domingo, 29 de setembro de 2019

Praça 19 de Dezembro


Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
As esculturas do homem e da mulher nús
Praça 19 de Dezembro, também conhecida como Praça do Homem Nu, é um logradouro localizado no centro da cidade de CuritibaParanáBrasil.

História[editar | editar código-fonte]

A praça foi inaugurada em 19 de dezembro de 1953[1], na esteira do programa de obras públicas comemorativas do centenário da emancipação política do estado do Paraná, ocorrida em 19 de dezembro de 1853.
A praça conta com um obelisco de pedra, contendo dizeres comemorativos ao centenário da emancipação acima referida e uma grande estátua em granito de um homem nu (daí o apelido popular do logradouro ser Praça do Homem Nu),[2] de autoria dos escultores radicados no Brasil Erbo Stenzel e Humberto Cozzo. Pretendiam os escultores retratar o homem paranaense olhando em direção ao futuro.
Praça 19 de Dezembro, vista da Rua Riachuelo. Ao fundo é o Obelisco de Curitiba.
Verificações feitas com uma bússola demonstram que a estátua do Homem Nu olha em direção ao noroeste do Paraná.
A praça é ornamentada também com um tanque de água de formas sinuosas e com um mural de pedra em duas faces. Uma delas contém um painel em granito em alto relevo de Erbo Stenzel e a outra um painel de azulejos azuis e brancos da autoria de Poty Lazzarotto, ambos retratando episódios importantes da história do Paraná.
Mais recentemente, a praça recebeu nova estátua, desta vez de uma mulher nua, de autoria de Humberto Cozzo (antes destinada a guarnecer o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná).
Em razão desta última estátua não fazer parte do conjunto arquitetônico original da praça e não guardar proporções anatômicas com a primeira estátua (do homem nu), tem surgido discussões em certos segmentos artísticos e culturais de Curitiba, no sentido de preservar a conformação original da praça e de seus monumentos, devolvendo esta segunda estátua para sua destinação original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário