.com
Em comemoração aos 130 anos da Bvlgari, a marca de luxo italiana lançou em 2014 o seu perfume mais caro da história, o Opera Prima. Com um valor de 235.000 dólares, o perfume tem o valor justificado pelo frasco, que possui 250 quilates de citrino, 4.45 quilates de ametista e 25 quilates de diamante. Em relação à fragrância, ela possui tons mediterrâneos com notas de limão, flor de laranjeira, almíscar e florais.
4. Clive Christian's Imperial Majesty (215 mil dólares)
Imagem de divulgação: www.clivechristian.com
Lançado em 2006, o Nº1 Imperial Majesty de Clive Christian é a fragrância comercializada mais cara do mundo. Este é o único perfume em todo o planeta que recebeu permissão para utilizar o símbolo da coroa real britânica em seu frasco. O frasco em questão foi uma parceria com a empresa tricentenária Baccarat, uma das companhias de cristais mais antigas do mundo.
Em relação à fragrância, ela possui uma mistura de almíscar, cravo quente, baunilha, bergamota e tangerina siciliana picada. Outra questão que faz com que o preço deste perfume seja tão alto, é que por ano, são fabricados apenas mil frascos da versão feminina e mil da versão masculina.
5. Parfum VI by Gianni Vive Sulman (89.000 dólares)
Imagem de divulgação: parfumo.com
Lançado originalmente no ano de 1998, o Parfum VI by Gianni Vive Sulman era um dos favoritos do Rei do Pop Michael Jackson. Grande parte do preço está relacionado com a sua embalagem, que apresenta detalhes em ouro e uma chave também em ouro adornada com diamantes e rubis. O perfume foi eventualmente descontinuado, mas a sua fragrância apresentava uma combinação de muitos ingredientes naturais de flores, tais como jasmim e rosas.
6. Paco Rabanne 1 Million LUXE Edition (57.000 dólares)
Imagem de divulgação: pacorabanne.com
O perfume 1 Million da marca Paco Rabanne é um dos maiores sucessos comerciais da grife de luxo. Feita sob encomenda, a versão Luxe Edition apresenta o tradicional frasco dourado, mas produzido com ouro 18 quilates e um diamante de 0,3 quilates. Além disso, o perfume é disposto em uma caixa luxuosa de couro que lembra um cofre protegido por um cadeado dourado.
7. Guerlain Idylle por Ora Ito (45.000 dólares)
Imagem de divulgação: www.ora-ito.com
A Guerlain é uma das perfumarias de luxo mais antigas da França, tendo sido fundada em 1828 por Pierre-François Pascal Guerlain. Apesar de também possuir produtos mais acessíveis, a casa é conhecida por seus artigos de luxo. Entre eles, encontra-se uma edição especial do seu perfume Idylle. O frasco foi uma colaboração com o renomado designer francês Ora ïto, que utilizou 18 quilates de ouro envolvidos por um imponente cristal Baccarat. Foram vendidos apenas 30 frascos deste perfume que já entrou para a história pelo seu alto valor.
8. Gardénia - Les Exclusifs De Chanel – Parfum Grand Extrait (17.000)
Imagem de divulgação: chanel.com
O clássico perfume Gardénia da Chanel foi criado pela própria fundadora da marca de luxo nos anos de 1920 e é um grande sucesso desde o seu lançamento. Este frasco de 17.000 dólares é um item de colecionador que foi esculpido como um diamante. O seu grande diferencial é o fato de ser grande: são 900 ml de perfume para quem realmente ama esta essência.
9. Coromandel And Maisons D’art Coffret - Chanel (10.000 dólares)
Imagem de divulgação: chanel.com
Os designers de jóias e de perfumaria da Chanel uniram forças para este projeto extravagante que ficou conhecido como Coromandel And Maisons D’art Coffret. A peça foi inspirada nas telas chinesas que decoravam o quarto de Coco Chanel e dispõe o frasco de cristal Baccarat em uma luxuosa caixa envolvida pelo tradicional tweed da grife. Além disso, esta edição limitada vem acompanhada de uma joia em ouro de 18 quilates no formato de uma pequena árvore com um pássaro.
10. Baccarat Les Larmes Sacrees de Thebes (6.800 dólares)
Imagem de divulgação: baccarat.com
Além de ser uma das casas de cristais mais famosas e antigas do mundo, a Baccarat é conhecida também por suas fragrâncias com preços exorbitantes. “Lágrimas Sagradas do Tebas”, como pode ser traduzido, é um perfume com tema egípcio, onde apresenta um frasco em formato de pirâmide. Os ingredientes utilizados na fragrância também foram inspirados no Oriente Médio, no qual apresenta uma mistura de âmbar, jasmim, rosas, cassie egípcia, mirra e incenso.
11. Nº 5 Parfum Les Grands Extraits Flacon – Chanel (6.000 dólares)
Imagem de divulgação: chanel.com
Um dos perfumes mais clássicos e tradicionais já inventados em todo o mundo foi o Nº5 da Chanel. Esta versão de 6.000 dólares tem o diferencial de possuir 900 ml de produto e ser vendida apenas sob encomenda. É um verdadeiro item de colecionador para quem é apaixonado pela marca francesa.
12. Notorious da Ralph Lauren (3.500 dólares)
Imagem de divulgação: ralphlauren.eu
A fragrância Notorious da Ralph Lauren pode ser facilmente encontrada para compra por preços muito mais acessíveis. A diferença desta versão de luxo que custa 3.500 dólares está em seu frasco, que é banhado a ouro. Um verdadeiro item de colecionador para quem é apaixonado por esta fragrância e pela tradicional marca de luxo estadunidense.
13. Bond Nº9 - Couture Amphora com Swarovski Crystals (6.500 dólares)
Imagem de divulgação: bondno9.com
Fundada em 1985, a Swarovski é uma das empresas de cristais mais famosas e renomadas em todo o mundo. Em colaboração com a empresa de perfumes novaiorquina Bond No. 9, eles desenvolveram alguns dos perfumes mais caros em anos recentes. O Couture Amphora possui um frasco cravejado com 4.500 cristais Swarovski coloridos e sua fragrância apresenta tons de lichia, damasco e maçã.
14. Amorem Rose Parfum – Shalini Parfum (3.000 dólares)
Imagem de divulgação: fragrantica.com
Maurice Roucel é um dos perfumistas mais renomados na indústria de luxo, tendo trabalhado em fragrâncias para empresas como Gucci, Hermés e Roberto Cavalli. Para a empresa de perfumes de luxo Shalini Parfum, Roucel colaborou nesta fragrância que combina rosa búlgara, flores de açafrão, madeira de mogno e âmbar báltico. A edição limitada deste frasco apresenta uma escultura em vidro de andorinhas dispostas acima do cristal flacon.
15. Dream de Rachel Elbaz (2.200 dólares)
Imagem de divulgação: frenchfragrance.com
Em 2011, a designer de luxo Rachel Elbaz apresentou uma colaboração com a Swarovski para o seu perfume Dream. O frasco rosa shocking incrustado de cristais custa 2.200 dólares e a fragrância mistura âmbar, patchouli e jasmim em sua composição.
16. Chypré Extraordinaire – Roja Parfums (2.000 dólares)
Imagem de divulgação: rojaparfums.com
Desenvolvido por um dos perfumistas britânicos mais renomados do mundo, o Chypré Extraordinaire é uma essência amadeirada que faz homenagem à famosa ilha de Chipre. O perfume pode ser encomendado pela loja oficial da perfumaria pelo astronômico valor de 2.000 dólares para 100 ml de produto.
17. Caron’s Poivre (2.000 dólares)
Imagem de divulgação: parfumscaron.com
Fundada pelo perfumista francês Ernest Daltroff em 1904, a Caron perfumaria é uma das marcas de luxo mais renomadas e exclusivas da França. O perfume conhecido como Poivre (em sua edição limitada) é apresentado em um frasco de cristal Baccarat e incrustado com pequenos cristais sob um colarinho dourado.
18. Lalique by Lalique Crystal Collectible Bottle “Fougères” (1.200 dólares)
Imagem de divulgação: lalique.com
Fundada em 1888 pelo visionário joalheiro René Lalique, a companhia de luxo Lalique se tornou uma renomada e prestigiada casa de grife francesa. A cada ano, a empresa realiza uma edição limitada do seu perfume em uma frasco colecionável. Cada um destes frascos especiais e com um design único custam 1.2000 dólares e podem ser encomendados pelo site oficial da marca.
19. Joy de Jean Patou (800 dólares)
Imagem de divulgação: fragrantica.com
Um dos perfumes mais clássicos e exclusivos entre os já citados, Joy, do designer francês Jean Patou, foi criado na década de 1930 e encantou personalidades como Jacqueline Kennedy. A fragrância mistura tons de jasmim e rosas e chega a custar 800 dólares por apenas 30 ml do produto.