quinta-feira, 21 de junho de 2018

Lendas do Bairro Novo Mundo de Curitiba

No começo do século vinte , alguns lavradores saíram da Espanha com direção ao sul do Brasil através de um navio clandestino . Um adolescente , cansado de passar fome em sua terra natal , fez um pacto com o diabo dentro do navio para ficar rico no novo país . 
Alguns dias se passaram e estes viajantes foram trabalhar na cidade de Curitiba . Dez anos depois , o jovem que fez o pacto inaugurou um armazém que foi batizado de Novo Mundo . Este comércio só trouxe riqueza e prosperidade ao rapaz . 
A noite , do mercadinho Novo Mundo saia uma luz estranha , que fazia somente aquele estabelecimento brilhar naquela escuridão toda . Reza lenda que o dono do estabelecimento andava numa carroça onde estava escrito : Novo Mundo na frente , sempre em noite de Lua cheia , de quinta para sexta feira , e que atrás deste veículo tinha o número 666 gravado . 
Com a construção do engenho de beneficiamento de mate da família Leão aquele lugar ficou ainda mais conhecido. Nessa época já era comum ouvir: "Vamos levar mate para o Novo Mundo". Pouco a pouco, o nome do armazém estendeu - se e tornou - se o nome do bairro. 
Por coincidência , no começo do século vinte e um , a Prefeitura Municipal de Curitiba resolveu colocar letreiros luminosos , com números , nos ônibus . Por incrível que pareça o número do ônibus Novo Mundo é 666 . Se alguém ficar de prontidão na Praça Rui Barbosa , notará este detalhe . O letreiro luminoso deste veículo sempre exerce um fascínio para quem lê em suas luzes de neón : 
- Novo Mundo - 666. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário