O nome do bairro veio em homenagem ao santo católico, São Lourenço de Huesca - diácono mártir de Roma -, um dos mais celebres dos mártires de roma, porque foi condenado a morte. A lenda diz que ele teria sido assado vivo em uma grelha. São Lourenço de Huesca conseguiu tanta credibilidade que desde o século IV a grelha tem sido seu símbolo.
Em 1853, o bairro São Lourenço já aparece como pertencente ao distrito de São Casemiro, com um total de 5.726 habitantes.
Em 1920 a água encanada, a energia elétrica e o transporte coletivo ainda não faziam parte do cotidiano dos moradores do bairro. Os meninos caçavam passarinhos nos matagais da região onde agora se encontra a Av. Anita Garibaldi. Também, nos finais de semana, havia a corrida de cavalos na atual rua Marechal Hermes, a região era muito conhecida por suas criações de cavalos.
As famosas batidas do descendente de italianos, chamado Victor, tornaram-se uma das atrações do bairro em 1957. No pequeno bar em que ocorriam, atraia centenas de pessoas que saboreavam as batidas e seus saborosos quitutes, considerados um dos mais tradicionais endereços gastronômicos da cidade.
Devido às constantes enchentes que ocorriam na região, inaugurou-se em 1972 o parque São Lourenço, que oferece lazer à população e um centro de criatividade e cultura.
Recentemente, o parque, durante um passeio ciclístico foi palco da, até então, primeira manifestação nudista de Curitiba. Alguns ciclistas utilizaram-se da nudez para chamar a atenção para uma vida mais saudável, livre dos atuais automóveis como meios de transporte individuais. Eles defendem o uso da bicicleta como transporte individual ou de meios coletivos de transporte (ônibus/trem/metrô) como formas de obter uma vida mais saudável e um ambiente menos poluído.
No Bairro São Loureço estão o Parque São Lourenço, o Colégio Marista Santa Maria e as mundialmente conhecidas Ópera de Arame (um dos palcos em que ocorrem os festivais de teatro de Curitiba, dentre outras apresentações) e a Pedreira Paulo Leminski.
Nenhum comentário:
Postar um comentário