Quando os Menonitas (imigrantes de origem russa) instalaram-se na região onde hoje é o bairro Boqueirão, na década de 1930, estes sepultavam seus mortos nos cemitérios da Água Verde ou no Luterano. Com o objetivo de terem seus entes queridos enterrados próximos à comunidade, compraram o terreno de Pedro Siemens para a efetivação do Cemitério Menonita na segunda metade da década de 1940.
Com problemas de legalização do cemitério junto à administração municipal, os Menonitas viram-se obrigados a doar o terreno santo para a prefeitura com o benefício de que cada sócio fundador tivesse direito a um pequeno pedaço para enterrar os seus mortos, assim, nas primeiras quadras do Cemitério Boqueirão encontram-se os túmulos dos fundadores e seus familiares.
O cemitério Menonita foi municipalizado em 1950, sendo, até os atuais dias, administrado pelo município de Curitiba.
Em 2005 o vereador Tito Zeglim apresentou um projeto de Lei Ordinária para a alteração de denominação de bem público visando transformar o nome do Cemitério Municipal do Boqueirão para Cemitério Municipal Nossa Senhora das Dores do Boqueirão. O nome sugerido não foi instituído, portanto, devemos imaginar que o projeto não foi aprovado pela Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário