quinta-feira, 19 de abril de 2018

CINE LUZ


foto: Gazeta do Povo
Foto: Gazeta do Povo
Segundo edifício construído especificamente para ser um cinema em Curitiba, foi inaugurado em 16 de dezembro de 1939 com a exibição do filme do mesmo ano Midnight (Meia Noite), de Mitchell Leisen. Por 20 anos foi um grande sucesso, exibindo varios filmes de Hollywood – então na sua época de ouro – das maiores produtoras:  Warner, Columbia e Paramount. O cinema era frequentemente inundado mas foi um forte incêncio que o destruiu em 26 de abril de 1961, quando exibia O Homem do Sputnik (1960), de Carlos Manga. Anos mais tarde, em 1985, a Fundação Cultural de Curitiba abriu o novo Cine Luz, na XV de Novembro, em frente à Praça Santos Andrade. Em 11 de novembro de 2009, o Cine Luz fez sua última exibição e fechou sua portas, junto com uma história de quase 70 anos.
Antes, o cine luz deu lugar a um comércio, mas pelo que observei na minha última passada lá, ele está abandonado. (meu celular me deixou na mão pra foto) Foto: Gazeta do Povo.
Antes, o cine luz deu lugar a um comércio, mas pelo que observei na minha última passada lá, ele está abandonado.  Foto: Gazeta do Povo.
O fim?
Muito se falou, há aproximadamente 5 anos atrás, da volta dos cinemas de rua, inclusive do Cine Luz. A Fundação Cultural de Curitiba tinha (ou ainda tem) a ideia de reabrir, no mesmo local, o cinema que foi fechado pelas inadequações de acessibilidade, segurança e infraestrutura do prédio de mais de 70 anos. Outro ótimo projeto é o Cine Passeio, que seria na Rua Riachuelo, num antigo quartel do Exército (se tivesse sucesso, a iniciativa, ouso falar, daria uma bela revitalizada na área, bonita mas perigosa).
Como disse no ínicio, a relação da população com a rua e a cidade foi mudando, e os cinemas de rua entram nessa equação. Esses projetos seriam bem-vindos, acredito eu, para apresentar novas estéticas, novas maneiras de assistir um filme, novos títulos, mas quem sabe, com uma pitada de nostalgia.

CINE PLAZA


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Um dos últimos cinemas de rua, o Plaza foi inaugurado em 1964 pela Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP) em parceria com uma empresa.
Na Praça Osório, algumas quadras do coração da Cinelândia, o cinema chegou a ser um dos campeões de bilheteria, com até 20 mil espectadores por semana, e tinha exclusividade no lançamento dos filmes da FOX. Em 2006, fechou suas portas devido a problemas financeiros. Foi o último cinema de rua a operar comercialmente em Curitiba, encerrando também uma faceta da cidade.
Onde era o Cine Plaza, hoje é o Campus Osório da Universidade Positivo. Foto: Agnes do Amaral
Onde era o Cine Plaza, hoje é o Campus Osório da Universidade Positivo. Foto: Agnes do Amaral

CINE SÃO JOÃO


Por mais que eu passe frequentemente pela Westphalen, só percebi o letreiro hoje, quando procurava identificar o prédio do antigo Cine São João - dica da minha mãe. Foto: Agnes do Amaral
Por mais que eu passe frequentemente pela Westphalen, só percebi o letreiro hoje, quando procurava identificar o prédio do antigo Cine São João – dica da minha mãe. Foto: Agnes do Amaral
No começo da Rua Desembargador Westphalen, esse cinema foi construído em uma associação entre os donos dos comércios da região, os Bettega, e a empresa cinematográfica David Carneiro. Foi inaugurado com sucesso em setembro de 1960, com o filme de Michael Anderson, A volta ao mundo em 80 dias. Nas décadas em que o centro era sinônimo de prestígio, o São João, assim com outros cinemas de rua que foram seus contemporâneos, viveu tempos de glória, com alto número de espectadores e filmes cultos e lançamentos. Já na década de 70, começou a sofrer com a decadência e virou um cinema pornô. Com a pouca frequência, fechou em 2006. O local já foi uma igreja evangélica e hoje, abriga lojas. Mas ainda assim ainda é possível ver o letreiro, memória do passado que acaba passando despercebida na passagem urbana.

CINE RIVOLI

O Cine Rívoli foi inaugurado com o filme “Mi Último Tango” (O Último Tango) de 1960 e atraiu um grande público. Localizava-se na primeira quadra da Emiliano Perneta ao lado do Museu de Arte Contemporânea. Foi construído pela grupo de São Paulo, Empresa Cinematográfica Sul.  Em 3 de janeiro de 1982 o Rivoli foi fechado, já longe dos seus tempos áureos, com a reprise de “A Rainha do Sadismo”, pornoprodução italiana. Atualmente, foi substituído por uma loja de eletrodomésticos, mais a frente, há um estacionamento com o nome do antigo cinema.
Antigo Cine Rivoli ficava ao lado do Museu de Arte Contemporânea. Foto: Agnes do Amaral
Antigo Cine Rivoli ficava ao lado do Museu de Arte Contemporânea. Foto: Agnes do Amaral

CINE CURITIBA


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Nas instalações do antigo Cine República, na Rua Voluntários da Pátria, ao lado do Instituto de Educação. Era ponto de encontro na década de 1940 de garotos que trocavam gibis e figurinhas. Hoje, o lugar foi tomado por  lojas.
Ao lado do Instituto de Educação, onde era o Cine Curitiba, hoje um prédio comercial. Foto: Agnes do Amaral
Ao lado do Instituto de Educação, onde era o Cine Curitiba, hoje um prédio comercial. Foto: Agnes do Amaral

CINE PALÁCIO


O Cine Palácio foi um dos mais famosos cinemas de rua da capital paranaense.
O Cine Palácio foi um dos mais famosos cinemas de rua da capital paranaense.
Na esquina da XV com a Voluntários da Pátria, no começo da Praça Osório, era o Cine Palácio, no Edifício Moreira Garcez, primeiro arranha-céu de Curitiba, construído pelo engenheiro João Cid Moreira Garzes. Os oito andares, impressionantes para 1929, eram em estilo art-decó. Depois de abrigar diversas repartições públicas, escolas, cinemas (o Cine Astor nos anos 70 ocupou o lugar do Palácio, mas com entrada pela Voluntário das Pátrias, ao contrário do seu predecessor que tinha entrada pela XV de Novembro), o edifício hoje abriga as faculdades UNINTER.
Sempre me encantei por esse prédio e hoje descobri um pouco de sua história. Foto: Agnes do Amaral
Sempre me encantei por esse prédio e hoje descobri um pouco de sua história. Foto: Agnes do Amaral

CINE AVENIDA


CineAvenida
Um dos mais famosos, em frente ao Cine Ópera e Cine Odeon, o Cine Avenida ficava no conhecido Palácio Avenida. O prédio, do empresário Feres Mehry, foi o primeiro construído especialmente para abrigar um cinema. Foi inaugurado em abril de 1929 mas a primeira exibição foi no 1º de maio, com o filme Moulin Rouge, em sua primeira versão.
Foto de uma sala de exibição do Avenida: tão grandiosa quanto sua fachada.
Foto de uma sala de exibição do Avenida: tão grandiosa quanto sua fachada.
O cinema, cujo prédio ainda arranca olhares dos passantes, era especializado nos filmes westerns -os famosos filmes faroeste- . Em 1960, começou a decair, com a chegada da TV nas casas e de novos cinemas. Em 1974, o prédio foi vendido para um banco, hoje HSBC.
Foto: Agnes do Amaral
Foto: Agnes do Amaral

CINE ÓPERA E CINE ODEON


Cine Odeon
O Ópera foi inaugurado no Edifício Eloísa, no trecho da rua Luiz Xavier, em frente ao hoje calçadão da XV, em julho de 1941. O andar térreo era dividido entre o cinema e a luxuosa confeitaria, Sra. Elsa. O Ópera foi um dos mais frequentados e luxuosos cinemas da capital, abrigou diversos concertos, recitais e eventos, como o I Festival de Cinema de Curitiba, em 1957. A construção de seis andares abrigava nos superiores apartamentos residenciais, inclusive o duplex – primeiro duplex de Curitiba – do responsável pelo projeto, David Carneiro. Em janeiro de 1979 exibiu seu último filme, “Dio, come ti amo!, e o prédio foi adquirido por uma loja de departamentos. Hoje, pequenas lojas ocupam o primeiro andar ao longo da rua XV.
Ao lado do Ópera, existia o Odeon, antes Cine Glória. Foi inaugurado na década de 1920 e funcionou por 30 anos.

Cine Ritz


Foto do Cine Ritz, em Curitiba, na década de 1940O Cine Ritz surgiu no lugar do primeiro Cine Vitória, que surgira no lugar do Cine Imperial, ocupando a quadra da Rua XV de Novembro entre a Dr. Murici e a Marechal Floriano. A inauguração, em 6 de novembro de 1948, do 1º Cine Ritz teve a presença de Bibi Ferreira, intérprete da produção inglesa "O Fim do Rio". Não se tratava, propriamente, de uma nova sala de exibição, mas, sim, da terceira fase de uma antiga sala de projeção que já vinha funcionando há alguns anos, mas de forma precária. Batizado anteriormente de "Imperial" e "Vitória", teve diferentes arrendatários, entre os quais Antônio Mattos Azeredo (1880-1940), que durante mais de 20 anos liderou o ramo da cinematografia em Curitiba. A reforma daquela sala, e sua incorporação a uma poderosa empresa de exibição de São Paulo que poucos meses antes havia estendido suas atividades a capital curitibana, foi marcada com um lançamento capaz de justificar grande movimentação na cidade, numa época em que o cinema era de fato a grande, elegante e disputada forma de lazer cultural.

O 1º Cine Ritz encerrou suas atividades em 1962, quando houve o alargamento da Rua XV de Novembro na gestão Ivo Arzua, e os velhos prédios do trecho foram demolidos. Anos depois a multinacional C&A adquiriu o grande terreno e construiu a sua loja de departamentos. Quando o projeto foi apresentado ao IPPUC, o prefeito Jaime Lerner, cinéfilo fiel e preocupado com o fechamento dos cinemas, propôs que, ao invés do miolo-de-quadra, que por lei deveria existir, fosse executado pela C&A um confortável cinema, com 280 lugares. Apesar de ter deixado a Prefeitura, e a sua proposta sofrer alguma oposição pela administração que o sucedeu, venceu o bom senso e a Fundação Cultural de Curitiba ganhou a sua melhor sala, o 2º Cine Ritz, inaugurado em março de 1985, com o filme "Cabra Marcado para Morrer", de Eduardo Coutinho.

Cinema mantido pela Fundação Cultural de Curitiba fechou num domingo, em abril de 2005, sem espectadores para o último filme. Nenhum espectador assistiu ao fim de um dos mais tradicionais cinemas de Curitiba, e a Fundação Cultural anunciou na tarde do mesmo dia, o fechamento oficial do espaço e marcou para as 20h30 a última sessão do pequeno cinema que sobrevivia há 20 anos, já em condições precárias.
“A sessão de A casa dos bebês, uma co-produção americana e mexicana, não teve nenhum espectador e o cinema partiu silenciosamente. A penúltima exibição, às 17 horas do domingo, registrou oito espectadores”. (Katia Michele Pires, "Cine Ritz teve última sessão sem espectadores". Bonde, 26/04/05)
O motivo do fechamento não foi a deficiência das projeções, o som quase inaudível nem as cadeiras pouco confortáveis do espaço, localizado bem no coração da Rua XV de Novembro. O que influenciou no fechamento das portas do cinema, segundo divulgou a Fundação Cultural de Curitiba, foi a impossibilidade de acordo com o novo proprietário do prédio, que pedia R$ 15 mil pelo aluguel da sala. O contrato que garantia o funcionamento do Cine Ritz foi fechado em 1985, em regime de comodato. O cinema foi cedido para uso da Fundação Cultural por uma das empresas do Grupo Cofra, proprietário das lojas C&A, em 1985. O contrato acabou em fevereiro de 2005. A gestão solicitou renovação do documento nos mesmos termos, mas o prédio havia sido vendido. O novo proprietário recusou a renovação e disse ter a intenção de alugar o espaço.

(Foto: http://redcomfilms.blogspot.com.br/2012/03/primeiros-cinemas-curitibanos.html Acesso em 14 ago 2012).

quinta-feira, 12 de abril de 2018

A Velha Base Aérea do Bacacheri


O velho prédio do comando da base aérea do Bacacheri, em Curitiba. Na foto ao alto, vista da alameda frontal, em fins da década de 1940, quando a torre de controle parecia com uma cidadela de fortaleza medieval. Em pé, está meu tio Luiz Antonio Peralta, em frente à pérgola que ainda existe por lá. A outra, vista do pátio de aeronaves, com a torre de controle já reformada, com grandes janelões de vidro e exibindo o número do 12º Grupo de Aviação. Em primeiro plano aparece um bravo Vultee BT-15 Valiant (o Vultizinho), aeronave de treinamento básico da FAB, que possuía 122 destes aparelhos, entre 1942 e 1956.

A unidade aérea do bairro do Bacacheri iniciou suas atividades como 5º Regimento de Aviação do Exército, estabelecido pelo decreto 22.591 de 29/03/1933, quando a aviação era uma das Armas do Exército, instituída em janeiro de 1927 e, mais tarde, incorporada ao ministério da Aeronáutica, criado em 1941. A Arma de Aeronáutica do Exército e o Corpo de Aviação da Marinha  tornaram-se a Força Aérea Brasileira, em maio de 1941.

Durante a segunda guerra mundial, o 5º Regimento de Aviação passou a ser constituído pelo 1º Grupo de Caça e pelo 3º Grupo de Bombardeio Picado, conforme decreto-lei 6.926 de 05/10/1944, que contou com a participação de meu avô, na elaboração do plano, o qual transformava a unidade em base de interesse estratégico para a FAB. Contudo, o Grupo de Caça sequer foi organizado e os aviões que foram destinados ao Grupo de Bombardeio Picado, os Vultee A-35 Vengeance, adquiridos dos EUA sob o regime do lend-lease, foram condenados pelas autoridades aeronáuticas e proibidos de voar, tendo sido desmontados e inutilizados. Assim, de fato, estes grupamentos bélicos jamais funcionaram em Curitiba.

Em 1947, foi extinto o 5º Regimento de Aviação e na base aérea do Bacacheri, sob comando do meu avô, desde junho de 1946, foi criado o 12º Grupo de Aviação. No início da década de 1950, passou a sediar a Escola de Oficiais Especialistas e de Infantaria de Guarda (EOEIG), que funcionou até seu fechamento, nos primeiros anos da década de 1980.

Em várias ocasiões, a unidade aeronáutica do Bacacheri esteve ameaçada de extinção e meu avô, que a comandou por diversas vezes, foi sempre o principal responsável pela sua continuidade. Na década de 1980, após o fim da EOEIG, a base esteve muito próxima do fechamento definitivo e foi outro de seus ex-comandantes que a salvou: o brigadeiro Délio Jardim de Mattos, quando ministro da Aeronáutica do governo João Figueiredo, determinou que lá fosse instalado o CINDACTA II, inaugurando uma nova fase para o antigo campo de aviação.

Nesse lugar, consolidei meu amor pela aviação, passando horas a fio na torre de controle ou nos hangares, aprendendo tudo sobre  o assunto, com os controladores e mecânicos, ou mesmo, à bordo de um veterano Douglas C-47 (C-53-DO), um belíssimo Dakota, prefixo PP-EDL (dos poucos aviões militares com matrícula civil e que pertencia ao governo do Paraná, transferido para a FAB em agosto de 1965), na companhia do coronel-aviador João Batista de Souza Maceno, um dos que me ensinaram a voar e foi comandante interino da base. Lembro-me, ainda, de outros comandantes saudosos: o brigadeiro Mário Calmon Eppinghaus; o brigadeiro Paulo Costa, quem mandou colocar lombadas na vila dos oficiais; e o brigadeiro Saulo de Mattos Macedo.

Passava tardes inteiras, clandestinamente, naquela velha e querida base, observando tudo, até ser descoberto e convocado à presença do comandante, o brigadeiro Nelson Dias de Souza Mendes que, após um pito, autorizou minhas visitas, desde que me apresentasse ao chegar e ao sair, ao subcomandante, o bonachão coronel-aviador Haroldo Luiz da Costa. Quando dos meus exames médicos iniciais, no Bacacheri, após ter sido aprovado no vestibular da EPCAR de Barbacena, todos os oficiais, controladores e mecânicos da base, com quem muito aprendi, estavam lá, torcendo por mim.

Apesar de todas as glórias, o velho e bom Bacacheri não foi o campo de aviação mais antigo da cidade. Por coincidência do destino, foi a chácara da família Biscaia, situada nos arrabaldes do bairro do Portão.